Observatório Alviverde

20/10/2018

A IMPORTÂNCIA DE UMA VITÓRIA, HOJE, SOBRE O CEARÁ!



Queridos amigos palmeirenses, quero enfatizar algo muito importante:

Não coloquemos o jogo de hoje contra o Ceará entre aqueles a que  denominamos desprezivelmente de "jogo apenas pra cumprir tabela", haja vista que, na realidade e na prática, não é.

Como definiu o craque Dudu na coletiva de sexta-feira, o confronto desta tarde contra o "Vovô", além de difícil é importantíssimo, pois envolve a necessidade premente de um insubstituível triunfo por parte do Verdão.

No entanto, mesmo tendo melhor time, melhor elenco e um futebol flagrantemente mais vistoso e eficiente, ninguém pode afirmar categoricamente que o Palmeiras tem cem por cento de chances de chegar à vitória, pois como se dizia antigamente, "o jogo é jogado e o lambari é pescado".

Apesar dos números francamente favoráveis que o colocam como líder absoluto da competição, o Verdão ainda tem o Inter nos calcanhares se o assunto é a tabela e a classificação do campeonato.

Ostentando 69 pontos e 17 vitórias, o time de Felipão, ainda que ocorra um desastre e perca para o Ceará e, ao mesmo tempo, o Inter derrote o Santos, continuará líder do Brasileirão.

O Palmeiras só perderia a liderança e a ponta da tabela se ocorresse  um improvável mega-desastre em que o time gaúcho conseguisse tirar a enorme diferença do saldo que o separa do Palmeiras, hoje de 8 gols.

O aspecto negativo seria a igualdade de pontos que motivaria os gaúchos, proporcionando-lhes mais ânimo e confiança para as (então) oito rodadas que restam até o final do Brasileirão/18.

Da mesma forma, um resultado negativo também abriria ensanchas para a aproximação de outro adversário que corre por fora, na terceira posição, muito mais complicado do que o Inter, o C.R. Flamengo.

O gênio Hélio Ribeiro, palmeirense e o maior disk-jóckey e radialista do Brasil em sua época, sempre dizia que "ao final de qualquer competição ou situação, mais perigoso às pretensões do líder é sempre o terceiro, não o segundo colocado"!

A teoria de Hélio parece comprovar-se em plenitude, na situação deste Brasileirão/18.


Vejam que o Flamengo dista apenas um ponto do Inter, (55 x 56) mas empata em número de vitórias (16 x 16) e o ultrapassa nos números de desempate sequenciais, decorrentes do saldo de gols (22 x 19) tanto e quanto no número de gols marcados (44 x 39) .

Inobstante tudo isso, há que se registrar que o Flamengo (isto é antigo) conta, também, com o auxílio dos árbitros e o apoio da mídia.

Se sobrevier uma queda da diferença de pontos em relação ao Fla,  atualmente de 4 pontos, o time carioca pode vir a complicar a vida do Palmeiras justamente na fase final e decisiva do campeonato.

Provocaria um um impacto negativo enorme sobre o time de Felipão na luta pelo título, até porque o Palmeiras, paralelamente, terá de continuar empenhado em vencer também a Libertadores.

Em razão disto tudo, o Palmeiras tem de se cuidar e procurar manter uma distância prudente, principalmente em relação ao time carioca.

Para encerrar quero deixar bem claro e garantir a todos que o que está escrito nesta postagem, embora possa parecer uma mensagem de preocupação e pessimismo deste autor, não revela, definitivamente o meu estado de espírito que é outro, muito outro.

De minha parte garanto-lhes que estou otimista e que, principalmente, acredito no altíssimo potencial palmeirense.

Além de ter um número muito maior do que a maioria dos clubes no que respeita a valores individuais o time de Felipão -entre todos- é aquele mais bem balanceado, ajustado, mais bem treinado e, efetivamente, o que tem apresentado o melhor futebol deste campeonato.

É claro que eu sei e compreendo as dificuldades decorrentes de todos os jogos, sobretudo quando se enfrenta adversários desesperados como o próprio Ceará, ora na zona de rebaixamento e com o grupo fechado lutando para não cair.

Apesar do enorme respeito que nutro pelo futebol nordestino coloco o Palmeiras na condição de favorito, logo mais, contra o Ceará.

Para encerrar quero afirmar que não tenho dúvidas de que o Verdão vai faturar os três pontos, a não ser que ocorra um desastre de desmedidas proporções, um autêntico Big-Bang no mundo do futebol.

Sou convicto de que o Palmeiras irá adentrar-se pela semana do jogo contra o Boca pela Libertadores com o moral acima da estratosfera!

FICHA TÉCNICA PROVÁVEL:
jogo: PALMEIRAS x CEARÁ
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 21 de outubro de 2018, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (de Goiás)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Cristhian Passos Sorence

PALMEIRAS: Weverton; Jean, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; 
Felipe Melo, Bruno Henrique (Moisés) e Lucas Lima; 
Dudu (Willian), Hyoran e Deyverson (Borja)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CEARÁ: Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Valdo e Felipe Jonatan; Edinho, Richardson, Calyson, Juninho Quixadá e Leandro Carvalho; Arthur
Técnico: Lisca

COMENTE COMENTE COMENTE

NOTA IMPORTANTE
Hoje, 21/10/18 aniversaria meu irmão Edson, o maior dos palmeirense que conheço.
A você, Edson, parabéns, muitos anos de vida e muitos títulos do Verdão!
Um beijo no coração, meu grande irmão! 
Continue sendo o ser especial que você sempre foi e é! (AD)

13 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial