Observatório Alviverde

07/09/2019

GOIÁS X PALMEIRAS ÁS 21 HORAS EM GOIÂNIA. PORQUE ESTOU COM MEDO DESSE JOGO!


Apesar da redução da pena, Felipe Melo está suspenso e fora do jogo da estreia de Mano Meneses esta noite contra o Goiás.

A falta que faz esse jogador é imensa haja vista que o Palmeiras não dispõe de um reserva a altura para por em campo.

Thiago Santos, esforçado, aplicado, diligente e sempre útil no esquema tenta suprir as seguidas ausências de Melo mas, ao menos até ontem, sempre esteve longe de consegui-lo. 

E não consegue porque Thiago, além de limitado tecnicamente,  é um volante exclusivo de destruição, dotado apenas de capacidade física e resistência, sem intimidade com a bola. 

Ele consegue substituir Felipe às vezes até com vantagem na marcação, mas fica muito longe do titular por sua reduzida capacidade de saída de bola, lançamentos, construção de jogadas e artilharia.

Não tenho nenhum receio de afirmar, também, que Thiago está bem longe de poder substituir Melo à altura naquilo que ele sabe fazer melhor, isto é, na liderança, no toque de bola e na capacidade de fazer o time atuar com harmonia e, sobretudo, com ritmo.

Muito se falou da derrota e da consequente desclassificação do Palmeiras na Libertadores em todas as rádios, tvs, jornais, revistas e até na WEB e e os argumentos não tiveram limites.

De Gagliotte a Mattos, passando pela neutralidade do Pacaembu, pela arbitragem ruim, pela escalação equivocada do time, tanto e quanto pelas péssimas alterações de Felipão e até pela ação inescrupulosa da uniformizada bandida que mina o Palmeiras jogo a jogo, tudo foi abordado pela torcida e pela mídia, exceto o fato maior e desencadeador da derrota para o Grêmio, a ausência de Felipe Melo!

Eu não tenho nenhuma dúvida de que o fator preponderante da debacle palmeirense e da consequente desclassificação na Libertadores foi a ausência do melhor entre todos os jogadores palmeirenses da atualidade, o irascível, o incontível e controvertido Felipe Melo um craque que faz a diferença e cuja ausência teria de ser muito sentida. Foi!

Digam todos o que disserem ainda que venham de encontro, isto é, em rota de colisão com a minha tese que mesmo sem concordar eu os aceitarei e respeitarei. 

Espero, porém, que a recíproca seja verdadeira em relação a este velho escriba que ousa escrever isto:

"Ainda que sem o espírito de luta e o esforço de Thiago Santos, (O Palmeiras teve isto), mas com o talento de Felipe Melo (o Palmeiras não o teve no jogo decisivo da Libertadores) eu cravo que o Verdão não teria -definitivamente- perdido a classificação para o Grêmio.

Da mesma forma, agora fica fácil culpar Melo pela expulsão que sofreu no primeiro jogo em Porto Alegre, quando o Verdão derrotou os gaúchos na casa deles por 1x0. 

As reclamações contra a arbitragem foram poucas em face da vitória fora de casa que minimizaram o trabalho do soprador de apitos argentino Patrício Loustau que exagerou na expulsão do palmeirense. 

Na prática a expulsão ocorreu (muito mais) por conta da imagem que a mídia criou em relação a Melo, imagem essa que há muito tempo já transcende -também- as fronteiras nacionais.

É claro, é óbvio que todos sabemos que Melo não é nenhum santo, embora não seja o demônio que a mídia curicano-bambi-sereia tenta pintar. Muito longe disto!

Indo além, não tenho nenhum receio em afirmar que faltam, às vezes, ao jogador palmeirense, cálculo, inteligência, leitura de jogo e presença de espírito quando ele está em campo e exagera.

Estupidamente e não se sabe a título de que, ele insiste nas reclamações, irrita os árbitros e é habitualmente castigado com desnecessários cartões amarelos à beira de expulsões estúpidas e desnecessárias. Seria excepcional se ele parasse com essas bobagens comportamentais.

Da mesma forma Melo exagera no chamado jogo de risco, em que entra desnecessariamente de maneira muito forte sobre os adversários em jogadas mortas em que não há necessidade de que ele prevaleça fisicamente e a todo o custo sobre eles agredindoós ou colocando-os em risco. 

Reconheço, sim, que "ele" melhorou muito em relação à época em que chegou, mas ainda está indo mal nesse quesito.

A ausência de Felipe Melo, sem um substituto à altura no elenco palmeirense, foi, em meu entendimento, o fator determinante da eliminação do Verdão das semifinais da Libertadores. 

A diferença entre ele e seu substituto imediato, Thiago Santos, reconheça-se, é imensa, abissal, incalculável e a ausência de Melo esta noite em Goiânia é o fator que mais me preocupa em relação a esse jogo.

A presença de Tiago à frente da zaga (se ocorrer) traz-me a segurança de uma defesa firme, mas não me dá a garantia daquele "plus" de que o time terá um ataque letal.

Com Felipe Melo no time eu me atreveria a cravar que a vitória do Palmeiras estava garantida, mas sem ele e com Thiago Santos na "volância" já não tenho tanta certeza e convicção.

O que você espera do jogo desta noite?

Acredita que mesmo sem Felipe Melo o Palmeiras possa vencer?

COMENTE COMENTE COMENTE


46 Comentários:

  • Às 7 de setembro de 2019 07:21 , Anonymous Verdinha disse...

    Felipão é um patrimônio do clube e merece ser respeitado por tudo que ganhou e representou.

     
  • Às 7 de setembro de 2019 08:37 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Que adianta ficar espremido lá atrás, defendendo, defendendo, muitas vezes mal e porcamente, com um jogador que trava a saída de bola, pois não acerta passes horizontais de 2 metros? Tiago é um chama gol. Só serve para rebater aos 44 do segundo tempo.

     
  • Às 7 de setembro de 2019 11:42 , Blogger Libertad disse...

    Não sei o que vai ter que acontecer para se livrarmos desse tosco, grosso, ridículo, Tiago Santos, todo jogo que precisa desse ridículo, o resultado é negativo, precisamos de um reserva a altura para Mello.
    Outro que estou cozinhando com pouco fogo é esse B.Henrique, esse ex gambá, está andando em campo, é o símbolo da falta de vontade e de comprometimento.

    Com esse baita orçamento temos sim que cobrar, jogadores a altura desses gastos, chega de boleiros medíocres, chega de hóspedes no resort, chega de mercenários sem identificação com o clube.

    Fora: A.Carlos, V.Luis, jean, T.Santos, L.Lima, Hyoran, Deyverson, Borja.

    Obs. Eu ainda acredito em C.Eduardo..

    Nei

     
  • Às 7 de setembro de 2019 13:04 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. Camisa 10 Alcides: nao tenho medo de um jogo sem o ótimo F. Mello. Tenho receio dos juizes venais, que abundam. Tenho receio do ridículo STJD que parece seguir o que a RGT mandar. Se mandam nos deixar sem F. Mello farao qualquer coisa...
    a.1 TODOS esses sao CONTRA o Palmeiras...
    a.2 para eles, se o Palmeiras estiver mal está tudo bem

    b. e esses sao apoiados pela imunda imprensa marrom. A imprensa de limpar escarradeira odeia a SEP. E para esses manés, Palmeiras bom é Palmeiras fraco.
    b.1 entao sempre criticaram Valdívia. O chileno palmeirense é craque. E com suas ironias sempre humilhou a imprensa de limpar escarradeira, bem como sempre humilhou o SCCP. Palmeiras com Valdívia é Palmeiras forte. E Palmeiras forte assusta e humilha a imprensa marrom

     
  • Às 7 de setembro de 2019 13:18 , Blogger ester abea disse...

    e deixe-me insistir num ponto:

    a imprensa do cocô ENCOBRE o SPFW, igualzinho Robinho sempre encobriu Ceni

    - o SPFW nao se classifica há séculos para a (nojenta) Libertadores, torneio que amam. A imprensa disfarça. Para eles os coitadinhos da Bolivia, Argentina e Colombia que sempre humilham o SPFW sao tao fortes quanto o Real Madrid...

    - faz mais de 10 anos que o SPFW nao ganha nada. Nadica de nada. E a imprensa da escarradeira disfarça.

    - por nao ganhar nada, nem torneio de cuspe a distância, COMO a torcida vai aumentar???? mas a imprensa imunda fala isso

    Lembro-me que em 1984-6 a imprensa marrom dizia que estavamos "na fila"...situaçao igual a do SPFW atual. Mas há 2 pesos e 2 medidas.
    Por isso que:

    a. a Folha, jornal do baixo meretrício, nao vende nada
    b. a RGT está em crise, perdendo audiência
    c. a ESPN tem que demitir muitos
    d. a Gazeta Esportiva nem publicar jornal consegue
    e. a Jovem Pan continua nakela draga

    etc, etc, etc

    Ah, a imprensa do cocô...que nojo

     
  • Às 7 de setembro de 2019 13:26 , Blogger ester abea disse...

    aliás, o que Tia Ester vaticinou começa a acontecer

    a. SCCP tropeça em casa contra o Ceará. Empataram

    a.1 nao falei que os tropeços começariam? também acontecerao com CRF, SFC e todos os outros

    a.1 se fosse o Palmeiras teríamos a seguinte manchete: Verdao tropeça contra o fraco Ceará

    a.2 como é o SCCP a manchete será: "SCCP consegue ponto contra o gigante Ceará"

    ah, que vontade de vomitar nos dá essa imprensa marrom...

     
  • Às 7 de setembro de 2019 13:59 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Grande Ester!

    Semore ACIDA contra a inescrupulosa imprensa esportiva brasileira.

    E tem que ser assim mesmo.

    Eu também DETESTO essa mídia imunda.

    Pra quem não viu, eu conto.

    Vi na TV o tal de Sormani vociferar naquele programinha imundo da Fox, que Felipe Melo tem poucas expulsões porque os árbitros o temem. Que os árbitros "pipocam" para o volante.

    Ou seja, usou o microfone da ridícula emissora pra incentivar ou quem sabe, pressionar os árbitros a expulsarem mais vezes o atleta do Palmeiras.

    Um ou outro na mesa concordou ou discordou, más a mensagem do sujeito foi dada: PREJUDICAR O PALMEIRAS!

    Por isso repito:

    NÃO GOSTO DE JORNALISTA ESPORTIVO BRASILEIRO e ponto final.

    Bom final de semana a todos!!

     
  • Às 7 de setembro de 2019 20:40 , Anonymous Serverde disse...

    NEY,
    Esse B. Henrique, é tão mucho, frouxo, que é a esposa que briga pra ele.

     
  • Às 7 de setembro de 2019 20:58 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Tirando Zé Rafael, acertamos a escalação do Mano.

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:05 , Anonymous Anônimo disse...

    Mais do mesmo. Problema não é o técnico e sim jogadores. Tudo pé de rato.
    Elaine Lara

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Avenida Diogo Barbosa. Que vergonha. O gordo que montou esse time.
    Elaine Lara

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:26 , Blogger Libertad disse...

    O cara pega a bola, pensa, pensa, pensa, pensa , ninguém chega,ele chuta....
    Aí um frangoooooooo...
    O Palmeiras sem F Mello é uma bosta, o time continua desligado, sem alma, sem raça..
    A jogada melhor, é com D. Barbosa, mas a cobertura dele está ruim...
    Nei

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:28 , Anonymous Anônimo disse...

    Mudaram as moscas, mas a merda é a mesma.
    Elaine Lara

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:32 , Blogger Libertad disse...

    Tem que tirar esse B.Henrique, essa cara contamina o time, cozido..
    Dudu não acerta nada...
    Tite, nos livra do Bracinho de crocodilo, aí vem esse Jaildon, é come um peru, precisamos de um goleiro urgente.
    Nei

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Não há o que fazer. Muita caçamba no time, muito meia boca se achando o máximo. Sinto muito mas feliz 2020.
    Elaine Lara

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:35 , Anonymous Josi disse...

    Tem um bloquista aqui que é apaixonado pelo jailson.
    O nome dele começa com verde e termina com insuperável kkkkkkk

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:56 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    0 a 1, mas com 68% de bola para a gente...

    péssimo resultado até agora, mas pode recuperar

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:57 , Anonymous RONALDO CAMOLEZ disse...

    QUE FASE MEU DEUS,,,PORQUE SERA QUE EU TENHO A SENSAÇAO DE QUE NAO VAMOS GANHAR MAIS DE NINGUEM,,, CACETE NAO DA NADA CERTO,,SERA QUE VAMOS VIRAR O JOGO PELA PRIMEIRA VEZ SERA?????

     
  • Às 7 de setembro de 2019 21:58 , Blogger ester abea disse...

    mas pelo que li, tivemos um gol ridiculamente anulado...

    espero que nao seja o que falei mais cedo: RGT dominando o Brasileiro para ajudar o CRF, com mais um juizinho safado.

    Tomara nao seja.

     
  • Às 7 de setembro de 2019 22:10 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Se não me engano, esse árbitro foi o que operou o Palmeiras debtro fo Allianz naquela semi final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro.

    Ele era da Federação Goiana na época e agora mudou de federação (e vem apitar jogo do Goiás agora contra o Palmeiras).

    Alguem confirma?

     
  • Às 7 de setembro de 2019 22:16 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Reflexo absoluto da “lavagem cerebral” sofrida nos últimos treze meses, quando a bola era um corpo estranho e infeccioso. Não vamos nos livrar desse condicionamento em uma partida.
    Cláudio, copiadissimo meu amigo. É o mesmo do assalto do ano passado.

     
  • Às 7 de setembro de 2019 22:16 , Blogger STM disse...

    Frangasso!!
    Precisamos de um goleiro...
    Temos 3 meia boca...

     
  • Às 7 de setembro de 2019 22:18 , Blogger Libertad disse...

    F.Mello, faz muita falta, estamos jogando com dois segundo volantes , um fora de forma , o outro cozido.
    Não temos um reserva a altura de Mello, nem Mano quis saber do grosso trombada, mas tem gente que acha ele útil..
    Tudo culpa do gordo infeliz, que torrou a grana, e só contratou porcaria, e encheu o bolso...
    Tinha que prender esse gordo pançudo....
    Nei.

     
  • Às 7 de setembro de 2019 22:23 , Anonymous Anônimo disse...

    Goleiro adversário está frio, e as antas nem pra chutar ao gol chutam. Cambada.
    Elaine Lara

     
  • Às 7 de setembro de 2019 22:27 , Anonymous Anônimo disse...

    Pois é Justo, 13 meses de chutão e pelo menos uns 3 anos de muito resort.
    Elaine Lara

     
  • Às 7 de setembro de 2019 22:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Paulo Nunes comentando. Scarpas, Lucas Limas. Lamentável.
    Elaine Lara

     
  • Às 7 de setembro de 2019 22:37 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Encontrei algumas coisas sobre o árbitro de hoje.

    Coincidência? Kkkk

    Em 2013, apitando o jogo entre Palmeiras e Sport, pela série B, o arbitro se envolveu em uma polêmica de arbitragem que levou a diretoria do Palmeiras a pedir sua cassação.

    Ainda em 2014, o Internacional gritou ao vê-lo escalado para um jogo contra o Corinthians, já que na rodada anterior ele beneficiou o time paulista contra a Chapecoense. Validou gol de Paolo Guerrero, que ajeitou a bola com a mão para marcar o gol da vitória corintiana.

    pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil de 2018, Com um gol de Hernán Barcos no começo da partida, o Cruzeiro abriu o placar em São Paulo e segurou a partida até o final, contando com boas defesas do goleiro Fábio. O Palmeiras deixou o campo reclamando da arbitragem, no último lance, quando balançou as redes do time cruzeirense, mas o árbitro Wagner Reway paralisou a jogada antes da finalização de Antônio Carlos.

    Agora pergunto, como a Diretoria pslmeirense não veta um árbitro desses?

    IRRITANTE!

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:05 , Blogger STM disse...

    Haja coração!!

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:07 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. Tia Ester ainda comemora o 2o gol...de virada é mais gostoso

    SCCP empatou
    SPFW perdeu

    Nao falei que os amados pela mídia nao se sustentavam?

    b. Claudio, meu querido primo: bem lembrado. O moço nos tirou uma CdB. Certamente um títere a serviço da RGT
    Falta-nos a força fora de campo

    E o pior: os juizinhos ASSALTAM o Palmeiras, e aki tem gente que reclama do B. Henrique, do Dudu ou do Jailson. Falta um mínimo de vivência futebolística. Pode entrar com a Seleçao de 70 incluindo Pelé, que com juiz venal nao ganha

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:09 , Blogger Libertad disse...

    Bom resultado Boa estreia do Mano, depois de longo tempo, vencemos e viramos um jogo.
    Mano vai ter muito trabalho, precisamos de imediato de um goleiro e um primeiro volante.
    Nei

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:10 , Blogger ester abea disse...

    pelos meus cálculos falta Flu(C) e Marias(F) , dois times do final da tabela...nao parece ruim

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:12 , Anonymous muito cansado, exaurido mesmo de cornetas disse...

    Elaine, nei, libertad...Tudo haters que odeiam o Palmeiras e adoram suas convicções...chupa Nei...

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:27 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Brilhou a estrela de Mano Menezes!

    A tão sonhada virada de placar aconteceu.

    A esperança está de volta.

    JAILSON - 5
    Falhou feio no gol goiano. No final uma bela defesa. Quase enterrou o time, más se salvou no final.

    MARCOS ROCHA - 9
    Ótimo jogo. O lateral monstro nos salvou hoje.

    LUAN - 7
    Bom jogo. Seguro.

    HUGO - 7
    Mesmo nível de seu companheiro de zaga.

    DIOGO - 5
    Participativo, más peca muito por displicência.

    BRUNO HENRIQUE - 4
    Não gostei da atuação do Capitão.

    RAMIRES - 4
    Assim como BH, jogou muito mal.

    ZE RAFAEL - 4
    Estava me irritando demais, até se lesionar. Fraco.

    DUDU - 6,5
    Melhorou em relação aos jogos anteriores, más a FOMINHAGEM e falta de companheirismo ainda mata muitos ataques.

    LUIZ ADRIANO - 6
    Lutou e sabe dominar uma bola, más ainda não entrosou com a turma. Talvez, depois que entrar pra turma, passe a receber algumas bolas do Dudu.

    SCARPA - 9
    O homem do jogo. Uma assistência e um gol divino. Iluminado.

    WILLIAN - 8
    O pouco que ficou em campo, fez MUITO mais que Ze Rafael e ainda fez um golaço.

    BORJA - 5,5
    COITADO, como é ruim de bola. Más teve participação decisiva no segundo gol ao disputar com o goleiro goiano. Parabéns pelo esforço.

    LUCAS LIMA - 1
    Lembram daquela história da vaca que chuta o balde?
    Pois é. O barbudinho estava até jogando bem, más como uma vaca, chutou o balde com a expulsão RIDÍCULA.

    MANO MENEZES - 9
    Começou MUITO bem. Ousado, corajoso e principalmente SORTUDO.
    Sorte era o que mais estávamos precisando nesse momento. O Mano vai dar certo. Eu torço e ACREDITO!

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:28 , Anonymous Verdinha disse...

    Silêncio silêncio o Palmeiras venceu, se perdesse isso aqui estaria pipocando

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:33 , Anonymous Josi disse...

    Silêncio obsequioso né kkkkkkkkk

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:40 , Blogger STM disse...

    Que sufoco...
    Agora é arrumar a casa e voltar a vencer sem precisar sofrer...
    Mano pode dar certo sim.

     
  • Às 7 de setembro de 2019 23:49 , Anonymous Serverde disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 8 de setembro de 2019 01:45 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Porque são uns bostas de merda ! Gagliotte, no significado sexual, é um vendido. Não dá no Couro. Entrega logo a presidência para a Leila. Homem fraco é pior que meio gay.

     
  • Às 8 de setembro de 2019 01:51 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Sempre achei que Mano daria certo. Jailson ainda é meu titular. Nosso melhor goleiro. Alguém aqui refletiu há quanto tempo Jaílson não joga? Pergunto:A inatividade é prejudicial ao goleiro ? Nem precisam responder.

     
  • Às 8 de setembro de 2019 01:55 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Se você pega um Barnabé, nome que dou ao normalmente inútil funcionário público, voltando de férias, e pede para ele carimbar uma folha, algo que ele faz 200 vezes por dia, vc corre o risco de ter carimbada a sua cara feia. Ninguém é condicionado a toda hora. É preciso readaptação. Jailson da massa merece perdão.

     
  • Às 8 de setembro de 2019 10:58 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. até a Josi me fez rir....de facto, com viradas e ganhando diminui o numero de comentários. Somos todos bipolares, kkkkk


    b. querido Verde Insuperável...de facto o homem fraco é um horror. Mas meio boiola é demais. Eu já vi gays nao assumidos, meio viados, que sonham em dar o rádio mas nao tem tutano. A turma da Folha seria um bom exemplo, mas acho que já assumiram serem sampaulinos...kkkkkkkk

     
  • Às 8 de setembro de 2019 11:42 , Blogger ester abea disse...

    e mais:

    a. ganhando do fraco Flu e depois das Marias já dá uma aliviada para o 2o turno


    CONTUDO

    b. se a RGT quiser, coloca um juizinho venal em cada jogo nosso....e aí, queridos, já viu.

     
  • Às 8 de setembro de 2019 12:01 , Blogger Libertad disse...

    Parem de falar besteira , procurar pêlo em ovo, o cara pode ter errado no passado, mas ontem apitou certo, anulou o gol e expulsou corretamente, se tivesse mal intencionado tinha dado falta no goleiro no segundo gol.
    O time saiu da mesmice, acabou a ligação, direta, ontem vimos trocas de passe, time com um volante e dois meias , e os laterais passando, já teve muita evolução, com o velho sete a um, jamais viravamos o jogo.
    Temos que contratar um bom primeiro volante, para quando F. Mello não jogar, e um goleiro confiável (Gatito), temos três meia boca bracinhos de crocodilo..


    Aqui está difícil , um espaço para opiniões, se critica é bipolar, se concorda é idiota, não pode tb reclamar apontar quem está apenas de hóspedes no resort do clube, sabe de uma coisa, aqui é cheio de opiniões, mas muito pobre de conhecimentos.., salvam se muito poucos..
    Nei.

     
  • Às 8 de setembro de 2019 13:26 , Anonymous Josi disse...

    Gardenal no Nei
    Tá com mania de grandeza.
    Gardenal e Rivotril

     
  • Às 8 de setembro de 2019 13:47 , Anonymous irmão da Josi disse...

    O Nei escreve desrespeitosamente e mete o pau no Felipão. Um cara assim não pode ser gente boa. Felipão não tava dando mais certo? Dispensa ele. Mas se respeite esse grande treinador que é palmeirense gente boa e um cidadão de respeito. Mas o Nei não consegue participar nunca sem chingar o próximo ou falar palavrão. Ele um boca suja malcriado que só sabe ofender i próximo Deve ser um frustrado e sofrer muito na vida porque quem faz mal aos outros aqui na terra é aqui que mesmo que paga
    Saudações pros palmeirenses e gardenal
    pro Nei.

     
  • Às 8 de setembro de 2019 15:55 , Anonymous Avô da verdinha disse...

    Nei, já que tu dissestes que neste logradouro virtual salvam-se poucas almas escrevinhadoras, der-se-á as devidas nomenclaturas, por obséquio.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial