Observatório Alviverde

16/03/2018

QUEM NÃO SE DEFENDE NÃO TERÁ DEFENSOR (Ruy Barbosa)



Na década de 80 tive o ensejo de, um dia, conversar longamente com o saudoso Nelson Duque então presidente do Palmeiras, pessoa simpática, inteligente, esclarecida e cheia de boas intenções.

Como não poderia deixar de ser, o assunto foi (exclusivamente) o Palmeiras,  revogadas quaisquer disposições e indisposições contrárias.

Entre tantos assuntos, abordei com ele o velho problema dos "esbulhos" arbitrais e dos verdadeiros "massacres apaches" promovidos pela FPF, CBF e tribunais respectivos contra o clube.

Duque concordou comigo e afirmou-me que tudo aquilo era fato e existia, ensejando-me uma inevitável pergunta:

Se as coisas eram assim, "por que o Palmeiras não reagia a essas situações constrangedoras"?

Respondeu-me ele, então, que "o meu erro e de todos aqueles que pensavam como eu, era imaginar que o Palmeiras tinha a força do Curica e do São Paulo, mas que, na realidade e na prática, infelizmente, não tinha".

Sem querer criticar "Seu Nelson" (como o chamavam à época, de quem eu gostava muitíssimo), quero dizer que esse complexo de inferioridade verde vem de priscas gerações de presidentes palmeirenses acomodados.

Embora com alguns interregnos, essa mania de "tomar no holoférnes com dignidade" e sem esboçar nenhum gesto de defesa, ampliou-se de uma forma avassaladora e incontrolável, desde que o clube perdeu para o time de Deus, um de seus maiores dirigentes de todos os tempos, o saudoso  Dr. Delphino Fachina.

Para não me estender tanto em relação a esse incrível, respeitável, competente e imortal dirigente, convém que se diga que os dirigentes da FPF e os adversários é que sempre tremiam ante a sua imponente presença, fosse nos conselhos arbitrais ou nas reuniões rotineiras dos clubes na sede da entidade, muito comuns àquela época.

Para que os mais novos tenham uma pálida ideia da importância e, sobretudo, da influência de Fachina, basta-me relatar-lhes um fato.

Em 1969 dois jogadores do Curica morreram em um acidente de automóvel na capital paulista: o ponta esquerda Eduardo e o lateral Lidu.

A FPF, então, chamou todos os clubes da chamada 1ª Divisão e os orientou para que num conselho arbitral especialmente convocado para este fim, os clubes permitissem que o Curica inscrevesse dois novos jogadores para substituir aqueles que morreram.

De acordo com o regulamento havia necessidade da unanimidade de votos para que  o Curica pudesse substituir os dois futebolistas falecidos.

Aberta a votação, todos os clubes, absolutamente solidários, foram votando SIM, permitindo que o Curica inscrevesse mais dois jogadores fora do tempo legal.

Quase ao final da votação, chegou a vez de Delphino votar e ele, então presidente do Palmeiras, simplesmente, disse NÃO e acabou com o sonho da galinhada.

Embora com a aprovação de 99% dos clubes, o Curica não pôde contratar ninguém para substituir os dois jogadores tragicamente desaparecidos e terminou em quarto lugar no campeonato daquele ano, atrás dos Bambis, em terceiro, do Palmeiras, vice-campeão e do Santos, campeão.

Quando perguntado sobre o fato Facchina, simplesmente, respondeu. "Fosse o Palmeiras que perdesse os jogadores, esta reunião sequer teria sido marcada"!  Sabia muito esse Facchina!

Não quero discutir o fato ocorrido sob o ângulo do certo e do errado, do ético ou do antiético mas, apenas e tão somente registrar a força moral de Fachina que enfrentou a FPF o Curica, todos os outros clubes e o mundo, para que não surrupiassem aquilo que ele julgava um direito líquido e certo do Palmeiras. E era!

Já não existem mais dirigentes no Palmeiras (faz tempo) da têmpera de Facchina. A fraqueza e a pusilanimidade  dos homens que dirigem o Verdão de vários anos a estes dias tem levado o clube por um caminho acidentado, tortuoso e difícil. Ultimamente, Paulo Nobre foi outra exceção e também por isto foi campeão!

Ontem elogiei e enalteci a conduta do presidente Gagliotte por ele ter "peitado" o sistema e desmanchado toda a trama ilegal urdida pela FPF, pelos globais e outros inimigos, imaginando que o nosso líder continuasse  a sua luta, mas, (tomara que eu esteja enganado) parece que ele esmoreceu e desanimou-se, completamente da empreitada.

Cadê que ele sossegou o coração da torcida indo a público para ao menos dizer que o Palmeiras  continuaria a sua luta visando a manter Scarpa?

Cadê que ele foi à mídia para bradar contra o fato de o "impeachment" de Scarpa ter chegado em tempo recorde?

Sei, perfeitamente, que isto não alteraria o rumo dos acontecimentos, mas marcaria uma posição segundo a qual o Palmeiras não é um clube qualquer daqueles de entregar os seus direitos de uma forma tão fácil e sem reações.

Cadê que ele foi à mídia para protestar contra os enquadramentos de Dudu, Jailson e Felipe Mello absolutamente despropositais e injustos?

Cadê que ele protestou contra o pseudo palmeirense, o árbitro Raphael Clauss aquele do pênalti marcado um minuto depois para favorecer o Curica. Isto é inédito no futebol mundial...

Alguém, em nome do Palmeiras, disse isto ou vai dizer no Tribunal?

Alguém vai perguntar à FPF e se o árbitro Clauss Marcha-A-Ré, o retardatário ou, melhor, o retrospectivo, será de alguma forma punido após erro tão crasso e tão grosseiro?

Ou, perguntar não ofende, alguém do Palmeiras irá perguntar se já há decisões arbitrais por imagens nos lances  que beneficiam o Curica?  

A Rede Globo fornece a tecnologia para as marcações quando os lances favorecem o Curica?

Alguém terá coragem de ir aos programas de rádio e TV para dizer tudo isso, direito inalienável do Palmeiras?

Ou "ainda não caiu a ficha" para o nosso bem-intencionado e simpaticíssimo presidente que até pouco dias afirmava que a "a torcida palmeirense tem mania de perseguição", endossando e referendando todos os erros cometidos contra nós?

Acorda novamente Gagliotte! Saia do acomodo incomodante em que está e vá à luta pelo meu, pelo seu e pelo nosso amado, adorado, idolatrado e estremecido Verdão. 

Se você acha que não fica bem um presidente fazer isto ou se considera que pode se queimar nomeie um porta-voz dotado do dom da palavra que possa dar um troco à altura das sacanagens perpetradas contra o Verdão, mais ou menos como os Bambis faziam ao tempo em que nomearam Marco Aurélio Cunha como o representante oral do clube, uma espécie de advogado de porta de cadeia.

Fique ciente, meu caríssimo presidente que "se o Palmeiras não enfrentar os traficantes de influência do mundo da bola não vai chegar a lugar algum e será esmagado já neste Paulistão."

Como dizia Ruy Barbosa, um dos maiores brasileiros de todos os tempos, do alto de sua inteligência, genialidade e conhecimento de vida, "quem não se defende, não terá defensor"!

COMENTE COMENTE COMENTE



10 Comentários:

  • Às 16 de março de 2018 às 23:59 , Anonymous verde insuperável disse...

    Por isso que nada comentei no assunto principal do post anterior, prezado Blogueiro Mayor. Esse presidente não se recupera. Não merece elogios. É fraco. Acerta apenas para consertar erros. Crassos. É um Bosta. Nenhuma outra palavra o define. Um Bosta !!! Que não terá a minha defesa. Por não se defender. Desse modo, com o máximo respeito, não há como elogiar um dia, e "desologiar" no outro. Bosta sempre é Bosta ! Não merece o benefício da Dúvida.

     
  • Às 17 de março de 2018 às 05:02 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    Como diz aqui em Piracicaba

    "se marcar" nem foi Galiotte que moveu uma palha sequer no episódio dos horários dos jogos

    "moveram" pra ele

    quem? a crefisa, defendendo a sua publicidade na Vênus Platinada?

    a própria PM, indiretamente falando?

    a vênus platinada em conluio com os itaqueranos?

    galiotte veio, vez ou outra, a público e, digamos, "peitou" o sistema

    no quase massacre em montevideu contra o Peñarol, deitou falação do tipo " o Palmeiras repudia esse tipo de conduta, "iremos tomar atitudes drásticas" e o escambau a 4

    nada aconteceu

    no "roubo" contra cruzeiro e itaqueras na reta final do BR-17

    uma mísera notinha "fomos prejudicados"

    mera formalidade, pois o time continua sendo prejudicado

    no jogo contra o mesmo itaquera no Paulista, onde o juiz fez e aconteceu, junto com o péssimo futebol nosso

    e o que fez galiotte?

    nada

    tanto que quem está no banco dos réus são felipe melo, dudu e jailson

    que tiveram eles a coragem de criticar a deletéria arbitragem do seo Claus

    onde o nosso (?) presidente (?) nada fez

    galiotte não merece elogios nem aqui, nem em novo horizonte onde o time está

    nem na china

    galiotte é o nosso eduardo batista na presidência

    ou seja, dispensa apresentações

     
  • Às 17 de março de 2018 às 10:25 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    Concordo com o que o Camisa 10 falou, bem como -em parte- com os grandes Verde Insuperável e Tredenski.

    Desde 1968 quando passei a acompanhar o Verdão já vi coisas incríveis.
    E o Palmeiras sempre quieto, sem peitar a FPF, RGT, CBF, STJD e imprensa marrom.
    Claro, óbvio, evidente que há meios de faze-lo

    Dinheiro há, como dizia Nelson Rodrigues

    Mas, como digo sempre, Telê Iscariotes Santana comprava a imprensa marrom com jantares regados a muita cachaça(que ele adorava) no antigo Paulista Girll.
    Talvez nem precise de $ para os focas da Folha. Cachaça - especialmente se servida em local com homens pelados dançando em mesas- bastará.

     
  • Às 17 de março de 2018 às 10:26 , Blogger ester abea disse...

    pouco soube do Delfino Fachina. Contudo, precisa ser prático e inteligente para saber que futebol nao se ganha só no campo...

     
  • Às 17 de março de 2018 às 10:27 , Anonymous Nei Verde disse...

    Desse modo, com o máximo respeito, não há como elogiar um dia, e "desologiar" no outro. Bosta sempre é Bosta ! Não merece o benefício da Dúvida. (INSUPERÁVEL).

    Alcides, me desculpe, vc como grande Palestrino, editor de um blog conhecidíssimo tem que tomar posição, não é a primeira vez que aplaudi depois vaia, e vise versa, como disse na postagem anterior não existe mulher meia gravida, esse presidente de zero a dez é 0,00001, por favor não confunda ser simpatico com ser bobo da corte, esse sujeito é um panaca, poe na conta dele tudo que perdemos o ano passado, mesmo pegando o clube organizado, sanado ele só fez caca, ele eleito quando Paulo Nobre foi (2014), o palmeiras hoje seria uma portuguesa, serie f.
    Essa contratação do Scarpa, apresentação, vinculo, e agora toda situação revertida pela justiça, já passou da hora dele vir a publico e dar uma explicação, mas ao contrario, é omisso e prefere deixar a torcida ser vitima de gozação da imprensa e adversários, volto a dizer quem mudou a situação e fez manter o regulamento, do clube melhor classificado ter direito jogar o segundo jogo em casa,e ser transmitido pela TV aberta, foi a Dona Leila, por esse panaca iriamos jogar na terça no Pacaembu, com transmissão apenas do Pay-per-view (prejuízo para patrocinadora), indo mais alem o cara de ovo não tinha nem conhecimento do comunicado da W.Torre que não haveria possibilidade de usar a arena na terça.
    Esse filme é repeteco de muitos anos, esta tudo encaminhado, Palmeiras vai ter jogadores julgados e punidos, Cú rintia faz seus jogos seguintes em casa, tudo encaminhado para terminarem em primeiro, e decidir o campeonato em casa, ai que entra a discussão de ter entrado com reservas contra o São Caetano, justamente essas situações que os cabaços aqui tem que aprender antes de vir questionar, e nos chamar de cornetas.
    Estou vendo aquele campeonato paulista dos anos setenta ou oitenta (não me lembro) em que o palmeiras estava com um baita time tudo encaminhado para ser campeão, Vicente Mateus e os corruptos da federação mudou o regulamento, paralisou o campeonato, aprontou todas as barbaridades, e o cú rintia com um time mediocre acabou sendo campeão.
    Por isso que sempre digo, Palmeiras por ser dirigidos por amadores, omissos, para ser campeão o time tem que estar muito acima dos outros, tipo as duas academias e os da Parmalat, ou o de Nobre.
    Sugiro a vc Alcides, como grande conhecedor de nossa história, que fosse contando essas histórias aos mais novos de quantos foram os títulos que deixamos de ganhar por amadorismo, ai quem sabe eles iriam entender a revolta da turma da vela guarda.

     
  • Às 17 de março de 2018 às 10:29 , Blogger ester abea disse...

    e fique claro que "Ester Abea" nao detesta gays, viados, boiolas, simpatizantes, etc. Ou seja, nao detesta toda a redaçao da Folha de S. Paulo só por gostarem de dar o radio. Apenas os acha péssimos jornalistas, exemplos incontestes da imprensa marrom.

     
  • Às 17 de março de 2018 às 14:38 , Anonymous Sr. Keiko disse...

    APÓS PALMEIRAS PEITAR GLOBO:

    "TORCEDORES" PROCESSANDO O CLUBE POR SE MOLHAREM (NEM PALMEIRENSES ERAM)

    REPÓRTER LEVANDO MÃE DE JOGADOR RIVAL PRA ESTÁDIO

    RESCISÃO NO BID AS 18:00 DE UMA SEXTA

    TJD ESPERANDO O MATA-MATA PRA JULGÁ JAILSON, MATTOS E DUDU

    "TORCIDA HOMOFÓBICA"

    Muito estranho né? a eficiência em que se tem pra julgar as coisas relacionadas a Palmeiras,incrivel como foi rápida a decisão do Scarpa,incrivel que agora querem julgar os nossos jogadores,enquanto isso por ai a inpunidade reina,isso é o reflexo do país em que vivemos.

     
  • Às 17 de março de 2018 às 15:33 , Blogger Boca dura disse...

    Acho o cara de ovo ficar esperto quanto ao contrato de tv aberta porque a rede esgoto já começou as retaliações melhor o palmeiras ter uma carta na manga se não pode complicar e muito a situação do clube

     
  • Às 17 de março de 2018 às 15:45 , Anonymous Anônimo disse...

    No aqui que existe uma preocupação muito grande com o presidente do Verdão, galiotti. Acho que haja um exagero, visto que o Verdão, representado pelo seu presidente, o que poderia fazer nesses episódios de sexta-feira feira? O torcedor do palmeiras sempre comete um grave erro em atacar a premissa menor do que atacar a maior. TJD, CBF, justiça trabalhista vai muito além dos meandros de uma FPF. O que acho é que nossa torcida deveria, sim, se unir e atacar essas grandes instituições corporativistas acima citada. E nós temos uma rede social forte pra isso. Questionar sua credibilidade e coerência nas decisões tomadas. Agora, ficar apenas criticando a presidência é meramente se apequenar aos tempos antigos e fazer comparativo a ex-presidentes, como que se esses hoje estivessem aqui, sozinho enfrentraria essas instituições organizavas com um passa muleque. É muito pouco. Alberto de Jundiaí

     
  • Às 17 de março de 2018 às 16:05 , Anonymous Felippe disse...

    Grande Alcides!

    Entre (muitos) erros e (pouquissimos) acertos, outros presidentes passaram por nossa historia. Como Pituca. Pra mim o Galiote é um Pituca com sorte e sem cabelo. A única coisa boa que no fim das contas fez sem querer, foi manter a Leila, que mais tarde denunciaria o Mustafa ao MP. Algo eu comemoro esse ano e além da saída do Galiote, espero que a volta de Paulo Nobre.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial