Observatório Alviverde

18/11/2021

OUTRA DERROTA PALMEIRENSE PARA QUE SE PONHA, EXCLUSIVAMENTE, NA CONTA DE ABEL FERREIRA!

 

Abel Ferreira submeteu o Palmeiras aos bambis e os ajudou a fugir do rebaixamento ao escalar um pretenso time reserva, que só não foi mais "grosso" por falta de espaço.

Lembram-se de quando (há alguns dias) eu escrevi taxativamente, explicitamente que o Palmeiras podia ter até um bom time (e tem), mas que não dispunha de um elenco à altura e que seu time reserva era desgraçadamente falho e ruim?

Lembram-se de quando escrevi acerca da estupidez hodierna de "descansar jogadores" que jamais estiveram cansados? 

Cansados, como (?), se só jogam duas vezes por semana, isto é, o mesmo tempo que jogavam os atletas de futebol da década de 50 aos dias de hoje, quando os estádios começaram a receber sistema de iluminação e passaram a existir os jogos noturnos ?

Exemplifico com o EC Bahia, presidido à época (1959) por meu amigo Osório Vilas Boas que derrotou o Santos (com Zito, Pepe e Pelé, já campeões do mundo, mais Coutinho Dorval, Mengálvio e outros), duas vezes em três jogos em plena Vila Belmiro, tornando-se o primeiro Campeão Brasileiro!

E não venham com o discurso furado que os jogos eram poucos porque o Bahia, antes de decidir com o Santos, ao mesmo tempo em que disputava o campeonato bahiano, passou pelo CSA, pelo Ceará, pelo Sport jogando duas vezes contra cada uma essas equipes e três vezes contra o poderoso Vasco da Gama de Paulinho, Belini, Roberto Pinto, Pinga e tantos outros jogadores excepcionais.

Leiam os jornais da época (os campeonatos estaduais seguiam paralelamente à Copa Brasil) e verifiquem se os times mudavam os jogadores da forma como se muda hoje. 

É por isto que os times de antanho (não é saudosismo, mas constatação) tinham um grande entrosamento e todo mundo sabia de cor suas escalações.

Era um mundo em que as notícias não tinham velocidade que têm hoje e as distâncias eram muito maiores pela falta de estradas, pela precariedade dos meios de transporte e pela aviação incipiente. Até de navio os clubes viajavam. 

A diferença pra hoje é que, com tudo isso, com a bola (em densidade)  muito mais pesada, sem os apetrechos médicos de recuperação física que existem hoje e sem substituições durante os jogos, ninguém "cansava" da forma como se "cansa" hoje !!!

Morrem aqui os argumentos de Abel e daqueles que adoram acusar os outros de demodê ou superados! Ou seriam necessários outros?  

Esse negócio de cansaço excessivo (pode até existir pontualmente, reconheço) mas de um ponto de vista geral é conversa pra boi dormir.

Lembram-se de quanto o portuga se ofendia e nunca definia quando lhe perguntavam qual seria seu time principal, o titular? 

Mas o Palmeiras só se aprumou no Brasileiro quando  conseguiu cinco vitórias sequentes, justamente num momento em que Abel  deixou a teimosia no vestiário, definiu os melhores e, na medida do possível, só escalou os melhores repetindo -sempre que foi possível- o mesmo time! Por que não fez isso ontem?

Ontem Abel foi o pior e entre os piores, não apenas pela teimosia em escalar um time B extremamente ruim, mas, principalmente, pela falsa e furada alegação de necessidade de descanso e preservação dos melhores jogadores visando o jogo que decide a Libertadores contra o Fla. 

Se mal pergunto me perdoem, para um elenco fraco que vai jogar um clássico importantíssimo já não bastavam as preservações de Gomez, Melo, Luan, Pequerez e Dudu? 

Será que Abel seria tão tapado a ponto de desconhecer que o Palmeiras, diferentemente do Flamengo tem elenco fraco e deficiente, incapaz de conceber um time B respeitável e à altura do A? 

Quem não sabe que Gagliote não é do ramo, não sabe contratar e, pior, nunca quer contratar?  Há quanto tempo se esperava um centroavante, solicitado por Abel?

Ao fazer tudo o que fez e deixar de fazer tudo o que não fez, o lusitano cometeu, mais do que um pecado, um crime contra o clube e a torcida... Das duas, uma: ou  fez questão de ignorar a rivalidade do "choque rei" ou (o que é pior) a desprezou.

Uma vitória palmeirense ontem sobre os bambis colocaria o adversário em péssima situação e o tornaria candidatíssimo ao rebaixamento. Para grande parte da torcida do Verdão teria um paladar semelhante ao da conquista do Brasileirão ou da Libertadores.

Na verdade, Abel teria de ter respeitado a rivalidade absurda do clássico que, para alguns, é maior até do que a outra, a que o Palmeiras sustenta desde o início do século passado contra o Corinthians.

É impossível que ninguém tenha alertado Abel Ferreira em relação a todos esses aspectos, pois, como se sabe, muitos palmeirense não têm o SPFC como um adversário, tipo o Corinthians, mas como inimigo!

Em relação ao jogo, ferveu-me o sangue ao ver a burrice, o orgulho e a teimosia de Abel, ao não proceder as substituições para a melhora da equipe logo na volta do intervalo... Aliás, viram como ele copia descaradamente Felipão até nesse detalhe?

Como é que Abel pôde optar por deixar em campo aquele arremedo de time sem a menor produtividade que ele próprio "pariu" até os 20 minutos do 2º tempo? 

Por que desperdiçou a possibilidade de ter Scarpa, Rôny, Rafael Veiga e Raphael Veiga por todo o 2º tempo? Foi muita falta de visão do português, muita burrice mesmo!

Por que cargas d´agua teria mantido por mais 22 minutos um time que jogou tão mal e, a rigor, com dez jogadores? 

Quem não notou que Luis Adriano só entrou em campo e não jogou? Todas as vezes em que correu, correu para não chegar?                                                                 Sugestão: mandem-no ainda hoje para o sul, para o Inter clube pelo qual ele torce e que está carente de um centroavante!

Quem não viu que o Palmeiras tinha um lateral esquerdo enfeitador e incompetente, Jorge, que falhou no lance que deu origem ao primeiro gol dos bambis em parceria com o chileno Kuscevic, outra figura decorativa daquele time de brincadeira montado por Abel Ferreira?

Que mantinha um volante de contenção (Matheus Fernandes) inexperiente e que nunca conteve nada? 

Que manteve um meia (William,) sem o menor ritmo de jogo e que esteve ajudando a defesa na maioria absoluta das ações sem nunca atacar, mais parecendo um beque zumbi, daqueles que não sabem o que fazer do que um atacante?

Não, meus amigos, não estou, neste momento, pedindo a cabeça do treinador, mas criticando-o na medida exata de seus erros e incorreções no confronto de ontem. Seus erros ultrapassaram em muito as raias da tolerância.

De qualquer forma quero deixar claro que as minhas análises extremamente críticas ao trabalho de Abel ficarão nesta postagem ao menos por enquanto.

Quero proporcionar ao treinador condições para que ele possa desempenhar bem o seu trabalho no jogo decisivo do próximo dia 27/11 contra o Fla em Montevidéu.

Depois desse jogo, aí sim, direi se seria ou não de meu agrado a continuidade de Abel Ferreira como técnico do Palmeiras para as próximas temporadas.

Quero, ao final desta postagem, destacar a frase perfeita do comentarista do Sportv Maurício Noriega quando disse que "O São Paulo venceu porque levou a sério o clássico"! O Palmeiras, leia-se Abel Ferreira, lamentavelmente, NÃO!

E EU, que tanto tenho divergido desse analista global, desta vez tenho de reconhecer que ele acertou e foi feliz, definindo a situação melhor do que qualquer outro (do que nós, inclusive) porque o Palmeiras perdeu justamente porque não levou a sério outro tradicional e importantíssimo "Choque-Rei"!

COMENTE COMENTE COMENTE

18 Comentários:

  • Às 18 de novembro de 2021 às 07:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Prezados Palmeirenses
    realmente foi decepcionante e frustante, porém temos que analisar que em termos de tabela Brasileirão e final de Libertadores nada mudou ou seja continuamos em 3 no Brasieliro e na expectativa e confiança no dia 27/11, aguardamos!
    Avanti Palestra!!!
    abraços
    Marcelo Dinardi

     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 08:11 , Anonymous Mago Valdivia disse...

    Abel com seu egoismo, seu temperamento forte, quebra de braço, por se achar o cara da razão, esta jogando tudo fora.
    Perdemos mundial, super copa, Paulista, brasileiro, perdemos tabus, estamos perdendo tudo até nossa história.
    Depois la vem ele com o comentário de sempre, "ganhamos uma libertadores", pode até ser um estudioso, estrategista, mas seu egocentrismo, ignorância, teimosia, se achar o sempre correto, poe tudo a perder, em qualquer outro clube já teria levado a conta, mas tem sorte, esta num clube sem comando, sem direção,onde vale a pena so as comissões no bolso.
    Triste fase, mas o pior ainda está por vir, o resumo da opera, jogamos tudo fora pelo dia 27, será que isso é planejamento?

     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 09:34 , Anonymous Torcedor Realista disse...

    Ridícula a atitude do Sr. Abel "eu tenho um plano".

    Qual plano ? O mesmo do mundial ?? Aquele fiasco que nos envergonhou ??

    Qual plano ? Seria igual a todas eliminações e vexames de 2021 ??

    Se eu fosse do staff da Leia abriria conversa com Jorge Jesus para 2022, até porque Abel tá com muita frescura e não passa de um técnico nota 6,5

    Resumo da ópera: O Palmeiras é muito grande para o Abel !



     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 09:51 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos (e querido Alcides)

    a. para variar, o grande Camisa 10 fallou com conhecimento sobre a importância do Choque-Rei.

    Para Tia Ester este nunca será mais um jogo. Mas porém é O JOGO.

    Tirante o facto que a derrota permitiu ao sujo adversário sonhar com a 1a divisao, há uma necessidade mandatória, premente de ganhar desse time imundo, que quando ganhou sempre se valeu de métodos sujos. Isso a ponto de ao lado do SCCP, CRF e SCI ter fundado o famigerado Clube dos Cafajestes. O Ixpó também participou, mas dada a sua incorrigível fraqueza é considerado café-com-leite. Nao participa activamente como os outros.
    Os outros se orgulham pela cafajestice cafajeste. O Ixpó nem isso consegue.

    b. o tal de L. Adriano já cansou, encheu. Pareceu-me, desde sempre, um atleta sem compromisso, dakeles que joga aonde lhe pagarem e nao veste a kamisa como deveria.
    Isso faz lembrar a Tia Ester alguns médicos preceptores que conheceu quando residente. Fallavam em "vestir a kamisa", ter dedicada dedicaçao entre outras baboseiras.
    Mas veio a real realidade e, enquanto Tia Ester, modéstia a parte, lotava seu modesto consultório, estes mesmos médicos fracassavam miserávelmente.
    Conclusiva conclusao: fallar é fácil. Fazer sao outros 500 (QUINHENTOS).

    c. 9 dias para a Decisiva Decisao ou Finalíssima Final.
    Tia Ester acha que nós estivemos bem numa época muito anterior ao jogo. E agora declinamos. O ideal seria exactamente o contrário: mostrar forçuda força um pouko antes do jogo

    d. parece-me que poukos confiam no luso português. Este é uma simpatia, um moço que passou a amar o Palmeiras. Mas porém nao passa tanta confiante confiança assim.
    Que Tia Ester queime sua centenária língua

     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 09:55 , Anonymous Jibóia Leiteira disse...

    Pra já deu. Ganhando (só se for um milagre) a libertadores ou perdendo (muitíssimo provavelmente) o português tem que ser chutado pra fora do clube. Não podemos continuar em 2022 com sua burrice, teimosa e soberba. Vaza!!!

     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 12:27 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ester tem razão e eu disse isso aqui. Estivemos no auge antes da hora. Agora o Flamengo se arrumou, e está voando. E, nós, com um voo de galinha.
    Abel foi horroroso ontem. Sua pior atuação desde que chegou.
    E foi COVARDE.
    Abandonou o navio com a tripulação dentro.
    Prova inconteste que é um jovem moleque.
    Se viu pego no flagrante, com sua cagada, e não teve a HOMBRIDADE de escutar as vaias ao final do jogo.
    Um rato.
    Não digo um mau caráter, longe disso. Não é por aí.
    Mas um treinador sem TAMANHO para dirigir a Campeoníssima SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS !!!
    Essa conversa de poupar, devido ao calendário, é sem nenhum sentido.
    Estamos só por conta do Brasileiro e Libertadores há meses !!!
    Os viados, até pouco tempo, estavam na Copa do Brasil.
    Jogaram tanto ou mais do que nós.
    Que diria o Flamengo, jogando, jogando, e arrasando.
    Na hora certa !
    Tenho também sangue português, graças a Deus, mas me envergonho desse gajo que é BURRO por absolutas teimosia e inexperiência.
    Quando se quer poupar, não se entra com um time repleto de jogadores enferrujados, preguiçosos e desmotivados.
    Entra-se com o MELHOR.
    Resolve a parada, faz o resultado, e depois coloca os reservas.
    O besta fez o contrário.
    Expôs nosso time frente a um inimigo histórico, 10 dias antes da maior final de nossa saga.
    Inacreditável.
    E além disso, vendo que a equipe não funcionava, que corria o risco de levar uma justa goleada dos cervídeos, o que ele fez ? NADA !!!!!
    Alterou somente aos 22 do segundo tempo, expondo os titulares, que se mataram de correr, e também foram HUMILHADOS !
    Ceni, que é também arrogante, mas nunca foi burro, conseguiu tirar sua virgindade no Allianz, e saiu fortalecido e dando risadas em face das decisões do pateta papagaio português !
    Triste ver que, se tanto, que temos apenas um time titular que joga.
    Não há reposição.
    Mateus Fernandes, veio envergonhado da Europa, não conseguiu jogar lá em lugar nenhum.
    Até que apareceu um pateta chamado Galiotte, que o contratou !
    Como pode o portuga escalar um tipo desses em um clássico, sem nunca ter antes jogado ???????
    Jorge, a exemplo de Ramires, veio podre, e podre vai continuar.
    Mais uma na conta desse presidente INEPTO.
    Além disso, foi culpado no primeiro gol das meninas.
    Luiz Adriano, tornando-se um meliante da bola. Joga mal, ri, e desafia a torcida. Bate palmas.
    Humilha o Palmeiras.
    Está pesado, imóvel, parado, impressão é que faz tudo por querer.
    Está pedindo para ser dispensado. Escorraçado !
    Não tens vergonha na cara para dispensá-lo, tocá-lo para fora, senhor Galiotte ? Não tens brio ?
    SE NÃO TEM, FINJA QUE TEM, PELO MENOS NOS ESTERTORES DE SUA INFELIZ E TRAIDORA PERMANÊNCIA !!!
    Willian, que já nos prestou serviços, não presta mais. Ainda entrou como capitão. Esse gajo bestial adora fazer média. Mas Willian na ponta, ficou perdido em campo, foi ridículo. Constrangedor.
    Parecia um paralítico, um joão bobão. Totalmente desmotivado. Rua, e muito obrigado.
    O fato de Abel repetir feito um papagaio ter um plano, na entrevista, é a prova irreprochável de seu erro brutal. Parecia uma criança perdida repetindo para a professora que não tinha feito a travessura.
    Patético.
    Já no segundo gol, não ponham somente na conta do Patrick. Wewerton também errou feio, ao jogar a bola com o jogador cercado por viados.
    No mínimo, foi imprudente.
    Daí em diante, SP gostou do jogo, e só não fez mais porque é ruim.
    Perdemos a chance única de jogá-los na série B.
    E fica constatado que Galiotte, o traidor, não orientou seu treinador.
    Não mostrou para ele o que significa um Choque Rei.
    Tipo do presidente inepto, só preocupado em "arrumar" as contas, e não se ferrar quando perder a "caneta".
    Porque só dessa forma consigo entender o que se passou na cabeça do treinador, com a chancela dessa Diretoria fraca, ao permitir um Time Titular no Maracanã, que parece um pasto, e um Time reserva, a rebarba da rebarba, no nosso Allianz, podendo sair de lá com uma vitória histórica, que nos levaria VOANDO E CHEIOS DE OTIMISMO PARA A BELA MONTEVIDEO.





     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 12:37 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Concordo "ipsis litteris" com a Nota da Mancha Verde:
    Clássico é história e história precisa ser respeitada, mas infelizmente nosso treinador ainda não entendeu essa receita: clássico x história x rivalidade.

    Foi incoerência atrás de incoerência:

    1 – Time reserva para “poupar” os titulares e evitar risco de contusão;

    2 – No segundo tempo, com placar adverso e jogo quente, ele coloca metade dos titulares, ou seja, aumenta o risco de contusões;

    3 – Marcos Rocha não jogará dia 27 e seria o jogo para o substituto dele pegar ritmo, mas não foi escalado.

    O Abel precisa ler a história da rivalidade contra o time do Morumbi e entender que é ÓDIO o que sentimos por eles.

    Era a chance de deixar um rival prepotente e arrogante em uma situação complicada, ainda mais depois de perder o Paulista de forma covarde, tirando-os da fila.

    A única coisa boa que podemos tirar dos erros do Abel é que alguns jogadores NÃO podem continuar no elenco.

    O Luiz Adriano tem que ser proibido de vestir a camisa do Palmeiras, outros não têm condições técnicas para permanecer no elenco.

    Dia 27 é outro jogo sim, e acreditamos no PALMEIRAS, porém não podemos admitir erros e falta de coerência como hoje.

    Abel,

    Apoiamos o Palmeiras até o apito final.

    Nunca mais vire as costas e abandone o time que você escalou antes do término da partida.

    Só pra finalizar: nem dá para comentar a partida de hoje, não jogamos nada.

    Hoje nem vamos perguntar o que vocês acharam do jogo. Todos concordam que foi uma VERGONHA!

     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 16:19 , Anonymous Assessor da Leila Pereira disse...

    Abel é marrento, rígido, sua criação/Educação não aceita certas atitudes de jogadores brasileiros, o lusitano esta engasgado com uma turminha, aquela de sempre.
    Alguns foram escalados ontem para serem queimados.
    Dia 28 de novembro, após a vexatória da libertadores, vai haver uma derriça, Jailson, Marcos Rocha, Maike, Luan, Kusvevic, Vitor Luiz, Danilo Barbosa, Felipe mello, Lucas Lima, Deyverson, Luiz Adriano, Willian, vão levar os dois pés na bunda.
    Será adquirido três jogadores de alto nível, um lateral direito, um zagueiro destro e um atacante de área, o restante do elenco será completado com a base.

     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 19:35 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    De facto, ninguem acredita no luso portugues

    Mas meu amigo Verde Insuperável foi mais fundo, ao cernistico cerne da questao:

    A culpa, sem duvida possivel, é do Carecone. Presidente fraco, que acha que só deixar a administrativa administraçao bem é algo suficiente para a SEP.
    NAO. NAO É, NUNKA FOI E JAMAIS SERÁ!!!

    SEP é futebol, bola.

    E futebol é o quê????

    BOLA NA REDE!!!!

    Ora bolas!!!

     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 19:45 , Blogger ester abea disse...

    enquanto isso, há chuvosa chuva na roça

    Bom para ler os grandes: R.L. Stevenson, Maugham, Conrad
    Pode ser luso???
    Sim. Eça e Herculano, lusos inteligentes(raridade aki e lá)

    E ESQUECER que há G. Gil, Montenegro e o dictador Vargas, todos da ABL, bajulados de modo bajulador e dir-se-ia puxasaquistico.
    Se é para ler brasileiro, que seja Machado, P. Coelho e minha titia, os 2 últimos best-sellers e o primeiro de uma ironia irônica.
    O resto da ABL deve ter vendido uns 80-90 exemplares. Juntando todos.

    E que a leitura me faça esquecer o jogo de hontem!!!

     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 23:19 , Anonymous Ex - jogador disse...

    Cópia da postagem do Paulo Serdan, a quem vc vive chamando de bandido né, gordão?

     
  • Às 18 de novembro de 2021 às 23:35 , Blogger MestredosMagos disse...

    Abel tem um plano. Perder? Mas se for campeão, vida que segue. Até porque ele já está fora do Palmeiras, ganhando ou perdendo. Muito dificil ficar.


     
  • Às 19 de novembro de 2021 às 06:36 , Anonymous Joaquim Jr. disse...

    Abel está dando um foda-se para história, rivalidade, torcida, vai embora no fim do ano, antes armaram mais uma presepada.

     
  • Às 19 de novembro de 2021 às 09:08 , Anonymous MENEGON disse...

    Estratégia boa é aquela que dá certo. Saberemos se o portuga errou ou acertou as 19,00 horas do dia 27/11.

     
  • Às 19 de novembro de 2021 às 10:34 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    E se for para a prorrogação ?

     
  • Às 19 de novembro de 2021 às 13:22 , Anonymous Conselheiro mui influente disse...

    Asno lusitano que poupa time em clássico, tá com os dias contados. Ganhando ou perdendo.

     
  • Às 19 de novembro de 2021 às 13:59 , Anonymous Sei de Tudo disse...

    O plano do Abel deve ser o Plano Cruzado, Plano Verão, Plano Collor ou Plano Real. Abel pra ministro da Fazenda.

     
  • Às 19 de novembro de 2021 às 21:24 , Anonymous Vó da mãe Diná. disse...

    Escalacão para a final da taça Simon Bolivar em Monte do Senhor Videl.

    Weverton
    Gomes
    Luan
    Kuscevic
    Piquerez

    F. Mello

    Danilo
    Zé Rafael
    Veiga

    Dudu
    Rony

    Scarpa fica de fora até o flamengo meter uns 3x0, ai entra no lugar do Kuscevic.

    Aos 05 do segundo tempo F.Mello e expulso por entrada violenta em B.Henrique.

    Lá pelos 20 a 25 minutos do segundo tempo entra, Deyverson, william, Breno Lopes e L. Adriano, sai Dudu, Veiga, Rony e Zé Rafael.

    Ao 51 do segundo tempo o jogo até que enfim termina.
    Palmeiras 1 X 7 Flamengo

    Abel Ferreira não volta para o Brasil, segue direto para Portugal.





     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial