Observatório Alviverde

13/09/2019

OS PROGRAMAS TELEVISIVOS CONTINUAM TRATANDO O PALMEIRAS COMO UM TIME DE SEGUNDA DIVISÃO!!!


Irrita-me, profundamente, assistir aos programas esportivos televisivos de hoje. 

Os de rádio, de há muito não os ouço, mas, quando os ouvia, há dez anos, também já haviam perdido a qualidade.

Em relação aos programas de TV, fique bem claro, não estou censurando ou considerando o "modus faciendi", isto é, a forma dos mesmos.

A maioria deles, reconheço, são desagradáveis, mas, o que me tira do sério são os seus respectivos conteúdos, absolutamente intoleráveis.

Senão, vejam: 

Há tempos não assisto, por exemplo, aos programas do Sportv. 

Causam-me asco, entre tantos apresentadores, uns poucos bons, alguns razoáveis e a maioria bem abaixo da crítica, o excesso de comentários e opiniões parciais em detrimento da notícia. 

É muita conversa pra boi dormir e blá-blá-blá "demaaaais" para o meu (des)gosto!

Entre todos os "sportvistas", dois em particular tiram-me do sério, não apenas pela má qualidade vocal, mas, pela antipatia pessoal, pelo clubismo que adotam, e, sobretudo, pelo irritante anti-palmeirismo que deixam transparecer nos pronunciamentos e fazem questão absoluta de cultivar e fomentar.

Refiro-me a Marcelo Barreto, mais conhecido como"filho do Didi", irônico demais para o meu gosto e, da mesma forma, ao curicano assumido que há tantos anos trabalha à frentes das luzes e câmeras do Sportv contra o Palmeiras, o tal Rizek.

Na realidade só acompanho os jogos do Palmeiras no Sportv pela inexorabilidade de ter de sintoniza-lo ou à Globo, detentores exclusivos que são dos direitos das transmissões televisivas da maior parte dos eventos esportivos realizados no Brasil.

E, se mal pergunto ao CADE ou a quem de direito por que a lei anti-truste  vigente no país não é cumprida em sua integridade?
 
Em relação à ESPN, deixei de assistir aos programas dessa rede americana, pouco tempo depois que iniciou as suas atividades no Brasil.

E o fiz, de pronto, ao tomar conhecimento de que seria comandada por dois dos mais arrogantes, prepotentes e incompetentes jornalistas que conheci em mais de 50 anos de militância midiática, José Trajano e Juca Kfoury. 

Amigos diletos dos irmãos siameses Lula e FHC, aqueles que fingiam-se inimigos e simulavam digladiar-se para alcançar e dividir os poderes, desisti da ESPN. E não foi sem tempo!

A ESPN chegou e entrou no Brasil adotando uma filosofia antipatriótica e entreguista, segundo a qual tudo o que é ou vinha de fora era melhor, sobretudo o futebol. 

Essa filosofia, lesiva aos interesses do país foi sendo -logo- adotada por brasileiros complexados, justamente aqueles que colocam nosso país muito abaixo de qualquer "republiqueta" estrangeira.

Pode-se dizer, então, que a ESPN mudou o foco e a preferência das novas gerações e da própria mídia em relação à importância do futebol brasileiro, tido, até então, como o melhor do mundo, passando a cultuar (muito mais) os ídolos estrangeiros. 

Parafraseando Nelson Rodrigues, a filosofia da televisão egressa da Disney fez com que grande parte dos brasileiros reassumisse o seu "complexo de vira-latas"!

No que respeita aos programas dessa rede "yankee", quero dizer que só os vi uma ou outra vez, esporadicamente ou um ou outro dia alternado, sem n-u-n-c-a estabelecer qualquer fidelidade de audiência! É assim até hoje!

Ainda bem, pois não perdi o meu precioso tempo com os canalhas (cognome de um arremedo de apresentador que existe por lá) da vida, ou com tantos outros esquerdinhas-festivos que misturavam política com futebol a fim de tirar proveito para os seus projetos particulares.

Sei que a ESPN tem realizado, ultimamente, uma profilaxia estrutural e humana naquela rede, mas como desacostumei-me de assistir a ela há muitos anos, não consigo mais motivar-me a sintonizá-la.

Como assistir a um canal televisivo cuja "maior estrela"  é outro vermelho de ocasião, metido a intelectual e a influente, curicano integrado, conhecido e identificado com a Lei Pelé e tudo de pior que tem este país?

Como se dizia em meu tempo de menino nas ocasiões em que alguém estava prestes a vomitar, "só chamando o juca", mesmo! Após tanto asco, foi isto o que eu fiz! Estou fora!

Deixei por último a FOX que poderia ser (até, em parte, reconheço, é) um pedaço diferente da TV Brasileira, mas, infelizmente, não o é "in totum, mas apenas em parte!

É muito comentário, isto é, muito "bostejo" para pouca notícia. (royalties para o finado Loureiro Júnior, um dos maiores comentaristas da história do rádio e da tv neste país)

De passagem: 

Como comparar entre os de hoje, um único profissional da Globo, do Sportv, da ESPN, da FOX ou de qualquer outro canal ao seu talento, Louro? Nenhum deles, sequer, chega-lhe aos pés... 

Quem o conheceu, Loureiro, quem o ouviu ou quem com você tenha convivido, sabe, perfeitamente, que falo tão somente a verdade e que não estou exagerando!

Dá asco assistir ao FOX SPORTS RÀDIO, cópia grosseira, mal elaborada e desprovida de qualquer senso jornalístico, do programa esportivo da  Rádio Gazeta da década de 70, denominado "Disparada no Esporte".

O Disparada foi um programa radiofônico-esportivo marcante, que tinha como analistas o Lemos, o José Silveira (Silveira mesmo), o Barbosa Filho, o José Italiano, o Peirão de Castro, o Roberto Petri e teve até o Milton Neves, que começava trabalhar em São Paulo. 

Nenhum deles, porém, melhor e mais inteligente do que o comandante do programa, o extraordinário Milton Primo Pierini Peruzzi ou, simplesmente, Milton Peruzzi, o maior palmeirense da crônica esportiva brasileira em todos os tempos, que jamais negou a preferência por seu time de coração em pleno ar.

Nos tempos do Disparada da Rádio Gazeta AM-820, a cidade de São Paulo, literalmente, parava de 11 às 14 horas para acompanhar o programa das notícias em primeira mão, dos comentários inteligentes e até do humorismo irreverente em que José Italiano imitava Vicente Matheus e tantas personalidades esportivas daquela época. . 

O FOX rádio de hoje, na TV, que Benjamim Back e seus amigos imaginam ser igual ao Disparada é tão fraco que sequer permite qualquer comparação ou analogia em relação ao antigo programa radiofônico.  

Além da indigência jornalística, das piadas sem a menor graça e de trocadilhos mais velhos do que a soma da idade de todos os participantes, das insinuações de palavrões que levam o imaturo Benjamim Back ao delírio e o colocam como uma espécie de Bocage da TV, isso tudo, para a maioria dos telespectadores, não têm o menor significado prático.

É de lascar ver e ouvir o insignificante, prescindível e dispensável Flavinho vomitar tantas asneiras e seu anti-palmeirismo cronificado. Eita cara chato...

Pior, ainda, é tolerar o clubismo exacerbado do santista Sormani e do curicano Mano, totalmente despreparados para o exercício da profissão, posto que, antes de tudo, são torcedores fanáticos, promotores e relações públicas de seus clubes de coração. Pode?

O pior de tudo, porém, é constatar a completa falta de comando do "âncora" Benjamim em um programa no qual só existem dois profissionais isentos: o profissionalíssimo Osvaldo Pascoal e o perseguido Felipe Fancincani, vítima do bullying constante do pretenso âncora e de toda a bancada do FOX SPORTS Rádio.

Voltando ao Sormani (o indivíduo mais antipático da TV Brasileira), assim que começa o noticiário do Palmeiras, ele, ou fica mudo ou espera uma chance para encaminhar a mudança do assunto.

Ele adora encerrar antecipadamente o noticiário do Palmeiras que, invariavelmente, prefere encaminhar para o noticiário do Curica, do Fla, dos Bambis, ou, preferentemente, do Santos FC, no que é assessorado por seu igual, o tal Flavinho, réu confesso em seu ódio mortal contra o Verdão.  

Seriam essas a postura e a linha de conduta de verdadeiros jornalistas? É claro que não!

Eu apreciaria muitíssimo que vocês que participam deste OAV aferissem os programas esportivos, entre aqueles que analisei e outros que não analisei porque não os vejo, e os criticassem, para o bem ou para o mal.

Você considera que os programas esportivos de TV têm sido prejudiciais para o Verdão?

Enumere-os, todos, elogie o que tem de ser elogiado e  critique aqueles que têm de ser criticados.

Sei que deixei fora muitos deles, mas os três que mencionei servem de ponto de partida ou sugestão para que vocês abordem e analisem programas que de há muito não vejo como o do Neto, como outros do ESPN, do Sportv (como o "Bem amigos) com os, da Globo, da Band, da Gazeta ou de qualquer outro canal.

COMENTE COMENTE COMENTE

19 Comentários:

  • Às 13 de setembro de 2019 às 06:42 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Alcides, esqueceu de mencionar a mesa redonda da gazeta de domingo e sua bancada anti-Palmeiras Vampeta, Chico lang, Miller "na minha época" e a irritante moça lá que fica lendo e mails e tuites do programa. Esqueceu de mencionar o tal do bem amigos do tiro-no-saco Galvão Bueno que não deixa ninguém falar. Galvão Bueno deve se olhar no espelho toda manha e cantar uma musica do tipo "eu me amo/eu me quero/não posso viver sem mim" tamanho o ego desse sujeito, fora a bancada de "amigos" ex jogadores que atuaram ou nos bambis, ou nos fedidos na zona leste ou no fla-globo. Amigos? Só se forem da onça. Deixa eu ver aqui ah sim, neto, o analfaNeto e seu donos da bola. Dispensa maiores comentários. Tem o Mauro Cézar Pereira, o cão raivoso da espn Brasil, destilando o seu ódio ao Palmeiras, agora ele esta "vacinado" dado que seu time de coração está bem na tábua de classificação do campeonato. Procurem no Google amigos "Mauro Cézar Pereira escreve sobre o centenário do Palmeiras". Tudo lindo, bonito e poético mas ali se tem uma ideia do ódio que ele nutre ao Palmeiras. E os palmeirenses de araque Antero greco e pvc, verdadeiras vaselinas. Carlos Eugênio simon, minha nossa. Pior é ouvir o insuportabilissimo narrador João Guilherme dizer que simon é o "especialista". Falando em insuportáveis, e gustavo vilani, tido por muitos aí da midia como sucessor do Galvão. Tem que comprar saco de 50 litros pra aguentar tanta chatice. É tanta porcaria na TV esportiva brasileira que se for elencar um por um ficarei até amanhã digitando.

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 09:11 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Bom dia!

    Respeitosamente, quero dizer que este foi o melhor post criado pelo Alcides na história do OAV.

    Eu que acompanho o blog a alguns anos, sentia a falta deste tema. Pra mim, de importância elevadíssima.

    Sou desafeto confesso da mídia esportiva brasileira. Nunca escondi isso.

    Minha "rixa" com essa gente vem de muitas décadas atrás, quando eu, desavisadamente, inventei de cursar o tal jornalismo.

    Aventura que, felizmente, durou apenas 6 meses. Um único período na faculdade, que tranquei a tempo e só voltei anos depois, já em uma área que realmente tinha a ver comigo.

    Focando a área esportiva, que é o lema deste blog, concordo plenamente com tudo descrito pelo Alcides.

    Estes programas esportivos são inúteis, grosseiros e extremamente IRRITANTES.

    Os mais insuportáveis, para mim, são nesta ordem:
    Jogo Aberto - Band
    Os Donos da Bola - Band
    Linha de Passe - ESPN
    Fox Sports Rádio - Fox
    Acabou a Brincadeira - SporTV

    Poderia citar mais uns dez aqui, más vou fechar nestes cinco, que considero os mais grosseiros, barulhentos, mal educados.

    Os vídeos enviados pelos telespectadores a estes programas (analfabetos, a maioria) são uma das coisas mais infames que se possa ver.

    A maioria são pessoas fracas, despreparadas e incautas, desejando a todo custo cinco segundos "de fama".

    Que bobagem!

    As transmissões esportivas na TV brasileira tornaram INSUPORTÁVEIS a partir da maldita "interatividade" com o telespectador.

    Como é irritante ter de ouvir a todo instante, o narrador dizer que o zezinho de Paracatu está ligado; que o Sr Chico de Funilândia disse que Messi vai marcar 2 gols.

    Em fim, tornou-se difícil assistir uma partida de futebol na TV brasileira.

    Pra finalizar e sair um pouco do óbvio, vou citar alguns profissionais da mídia esportiva que me agradam pela postura decente, simples e agradável, até porque os ruins, todo mundo já sabe.

    Estes profissionais me agradam quando assisto um evento:

    Rogério Vaughan - ESPN
    Linhares Júnior - SPORTV
    Paulo Andrade - ESPN
    Mário Marra - ESPN
    E por incrível que pareça, o Petcovich. Sim, ele é controverso às vezes, más é quase sempre ético e imparcial, mesmo com suas opiniões às vezes contundentes.

    Um abração e ótimo final de semana a todos!

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 09:58 , Blogger Raphael disse...

    Bom dia,

    ótimo tema e análise perfeita. Sinceramente não assisto nenhum programa esportivo, ou melhor não assisto mais TV de nenhuma emissora(prefiro não me irritar com besteiras). Temos a mídia palestrina e quando vou assistir algum jogo faço pela internet. Abaixo o volume e coloco no youtube uma narração de algum site Palmeirense.
    Dá um "trabalhinho" mas pelo menos não preciso escutar as baboseiras que os "analistas" no jogam goela abaixo.

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 10:08 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    Impressionante! O Camisa 10 dardeja contra a imprensa marrom, que SEMPRE detestou a Sociedade Esportiva Palmeiras.
    Há trechos de ironia sem par, onde ele afirma que houve profilaxia pessoal e profissional na ESPN. Nao sei se fala da defenestraçao de QFure, um dos moços mais antipáticos e arrogantes da imprensa(embora se reconheça sua posssante musculatura que , no caso, em nada serve).

    Justo , com a ironia que está se tornando sua marca registrada, elenca um bando de arrogantes que nao faz jornalismo, mas porém torce para seus clubes. Aliás, Justo é o moço que começou patinando no OAV, mas talqual Beto Fuscao, recuperou-se espetacularmente e hoje entrou para a lista dos bons comentaristas do OAV
    Para completar, meu primo por afinidades palmeirísticas, o grande Claudio MG dá uma lista isenta de programas insuportáveis, seja pelo seu fraco conteúdo, seja pelo seu imenso anti-palmeirismo. Mas, sempre inteligente, meu primo Claudio salva pessoas como Petcovich, que procura se manter imparcial mesmo tendo jogado no cheirinho. E, de facto, também nao me importo com as opinioes do Zezinho de Paracatu ou Chico da Funilandia sobre Messi, fisica quântica ou qualquer outro assunto. Sao uma maneira populista de fazer imprensa, que continuará mais marrom do que nunca

    Concluindo: poderemos fazer uma Tese sobre a imprensa marrom do Brasil. Representantes da mesma, como a RGT ainda tem grande poder no país e no futebol. Isso graças a ignorância que grassa no país. Por outro lado, outros líderes incontestes como a Folha tentam ser "moderninhos", mas só conseguem ser ridículos. E moços como Galvao, Tra-trá (másculo e agreste) e QFure só conseguem ser chatos narcisistas.

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 11:07 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Tá faltando sua análise Ester. Aquela análise sobre tra-trá e ki-fure.

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 12:34 , Blogger ester abea disse...

    Justo, querido

    os 2 supracitados sao amigos...dakeles amigos de verdade, que estao sempre juntos, juntinhos...
    Tra-trá, másculo e agreste é tao, tao chato que conseguiu colocar o tal de Amigao doido em pleno ar...mas para seu amigo QFure, o machao, Tra-tra é forte, musculoso, possante. Tudo que QFure sonhou e mais um pouco.
    É uma amizade bonita, forte, atlética, de 2 homens de inigualável poderio muscular. Quanto ao poderio intelectual, ambos ficam a dever

    (mas nao se pode querer tudo)

    P.S ambos fortoes tem uma ojeriza profunda ao Palmeiras. Nao usam nem cueca verde...

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 14:52 , Blogger Libertad disse...

    Nem dou confiança, muito menos considero o que esses caras da imprensa, falam, ou deixa de falar, me acho muito mais conhecedor de futebol do que eles, tenho minha própria opinião.
    Depois de ter dado o titulo de campeão ao Palmeiras, posteriormente ao Santos, agora é a vez do Flamerda, já estão falando que é o melhor do mundo, vai ganhar tudo...
    O Santos poderia fazer o favor de ganhar desses merdas amanha, para calar esses idiotas...
    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 15:06 , Blogger Libertad disse...


    Vamos falar de coisa boa, Vejam as fotos da namorada do Luiz Adriano, meus deus, que lindeza....


    https://www.gazetaesportiva.com/times/palmeiras/veja-fotos-da-namorada-de-luiz-adriano-novo-reforco-do-palmeiras/#foto=10


    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 15:28 , Blogger ester abea disse...

    Nei querido

    a moça é muito bonita, mas o que é tocante é que nao há nenhum, nenhunzinho só, interesse comercial no caso

    quanto ao Palmeiras, acho que o empate nos ajudará...e pegaremos tanto SFC quanto CRF em casa.Isso é importante

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 16:05 , Anonymous observador disse...

    Justo e Nei Verde são as mesmas pessoa viu galera kkkk

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 16:12 , Blogger ester abea disse...

    Nei querido

    brincadeira sobre o interesse comercial...ele acontece com Neymar e cia, mas claro que cada caso é um caso

    quanto ao Palmeiras, estou otimista:

    ECC (C)
    Fortaleza(F)
    CSA(C)

    só aí já vai pelo menos 6 pontos, com sorte até 8-9

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 16:15 , Blogger ester abea disse...

    e mais:

    o último jogo do Brasileirao 19 será SFC x CRF....vao tirar pontos um do outro

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 16:38 , Blogger Libertad disse...

    Observador,

    O senhor esta muitíssimo enganado, eu não me passo por ninguém, tem amigo aqui no Blog que me conhece pessoalmente.

    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 16:40 , Blogger Libertad disse...

    Por outro lado, Justo e Franco, é uns dos bons que tem aqui, conhece bem assunto Palmeiras, mas ele é ele, eu sou eu...

    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 16:44 , Blogger Libertad disse...

    Mas que a namorada do L.Adriano é bonita, isso é...

    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 21:22 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Minha lista dos malandros e cafajestes: Mauro César, Kfouri, Trajano, Simon, Paulo Cesar de Oliveira, Neto e Sormani. Minha lista dos medíocres: Denilson, Cléber Machado, Chico Lang, Vampeta, Linhares Júnior e aquele bosta metido a engraçado que apresenta o Globoesporte. Minha lista dos chatos: Mauro Betting, Téo José, Zinho, Renata Fan, Milton Neves, Caio Ribeiro, Peticovich, Cléber Machado, Milton Leite, Noriega, PVC, Antero Greco, João Canalha, o chatissimo "sabe de quem", Prieto, todos do esporte interativo e Paulo Calçade. Minha lista dos Tops: Galvão Bueno, Jota Júnior, Paschoal, Ricardinho, Odnei Ribeiro, João Guilherme, Edmundo, Benjamim Back, filho do Juca Kfouri, Luiz Carlos Junior, Renato Maurício Prado, Celso Unzelte, o professor e o Amigão.

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 21:35 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Meus deuses eternos: Fiori Gigliotti, Mauro Pinheiro, Osmar Santos, Roberto Silva, Loureiro Júnior, Roberto Avalone, Luiz Noriega, Geraldo José de Almeida, Paulo Edson, Estevan Sangirardi, Juarez Soares, Alberto Helena Jr, João Saldanha, Luciano do Valle e Geraldo Bretas.

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 21:36 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Respeito todas as opiniões em contrário.

     
  • Às 13 de setembro de 2019 às 23:02 , Blogger ester abea disse...

    Verde Insuperável, querido

    que bom que lembrou do grande, incrível e inesquecível Fiori Gigliotti

    O mooooooço do Bairro da Mooca sabia narrar como ninguém. Era um palmeirense incrível, mas colocava o profissionalismo antes, e narrava com emoçao para todos os clubes
    Dizia de Ademir da Guia: "ele gooooosta da bola", de Edu "o mooooço que veio do Bairro do Limao" entre outros bordoes bonitos e sem apelaçao barata como tantos fazem hoje. Nao criticava ninguém e tinha o carinho de todos, especialmente os que como eu e você tivemos a sorte de ouvi-lo nos domingos tranquilos do Ipiranga, no meu caso. Um jornalista excepcional, e que contrasta com os malandros, cafajestes , chatos e medíocres supra.

    Coloco-o no mesmo nível do nosso Alcides, embora nosso Camisa 10 seja assumidamente um grande palmeirense...de Fiori apenas se sabia que era palmeirense

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial