Observatório Alviverde

04/09/2019

MATTOS QUE SE CUIDE!


Já que ninguém notou, percebeu ou registrou, quero dizer que este humilde O.A.V foi o primeiro blog na Web a antecipar a contratação de Mano Menezes pelo Palmeiras.

Na verdade e sem vaidade, eu, Alcides Drummond, fui o primeiro cronista esportivo brasileiro a publicar, a anunciar e a garantir que o negócio com Mano já estava fechado.

E o fiz por conhecer bem a alma da maior parte dos dirigentes mineiros, representados no "affair" Felipão/Palmeiras/Mano por um belo-horizontino da gema, coincidentemente, diretor de futebol do Verdão.

Lembram-se do que publiquei aqui no mesmo momento em que foi oficializada a saída de Felipão?

Refresco-lhes a memória!

Escrevi assim:

SIC
 
"Apesar de Scolari mal ter sido demitido, estou convicto de que o novo contratado palmeirense é Mano Menezes.

Por que afirmo isso com tanta certeza e antecipação?

Exclusivamente em função dos laços profissionais e de amizade que, sei, ligam esse técnico gaúcho ao ladino e mineiríssimo diretor de futebol palmeirense.

Partidário convicto do ditado "farinha pouca meu pirão primeiro", Mattos, ao defender com veemência a continuidade de Felipão, a mim que o conheço, me parecia -muito mais- disposto a dispensá-lo. 


Vou mais além...


Tenho certeza de que os contatos Mattos/Mano/Palmeiras decorrem já há algum tempo e que essa tem sido uma das razões decorrentes da falta de interesse de vários jogadores "que parecem não querer nada com "a hora do Brasil" e nem atuar sob o comando de Felipão.

Posso estar errado em minha dedução, mas ao observar e perceber a veemência com que Mattos defendia e defendeu Scolari no "affair", eu, que conheço bem a alma de muitos nascidos nas alterosas, mormente na região em que vivo, fiquei de cabelo em pé.


Concluí, então, eu que já houvera pensado, pesado e calculado tudo isto,  por volta de meio dia desta 2ª-feira, que Felipão não resistiria no cargo até à tarde.  Não resistiu!


A mim Matos só faltava dizer com a alma que não queria mais o velho treinador, embora tanto na entrevista em que o avalizava, tentasse passar a impressão que o queria no time. 

Definitivamente, não queria! Não quis!

Acertei em cheio! Não havia como errar!

Enquanto o novo treinador (certamente Mano, "amigo soutien" (do peito) de Mattos não assumir, Wesley Carvalho do sub-20 comandará a equipe!


continuando: 

Por que Mattos não queria mais Felipão, de quem possivelmente não gostava, apenas tolerava? 

Simplesmente porque, com o gaúcho à frente do elenco, ele tinha a sua área de ação limitada e ficava sem condições, sequer, de dar palpites e de sugerir contratações para o elenco. Quanto mais para comandar!

Para o ego de Mattos, entendo que era questão de honra retomar a liderança completa que perdera já a partir da contratação de Scolari.

Vou além e digo que, além disso tudo, Mattos parecia sentir na própria pele que, sob o comando de Felipão, ele estava perdendo prestígio e, da mesma forma,  não estava, absolutamente, imunizado de uma demissão inesperada, repentina e sumária.

Por isto procurou Mano, convencido de que se conseguisse colocar um amigo chegado à frente do elenco, ainda mais contratado por sua indicação, Mattos se afastaria, pelo menos por mais um semestre, do desagradável drama de uma demissão! Será que consegue?

O que Mattos não podia imaginar é que a demissão de Felipão, embora definitiva e irreversível, geraria tanta celeuma e tantos protestos junto à galera.

Sobretudo a reação de muitos dirigentes do clube, pelas perspectivas de gerar reflexos até nas próximas eleições presidenciais do Verdão daqui a dois anos.

A esta altura Mattos tem de se conduzir com cuidado e até pisando em ovos no exercício de sua função, devido à revolta que provocou em boa parte da torcida, e, principalmente, da diretoria.

Eu não tenho nenhuma dúvida em afirmar de que ele já está na marca do pênalti e só não será "decapitado" se Leila vier a garanti-lo no cargo. 

Aliás, entre Scolari e Mattos será que preciso dizer que optaria por Felipão? Eu e muito mais de 60% da torcida palmeirense, em percentual minimizado.

Por questões de dignidade, hombridade e honestidade, eu, que não estive, estava e nem estou imerso no ambiente do elenco, não posso acusar ninguém de política contrária, boicote, corpo mole ou de omissão.

No entanto, creio que seja bem provável que tudo isso possa ter acontecido "ipsis litteris", a julgarmos pela maneira repentina, abrupta e inesperada como tudo aconteceu  e veio à tona. Num repente, afinal!

Não quero acusar ninguém, seja da parte dos dirigentes, dos atletas ou de quem quer que seja, mas, por tudo que vi, senti, analisei e concluí no balanço final dos fatos, tenho fundadas razões para ao menos desconfiar que algo diferente aconteceu nos últimos dias no Verdão... Ah, isto eu tenho! 

Afinal já são quase 60 anos que acompanho o futebol, esporte que o saudoso Francisco Sarno (lateral do Palmeiras na década de 50 e depois técnico famoso apelidou de "A Dança do Diabo" e até publicou um livro com esse nome. Vi dezenas de casos parecidos a este do Palmeiras.

Quem me acompanha por este OAV sabe, perfeitamente, que em momento algum, ainda que no auge da crise propugnei pela saída de Scolari. 

Pelo contrário, fui de encontro, isto é, radicalmente contra, a todas as opiniões daqueles que pediam-lhe a saída, por sinal, milhões.

Da mesma forma, confesso-lhes, fiquei feliz quando o presidente e o diretor de futebol resolveram ir à público com Felipão à tiracolo,  a fim de bradar aos quatro cantos do planeta que estavam prestigiando e mantendo o treinador. 

Melhor teria sido se não o houvessem feito. Foi o cúmulo do mau-caratismo, da mentira, da desfaçatez e, enfim,  da própria sacanagem personificada, tão comum no futebol. 

Como poderei, daqui em diante, acreditar em Gagliotte ou, principalmente, em Mattos, considerando a situação de vergonha e constrangimento que causaram, incapazes de manter a palavra empenhada publicamente por menos de 24 horas?

E depois tem gente que acredita que em menos de 24 horas Mattos procurou, encontrou-se com Mano, negociou, acertou as bases, redigiu o contrato e o assinou... Contem outra, por favor. 

Tenho certeza absoluta que os "amigos soutien" Mano e Mattos de há muito vinham amadurecendo a ideia. 

Para mim não será nenhuma surpresa se alguém vier a descobrir que até contaram com o auxílio de muitos jogadores, dessa autêntica sucursal mineira que Mattos conseguiu montar nas entranhas do Verdão.

PEDIDO AOS PALMEIRENSES

Meus amigos, recebamos bem Mano Menezes porque, além de um profissional discreto mostrou eficiência e profissionalismo em todos os clubes pelos quais passou.

A mim pouco importa se ele treinou o Cruzeiro, o Curica ou qualquer outro clube de que os palmeirenses não gostam.

Lembrem-se, todos, que vivemos a era do profissionalismo e como se isso não bastasse, considero pouco provável que Mano seja, de fato, um curicano. Só fez trabalhar no rival, nada mais que isso!

Trabalhar Mano sabe e já provou sua capacidade tantas vezes nas equipes pelas quais passou.

Como há males que vêm pra bem, Mano, que tem um estilo de jogo parecido com o de Scolari, terá menos trabalho para, num primeiro momento, montar e organizar a equipe visando ao turno final do Brasileiro.

A escolha de Mano para técnico do Verdão pode não ser a melhor, mas, certamente, também não é a pior. É, apenas, uma escolha profissional.

Capacidade para chegar e arrebentar ele tem! Já provou isso em tantos clubes. 

Por isto, deixem o homem chegar trabalhar!

Vamos ajudar Mano Menezes ajudar o nosso Palmeiras!

VOCÊ ACREDITA QUE (do ponto de vista profissional)  MANO POSSA DAR A VOLTA POR CIMA E RECONDUZIR O VERDÃO AOS PRIMEIROS LUGARES AINDA ESTE BRASILEIRÃO?


COMENTE COMENTE COMENTE




 

16 Comentários:

  • Às 4 de setembro de 2019 09:54 , Anonymous Anônimo disse...

    Bom dia.
    Prezados,
    A mim parece que o ambiente no palmeiras desandou em função do exposto pelo Sr. Alcides, ou seja o rigor do Felipão minava a suposta liberdade de Matos. isso começou a repercutir no elenco com a tomada de partido de jogadores. Muita "trairagem" também, com Fernando Prass e Jailson, com o Borja depois das últimas partidas dele na libertadores, com o Dracena.
    Será que o FElipão abriu mão do Borja e do Daacena por livre e espontânea vontade? Os caras já eram do grupo. Se foi opção dele, para mim é decepcionante.

     
  • Às 4 de setembro de 2019 10:19 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 4 de setembro de 2019 10:21 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mano é um ótimo treinador, se parece com Felipão, mas é mais atualizado, e tem um diferencial: Não pensa duas vezes para afastar qualquer jogador, não é simplesmente um treinador de Grupo. Não faz média com jogador.
    Isso é o que o Palmeiras precisa, antes de mais nada.
    Se treinou o curica, pouco me importa.
    Eles também já tiveram treinadores que passaram pelo Palmeiras.
    São profissionais. Qual o problema ?
    Além disso, nunca foi curicano.
    Até parece que um gaúcho caipira dos confins do interior do RGS nasceu curicano ?
    Quanto à Mattos, penso que ele não sobrevive. Galiotte se arrebenta se o mantiver, especialmente por conta dos torcedores, outros membros da Diretoria e os "consiglieri".
    Assim, a demissão de Mattos é medida que urge e que se impõe.
    O Palmeiras não conseguirá se estabilizar com a presença desse incompetente e nefasto cidadão.

     
  • Às 4 de setembro de 2019 10:23 , Anonymous Eulálio de Assis disse...

    Muitas conjecturas, muito achismo e suposições.
    Daqui a pouco culparão a Globo, a imprensa, o G-7 e a CIA.
    Ninguém sabe o que acontece lá dentro.
    O 'Eu acho' toma conta.
    Só lamento.

     
  • Às 4 de setembro de 2019 10:32 , Anonymous Edinho disse...

    O primeiro comentário é o meu.

     
  • Às 4 de setembro de 2019 11:07 , Blogger Libertad disse...

    Já estava acertado com mano sim, mais um golpe do Pançudo, ele é muito esperto, o gordo só estava esperando a ultima pá de cal, o veredito, aconteceu contra o cheirinho.
    O tombo em Felipão já vinha sendo orquestrada pelo mineiro, que quando viu Mano sem emprego, coçou a mão $$$$, aliado a ala "B" dos boleiros, Praas, Jailson, A. Carlos,Dracena, V. Luiz, L. Lima, Borja, Tiago Santos...., que não aceitavam a proteção que o Velhote dava para, Werverton, D. Barbosa, B. Henrique, Deyverson, Willian...
    O Ambiente estava rachado sim, muita discussão pela escalação e modo de jogar, depois da eliminação contra o grêmio, Dudu e D. Barbosa, saíram nos tapas, e contra o Cheirinho, o Velho estava tão puto que sacou Luan e Scarpa, isolou Tiago Trombada e Luan e colocou V. Hugo e Mateus Fernandes, sem nenhum treinamento, isso foi a gota d'água, quando viram a escalação, ficaram putos, principalmente aqueles que andaram em campo...!
    Quanto a Mattos, ali tem sim, só não vê quem é tonto, a tempo eu vinha falando, contratações caras, de boleiros ridículos, e tudo de um empresario só, ate a torcida mancha soltou na imprensa, e o chamou de ladrão, Porque ele não reagiu???? Ali tem muita coisa que anida vai vir a tona, a intromissão direta e constante da patrocinadora com ameaças, o Bobo da corte fingir que não sabe de nada, e o gordo deitando e rolando, $$$$$$$

    Vejam isso!!!

    Blog Torcida Que canta e vibra, saiu a pouco nas redes sociais...

    Jorge Valdivia
    @el-mago-oficial

    " Ganhar dinheiro na venda ou compra dos jogadores e muito fácil, quer saber como?
    Pergunta pro gordo safado.
    Tá ai mamando na teta de quem sabe q tem q mamar
    Aparecer só pa levantar a taça e muito fácil.
    Mentiroso gordo safado.

    Depois esses boleiros safados vem nas redes sociais, render juras de amor, e se despedir do velho, trairás filha da puta...
    Felipão esta ultrapassado, sim, não vinha mais fazendo o correto, MAIS FOI TRAÍDO, PELO GORDO E SUA TROPA....

    Quem viver vera...
    Nei.

     
  • Às 4 de setembro de 2019 11:15 , Anonymous andre vesguinho disse...

    Valdivia socou a jéba no nerso da capitinga kkkkkkk

     
  • Às 4 de setembro de 2019 12:32 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos, de quem gosto tanto

    Saio novamente do silêncio obsequioso já que os assuntos sao importantes, dado o quanto TODOS NÓS gostamos do Palmeiras

    a. Mano é razoável. Homem cortês e até um pouco arrogante.
    Mas torcerei muito para seu completo sucesso na SEP
    a.1 pode recolocar-nos em 1o lugar. Pode. Tem capacidade

    b.MAAAAAAAS:
    depende dos jogadores....alguns preguiçosos ou anêmicos, outros completos maus caráteres.

    Afinal, QUEM entrega jogos????

    só akeles sem o mínimo respeito a seu empregador, sem dúvida o time de maior capacidade nos últimos 50 anos no Brasil. Ganhamos DEZ Brasileiroes e QUATORZE Títulos de Relevância Nacional, se considerarmos as 3 CdB e o Torneio dos Campeoes. O MAIOR DO BRASIL
    Alguns jogadores nao consideraram isso.
    E assim mereceriam demissao sumária e imediata.

    c. Ney, meu querido amigo: será que Valdívia falou isso mesmo????
    espero que nao, pois o gordinho matreiro é vingativo (além de ter aspecto sujo visualmente). Como menina, pergunto: será que o gordinho toma banho???

    d. resta-nos , neste momento conturbado, ter uniao. Espero ver meus grandes amigos aki, fazem muita falta. E espero o Camisa 10 Alcides levantando a pena para defender o Palmeiras

    e. e resta-nos aguardar a intercessao do glorioso San Gennaro

     
  • Às 4 de setembro de 2019 14:30 , Anonymous MestredosMagos disse...

    DO JEITO QUE A MÍDIA TÁ TRATANDO O ASSUNTO, BOTANDO TORCIDA CONTRA O MANO MENEZES, NÃO SE ESPANTEM SE ELE DESISTIR DO PALMEIRAS.

    Aí vem aquelas desgraças fazerem laboratório no Palmeiras como Fernando Diniz, Jorginho, Abel PRAGA, Garêca, Maionese Helmans do Inter, enfim, um monte de abósta.



     
  • Às 4 de setembro de 2019 14:44 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Verdade, Mestre. Mano já fez isso com o Flamengo. Mano é um sujeito sério. Esse é seu diferencial. Para mim, tem o perfil que o PALMEIRAS merece.

     
  • Às 4 de setembro de 2019 14:46 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Há pouco, no Cruzeiro, pediu a demissão. Quem faz isso nesse meio podre do Futebol ?

     
  • Às 4 de setembro de 2019 15:18 , Blogger Libertad disse...

    Na atual circunstância, já que o demitido é o Scolari, também por estarmos no meio do campeonato, levando em consideração esquemas parecidos, que o velho tinha perdido o vestiário, a vinda de Mano, não é de tudo ruim..
    Para Mano, não vai ser muito difícil implantar seu esquema, tem bem tem um lado positivo, dele Mano, não aturar boleiros com corpo mole, florzinha...
    Nei

     
  • Às 4 de setembro de 2019 19:53 , Blogger Boca dura disse...

    Pra começar o Mano precisa pôr ponto digital na academia pontualmente a 7hrs da manhã todo mundo no batente bando de folgados, treinos em dois períodos pra recuperar o tempo perdido e os pontos principalmente porque se não ganhar sábado o brasileirinho também já vai pro espaço. Chega de moleza pra esses boleiros Nutella folgados.

     
  • Às 4 de setembro de 2019 21:24 , Anonymous MestredosMagos disse...

    RENATO GAÚCHO

    NINGUÉM É INVENCÍVEL

     
  • Às 4 de setembro de 2019 22:32 , Anonymous Jofre disse...

    O verdão contratou o novo Cristo dos corneteiro.
    Vamos guardar essa data.
    Depois vamo vê o que o Gardenal vai escrevê

     
  • Às 4 de setembro de 2019 22:41 , Blogger Alysson disse...

    E o Tiago Nunes do Atlético paranaense indo pro segundo ano seguido pra uma final de mata mata e muito provavelmente ganhando o título em cima do Inter que joga o mesmo futebol quebrado que nós

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial