Observatório Alviverde

22/02/2018

COMO VOCÊ ACHA QUE O VERDÃO DEVE JOGAR CONTRA O CURICA? DE FORMA CAUTELOSA OU PARTINDO COM TUDO PARA CIMA DO RIVAL?



Nas declarações após treino, ontem, Róger Machado sinalizou que colocará em campo, sábado, contra o Curica, um time muito mais defensivo e precavido.

Isto ficou bem claro a partir do que ele disse da necessidade de os meias palmeirenses ajudarem ainda mais a defesa no "derby" de depois de amanhã.


Uma decepção para quem imaginava, esperava ou espera um Palmeiras ofensivo e exige que o time parta pra cima, "bote pra derreter" e liquide o jogo facilmente a partir de uma tática essencialmente agressiva. 

Inalcançável utopia! Lembrem-se sempre que perdemos todos os jogos do Brasileiro contra o Curica no ano passado, jogando assim !!!

O interessante é que no Paulistão/17, na única vez em que o Palmeiras pôde dar-se ao luxo de atuar ofensivamente, o "luminar" Eduardo Batista preferiu trancafiar-se na defesa e conseguiu atirar pela janela a presença palmeirense nas finais do Campeonato, ao ser derrotado pelo Curica (reduzido a 10 homens na maior parte do jogo) por 0 x 1.

Depois, já com Cuca no comando, jogando bem ofensivamente e do jeito que Carille e os jogadores do Curica mais desejavam e gostavam, perdeu os jogos do primeiro e do segundo turno do Brasileirão respectivamente por 0x2 e 2x3.

Paradoxalmente eu não concordo com a adoção, pelo Palmeiras, de táticas defensivistas ou de quaiquer outras, ainda que ofensivas, em caráter definitivo, pois considero que qualquer time maduro e bem treinado, tem de atuar de acordo com as características dos adversários.

Embora assim o considere, eu não quero cravar categoricae publicamente que o time atual do Palmeiras é o melhor do país...

Afirmo, porém, sem medo de errar que, no mínimo, não é inferior a qualquer outro. 

Em razão, disso tem de (na maioria absoluta das vezes) tomar as iniciativas de jogo e impor a sua força, assim como fazia a primeira cautelosa academia nos anos 60s e 70s com Dudu e Ademir ou como a máquina de jogar bola dos anos 90s desenvolvida por Luxemburgo melhor, até, do que o Santos de Pelé dos anos 50s e 60s.

Entendo, porém, especificamente no jogo de sábado, ser necessária a adoção das providências cuidadosas anunciadas por Róger Machado, em face das características do time que vamos enfrentar, que tem imensas dificuldades para atacar mas que é muito perigoso quando contra-ataca.

Na verdade cada jogo tem as suas perspectivas e as suas nuances táticas antecipadas, cabendo aos técnicos não apenas detectá-las, mas adotar sistemas de jogo no sentido de explorar as deficiências dos rivais. Não fosse assim, de que e para que serviria um técnico? Time algum necessitaria de um técnico!

Um treinador capacitado e dotado de personalidade, tem de usar o seu sistema de jogo, sem essa de expor o time apenas a satisfazer a vontade, o amor próprio e o orgulho desmedido de grande parte da torcida, que raciocina sempre, muito mais, com o coração.

Por tudo o que vi, senti, constatei e depreendi do adversário de sábado que vem, tanto sob as perspectivas do ano passado como as deste ano, entendo que o Palmeiras, se quiser ter maiores chances de vencer, terá de jogar com muita frieza e cautela, principalmente na defesa ! 

A manutenção de uma linha defensiva sólida, como deseja o Róger Machado e a adoção de um esquema de forte marcação e ocupação de espaços, proporcionarão ao Palmeiras a mesma arma letal, sempre usada pelo adversário e com amplo sucesso nos últimos jogos contra o Verdão: o contra-ataque.

Cautela e caldo de galinha, dizem, não faz mal a ninguém! O Palmeiras não pode dar-se ao luxo de ir pra cima do Curica com tudo e de peito aberto pois corre riscos de proporcionar ao adversário a única coisa que ele sabe fazer com eficiência, e justamente aquilo de que ele mais gosta, contra-atacar. 

Nessa hipótese, Róger cometeria, efetivamente, um suicídio tático, considerando-se que o "derby" terá como palco a casa deles.

O Curica, no ano passado, só chegou aos títulos que obteve em face de os treinadores dos demais clubes terem dormido de touca e só descoberto bem tardiamente aquilo que este blog e este analista anteciparam antes mesmo de qualquer outra publicação na Internet no rádio, na TV, no jornal ou em qualquer outro meio de comunicação: 

"o Curica, com o time limitado que tinha (e tem), não seria páreo para os clubes que o enfrentassem jogando na espera, na retranca, fazendo-o provar do próprio veneno". Aconteceu no segundo turno do Brasileirão.

O primeiro treinador a não cair na armadilha de Carille foi Vagner Mancini, à frente do Vitória, comprovando, na prática, a nossa teoria que, em face da pouca renovação do time curicano, continua valendo para este ano.

A partir do momento em que foi exposta, revelada e escancarada a deficiência tática e as vulnerabilidades do Curica, os resultados dessa equipe minguaram em campo e o resto da história todos sabem.

Não fossem as decisões arbitrais equivocadas (muitos pênaltis prós assinalados e outros tantos, contra, não assinalados) que o beneficiaram, um visibilíssimo gol de mão validado, ou, se o  o campeonato tivesse mais algumas rodadas, o título deles do Brasileiro, teria ido, solenemente, para o espaço.

O time de Carille provou de forma definitiva, que não sabe atacar, só contra-atacar.

Que Róger saiba tirar proveito dessa grave deficiência do maior adversário!

 COMENTE COMENTE COMENTE

25 Comentários:

  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 08:07 , Blogger Emanuel disse...

    Concordo, a lição foi dada ano passado, eles vivem disso e não tem algo diferente para se fazer.
    Não sejamos ingênuos, sou adepto da ofensividade, mas não quero atacar e atacar e no final sair derrotado, pois eles se aproveitarão disso e sa arbitragem que é sempre o melhor jogador deles, Avanti Palmeiras!

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 10:11 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Também acho, tem que jogar conforme o adversário, é veneno e contra-veneno.

    Nesse jogo, a prudencia é essencial, ir na boa e sempre ser objetivo. Nada de toquinho lateral e nem marcha-ré. Abriu tem que chutar, de longe pois a defesa deles é ferrolho.

    Acredito na vitória, e o Moisés deveria entrar no decorrer, ele é bom contra os mulambos e tem sorte.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 10:39 , Anonymous Rosemiro disse...

    Que ele possa armar o time para jogar no erro do adversário, e explorando as enormes deficiências dos malditos!Com cautela e ao mesmo tempo, letal nos ataques!

    Que ele tenha,junto com o elenco, visto e revisto as 03 derrotas que tivemos para os lixos no ano passado, e extraido lições importantes para este jogo!

    Que ele informe aos nosso jogadores,para entrarem em campo LIGADOS,ATENTOS E PRINCIPALMENTE DESPERTOS, jogar com raça, dedicação, e disputar a bola como o ultimo copo d'agua do deserto!

    Lembrar e conscientizar os jogadores, que PALMEIRAS X GAMBÁS, nunca será um jogo comum. Nunca será um amistoso! Sempre vai valer algo, nem que seja uma disputa de palitinhos!

    Que o "presidente" careca, tenha tomado as devidas precauções nos bastidores( eu duvido muito, mas.........).

    Vamos ganhar!!!

    Obs. A Ester, ontem, me fez ter pesadelos citando seres humanos que vestiram nosso manto sagrado, e que podiam vagamente serem chamados de jogadores.Igual a ela, não gosto dos gambás, mas ainda os tenho como rivais. Agora dos Bambis, é ódio mesmo! Para mim, eles são inimigos! São alemães!

    Sofri muito nos anos de 1980, 81 e 82, com a montagem de time absurdamente ridículos, e que muitos vexames nos fizeram passar!

    Acompanhei estes times nos calvários das taças de prata de 81 e 82, no antigo Palestra!

    Era sofrível! Muita humilhação!

    Alguém, na infância destes seres, falou para eles que eram bons de bola, e podiam tentar a carreira de jogadores profissionais! E eles acreditaram! E depois, os "sábios", capacitados e "visionários", diretores e presidentes que infestaram o Palestra na década perdida de 1980, e depois de 2000 a 2010, acreditaram mais ainda, e os trouxeram para jogar no Palmeiras, sabe-se lá a que "custo" e quantos que encheram os bolsos nestas transações!

    Nesta lista de zumbis, podem ser incluídos um caminhão de perebas que infelizmente vestiram nossa camisa;

    Ai vai;

    Darinta, Deda, Ribamar, Bizu, Reginaldo, Reinaldo Trapalhão, Max e Max pardalzinho,Jumar, Adriano Chuva, Gladstone, Rosembrink,Gerley, Edmilson Canhão do Pantanal, Rodinaldo, entre outros que com certeza completariam esta extensa lista!

    De triste lembrança!

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 11:02 , Anonymous Elcio disse...

    Eu não gosto muito dessa coisa de se adaptar ao adversário, para mim, o time ter que estar treinado para quando estiver com e sem a bola.

    Se está com a bola, tem que ir para cima, com troca de passes ou lançamentos longos, depende da forma como se recuperou a posse e o posicionamento dos atacantes.

    Não gosto muito da adoção de um posicionamento excessivamente defensivo, uma hora ou outra a bola acaba entrando e aí tem que correr atrás do prejuízo.

    Correr atrás do resultado contra esse time do curica já nos mostrou não ser tarefa fácil.

    O que precisa é;
    Perdeu a bola, tem que ter alguém encima do cara que está com a bola para não permitir que se lance o paraguaio cai-cai, ou o ex-Ponte, nem que seja com aquelas faltinhas para parar o jogo.

    Se for inevitável, os marcadores desses dois não podem ser lentos e ter cobertura.

    Apesar de preferir o Michel Bastos, eu entraria com o Victor Luiz, pela velocidade de recuperação.

    Matou essa jogada, é só esperar que em algum momento conseguiremos meter um gol lá.

    De resto é só marcar encima como qualquer outro time, nada de especial, não tem ninguém que chame atenção naquele timeco.

    Depois do nosso gol, seguir da mesma forma, nada de se retrair para jogar em contra-ataques.

    Eles virão para cima e naturalmente as oportunidades aparecerão, tem que ter gente lá na frente para sair correndo, nada dos 11 atrás da linha da bola.

    Abraço.

    Roger, me contrata como auxiliar carvalho!
    kkkkkkkk

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 11:49 , Blogger ester abea disse...

    amigos e amigo Rosemiro

    Rosemiro: nao quis chatear meus amigos daqui lembrando tempos hororosos da SEP...foi só pra dizer que apesar de Hugo Palaia e Sapo Gordo todos nós CONTINUAMOS a gostar do Palmeiras

    Verde Insuperável: devido a seu post, verifiquei que Ituano 2 X SPFW 1. É mesmo?????

    huahuahuahuahuahuahuahuahua!!!!!

    Se o SPFW(e a imprensa marrom) chora, Ester Abea ri.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 14:15 , Anonymous PorkiDoido disse...

    SEJA BEM VINDA PUMA!

    SÓ PEÇO UMA COISA!!!... Nada de uniforme fit coladinho por favor. Palmeirense é criado a base de cerveja e lanchão de pernil.

    Sobre o jogo conta os Gambás, meu palpite como admirador de futebol, sendo imparcial e nem um pouco clubista.

    6 X 0 PRA NÓIS NESSAPOHA

    2 do Borja
    1 do Dudu
    1 Lucas Lima
    1 Keno
    1 do Ousado.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 14:56 , Anonymous Agnaldo Rizzi disse...

    Porkidoido, na moral e na real, vc já foi engraçado, agora será que dá pra você escrever feito gente grande? Isso vale para a tal éster. Entrar no blog é proferir "huahuahuahuahua" é adolescente demais. Como disse um comentarista aqui esses dias: ler comentários com escrita de adolescente é demais. Acorda.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 15:38 , Anonymous Olivar disse...

    "o Curica, com o time limitado que tinha (e tem), não seria páreo para os clubes que o enfrentassem jogando na espera, na retranca, fazendo-o provar do próprio veneno". Aconteceu no segundo turno do Brasileirão.

    Mestre Alcides deu a chave para ganhar dos gambás!

    Acho que partir para cima com tudo, ainda mais em início de temporada que o time não está 100% fisicamente e taticamente seria suicídio, pois vamos oferecer à eles tudo que eles querem (e tudo que sabem fazer) que é montar uma retranca e jogar por uma bola.

    Na minha opinião:

    1) Não podemos entrar pilhados demais
    2) Quando tiver a posse de bola, vamos trabalhar a bola, sem afobação e espero que sem a lerdeza habitual que apresentamos na transição de jogo nessas últimas partidas (viramos presa fácil para os marcadores)
    3) Sem a bola, nada de afobação, pontapé, vamos postar a defesa e deixar que tentem jogar (tentando dar o bote para o contra-ataque) e fazê-los sentir o próprio veneno
    4) Empate na casa deles (vão jogar com 11 em campo e mais 3 de preto com certeza) não é mau resultado. Em caso de má atuação a torcida vai começar a pressioná-los e eles vão começar errar

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 15:56 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Quando se finda a paz no blog, eis que aparece um babaca pra encher os sacos...

    Agnaldo Raiol,

    Primeiramente quem você é e qual o cargo que você exerce aqui para moderar ou censurar algum comentário?
    Quanto você ganha? Trabalhar de graça é coisa de trouxa!

    Segundamente se eu fui, sou, ou deixo de ser engraçado o problema é meu, não vou parar de comentar somente porque um bunda lisa, mau amado e que vive entediado por ter uma mulher feia vem me criticar.

    Terceiramente você não deve ser nem um pouco Palmeirense, pois está mais preocupado no comportamento alheio do que em falar do meu time. Se fulano, beltrano, cicranio é chato, adolescente ou deixa de ser, não cabe a você qualquer tipo de represália ou julgamento, afinal o único que pode impor regras aqui é o Sr. Alcides, pessoa pelo qual todos aqui respeitamos e admiramos devido sua educação e a forma positiva que interage com os que aqui frequentam.

    Quartamente você só fala besteira, até quando está falando do Palmeiras e por isso é frustrado por nunca ser lembrado por ninguém aqui no blog. Essa deve ser sua frustração, ninguém dar a mínima para o que você escreve e por isso vem me falar bosta e criar polêmica.

    Quintamente e não menos importante...
    Vai chupar um prego!

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 16:06 , Anonymous Elaine Lara disse...

    Senhor Agnaldo! Tenha respeito e educação, cada um escreve da maneira que lhe é conveniente, cabe a vc querer ler ou não, sua agressão a pessoa de boa fé como a Ester e ao simpatico Porkdoido é sim lamentável.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 16:16 , Anonymous Nei Verde disse...

    Muito bem Perkdoido, fiz questão de lhe cumprimentar, aqui do nada os caras lhe ofende, se não gostou não leia, abraços a vc e a aquela turma boa..!

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 16:46 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Tio Nei,

    Sou seu fã.

    Sei o quanto você e o Insuperavel sofrem com esses pelegos querendo se aparecer. Vamos espirrar esses reaça daqui.

    Grande abraço.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 18:40 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ester e PorkiDoido, aqui fica o meu desagravo e minha solidariedade.
    Nunca percam os seus estilos, únicos e inimitáveis.
    Querer censurá-los é querer limitar e homogeneizar um Blog que chama a atenção, por ser PLURALISTA, nas ideias e através de seus personagens blogueiros.
    Quem os critica, respeitosamente ao detrator, nunca estudou Literatura.
    Não lê nem bula de remédio.
    Nunca leu, na verdade.
    A se pensar assim, Luiz Fernando Veríssimo, um dos nossos maiores cronistas, é um adolescente imbecil e moleque, por sua pena engraçada e jovial. E ele tem mais de 70 anos !!!
    Valha-me Deus ter que aturar pessoas tão tacanhas.
    Ney, que alegria sua volta.
    Sua análise do jogo e do entorno do jogo é única.
    Está fazendo Muita Falta.

    Não tem o mínimo senso criativo.


     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 18:43 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    A frase final do meu texto recém postado, "não tem o mínimo senso criativo" saiu fora do contexto e formatação, devendo, portanto, ser desconsiderada.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 18:49 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    De todas as fórmulas apresentadas, para vencermos os itaquerinos, penso que a do Elcio é a melhor.
    Não basta só se adaptar. É preciso mostrar poder e força.
    O Palmeiras jamais deve perder a capacidade de criação e liderança das ações, com protagonismo.
    Mas de forma incisiva e rápida.
    Não podemos deixar o feijão amolecer no meio do campo.
    Bola prá lá e bola prá cá e bola prá trás.
    Sem objetividade.
    Isso é tudo o que os hintianus querem.
    Penso que passes profundos e certeiros de FM poderão se tornar a chave da vitória.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 19:19 , Anonymous Agnaldo Rizzi disse...

    O maior problema desse blog está num só elemento: VERDE INSUPERÁVEL. É ele que faz e promove a cizania neste blog, é ele que cria personagens só para corroborar com suas idéias. Explico: Esse tal Insuperável faz um comentário de alguma coisa, aí o mesmo cria Ester, Cláudio, Porkidoido, Juarez, Luther blisset dentre outros sempre concordando com o mesmo. Resumindo: é um narcisista. Fora outros personagens que esse tal insuperável cria apenas para bater de frente com o Alcides. Acha que engana quem hein.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 19:39 , Blogger ester abea disse...

    amigo Agnaldo

    Sobre o Verde Insuperável: é um dos "cardeais" deste blog e sempre um excepcional Palmeirense

    Você, meu caro, não conheço

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 19:41 , Blogger Boca dura disse...

    Só lembrando que no último jogo la na arena dos marmitas tomamos um gol de escanteio ou seja não foi de contra ataque só pra lembrar

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 19:43 , Blogger ester abea disse...

    quanto aos amigos Porkidoido e Nei Verde

    Porkidoido é um moço inteligente, que sabe ter bom humor. Mas se preciso ser sério, concatena bem suas palavras. Excelente blogueiro.

    Nosso querido Nei Verde é o moço pé-vermelho do espaço. Representa, com brilho, a imensa torcida do Verdão no Sul

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 19:47 , Blogger Boca dura disse...

    E outra coisa é bom ficar esperto com o paraguaio meidi in china que deitou e rolou em cima do Egídio e também do caí caí do senhor creisoon

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 21:11 , Blogger PedroVinicius disse...

    Ixe mano quem é esse Agnaldo aqui?
    Maluco vacilão.
    Igual o PorkiDoido disse, esse cara não deve ter muita coisa pra fazer na vida pra ficar aqui enchendo o saco alheio.
    Cara, nem sou muito de comentar aqui porque não sou muito claro na minhas ideias. Mas eu reconheço que o Insuperável é um blogueiro fundamental aqui, ele com suas analogias abre caminho pra várias discussoes.

    Ao PorkiDoido Ester e Insuperável vida longa aqui no blog. Adoro ler os comentários de vocês.

    Ao imbecil que veio causar tumulto... Vai procurar algo melhor pra fazer.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 22:03 , Blogger ester abea disse...

    amigos:

    Fundamental num clássico, ESPECIALMENTE contra e na casa do SCCP: quem é o juizao????

    Isso, conhecendo-se a proteçao ao SCCP, faz TODA a diferença

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 22:08 , Blogger ester abea disse...

    na minha opiniao, a SEP deveria começar a espernear, reclamar, estrilar AGORA

    Com qualquer nome, vamos falar que já nos prejudicou(99% da juizada), que é parcial(100%), que é fraco(100%) e que apita com a camisa do SCCP (TODOS os juizecos o fazem)

    Isso dá uma certa blindagem, embora parcial(como a juizada)

    E faz o pessoal ficar de orelha em pé, atentos contra o STJ, digo contra os Ubaldos Aquinos que infestam o país

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 22:12 , Blogger ester abea disse...

    aliás, nesse sentido de reclamar antes, essa é a tática preferida do SPFW

    Foram ensinados pelo nada saudoso Tele Iscariotes Santana, que sabia como reclamar antecipadamente

    E aí tinham a imprensa marrom que os ajudava. A nojenta Folha, por exemplo, era capaz de levantar todas as falhas anteriores contra o SPFW, em infográficos que iam desde 1900 e bolinha

    E isso já era uma grande influência na cabecinha (de jerico) da juizada suja

     
  • Às 22 de fevereiro de 2018 às 22:37 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Raphael Klaus será o árbitro. Espero que o juiz apite bem. Solidarizo Ester e Porkidoido.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial