Observatório Alviverde

22/04/2021

COM MUITA DIFICULDADE PALMEIRAS DÁ O PRIMEIRO PASSO RUMO À CLASSIFICAÇÃO!

 

Existe uma frase no hino do Palmeiras que eu gostaria, imensamente, se fosse cancelada. 

É esta:

"...sabe bem o que tem pela frente, que a dureza do prélio não tarda"!

O tempo passa e eu vejo essa frase pessimista como um mantra, interferindo em nossos resultados.

Como sempre destaco, a única decisão desde a década de 50 aos dias de hoje (das que me lembro) em que o Palmeiras ganhou com sobra foi no Paulista de 2008, quando decidiu o campeonato em melhor de duas partidas com a Ponte, ganhando a primeira em Campinas por 1 x 0 e goleando no segunda no Parque Antártica na final por 5 x 0. 

Noves fora essa decisão não me lembro de outra em que o time tenha suplantado com facilidade o adversário, de modo a proporcionar à torcida conquistas sem tanto derramamento de adrenalina.

Ontem, em Lima, no Peru, em sua estreia na fase de grupos da Libertadores e enfrentando um dos times mais fracos entre todos os que teve pela frente nos últimos tempos, o time palmeirense após construir 2 x 0 de maneira natural e como consequência de sua superioridade em campo, fraquejou e entrou (outra vez) na frase do hino.

Tudo por conta de Alan Empereur (Não me parece zagueiro para o Palmeiras) expulso por excesso de violência e reincidência, dando início a um processo de desgaste do time quando o Verdão viu-se reduzido a apenas dez homens e sofreu os dois gols no curto prazo de três minutos .

No primeiro gol o time peruano explorou a baixa estatura de Marcos Rocha cruzando em cima dele para a conclusão de Gutierrez (de cabeça).

O segundo decorreu de um toque infantil cometido por Danilo e que, realmente, existiu. 

A bola, de fato, tocou no antebraço do volante palmeirense e os lances fatídicos ocorreram, respectivamente, aos 19 e aos 22 minutos do 2º tempo. 

Por falar em arbitragem, nós que sempre criticamos as arbitragens contrárias desta vez não temos motivos para criticar o árbitro uruguaio, que se não foi bem (de fato não foi) ao menos não prejudicou o Verdão.

Após várias alterações no time, sem, no entanto, abdicar do sistema de três zagueiros, o Palmeiras acabou se iluminando ao final do jogo e conquistando o gol da vitória no último lance, em bola cruzada de cobrança de córner por Scarpa que o jovem zagueiro Renan chapou com  a cabeça, devolvendo a alegria à torcida palmeirense.

Atribuo estas notas aos palmeirenses

Weverton (6), Rocha (5), Luan (6), Gomez (6) Empereur (4) Danilo (6) Patrick (6,5) Vitor Luís (4) Veiga (7,5), Rôny (7,0), Luiz Adriano (5), Renan (7), Danilo Barbosa (6) Esteves (5) Scarpa 6 e Wesley (5). Abel Ferreira (5).

Se a apresentação da equipe esteve abaixo das expectativas da torcida, há de se registrar que o resultado foi excelente em face do empate de 1 X 1 entre os dois outros concorrentes do Grupo A, Defensa Y Justícia da Argentina e Independiente del Valle do Equador.

Na próxima rodada o Palmeiras jogara em casa, no Allianz, contra o Independiente del Valle, clube equatoriano da cidade de Sangolqui localizada na zona metropolitana de Quito.

Como você analisa o resultado do Palmeiras, ontem, no Peru?

O resultado apertado representa uma advertência ou faz parte do contexto?

COMENTE COMENTE COMENTE 

 



 

12 Comentários:

  • Às 22 de abril de 2021 às 10:50 , Blogger ester abea disse...

    Alcides querido

    Tia Ester concorda em parte com sua visao do Hino

    quando se diz que a dureza do prelio nao tarda, se está elogiando a capaz capacidade dos adversários, e dando a devida honra que esportistas devem dar aos mesmos

    Por mais nojento (SPFW, FlaVAR, Inter, Ixpo) , asqueroso(muitos outros), fracassado (SCCP, Guarani), sem importância alguma (CAM, Botafogo, Flu) ou fraco (como o time de hontem, Chapecoense, A. Goianiense, Coritiba), TEMOS que mostrar, com a cortesia propria de ESPORTISTAS, que os respeitamos.

    Destarte, nao vejo nada errado com nosso (belissimo ) Hino. Mas é algo que NENHUM hino faz no sujo futebol nacional: mostrar respeito aos adversários, mesmo que durante a partida enfie 4,5 gols neles, como fizemos com a Ponte em 2008

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 10:57 , Blogger ester abea disse...

    em continuaçao:

    e hontem foi um horrorzinho horroroso

    permitir o empate dakele timeco foi demais

    Cheguei a algumas Conclusoes Esterísticas:

    1) L. Adriano, Luan, Danilo, M. Rocha e outros NAO tem condiçoes de jogar na SEP. Servem para coadjuvantes sem importância. Jogadores para Botafogo, Gremio, Cruzeiro, CAM, Flu, Vasco). Palmeiras é E SEMPRE SERÁ protagonista. É importante e sempre deve ficar nas 1as posiçoes

    2) A culpa NAO é dos moços, nem do luso. A CULPA É DO CARECA

    3) SEM força nos bastidores, nada ganharemos. E isso pode ser colocado na conta do Careca

    E O PIOR:

    mesmo com jogadores meia boca, um time com força nos bastidores vai longe. MAS NAO É NOSSO CASO. Somos fracos, fraquissimos. POR CAUSA DO CARECA.

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 11:04 , Blogger ester abea disse...

    pelo menos houve algo para comemorar:

    Inter
    Santos
    CAM

    perderam ou empataram

    o Inter está na ridícula posiçao de último colocado na chave liderada pelo "Campeonissimo" Club Ever Ready...o clube da pilha, kkkkkkkk
    Um clube imundo como o Inter merece essa humilhaçao

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 12:13 , Blogger ester abea disse...

    Veja série do Palmeiras sem derrota como visitante:

    Melgar 0 x 4 Palmeiras (Copa Libertadores 2019)*
    Godoy Cruz 2 x 2 Palmeiras (Copa Libertadores 2019)*
    Grêmio 0 x 1 Palmeiras (Copa Libertadores 2019)*
    Tigre 0 x 2 Palmeiras (Copa Libertadores 2020)**
    Bolívar 1 x 2 Palmeiras (Copa Libertadores 2020)**
    Guaraní 0 x 0 Palmeiras (Copa Libertadores 2020)**
    Delfín 1 x 3 Palmeiras (Copa Libertadores 2020)***
    Libertad 1 x 1 Palmeiras (Copa Libertadores 2020)***
    River Plate 0 x 3 Palmeiras (Copa Libertadores 2020)***
    Universitario 2 x 3 Palmeiras (Copa Libertadores 2021)***

    *Com Luiz Felipe Scolari
    **Com Vanderlei Luxemburgo
    ***Com Abel Ferreira

    Miraccolo!!!!

    Nao a série Invicta fora. Somos um clube com alta capacidade.

    Mas miracollo mesmo foi a imprensa marrom APLAUDIR a série invicta

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 12:21 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Abel Ferreira disse que o Danilo Barbosa é uma reposição a Emerson - bola ridiculamente cruzada à frente da área no gol do time peruano.
    Ou seja, pela qualidade do atleta reposto, já se vê o nível da reposição: ZERO.
    Quando iremos contratar JOGADORES de verdade, seo Galiotte ??
    Se é para fazer isso, não contrata ninguém. Fica do jeito que está.

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 12:55 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Eu acho que vi outro jogo.
    O Palmeiras fez uma grande partida.
    Mostrou ter Time para ser novamente Campeão.
    Teve uma pane, mas teve forças para se recuperar.
    Nada é mais importante.
    Falando especificamente da vitória dramática na estreia da Libertadores, acho que há até uma explicação. O Palmeiras estava jogando bem e com um placar confortável até o Empereur ser expulso e sofrer o primeiro gol.
    Aí, se descontrolou. Mas ainda assim conseguiu vencer, que é o que importa.
    Essa instabilidade é normal para um clube que vem disputando diversos campeonatos ao mesmo tempo, ainda mais nesse cenário de pandemia. A oscilação é natural, ainda mais pelas mudanças que Abel precisa fazer na equipe para poder dar conta dessa maratona insana. Contra o Universitario, o time começou bem, sofreu um apagão e foi prejudicado com a expulsão de Empereur, mas teve força para voltar com os três pontos de lá.
    Acho importante diferenciar a instabilidade natural de um trabalho em desenvolvimento e com pouco tempo de treinamento entre um jogo e outro, com a instabilidade pontual do jogo de ontem. Diante do Universitário o Palmeiras controlou totalmente o jogo e teve cinco minutos de desconcentração punidos de forma bem incomum. O que aconteceu no Peru não tem exatamente relação com a irregularidade do Palmeiras desde a reta final da temporada 2020.
    E contra o Universitario a impressão foi que o time quis "descansar" fisica e mentalmente com os 2 a 0. Desconcentração, expulsão, dois gols em sequência. Qualquer time ficaria perdido com esse "combo". Palmeiras ainda achou um gol para garantir três pontos fundamentais em grupo complicado. Equipe de Abel tem problemas, a instabilidade emocional do próprio treinador atrapalha algumas vezes por "pilhar" demais os atletas contra arbitragem. Mas sem tempo e com jogos importantes encavalados as correções virão aos poucos, se houver respaldo.
    Acho que o Palmeiras, assim como os demais brasileiros na Libertadores, vai pagar o preço pelo calendário insano que vem enfrentando há quase um ano e o pouco tempo de treinamento. Desde a volta do futebol, em 2020, o alviverde disputou 74 partidas. A maioria dos outros sul-americanos jogou menos de 50 vezes. Além disso, Abel Ferreira tem apenas cinco meses no cargo, e é o mais longevo dos brasileiros na competição! É irreal esperar que equipes sejam consistentes neste cenário. Mesmo com tudo isso e a pressão de sempre, o Palmeiras conquistou dois grandes títulos nesta maratona e voltou para casa ontem com três pontos.
    A própria Imprensa, com seus variados analistas e mídias, tiveram uma boa impressão da nossa estréia.

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 12:59 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    NOTAS DOS JORNAIS ELETRÔNICOS SOBRE O PALMEIRA:
    Com três zagueiros, você ocupa mais o meio-campo, acho que foi inteligente da parte do Abel. Conhecendo o adversário, sabendo que é inferior tecnicamente, tentar ocupar um espaço importante na construção das jogadas, dando liberdade para o Veiga, que vive um grande momento, é o principal jogador de construção.
    Apesar do sufoco, o resultado do atual campeão na noite desta quarta-feira foi justo. O técnico português escalou o Palmeiras com algumas novidades que podem ditar o ritmo da equipe para frente, especialmente em relação ao esquema. Assim como já vinha ensaiando no Campeonato Paulista, Abel mandou o Verdão a campo com três zagueiros, sem depender tanto das jogadas de lado e construindo com troca de passes pelo meio-campo.
    Danilo jogou como primeiro meio-campista, enquanto Patrick teve mais liberdade pelo lado esquerdo, aproveitando-se do espaço que Luiz Adriano criou ao sair da área para fazer o pivô. As duas crias da base deixaram o time mais leve do que a dupla Felipe Melo e Zé Rafael e, apesar do pênalti desnecessário cometido pelo camisa 28, demonstraram que podem ser o futuro para o setor, ao menos neste início de temporada.
    Embora Abel argumente que não se considera técnico de um único esquema, é inegável seu gosto pelos três zagueiros, seja com 3-4-3 ou 3-5-2 – segundo ele, não há formatação mais agressiva ofensivamente do que essa, apesar daqueles que argumentam ser defensiva.
    o Verdão jogou com linhas adiantadas e uma movimentação em que Gustavo Gómez até se posicionava como volante, com Weverton saindo para jogar entre Luan pela direita e Alan Empereur, pela esquerda. Marcos Rocha era praticamente um ponta, e Raphael Veiga jogou bem novamente e tirou proveito dos espaços criados por Luiz Adriano. Como prêmio, fez um belíssimo gol.
    A jogada do gol, inclusive, começou com o contestado Luan, marcado por erros em momentos decisivos do Palmeiras, mas que foi muito bem na saída de bola – ele lançou Rony no lance do 2 a 0. Empereur acabou marcado pela expulsão que mudou o rumo do jogo: da falta que gerou o cartão vermelho saiu o primeiro gol dos peruanos, que dois minutos depois empataram pelo pênalti. Um resultado até então inesperado, diante da fraca atuação dos donos da casa e o controle do Palmeiras.
    O time com três zagueiros realmente mostrou mais repertório ofensivo e teve nos jovens volantes bons destaques. É um caminho interessante a se seguir e que na próxima terça terá um teste importante, contra o Independiente Del Valle (EQU), um adversário notadamente mais forte.
    PENSO QUE PRECISAMOS SER MAIS PROPOSITIVOS EM RELAÇÃO AO TIME, QUE DISPUTA SUA SEXTA LIBERTADORES SEGUIDA, ENQUANTO OS VIADOS TÊM ANOS DE INSTABILIDADE, E OS MALOQUEIROS, UMA VEZ MAIS, NÃO ESTÃO DISPUTANDO.

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 14:22 , Blogger MestredosMagos disse...

    AÇÃO OU OMISSÃO ?

    Prefiro pecar por ação do que por omissão.

    Caixa Federal vai perdoar a dívida do Estádio do Corinthians.

    Vai pagar até 2040. Isso é perdão.

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 15:18 , Blogger ester abea disse...

    Palmeiras supera Gremio e é o brasileiro com mais victorias na Liberta

    Miracollo!!!!
    Miracollo!!!

    Nao é possivel!!!

    A imprensa marrom, suja, imunda e sempre CONTRA o Palmeiras RECONHECE algo positivo, bom, victorioso na SEP

    As cabecinhas de jerico dos focas, saídos das Anhanguera e puxa-sacos de seus chefes bambis, mudaram em pelo menos 1(HUMA) matéria

    Impressionante!!!

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 16:56 , Blogger ester abea disse...

    Alcides, meu querido

    Tia Ester quer tecer alguns encomios á excelente obra de limpeza, de sanitizaçao, de desinfecçao que fizestes e tens feito no OAV

    Imagino o quanto é difícil ler baboseiras colocadas por indigentes mentais, mentecaptos e pelo pessoal etílico e etilista do bar do tenis.
    Imagino também O NIVEL das conversas etilicas movidas a alcoolico alcool do pessoal do supracitado estabelecimento. Deve ser conversinha de bebado, ou seja, dakelas que nao se aguenta 5 minutos. O pior é que muitos dakele local CERTAMENTE nao torcem pela SEP, a ver pelo que escrevinhavam aki. Devem ser desocupados.

    De todo modo é otis nao mais precisar explicar o que é ENCOMIO, ETILISTA e informar ao povo da Anhanguera que APODO nao é o jogador Apodi.
    Ganhas, pela impressionante obra, pontos no Nobel Esteristico. Este Nobel só é ganho por quem presta relevantes serviços ao Palmeiras. O milhao de dólares, contudo, é substituído por uma camisa de Ademir da Guia. E o banquete é numa Cantina, onde cada um paga sua parte...Tia Ester, afinal, nao tem o poderio do Governo da Suécia...

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 17:04 , Blogger ester abea disse...

    Verde Insuperável, querido:
    "AO TIME, QUE DISPUTA SUA SEXTA LIBERTADORES SEGUIDA, ENQUANTO OS VIADOS TÊM ANOS DE INSTABILIDADE, E OS MALOQUEIROS, UMA VEZ MAIS, NÃO ESTÃO DISPUTANDO""

    Falaste com brilho inaudito.

    QUANTOS da imprensa marrom destacam que Liberta para nós é rotineira rotina???
    E que para o SPFW classificar-se na Pré é ETERNAMENTE uma dureza???
    E que o SCCP nem disputa e tem no Curriculo Tolima e Guarany paraguayo (Tri da Pre, feito o SPFW)

    Viste o jogo e o futuristico futuro com o copo meio cheio, algo raro na nossa mental mentalidade de torcedores altamente apaixonados.

     
  • Às 22 de abril de 2021 às 18:23 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Mestre, lembrando que foi seu ídolo, o santo de nove dedos, que deu o estádio pra raça maldita. E nós, estamos pagando a conta.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial