Observatório Alviverde

02/04/2021

DIGRESSÕES!

Sou de um tempo em que a sexta-feira santa, mais do que um dia místico, era um dia de recolhimento, oração e adoração a Deus e eu acreditava, piamente, que Jesus Cristo era Deus.

O tempo passou, tudo mudou, se transformou, se metamorfoseou e as sextas-feiras santas destes novos tempos, de há muito já não são iguais àquelas.

E não são porque deixaram de ser espontaneamente, mas em decorrência da mudança drástica do significado da data e dos fatos para as novas gerações.

Em meu tempo até procissão havia, após uma santa semana de recolhimento, reflexão e oração em respeito à paixão de Cristo.

E era assim até que, "arrebentasse a aleluia", isto é, quando a igreja informasse que  Cristo ressuscitou.

Ocorrida a hora os sinos batiam, os fogos espocavam, os ricos abriam o champagne que precedia a ceia, o pobre abria um vinho Salton ou um Centauro, comia pães asmo e só depois ia dormir, sabendo que um lauto almoço de páscoa fecharia o lado comensal da semana santa.

Ainda sob o tilintar dos sinos, a garotada -simbolicamente- incendiava e matava Judas destruindo, com paus de vassoura, o boneco de andrajos que o representava, adredemente preparado e, via de regra, amarrado aos postes de ferro ou cimento do sistema de iluminação das cidades naquela época.

Quando penso nessas coisas, eu, que não tenho a mínima vocação para a pieguice, sinto-me nostálgico e fico sem compreender como essas coisas deliciosas puderam deixar de existir tão tão melancolicamente com a chegada do futuro.

Aí eu me transporto para o Palmeiras da minha época, do pós Mundial de 51 e me lembro dos times fracos que o sucederam, dessa data a 1959, após uma sequência obscura de 9 anos sem títulos.

Lembro-me da tumultuada saída da principal estrela do Campeonato Mundial, o maior lançador e assistente (até hoje) da história do futebol brasileiro, Jair da Rosa Pinto, o grande Jajá de Barra Mansa herói do jogo da lama (uma virada homérica em cima dos Bambis) e  o homem que "fez" Pelé, segundo declarou o próprio jogador em seu livro "Eu sou Pelé"!

O Paulistão ainda não tinha esse nome mas já era o principal regional do país, só superado pelo Torneio Rio-São Paulo que reunia os principais clubes do futebol brasileiro e já existia desde o tempo em que meu pai era jovem, isto é, desde 1933.

O Palmeiras foi campeão do Rio-SãoPaulo de 1950 e só voltou a ganhá-lo em 1959, ano em que montou um timaço capaz de derrotar o Santos de Pelé, Pepe, Zito e, de quebra, foi Campeão Paulista no certame que ficou conhecido como  "Supercampeonato". Só o Palmeiras é supercampeão paulista!

Lembro-me, também do primeiro negro retinto a vestir nossa camisa, Paulinho, atacante, contratado junto ao Flamengo, que estreou de maneira arrasador contra o Curica fazendo dois dos quatro gols da vitória do Verdão por 4 x 0.

Meus amigos, as recordações são múltiplas, inenarráveis, num tempo em que a vida tinha muito mas sabor, brilho e colorido tanto e quanto o futebol era muito mais envolvente e apaixonante;

COMENTE, QUEM QUISER

PS - Se vc tiver temas mais interessantes referentes ao Palmeiras, favor publicar!

15 Comentários:

  • Às 2 de abril de 2021 às 13:43 , Blogger ester abea disse...

    Alcides, querido amigo

    Lembras coisas bonitas, tanto da Religiosidade(Semana Santa) quanto do futebol( Jair da Rosa Pinto). Sao lembranças bonitas do passado. O grande Palmeiras Campeao Mundial de 1951. E o nosso povo que nao se acanhava de mostrar o que lhe ia ao coraçao...

    No dia de hoje Tia Ester retornou do Sertao do Nordeste. Terra de facto xexelenta. Para compensar, o Senhor ali colocou um povo bondoso, hospitaleiro e amigável, que nao se revoltou com o quinhao horroroso que recebeu.
    Ao chegar, exaurida por conectiva conexao no Recife -o pior aeroporto dos quase 300(TREZENTOS) que conheço, vejo que o Palmeiras fica 1(HUM) mês sem Gabriel Menino. Nao joga as decisivas decisoes. Vejo por 2(DOIS) lados: no time de poucos craques que temos, é uma "perca" para nós(assim falava akele Catedratico da Anhanguera, em plena aula). Mas por outro lado, o time que depende de 1(HUM) jogador nao é time, mas um catado fadado á derrota. Foi assim com o time do 1 a 7 para a Alemanha, que queria "jogar por Neymar" e tomou 10 (DEZ) gols em 2(DOIS) jogos...

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 16:13 , Anonymous Edson disse...

    Vivi tudo isso e malhei muito o Judas.
    Muito nostálgicas suas recordações.
    Tempo mágico.
    Tempo de Waldir, Djalma santos, Djalma Dias, Carabina, Ferrari.
    Dudu, Ademir da Guia.
    Julinho, Vavá Servílio Tupanzinho e Gildo.

    Depois se seguiram outros inúmeros craques, que fizeram parte da minha infância, vencedora, como torcedor do Verdão.

    Desejo a todos os amigos do blog uma renovação, um novo tempo e feliz Páscoa.
    Parabéns Alcides pela Moderação no Blog.

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 17:04 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Alcides, não se fazem mais antigamentes como antes. Você citou a Semana Santa e eu complemento com o Natal e a Festa Junina, ambas festividades e comemorações que infelizmente também não tem mais o mesmo brilho de antes. O Natal ainda mantém uma certa magia, mas quantos e quantos Natais eu vi casas enfeitadas, árvores em avenidas enfeitadas, ruas inteiras enfeitadas e o ótimo sentimento de chegar a noite e reunir com os familiares. Se percebe que essa simbiosa natalina diminuiu de anos pra cá. Festa Junina então, ruas fechadas para a festa, escolas à carater e sempre lotadas para receber a festividade, quermesses brotavam pela cidade mas de uns anos pra cá, beeeeem antes da pandemia, isso acabou

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 17:43 , Anonymous Anônimo disse...

    Amigo Alcides, boa tarde!

    Que lindo texto.

    Talvez o mais lindo, entre tantos espetaculares que tu escrevestes, ao longo destes dez curtos anos que conheço este habitat palmeirense.

    Eu também sinto saudades desta outrora.

    Muitas!

    Meu saudoso Pai, foi nascido de 1926.

    Serviu ao Brasil.

    Serviu a nós.

    Morreu anônimo (graças a Deus)!

    Anônimo, no sentido pejorativo mesmo.

    Sem luzes. Ribalta. Nem cornetas.

    Foi apenas um trabalhador. Honesto.

    Que lindo texto, meu amigo Alcides (desculpe o atrevimento por me declarar seu amigo).

    Hoje se vangloria, a torto e a direito, como dizíamos em nossa época, a qualquer tonto. Qualquer um.

    Neste mundo, em que cães passaram a ser filhos (inclusive com proteção legal), devido àqueles que adotam esta prática patética, de optarem a não ter filhos naturais, não me surpreende a Sexta-feira Santa ter se tornado apenas mais um feriado.

    Sem brilho. Normal.

    Lamentável.

    Sorte nossa, que vivemos dias maravilhosos.

    E saudosos.

    Por isso temos lembranças.

    Abraços!

    Respeitosamente,

    Cláudio de MG. O LEGÍTIMO (sei que não gostas da caixa alta, más estou gritando mesmo. Como na bela e antiga canção do meu conterrâneo, Gonzaguinha).

    Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, dai-nos a paz!

    Feliz Páscoa, amigos!!!

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 17:44 , Blogger Libertad disse...

    Geymio tenta Douglas Costa, mas quem chega é Tiago Trombada, coitados dos gaúchos, ninguém merece.

    Palmeiras anuncia contusão de G. Menino, com certeza esta vendido, mais grana para fazerem festa e pagar o salário do L. Lima.

    Falaram de contratar bons jogadores, e pontuais, será que é de lá da liga amadora americana tem essa mercadoria? Só palhaçada..

    Enquanto isso flamengo se organiza e com certeza será tri campeão brasileiro, disparado melhor elenco.
    Na terra de cego quem tem um olho é rei..

    Estamos pagando por esse bunda desse presidente ter dado toda liberdade para o gordo ceboso.

    Nei

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 19:39 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    A questão, Alcides, e amigos, que felizmente estão retornando, É QUE HOJE VANGLORIAM-SE MITOS, no esporte, no mundo empresarial, e até na política. Mas a grande maioria se esquece que o Mito de verdade, o único Mito, sempre presente nas nossas vidas, e que tem o absoluto controle, tem nome e sobrenome, em todos os tempos e para sempre: JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS !!!! FELIZ PÁSCOA AOS MEMBROS DO BLOG !

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 20:44 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Está chatissimo esse confinamento sem futebol. O futebol é muito menos contagioso que o transporte público, o simples andar pelas ruas, ou ir ao mercado. Talvez até mesmo haja um benefício com a volta do futebol pelo fato de segurar as pessoas em casa. É uma das poucos atrações assistiveis na TV. O resto é só desgraça, discussões políticas sobre os canalhas que dirigem o país. Com o futebol conseguimos esquecer um pouco dessa turba, com seus mitos vadios, apoiados pelo "gado" que sofreu lavagem cerebral, seja da esquerda ou da direita, e também da Covid. É o único lugar que tem protocolo rígido, neste Brasil de malandros e velhacos. Então, frear o futebol é ir na contramão do bom senso. Esse MP de SP está querendo aparecer. Sou advogado e me permito dizer que promotor, no geral, já nasce com uma melancia no pescoço, tanto gostam de aparecer. Os jogadores são melhor cuidados que qualquer outro mortal. Nem o Papa Francisco,
    um dos poucos mortais que vale a pena respeitar nesse mundo fétido, recebe tanta atenção.

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 20:48 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Hoje, Arce e Edmundo fazem 50 anos. Imaginem se esses dois, por um milagre pascoal, estivessem ainda em totais condições de jogar no Palmeiras ??? Supririam nossas maiores deficiências, e tornariam o Palestra um TIME IMBATÍVEL. PARA GANHAR ATÉ MUNDIAL.

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 20:53 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Alexandre Mattos é o grande culpado da situação financeira do Palmeiras. Torrou milhões de reais dos cofres palestinos, sob o olhar conivente de Galiotte. Duvido que faria isso sob a administração Nobre. Sua retidão e amor verdadeiro pelo Palmeiras jamais permitiriam isso. Ou os amigos acham que Leila Pereira ama de verdade nosso Manto Verde Sagrado ??

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 20:58 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Discordo da amiga Ester em parte de sua opinião sobre a sudamerica. O dia em que tivermos a civilidade e civilização dos chilenos e argentinos, além do nível cultural daqueles povos, seremos um dos maiores países do mundo. Justamente por terem essas qualidades, é que eles conseguem colocar o espanhol como língua oficial, em detrimento de um país, como o nosso, notório criador de deformados e safados. Como diz a lenda: Vocês vão ver o povinho que eu vou colocar lá.....

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 21:16 , Blogger ester abea disse...

    amigo Claudio MG, meu querido primo por afinidades palmeirísticas

    que bom, que satisfaçao em reve-lo por aki, no nosso espaço de grandes Palmeirenses

    A moderadora moderaçao passou a moderar os imoderados, e deixou a turma do bar do tênis, ébria, borracha, bebeda que faz dó, a ver navios... talqual o pobre estudante da Anhanguera com problemas mentais. Isso limpou, saneou, desinfectou, desratizou o OAV. O ambiente purificou-se como num passe de mágica...ou como num passe de Jair da Rosa Pinto ou Dudu

    E, queremos, torcemos, permitirá a volta dos grandes a este alviverde espaço

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 21:24 , Blogger ester abea disse...

    Ney, querido


    é culpa nossa...toda nossa. Com esse presidente, autentico Judas, o Palmeiras vai deixar escapar o 11o Título Glorioso para os mulambos.

    Se tivesse um 10, 10 (um DEZ, DEZ) que jogasse talqual um arco, 70% (SETENTA POR CENTO) dos nossos problemas estariam resolvidos. O moço municiaria os atacantes, que sao rápidos e habilidosos. Um LD só completaria as aquisitivas aquisiçoes

    De facto, este país sempre foi terra de cegos. Ruy Barbosa sempre dizia isso, todo dia, diariamente, de modo quotidiano. E com um time um pouko melhor que o nosso o CRF vai ganhar de novo o Brasileiro. Falta de habilidade do careca. O correto, o certo mesmo, seria malhar o careca no dia de amanha. Fazer um boneco bem feito do moço e mostrar nossa insatisfeita insatisfaçao.

     
  • Às 2 de abril de 2021 às 22:20 , Anonymous alcides drummond, o editor! disse...

    Prezado Cláudio, considero meus amigos todos os que escrevem neste espaço. Fico muito feliz com os seus elogios ao texto que não tem nada de excepcional. Se não concordar com algo que escrevo fique à vontade e, da mesma forma como me elogiou, critique-me. É assim que a gente cresce material e espiritualmente.
    Abs a você e a todos os AMIGOS deste OAV! (AD)

     
  • Às 3 de abril de 2021 às 10:45 , Blogger Libertad disse...

    Palmeiras com ela de caneta na mão vai virar um balcão crefisa.

    Nei

     
  • Às 3 de abril de 2021 às 11:05 , Blogger Libertad disse...

    Alcides, o negocio evoluiu tanto que nem a carroça puxada por uma mula sem cabeça que passava toda sexta feira santa meia noite no sitio da minha finada vovozinha passa mais, deve ter conseguido um Fiat 147, o saci que pulava numa perna só, acho que arrumou uma prótese, nem as estórias de assombração volta ao fogão de lenha numa noite fria existe mais.
    Mas JESUS continuará sempre, venceu o mal e a morte por nós.
    Feliz dia da ressurreição de Jesus a todos.

    Tia Ester, esse cabeça de ovo tem é mais sorte que competência, essas duas copas caíram em seu colo.
    Ele esta preocupado é em tampar os rombos, incinerar, dar sumiço em papéis, meter a borracha..., deixar as coisas limpas para Leila.
    Se tivéssemos administradores, seríamos o maior da América..

    PS. Bom retorno amigo Claudio.

    Nei

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial