Observatório Alviverde

21/10/2019

NOTA ZERO PARA O EMPÍRICO MANO MENEZES, O GRANDE RESPONSÁVEL PELO FRACASSADO EMPATE DE ONTEM EM CURITIBA!!!


Sempre ouvi dizer que enquanto há vida há esperança. 

Com base nesse axioma, eu, que acredito piamente nele, só desisto do título do Brasileirão quando a matemática me provar que estão esgotadas todas as possibilidades de obtê-lo.

Digo isso porque, no que respeita à rodada de ontem, considerando a simulação que fiz do desfecho do campeonato, errei apenas ao prever o triunfo palmeirense sobre o Athlético.

Considerei que o Verdão passaria pelos paranaenses, tanto e quanto o Fla venceria o Flu. O Flamengo venceu, sim, mas, como previ, não com a folga e a facilidade que a mídia esperava.

Sei, perfeitamente, que a missão do Palmeiras -agora- tornou-se (quase) impossível e que as possibilidades de vencer o Brasileiro são mínimas e restringem-se à matemática. 

Convém então que se diga, que o campeonato do Palmeiras a partir de ontem, noves fora o improvável título, é a afirmação da classificação para a Libertadores/20.

São mais onze rodadas a ser cumpridas e, do jeito que o time vem se comportando, será preciso muita firmeza, determinação e, sobretudo, disposição, para que o Palmeiras chegue lá sem a necessidade de disputar a pré-libertadores.

Ontem, se eu tivesse de apontar um responsável pelo mau resultado contra o Athlético, sem qualquer dúvida, hesitação ou titubeio, apontaria o meu dedo indicador para Mano Menezes.

Mano que, no Palmeiras, tem se revelado ao menos até agora, apenas e tão somente um empírico, uma espécie de professor pardal, sacou inexplicavelmente do time, de uma hora para outra, o eficiente lateral Marcos Rocha, substituindo-o pelo o veterano Jean, jogador lento e sem capacidade de recuperação, incapaz de substituir à altura o atleta campeão em desarmes deste Brasileiro. 

Resultado: o gol do Athlético e noventa por cento de suas jogadas ofensivas nasceram pelo lado direito da defesa palmeirense, como vinha ocorrendo anteriormente, mas por outros motivos.

Da mesma forma, Mano também sacou o melhor meia com quem podia contar, Scarpa, sob a alegação de, assim como Rocha, estar esgotado fisicamente. Teria sido por isto mesmo?

Definitivamente, não critico tanto os jogadores pelo mau resultado de ontem. Todos, de um modo geral, se empenharam do início ao final do jogo e deram tudo de si.

É importante ressalvar que sofreram as consequências de um sistema tático arcaico, previsível, perverso, vulnerável defensivamente, desprovido de qualquer senso de profundidade, montado e adotado erroneamente por Mano. Por muito menos Mattos enxotou -covardemente- Felipão!

Confirmando o que observei, basta que se diga que Weverton, sem culpa no gol sofrido e o melhor do time, foi exigido do início ao final do jogo, tendo operado ótimas defesas.

Poupar dois atletas fundamentais (Marcos Rocha e Scarpa), devidamente entrosados com o time, para mim foi um erro mais do que palmar, cavalar, cetáceo ou paquidérmico -escolham o tamanho-  de Mano Menezes.

Poupá-los por quê e para quê se o Palmeiras tinha a necessidade premente e imperiosa de vencer e, a esta altura, só tinha mesmo de se preocupar com o Brasileiro? 

De mais a mais, o banco de reservas existe com que finalidade?  

Custava ter começado com Rocha e Scarpa e à medida que cansassem fossem substituídos?

Ou, da mesma forma, tê-los no banco para entrar e decidir depois com eles, jogadores acima da média?

Ou os problemas não foram esses de poupar mas outros que estão e ficarão guardados a sete chaves?

Na situação em que o time estava, carente e dependente da vitória, como é que Mano pôde tirar do time alguém  agudo e talentoso como Scarpa?

Um jogador que mesmo sem render o que rendia no Flu, seria capaz de definir o jogo em uma bola, fosse através de um chute, de uma cobrança de falta, de uma cobrança de corner, de um improviso em dribles ou coisa assim?

Ainda mais para colocar em campo o desastrado Zé Rafael que até começou bem a sua trajetória no Palmeiras, mas, depois, revelou-se completamente despersonalizado, tosco e sem habilidades, um verdadeiro grosso, totalmente inútil em campo?

Vou além.

Zé Rafael por incúria, falta de interesse e negligência enterrou o time, deixando Cirino livre para cabecear e assinalar o gol do Athlético. 

Ele sequer esboçou postura de marcação a um jogador que estava sob sua guarda e responsabilidade no momento em que a bola foi alçada à área.  

Como um profissional regiamente pago pode cometer um erro tão elementar de omissão de marcação?

Como justificar a ausência de Marcos Rocha, atleta jovem e cheio de vigor que, sou convicto disto, gostaria de entrar no jogo? 

Rocha estava cansado, exaurido e sem condição física? A culpa é de Mano, sim senhor. Explico porquê.

Este blog (voltem às postagens anteriores os que duvidam do que relato) falou várias vezes do buraco enorme existente pelo lado direito da defesa palmeirense, ao qual chamávamos de verdadeiro latifúndio, ampliando e restringindo a um só tempo o trabalho de Rocha.

Como o senhor Bruno Henrique não cumpre (há tempos) o trabalho de cobertura pelo lado direito da defesa, Rocha ficava com a sua área de atuação ampliada e tinha que marcar constantemente dois ou três adversários (em largo espaço) que, invariavelmente, caiam pelo seu setor. 

Da mesma forma provocava a ira da torcida que o acusava de apoiar pouco o ataque, sem perceber que havia restrições e limitações para que ele exercesse essa tarefa. Preferentemente, ele tinha de marcar!

Tem que se esgotar mesmo, né? Mas cadê que Mano tomou as providências devidas para tapar o buraco, ainda que fosse sacando Bruno Henrique? Bruno Henrique, por acaso, é intocável?

Meus amigos, é importantíssimo o que estou dizendo porque até Dudu, talvez com pena da situação de Rocha, recuava às vezes para ajudar na marcação deixando de decidir o jogo lá na frente, a sua especialidade. 

Da mesma forma, quando Marcos Rocha desamparado por Bruno Henrique saia para o combate, obrigava Gómes a cobri-lo.

Como Gómes saia da área, Vitor Hugo saia de seu setor para cobrir Gómes e Diogo Barbosa deixava sua posição para cobrir Vitor Hugo.

Mas não foi exatamente por tudo isso que aconteceu o gol do Athlético? 

Foi uma sequência de saídas para que um cobrisse o outro, culminando com o desinteresse de Zé Rafael em cercar Cirino.

Num jogo como o de ontem em que, mesmo com os principais jogadores seria difícil, imaginem como ficaram as coisas a partir da escalação de atletas que não jogavam há tanto tempo e que voltavam ao time simplesmente porque havia jogadores tidos como esfalfados? 

Mas não era isto que este blogueiro e a maioria absoluta dos bloguistas deste OAV cobrávamos de Felipão que promovia o tal rodízio para agradar todo o grupo? Mano, nesse aspecto, está conseguindo ser pior que Felipão. 

Além de tudo o que dissemos, Mano, ontem, foi formal, tradicional e óbvio nas substituições.

Ao invés de mandar o time pra frente alterar o modo de jogar e tentar algo diferente para ganhar o jogo, realizou alterações previsíveis, corriqueiras e sem a menor inventividade, completamente incapazes de fazer com que o Palmeiras viesse atingir esse objetivo.

As entradas de Lucas Lima e Rafael Veiga não acrescentaram absolutamente nada ao time sob qualquer ponto de vista, fosse técnico, tático ou físico. 

Pelo contrário a entrada de Rafael Veiga (jogador comum e sem a menor criatividade), no lugar de William foi o corolário da completa falta de inspiração e de conhecimento de elenco do novo técnico palmeirense.

Por que, por exemplo, ele não tirou Deyverson apesar do esforço e da razoável atuação e colocou William como centro avante, fazendo entrar, então um meia de sua preferência?


Isso tudo me faz enxergar Mano como uma espécie Felipão mais moderno, mais educado e mais articulado, mas muito longe da sabedoria, da liderança, da esperteza, da astúcia, da experiência, da malandragem (no melhor sentido da palavra), e, sobretudo, da capacidade que caracterizam o perfil profissional de Scolari. 

No ensejo do encerramento desta postagem quero registrar o pensamento de meu irmão acerca de tudo o que estamos analisando.

Ele diz que o Palmeiras tem de tratar de garantir a sua vaga na Libertadores e reconhecer que se o Flamengo for o campeão havemos, todos, de respeitar o melhor time...

E, enquanto isso, o maior de todos os responsáveis por essa mixórdia continua na Europa certamente fugindo das demandas e responsabilidades que o cargo lhe impõe no momento mais decisivo da vida do clube neste ano de 2019. (AD)

 COMENTE COMENTE COMENTE
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD). 

15 Comentários:

  • Às 21 de outubro de 2019 às 07:34 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Era para o besta quadrado do presidente ter enfiado o pé na porta e ter contratado Mourinho, multicampeao na Europa com currículo infinitamente mais vasto que seu conterrâneo da Gavea, ter dado carta branca, transparente, translúcida ou o raio que seja pra ele fazer o que quiser e em 2020 montar o time que ele quiser a seu gosto, dentro do orçamento de contratações, mas não, esse ignóbil contrata Mano Menezes, igualzinho Felipão, a diferença que ele treinou um time do sistema, Curica, e um time onde ganhou na base dos pênaltis nas decisões, mas de repertório zero, zero. Claro que não vai mandar Mano Menezes embora, acabou de contratar e não quer passar mais uma vergonha pública. Mas o mentor intelectual de tudo isso está lá no clube, viajou pra Holanda esses dias e anda meio sumidinho, né cabelo seboso, tô falando de você mesmo seu pernicioso.

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 09:10 , Blogger Alysson disse...

    A verdade e que todo técnico que chega no Palmeiras tem prazo de validade, alguns chegam ganhando todas nos primeiros jogos como e o caso do mano e depois vao caindo de produção, ou seja tá mais do que comprovado que o problema vem lá de cima, pq desse jeito a única maneira de ganhar um campeonato e ficar trocando de técnico de 2 em 2 meses, aliás se tivesse demitido o Felipão naquele jogo contra o Grêmio lá em Porto Alegre arriscaria de hoje estarmos disputando a semi final da libertadores....kkkk.....tem que rir pra não chorar, outra situação que convenhamos um empate em Curitiba contra o Atlético paranaense nos dias de hoje e algo totalmente normal, o que não e normal e essa campanha do Flamengo, se eles tivessem jogando dessa maneira no ano passado não sei nem se nós teríamos conquistado o título

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 11:02 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Verdade, JÁ DISSE ONTEM: O Flamengo, anormalíssimo, merece o Título, com VAR e sem VAR.
    Vamos ser honestos.
    Eles passam fácil por qualquer time, enquanto o Palmeiras precisa disputar uma Guerra.
    O nível deles em elenco, é muito maior.
    O que demonstra o péssimo serviço de Mattos, que, tirando DUDU, e dois ou três, entre dezenas, não sabe contratar.
    Até acho que se o Flavela (eu detesto dizer isso) ganhar a Libertadores, equipe para vencer o Mundial.
    E também repito o que afirmei ontem: Não tenho vergonha de dizer que tenho saudades de Felipão.
    Se ele voltasse, eu aceitaria, imediatamente.
    Até acharia bonitos aqueles fones do Turra.

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 11:03 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Até acho que se o Flavela (eu detesto dizer isso) ganhar a Libertadores, tem equipe para vencer o Mundial......

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 11:07 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Aquela expressão do Mano, falando que falta ACABAMENTO, é a fala mais brega que ouvi no mundo do Futebol.
    Na outra vida, esse cidadão deve ter sido pintor de paredes ou pedreiro azulejista.
    Mendicância intelectual.

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 11:09 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Luxemburgo ou Mancini (a depender de sua campanha no CAM), são grandes nomes para 2020.
    Claro que, se não trouxermos um Pop Star estrangeiro.
    Mas ainda prefiro LUXA, entre TODOS, menos Guardiola.

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 11:50 , Blogger De Rossi disse...

    Estou vendo o presidente do Bahia dando entrevista um rapaz jovem e extremamente inovador na gestão do futebol, esse rapaz poderia ser nosso diretor de futebol ou quiça nosso presidente da de 1000 a 0 no nosso presidente e diretor!

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 12:47 , Blogger Irineu Curtulo disse...

    Nosso presidente se chama Maurício e com ele no comando estaremos nos próximos dois anos, sendo essa a nossa realidade suponho que o diretor de futebol será mantido até o final do seu mandato. Mesmo apresentando um futebol bem abaixo do esperado, ainda assim estamos com um aproveitamento que nos anos anteriores estaríamos brigando lado a lado pelo título. E o que isso pode mostrar aos nossos administradores? Os números mostrarão que estão no caminho certo e que as mudanças não serão tão radicais como quer a nossa torcida. Alguns atletas serão negociados e outros virão para ocupar esses vazios. Penso que devido à lição aprendida de que não adianta mais apostarem em promessas de outros clubes, o caminho das contratações serão mais bem avaliadas e não cometerão erros que nos comprometeram nessa temporada. Esse é o meu prognóstico, mas não é a minha opinião.

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 14:26 , Blogger Libertad disse...

    Ano que vem, devera ser a mesma coisa,

    -Vamos inicia o ano, fazer a pre-temporada com um técnico retranqueiro, de uma bola só, tudo do mesmo modo dos antecessores, a mesma mesmice.

    -Serão dispensados e contratados boleiros dentro dessa filosofia.

    -O VARmengo esta indo muito bem, porque, acreditou numa filosofia de jogo diferente de todos os demais, ou seja, jogar, atacar, entrar para vencer, como diz o ditado, na terra de cego quem tem um olho é rei.

    -Tenho certeza que as múmias que o Gordo Pançudo fez contratos longos, permanecerão no resort, que vai querer contratar essa boleirada com esses salários altíssimos.

    -O dinheiro também não deve estar muito farto, perdeu-se muito no avant, bilheterias e na desclassificações prematura das copas.

    Temos na verdade que fazer um limpa nesse elenco, começando por quem os contratou...

    Nei.

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 16:22 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Caro De Rossi. Nós tínhamos esse Presidente, um homem jovial, com novas idéias, Absurdo Palmeirense, que revolucionou o Palmeiras, a despeito da força contrária representada pela Rede Esgoto, CBF e FPF, além da Imprensa parcial e amarronzada.
    SEU NOME: PAULO DE ALMEIDA NOBRE.

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 16:28 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O segredo do sucesso: CONTRATAÇÕES CIRÚRGICAS, DE NOMES INQUESTIONÁVEIS, CONSAGRADOS.
    E misturar à Base.
    NÃO QUERO O MELHOR ELENCO. QUERO O MELHOR TIME.
    IGUAL AO FLAMENGO.
    SEM ESSA CONVERSA DE POUPAR, QUE DESCANSEM NOS OUTROS DIAS, COMO DISSE JESUS EM SUA MELHOR FRASE DESDE QUE CHEGOU NO BRASIL.
    EM RESUMO, PARECE QUE ELE INVENTOU A PÓLVORA, AO JOGAR ATACANDO, COM GARRA E PARA VENCER. SEMPRE E SEM PARAR.
    QUE SIRVA DE LIÇÃO AOS NOSSOS TREINADORES, LUXEMBURGO, RENATO GAÚCHO E O TREINADOR DO CAP, à PARTE.

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 16:28 , Anonymous Sr. Olivar disse...

    Não tenho mais estômago para assistir jogo desse time vagabundo que mal ganha jogo fácil, porque difícil não ganha nenhum, nem clássico. Vamos elencar os problemas na ordem correta, de cima para baixo:

    1) Presidente omisso e banana (ou esperto, que está rachando os "lucros" com o diretor ladrão)

    2) Diretor de futebol ladrão = para contratar uma caçamba de merda por ano ganhando 1 milhão por mês e 5 anos de contrato ele sabe, renovar contrato de encostados ele sabe, agora para se livrar dessas porcarias não consegue ou não quer (rachadinha nos salários???)

    3) Como consequência disso temos um elenco extremamente caro, numeroso, cheio de perna de pau, medrosos, vagabundos, velhos e machucados e que não são cobrados pelos dois malandros citados acima.

    4) Já estão ventilando nomes para o ano que vem um pior que o outro, como Luan do galo, Roni, Gustavo Henrique, Orejuella (mais um lateral RUIM do Cruzeiro). Vai continuar a mesma merda.

    5) Salvo desse elenco: Weverton, Mayke para reserva, Gomez, Victor Hugo, Felipe Melo, Dudu, Willian e por enquanto Luiz Adriano (ou seria o novo Barrios?). O resto joga na privada e dá descarga umas 10 vezes pra ter certeza que não volta.

    6) O treinador é bom e não é trouxa, já sabe que o BR já foi para a merda e está colocando essas bostas que o ladrão contratou para jogar para todo mundo ver a merda de elenco que o gordo safado montou.

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 16:32 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Rubrico as folhas e assino ao final do estupendo comentário do Sr. Olivar.
    Seja Benvindo !

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 18:10 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Com todo respeito (embora DISCORDE) dos tantos outros comentários, apenas Irineu Curtulo coaduna com meu entendimento.

    Um time que é campeão ano sim, outro vice NÃO É TERRA ARRASADA.

    DISCORDO veementemente de todas as cornetas.

    O Palmeiras está sim Senhor no caminho certo.

    Se o FlaVAR, FlaLIXO, Flamerda ACERTOU mais esse ano, paciência.

    Eles são grandes também.

    O Palmeiras NÃO É o único time grande do Brasil.

    Ponto!

     
  • Às 21 de outubro de 2019 às 19:20 , Anonymous Discípulo do insuperável disse...

    Queria ver Luxa, O Grande, bailando no relvado do Allianz seus conhecimentos de longos anos de futebol.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial