Observatório Alviverde

18/12/2018

O FORTE DE FELIPÃO NUNCA FOI INDICAR JOGADORES!



Tenho visto e ouvido palmeirenses exigindo a negociação de jogadores do atual elenco com os quais jamais tiveram afinidades e pelos quais não nutrem a menor simpatia.

Se dependesse de certos torcedores, aqueles de sempre ansiosos por mudanças e não ficaria jogador ao lado de jogador do atual elenco palmeirense.

De minha parte entendo como normal e humano que este velho escriba tenha, também, as suas escolhas e até reivindique dispensas e contratações visando à próxima temporada.

No entanto, conhecendo Scolari como conheço, prefiro apenas dizer e advertir o treinador que a tarefa do ajuste do elenco -uma imperiosa necessidade- tem de ser acelerada, visando à temporada 2019 que vai se aproximando velozmente. 

Antes de falar de algumas de minhas preferências, faço questão de destacar o seguinte:

Nunca considerei Felipão um expert na escolha de jogadores a contratar e na formação de times tecnicamente categorizados... 

Sempre que lhe foi dada a  missão de escolher os jogadores de que precisava para reforço ou formação dos times que iria dirigir, ele formou apenas de times de luta e de força física, na melhor concepção do chamado "futebol-força", conquanto muitos deles hajam sido campeões.

Embora campeão Brasileiro deste ano, há que se registrar que Scolari assumiu o Palmeiras em decorrência da fraqueza de ânimo, da falta de autoridade e da ausência de comando de Róger Machado e apenas e tão somente por isso.

No que se referiu à montagem do elenco em nada, absolutamente nada, interferiu ou interveio. 

Tudo o que em termos de elenco foi colocado nas mãos de Scolari passou longe, muito longe mesmo, da filosofia futebolística preferida por Felipão, cujo grande mérito foi o de sempre saber trabalhar com elencos que não foi ele quem formou ou, sequer, indicou.

Com tudo e apesar de tudo o excelente trabalho de Scolari neste -literalmente- ano da graça de 2018, reconheça-se, esteve à beira da excepcionalidade em termos de resultados, embora, em campo eu, particularmente, o eleve a esse patamar.

Não fosse o apito vermelho a funcionar no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil contra o Cruzeiro e o exagero defensivista adotado no primeiro jogo contra o Boca, na Bombonera, pela Libertadores e o excelente trabalho do gaúcho teria sido, repito, sob todos os pontos de vista, e-x-c-e-p-c-i-o-n-a-l. 

Eu, que conheço também e tão bem o Felipão, (era a minha segunda alternativa para o lugar de Róger Machado) faço-lhe, porém, uma ressalva e a coloco em discussão com todos os amigos do OAV que se dispuserem a analisar o tema. 

Sabem o que penso?

Houvesse sido Scolari a indicar os nomes dos jogadores contratados em 2018 e o time do Palmeiras teria sido outro, muito outro, superior fisicamente e inferior tecnicamente.

Repito, para que fique bem clara e explícita a minha opinião, que "acredito que o Palmeiras não teria chegado ao patamar em que chegou houvesse sido Scolari quem indicasse as individualidades contratadas. 

O que foi dito, não significa, porém, que eu rejeite toda e qualquer indicação de nomes através dele e que ele não possa indicar um ou outro reforço, como Ricardo Goulart, por exemplo, um desejo de Felipão e uma unanimidade entre a torcida.

O que não pode é Scolari (como de costume) encher o time de jogadores de força para jogar a sua mais retrancada retranca, sem aquela capacidade técnica extra de definir tecnicamente os jogos quando se impuser esta alternativa.

Felipão, em relação aos elencos que dirige, mesmo nas derrotas é (sempre foi) um conservador tipo "amico di amici", como se diz em bom italiano, isto é, um "amigo dos amigos". 

A exigência forte e recente dele pelas reformas de contrato dos veteranos Prass e Dracena, tanto e quanto do maduríssimo Jailson, confirmam a minha tese.

A conclusão a que chego é a de que ele é muitíssimo corporativista e essa característica é algo a que se chama de faca de duplo corte porquanto pode funcionar para o bem como para o mal. 

O atual elenco palmeirense, "tá mais na cara do que verruga, cravo, barba ou bigode" carece de algumas poucas dispensas, de algumas promoções da base e de algumas contratações pontuais, a fim de que possa chegar ao seu tamanho mais real e à sua condição mais ideal.

Tivesse eu alguma influência no clube e já estaria, senão entregando o bilhete azul, mas procurando mercado para jogadores como Borja, Guerra, Jean, Diogo Barbosa, Hyoran e outros para efeito de depuração e de aprimoramento técnico do elenco.

No entanto, da mesma forma que vi e acompanhei o esforço de Felipão pela manutenção de Prass, Dracena e Jailson que nem titular mais têm sido, tenho convicção plena de que se Mattos e Gagliotte não tomarem a frente das negociações, o Palmeiras vai acabar se transformando numa autêntica instituição de caridade.

Eu, particularmente,  dispensaria uns seis ou sete jogadores no mínimo!

Para efeito de livrar o clube de alguns salários além da realidade que, numa computação de largo tempo atrapalha (sim) financeiramente a instituição, Guerra, Jean e Borja deveriam ter as suas saídas facilitadas.

PERGUNTA FINAL:

Quais os jogadores do atual elenco do Verdão com os quais você não ficaria para a temporada 2019?

COMENTE COMENTE COMENTE
  

29 Comentários:

  • Às 18 de dezembro de 2018 às 07:17 , Blogger Boca dura disse...

    Concordo com a lista colocada pelo Alcides mas acho que no caso do Borja a questão não é tão simples ele custou como se diz atualmente no futebol um caminhão de dinheiro simplesmente dispensalo ou mesmo emprestar seria um prejuízo enorme. Aliás prejuízo que seria só do clube pelo menos e o que diz o novo contrato com a patrocinadora.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 07:51 , Blogger Irineu Curtulo disse...

    Bom dia! É muito relativo essa história de que o Felipão não monta elencos tecnicamente elevados. Lembro-me de que em 2002 a seleção campeã era recheada de craques. É claro que devido ao orçamento dos clubes o técnico fica restrito no que deseja como elenco ideal. Felipão é pragmático, mas sua capacidade de gerir um grupo faz de qualquer elenco uma família a ser vencida. Somente e tão somente a Comissão Técnica é capacitada para a formação do elenco. Somos meros palpiteiros, visto que não acompanhamos o dia-a-dia do clube. Prefiro acreditar na aura vitoriosa do Felipão.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 08:34 , Blogger Boca dura disse...

    Dessa lista eu incluo o Lucas Lima precisa jogar muito mais do que essa bola que vem jogando, se não com certeza vai ser banco. Um jogador que se diz meia não pode jogar só de lado e pra traz igual caranguejo.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 10:26 , Blogger Libertad disse...

    -Dos que estão emprestados, o único que deveria ser incorporado é Veiga, jamais, nunca Juninho, Fabiano e Leandro Almeida.

    -Não reformaria com Prass e Dracena.

    -Rua para Jean, Guerra, Hyoran e Borja.

    -Contrataria Ricardo Goulart, Gatito Fernandes e o lateral esquerdo do Furacão Renan Lodi.

    Nei.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 10:32 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Prezado Irineu

    A Seleção de 2002 só foi, pontualmente, ajustada por Felipão e sem Romário. O Brasil inteiro, praticamente, já a conhecia e sabia de cor a escalação.

    Igualzinho a de 70, montada pelo esquerdista e antipalmeirense e fã do Santos João Saldanha que, ao contrário de Felipão sabia convocar os jogadores mas não sabia administrar o elenco e nem treinar o time. Assisti a isso de perto.

    99% dos esquerdistas são assim e até chamavam o Palmeiras de "time de fascistas"

    O que coloquei em discussão não se trata de algo dito para desgastar a aura vitoriosa de Felipão mas apenas e tão somente de comentar e analisar as suas características como treinador.

    Se eu não acreditasse nele não teria publicado e nem o colocaria, muito antes de sua contratação, como um dos dois nomes que eu gostaria de ver dirigindo o Verdão.

    Boca Dura

    O Felipão fez com que o Lucas Lima melhorasse muito de rendimento mas na relação custo-benefício esse jogador decepcionou-me completamente e ainda está devendo.

    Diferentemente de você eu ainda daria chances a ele, outro investimento extremamente pesado financeiramente para um jogador que assim que foi para o Palmeiras, parece ter desaprendido de jogar.

    Abs aos amigos (AD)

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 11:31 , Anonymous Alysson disse...

    Esta na hora de abordar um tema sobre esse patrocínio duvidoso que está dando o que falar e pelo que tenho visto esta sobrando até para o Nobre

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 12:39 , Blogger Boca dura disse...

    Esse assunto parece que já é caso superado o presidente já disse essa empresa é fakenews

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 18:41 , Anonymous MestredosMagos disse...

    E nós perdemos do Al Ain.

    Triste como o cavalo passa arriado em nossa frente de novo e a gente perde.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:45 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Felipão foi o culpado por não estarmos no Mundial. Essa fica na conta dele, assim como a perda para o Manchester ficou na do Marcão.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:46 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mesmo assim os dois têm crédito. LFS muito mais.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:49 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mas que ele errou, errou. Jogamos covardemente na capital Portenha. O Boca tem um dos piores times do século. E o River mostrou hoje o quanto vale. De fato, Mestre dos Magos tem razão. O cavalo já passou arriado pela segunda vez. Chega uma hora e ele não passa mais.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:51 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Engraçado é um gaúcho não conseguir montar o equino. Mais ainda é que o treinador das duas "refugadas" é o bigodudo !

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:53 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Felipão, Libertadores ano que vem é OBRIGAÇÃO. NAO ADIANTA FICAR BRAVO E NEM RESMUNGAR. A TORCIDA DO VERDÃO É MUITO MAIS EXIGENTE QUE A DO GRÊMIO.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:54 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Nós TEMOS E PODEMOS.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:56 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Só de lembrar Dudu, no auge da forma, marcando lateral em Buenos Aires, eu tenho vontade de chorar.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:56 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Fomos COVARDES.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:57 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O FRACO DE FELIPÃO É TEMER A DERROTA.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 19:59 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mas, evidente, ele tem todo o meu apoio. Mas com ressalvas. Nem a mim eu apoio incondicionalmente ! Pois a unanimidade é burra. E corrupta.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 20:00 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Vide os eleitores do Petê. Unânimes e corruptos.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 20:00 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    E tenho dito.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 20:00 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Vou abrir uma Original. A sede está implacável.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 20:05 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O álcool aplaca a raiva e acaricia o coração. E nunca se esqueça que a melhor "direção" após beber é a cama. Nunca a rua.

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 21:57 , Anonymous Um amigo do Blog disse...

    Alcides c tá fraco que nem o Róger Machado. Deixou o Verde Insuperável tomar conta de tudo e virar dono do blogo. Quem é que vai postar um comentário e perder no meio de quinze de um cara só. Ele fez o blog virar uma zona e vc não toma nenhuna providencia. Ta cum medo dele?

     
  • Às 18 de dezembro de 2018 às 23:58 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Participar é virar dono ? Faço o que muitos não fazem. Me dedico a oxigenar o Blog. Como poucos, tais a exemplo do Nei, de Ester, Boca Dura, Cláudio, Ex Jogador, Tredenski, Mago, Luther, e muitos outros. Vc, picareta, quer o Blog sem Comentários ? Ignorante !!

     
  • Às 19 de dezembro de 2018 às 00:01 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Contribuo gratuitamente em favor do Blog, seu VAGABUNDO. SABE O PORQUÊ ? PORQUE SOU MUITO MAIS PALMEIRENSE DO QUE VOCÊ !!!

     
  • Às 19 de dezembro de 2018 às 00:02 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Aliás, vc é curicanus. E sem vergonha.

     
  • Às 19 de dezembro de 2018 às 00:04 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    VOCÊ QUER O BLOG SEM COMENTÁRIOS, pilantra ????

     
  • Às 19 de dezembro de 2018 às 07:12 , Blogger Boca dura disse...

    A uma semana atrás a maioria da imprensa dizia que esse time River fek era favorito pra ganhar o mundial não era unanimidade mais quase. Se esqueceram de um detalhe a macumba da torcida gambá portenha acho que acabaram com o estoque de velas e galinhas pretas só faltou a cachaça essa o elenco do River esgotou depois do jogo de domingo em Madrid.

     
  • Às 19 de dezembro de 2018 às 13:18 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Acho que já postei aqui que detesto times pequenos.

    Em época de copa do mundo, quando assisto algum jogo (não gosto de copa do mundo) sempre torço contra aquelas seleções africanas, caribenhas, asiáticas ou do leste europeu que a mídia adora bajular.

    Tenho minhas razões para odiar os times pequenos e Guarani, Inter de Limeira, ASA e Ipatinga são bons exemplos.

    No entanto, hoje quebrarei meu perfil de grandeza e torcerei contra o Real Madrid e a favor do ridículo Kashima do Japão.

    Farei isso com dor no peito, más quero muito ver este torneio HORROROSO da FIFA sendo mundialmente ridicularizado.

    Sera maravilhoso ver uma final neste "mundial" MEQUETREFE entre Al Ain X Kashima.

    Aí pergunto: se ocorrer esta catástrofe, o lixo que sair vencedor será o melhor time do mundo?

    Kkk kkkk kkkk

    Ouso dizer que o VIGÉSIMO colocado da Champions League ou DÉCIMO colocado do Campeonato Brasileiro são MIL VEZES melhores do que estes dois timecos juntos.

    Este mundial de clubes da Fifa é um LIXO!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial