Observatório Alviverde

19/07/2019

UMA CONCLAMAÇÃO AOS PALMEIRENSES DE CORPO E ALMA!



É problemático o assunto futebol, haja vista que envolve uma das mais sublimes paixões do ser humano. 

Ilustrando o tema, quero dizer que há muitos anos li, não me lembro mais onde, um texto da autoria não sei de quem, do qual esqueci as palavras mas acabei guardando-lhe o conceito.

O texto garantia que o maior amor que pode existir neste mundo é o de um ser humano por seu time de futebol! 

E justifica:

As pessoas brigam, se desentendem, se agridem, se ofendem, se afastam e de repente deixam de gostar dos amigos, dos parentes, da mulher, do marido, dos filhos, do pai e até da própria mãe.

Verdade verdadeira!

E diz mais que as pessoas mudam de casa, de bairro, de cidade, de estado, de país, de emprego, de vida e mudam, até, de religião, mas jamais  mudam de time e nem traem suas cores..

Em suma, não deixam de gostar, nunca, jamais e em tempo algum, de seu clube de futebol pelos quais cultivam completa idolatria, desvelado e incondicional amor, até o dia em que partem deste mundo.

Se alguém tivesse esse texto, eu apreciaria muito que me enviasse, pois trata-se da mais pura lição de  filosofia mentalista e serviria para balizar a vida de muita gente! Seria um convite à reflexão no momento difícil pelo qual passa a coletividade alviverde ...

Eu, particularmente,  jamais colocaria símbolo terreno algum, nem Palmeiras acima de meus entes queridos, esposa, filhos, irmãos, e, principalmente de minha sapientíssima mãe, do alto de suas noventa e cinco primaveras de puro senso, inteligência, saúde e lucidez.

Mas aqueles que vivenciaram a infelicidade do fracionamento familiar, da perda de contato e de amor com seus entes queridos, decorrentes de brigas, desentendimentos ou por qualquer outro motivo, sou convicto de que essas pessoas fazem de seus clubes seu amor maior e os colocam bem acima da importância, até, de seus laços parentais.

Dito tudo o que disse quero dizer que compreendo a dor e o sentimento de vazio e frustração que domina os meus irmãos palmeirenses após a perda da Copa do Brasil, nas circunstâncias vergonhosas com que o time se portou em campo contra o Inter.

Essa vergonha não está na justa medida do placar do jogo, 0 X 1, o mínimo de uma derrota,  mas nas circunstâncias pelas quais o time de Scolari foi eliminado.

Infelizmente o Palmeiras que se viu em Porto Alegre, foi um Palmeiras sem o menor elã (grafia correta de um galicismo), sem esforço, sem impulsos, sem entusiasmo, sem imaginação, sem inspiração, sem a insubstituível doação espiritual, sem vontade de vencer e sem a empolgação que o prélio exigia.

Não, não me chamem de superado pelo uso da palavra "prélio" pois está em nosso hino:

"Quando surge o alviverde imponente/ No gramado em que a luta o aguarda/ Sabe bem o que vem pela frente/ Que a dureza do prélio não tarda" (Gennaro Rodrigues e Antonio Sergi, "Hino da Sociedade Esportiva Palmeiras". 

Bons tempos aqueles dos prélios, das partidas, das contendas, das refregas e do ludopédio, consoante o linguajar corrente da época de Heitor Marcelino, ainda o maior artilheiro de nossa história com 317 gols marcados, 

Tempos em que a garra, o estoicismo, a dedicação, o amor à camisa e a entrega em campo, faziam do Palmeiras aquela força imanente da camisa mais bonita e imponente, a mais invejada e perseguida da história do futebol paulista.

Em nome dessa tradição, dos nossos ídolos e do nosso imorredouro passado, vamos, todos estancar as nossas lágrimas, pensar nossas feridas, cicatrizar as nossas mágoas, conter as nossas frustrações e sublimar nossos egos,  convictos de que a implacável derrota para o Inter, tanto aquela do ano passado para o Cruzeiro,  tem tudo para ser o ponto de partida para os títulos do Brasileirão, da Libertadores e, quem sabe, do próprio Mundial de Clubes da Fifa! 

Que venha, agora, o Ceará... 

Mas que venha quente porque o Verdão vai ferver em cima do Vovô!

(AD)




COMENTE COMENTE COMENTE 

No futebol duas especulações:

1) Moisés estaria indo para a China. 
(Que vá com Deus e obrigado pelo tudo que fez para o Verdão! 

2) Vitor Hugo, o zagueirão, estaria de retorno.
(O Palmeiras precisa de  zagueiro canhoto e de qualidade, bom no jogo aéreo e artilheiro) 

Mas se querem saber mesmo, em minha opinião o Palmeiras precisa de um ou dois atacantes capazes de entrar no time imediatamente.

Causa-me espanto o Palmeiras procurar por tantos volantes e jogadores de contenção quando está mais na cara do que bigode (a citação não é mera coincidência) que o Palmeiras está precisando mesmo de um meia de construção e de um centroavante artilheiro de qualidade!
(AD)

17 Comentários:

  • Às 19 de julho de 2019 às 07:38 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    Ser palmeirense de maneira incondicional, temos estes deslizes por parte do verdão que é normal, faz parte do jogo.
    Temos a excelente notícia da saída do Moisés que a tempos esqueceu seu cajado e chegada do Vitor Hugo que vai deixar nossa defesa ainda melhor.
    Armador é essencial pois Lucas Lima não mostrou até hoje o porque veio, longe de ser o que foi nos sardinhas, que pegue o boné e vá para outro lugar...basta!!!
    Avanti Palestra!!

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 07:42 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    Uma coisa é certa, se for derrotado pelo Ceará surgirão as famosas cornetas para desestabilizar o ambiente, os vampiros desta imprensa canalha estão aguardando o momento.
    Olha, pelo que vi o Ceará contra o FluC será um jogo dos mais complicados...vcs verão.
    Avanti Palestra!!

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 07:55 , Anonymous Alváro Martins disse...


    Fernando.Concordo com você. O jogo com O Ceará tem tudo pra ser complicado. Você está absolutamente certo. Na mídia e até na torcida tem gente torcendo pro Verdão perder.
    Aí eles vão dizer assim. Eu não falei? Eu não preveni? Ontem teve postagem aqui fazendo propaganda de Serdan para presidente. Pode? Essa gente tá torcendo de montão pro Palmeiras se f... amanhã em Fortaleza. Eles tão abraçados com a mídia querendo derrubar o nosso treinador. O pior é que muita gente inteligente entra nessa gelada. Um abraço a todos.

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 09:32 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O jogo contra o Ceará pode ser um divisor de águas. Se ganharmos, bem, tudo será esquecido, e o título do Brasileirão será cada vez mais realidade. Se ganharmos, apertado, ainda haverá pressão. Se perdermos, preparem-se para mais uma derrota contra o Godoy Cruz.

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 09:34 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Se Felipão escalar deividison (não consigo escrever certo) e LL, será um deboche contra o Palmeiras e a torcida do Palmeiras.




     
  • Às 19 de julho de 2019 às 09:35 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Se é necessário alterar algumas "situações" para o Borja poder jogar, seo Felipão, QUE SE ALTEREM !!!!!!
    Sei que tu és monotático, mas não precisa exagerar.

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 09:42 , Anonymous André vesguinho disse...

    Felipete, a torcida não aguenta mais o jegue gaúcho. Chega!!!! Quanto ao serdan, acho que ele já merece uma chance sim. Pq não?

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 10:13 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Citar, apenas citar, digo, apenas mencionar, o nome desse tal de Serdan, chefe de facção organizada, é macular o Palmeiras, suas Tradições, sua Honra, seu Manto Sagrado, sua História de Dignidade Centenária, sua Torcida Diferenciada, seus Títulos sempre conquistados na Bola !!!!
    Agora, sugerir que esse biltre condenado pela Justiça se candidate a presidente do Palmeiras, é aviltante, um desatino, um ato nefasto, que nos coloca até abaixo dos maloqueiros curicanus.
    Mais respeito com o Palmeiras, "Palmeirenses" !

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 10:17 , Blogger Libertad disse...

    Mesmo diante de tanto amadorismo, tanta lambança, jamais torceria contra o meu verdão, tanto é que antecipo minhas preocupações, conhecedor e sabedor da história desse nosso time, citei aqui que o melhor seria escalar força total contra os Bambis, segurar os três pontos, pelo histórico desse time, tinha quase certeza dessa eliminação para os gaúchos, dito e feito, deixamos de ganhar os três pontos contra os bambis, e desgastamos o time, temos jogo contra o Ceara sábado e terça pela libertadores, e em hipótese alguma, pode acontecer outro resultado que não seja vitoria nos dois jogos. Perder para o Ceara, corre o risco da liderança,injeção de animo nos adversários, poe mais pilha na imprensa e desconfiança no time. Sempre digo e volta a dizer os comandantes do Palmeiras não tem leitura do caminho certo, é muito desaforo, AMADORISMO AO CLUBE, se tivéssemos um orçamento de Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Vasco, etc, estávamos na serie "Z".

    Quanto a postagem do Alcides:
    Tenho muita preocupação, apesar das boas condições financeiras, É MUITA LAMBANÇA, é muita ingerência, é muito dinheiro jogado fora com contratações bisonhas, se não bastasse, empresta esses boleiros contratados a reveria, e ainda paga salários para jogar nos adversarios, preocupante!!! UMA HORA A CONTA VEM..!
    E sabedor que nosso presidente não entende nadica de nada de futebol, e desde que chegou o gordo bançudo, foi dezenas de contratações sem logicas, ganhamos sim dois brasileiros, mais por um elenco quantitativo do que qualitativo, nesse futebol brasileiro de clubes falidos, quem tem um tostão é milionário, e nossa amadora diretoria não consegue transformar em títulos, estamos vendo ai clubes com baixos investimentos nos colocar debaixo do braço.
    Fizemos boa campanha num paulista, no mata mata fomos eliminados pela poderosa Ponte Preta, assim se repetiu contra os falidos gambas, o desconcertados bambis, Na libertadores fizemos a melhor campanha e tivemos diarreia contra o boca, copa do Brasil, foi duas eliminações para cruzeiro e agora para o inter. PREOCUPANTE!!! como disse um cronista essa semana, " TORNEIOS SE GANHA COM TIME E HOMENS, CAMPEONATOS SE GANHA ATE COM ELENCO GRANDE E OMISSO"
    Parece que essas palavras sabrecai diretamente ao Palmeiras, jogo é jogo, um ganha outro perde, mas constantemente estamos aqui reclamando após eliminações das omissões, falta de vontade, apatia garra desse elenco da era Mattos.
    EU, SOU SINCERO,NÃO CONFIO NESSE ELENCO, NÃO CAIO NESSE DE DOIS TIMES, MAL TEMOS UM, E MUITO MAL FORMADO.
    Pelo custo, pelo dinheiro gasto, pelas pretensões, boleiros como: Fabiano, Juninho, Hyoran, Carlos Eduardo, Felipe Pires, Deyverson, L. Lima,jamais poderiam ter sido contratados, e outros como: Jean, Tiago Trombada, Dracena, Prass, Moises, Guerra, Borja, jamais ter permanecido.
    É meus amigos, o futuro é tenebroso, e pior é que essa diretoria ainda consegue enganar muita gente.
    PALMEIRAS PRECISA DE UMA LAVA JATO.
    NEI.

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 10:23 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    Tia Ester continua em seu silêncio obsequioso

    CONTUDO

    perceberam a jogada?
    S. Paulo - PoA- Fortaleza- Buenos Aires

    tudo para avacalhar o Palmeiras

    quem faz as escalas?
    CBF junto com a tal entidade paraguaya

    se nao estavam cansados, agora ficarao. Ora bolas.

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 10:30 , Anonymous Sangue na veia disse...

    Bom era o bostafã, o tirone...acorda, mané. É melhor ir se acostumando pq o Paulinho será vice da tia Leila.

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 11:04 , Blogger ester abea disse...

    e mais:

    saímos de um Campeonato. Um. Unzinho só.

    Por mais que Tia Ester deteste o torneyo paraguayo, foi o menos importante...CdB é para Santo André, Juventude

    Temos o 11o BRASILEIRO . Este é importante.

    tem também o torneyo paraguayo, muito menos importante


    de resto, volto ao meu silêncio obsequioso

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 11:05 , Blogger Libertad disse...

    Prezado Capitão Alcides!

    Sugiro que vc faça um cadastro de cada participante aqui no blog, e a postagem seja por uma plataforma de segurança, só assim vamos ficar livres desses vermes.

    Nei

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 11:37 , Anonymous Ed disse...

    Passou da hora Alcides do Sr colocar moderação nos comentários ou simplesmente fechar o espaço para os comentários. Intolerável os comentários dos haters.
    Venho falando isso há tempos, mas fui tachado de Josi e verdinha pelos que homem pedem moderação no espaço.

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 11:57 , Anonymous Américo Jr. disse...

    O boato que corre no clube(bar do tênis) é que Paulo Serdan será mesmo vice da Leiloca. Pra mim, passou da hora.Chega de bananas engomadinhos. Precisamos de pulso firme.

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 15:33 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...


    Meus amigos

    Infelizmente o blogger não nos contempla com a moderação dos comentários. Faço o que posso deletando o lixo, mas não tenho tempo e condições para acessar o blog o dia inteiro. Espero que compreendam! Abs (AD)

     
  • Às 19 de julho de 2019 às 21:30 , Blogger Boca dura disse...

    Espero que dom Felipão não escale time reserva amanhã, aí seria dose pra mamute tem colocar força total de preferência sem LL deiwerson e Moisés nem Carlos Eduardo.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial