Observatório Alviverde

28/05/2010

ESSE NEGÓCIO DE TORCIDA TER UM TIME, DE MANDAR NO TIME TEM DE SER LÁ PELO LADO DOS GAMBÁS! AQUI É VERDÃO, "MEU"!

Torcida que tem um time, é lá na Marginal sem número. O Corinthians, de fato, é menor do que sua torcida. Muito menor.
Mas aqui é Palmeiras, "meu". A nossa torcida também é grande e apaixonada, mas o Palmeiras sempre foi, é, e será muito maior do que ela.
Belluzzo e Cipullo parecem não entender isso. Continuam satisfazendo os caprichos e apetites de pessoas que não merecem o time que têm.
Assim,  o futebol, carro-chefe da sociedade esportiva, vem sendo administrado, há anos, de forma indireta,  pela turma implicante das cobertas e pela turma violenta das organizadas, nem sempre em simbiose. O clube, para essa gente, é mera massa de manobra de interesses pessoais e grupais, mormente os pessoais.
Uma diretoria de respeito, não pode sucumbir da forma como sucumbiram Belluzzo, Cipullo e companhia, diante dessa gente.
Na verdade não tiveram elan, ânimo e moral para peitar os almofadinhas das cobertas e nem a horda de feras que invade as arquibancadas. Pelo contrário, exerceram papel de cumplicidade e foram lenientes com os desmandos e transgressões desses palmeirenses desequilibrados.
Há anos que, no Palmeiras, tudo é feito ao sabor do desejo dessas pessoas , que se arvoram em ser mais palmeirense dos que os outros palmeirenses e que são as responsáveis pelo estigma que pesa sobre todos nós de "torcida mais exigente do Brasil".
O interessante nisso tudo é que a expressão, ruim e pejorativa, pois pressupõe arrogância e intolerância, os deixa orgulhosos e presunçosos, inflando-lhes um palmeirismo doentio, incontrolável que os leva, em muitas das vezes, inconscientemente, a trabalhar contra o próprio clube.
É essa gente que, em meu modo de entender,  tem sido a grande responsável pelos sucessivos insucessos do time do Palmeiras. Além da aura de auto-suficiência e de antipatia que transmitem, vaiam tudo no estádio, até o hino nacional e o minuto-de-silêncio.
Quantos jogadores nossos foram sumariamente linchados moral e futebolisticamente pela torcida!
O último foi Diego Souza que, incomodado e provocado pela "turma do amendoim", respondeu com gestos obscenos.  Estupidamente, irresponsavelmente foi defenestrado do clube pela exigência da diretoria em que ele pedisse desculpas públicas à torcida.
Ora, foi um episódio sem tanta relevância, ao qual, como essa diretoria de amadores sempre faz, atribuiu-se importância extremada. Resultado: por questão de vaidades diretivas perdemos o nosso (queiram ou não) principal atacante. Na semana seguinte, por outro episódio perfeitamente contornável e administrável, perdemos, concomitantemente, o outro atacante de que dispúnhamos e, de quebra, o treinador.
Em ambos os episódios havia recursos jurídicos a serem adotados como admoestação verbal, suspensão e multa, mas nada mais agradável para esses "amadorzões" de nossa diretoria do que ir para a imprensa e à frente de câmeras e microfones, comunicar uma dispensa.
Sei que há muitos dos nossos satisfeitos com as dispensas. Elas poderiam vir a ocorrer, sim, mas de forma mais discreta e conveniente, sem o escarcéu que se formou diante de fatos tão banais e que acontecem, recorrentemente, em todos os clubes. Expuseram o clube e o elenco à retaliação pública sem a menor necessidade. Mas quem conhece, como conheço, a imensurável vaidade do cartola palestrino, sabe que não se poderia esperar nada melhor. Apenas e tão somente autocracia!
" En-passant"  lembro-me da conspiração de Palaia e Edmundo, quando demitiram Tite, com o respaldo criminoso das organizadas. O tempo passa, mudam os nomes dos diretores, mas as práticas da cartolagem e da  parte influente da torcida do Palmeiras não mudam nunca.
Vêm aí mais uma série de medidas em detrimento do clube. Anotem!
Kléber, a peso de ouro, pode voltar. Por que não o mantiveram quando ele pouco custaria ao clube? Por que pagar um caminhão de dinheiro por esse jogador. Por que ele é amigo e freqüentador da mancha? Para agradar essa organizada? Para fazer média com a turma do Serdan?
É verdade que ele vai ganhar um salário igual ao de Marcos? Vale a pena? E o problema no púbis, ele já resolveu? Ou o Palmeiras, como de hábito vai financiar o tratamento que pode envolver cirurgia e um longo afastamento?
Anunciam, também, a provável contratação de Deivid, ex Santos e Gambás. A diretoria tem certeza absoluta de que ele está bem técnica e fisicamente? Ou ele vai chegar nas mesmas condições do Lincoln e vai ter de ficar mais dois meses treinando para readquirir a forma. Um jogador na idade dele readquire, realmente, a forma?
E o grossíssimo Ernesto Farias, reservão do brasileiro Hulk no Porto e colocado em lista de dispensas por incompetência, virá a peso de ouro? Não tem gente melhor do que ele no Brasil? Contem outra!
Vejam, meus amigos, que ninguém fala em contratações pontuais de jogadores sem marketing para o Palmeiras. Os gambás vão buscar  Paulinho no Braga e Bruno César no Santo André. A torcida deles, aplaude. Ambos estrearam bem contra o Grêmio e Bruno fez até gol. Se eles tivessem vindo para o Palmeiras haveria um descontentamento geral e eles seriam vaiados ao primeiro erro cometido.
Todos os clubes fazem subir gente da base (o melhor caminho na atualidade para qualquer clube) menos o Palmeiras. O garoto Gabriel Silva disputou o seu primeiro clássico contra o SPFW. Não jogou o que sabe, mas não comprometeu. Ontem ele foi alvo de críticas que o colocam como um atleta sem condições de vestir a camisa principal do Palmeiras. Quem não sabe que Armero, hoje, é melhor do que ele, mas quem, também, não sabe que ele tem um potencial técnico superior ao colombiano?
Nossa diretoria tem de parar de ser guiada pela torcida. Antes disso, tem de se impor aos caprichos e ingerências daqueles que pouco ou nada sabem de futebol, a não ser cornetar.
Que a diretoria tenha força e personalidade suficientes para  contratar técnicos e jogadores que estejam no Brasil, desde que preencham os requisitos exigidos pelo profissionalismo atual. Ninguém é melhor por jogar no Real Madrid, no Manchester, na Inter de Limão ou em qualquer time famoso.
Estão, na contratação de talentos garimpados no interior, o chamado bom e barato e na promoção dos atletas da base, as melhores soluções para qualquer clube. Sobretudo, creiam, clubes que vivem um mau momento, como o Palmeiras.
CONCORDANDO OU DISCORDANDO, DEIXE A SUA OPINIÃO!

13 Comentários:

  • Às 28 de maio de 2010 às 08:58 , Anonymous Anônimo disse...

    Acho que antes de falar de uma torcida organizada tem que ter um conhecimento, pois falar sem conhecer é julgar, e julgar sinceramente ninguem tem o direito.
    Quando você diz que a diretoria quer trazer Kleber para fazer a vontade da "turma do Serdan" assim escrito por você, não expressa a realidade, vamos ser sinceros meu caro, quem hoje é melhor que o Kleber no mercado nacional, o Nunes, Rafael Moura, Washington? ou você preferiria o Vagner Love(aquele que tem medo das uniformizadas de São Paulo, e vai pro baile funk com traficantes do rio).
    A torcida uniformizada cobra mesmo, e esta no seu papel, afinal um palmeirense comum frequente quantos jogos em um ano de competição?? Falo isso porque tambem frequento poucos jogos devido ao preço abusivo dos ingressos, porem quando se vai no campo e ve um time sem garra, sem luta, nós cobramos, imagina quem frenquenta todos os jogos? Acho engraçado, quando o palmeiras esta em boa fase e uniformizada é considerada linda, é a que faz festa, que leva o palmeiras pra frente, agora quando o time esta mal pronto ai a culpa é da uniformizada que cobra demais...desculpe o pensamento mais em alguns comentarios seus em minha humilde opinião, acho que você esta pondo o palmeiras como time pequeno, aqui tem que ter cobrança mesmo, isso aqui é time grande, e não só time grande... é time que sempre esteve acustumado a ter verdadeiras academias...
    Prefiro pagar muito pra Klebers, Valdivias e Scolaris da vida, que ja tem indentifacação com o clube, do que testar jogadores que só estão pensando no dinheiro, concordo com você em tese quando sita a torcida do amendoim, que essa sim é um pé no saco e que na historia do palmeiras nunca ajudou em nada nossa time, porem discordo em relação ao Diego Souza, jogador que some em desições, que por diversas vezes estava pensando em suas vaidades pois bastou ser cobrado uma vez para ficar de biquinho para torcida, volto a dizer, aqui é time grande é palmeiras...
    Enfim meu caro espero não ter faltado com respeito e se fiz isso peço desculpas, sempre acompanhei o blog pela qual tenho um grande respeito, porem ultimamente tem sido escrito algumas coisas sobre torcida organizada e acho que esse não é o caminho, pois em todo jogo que você, eu e muitos palmeirenses que assistimos na tv não importa a distancia, la estão os guerreiros das uniformizadas seguindo o palmeiras.
    Grato.

     
  • Às 28 de maio de 2010 às 09:36 , Anonymous Alcides Drummond , O EDITOR disse...

    Prezado anônimo (deixe um nick?)
    Você não desrespeitou o blog mas engrandeceu o blog. Discordar não é brigar, ofender. Você foi respeitoso e será sempre bem-vindo. Eu não questiono a contratação de Kléber, muito bom jogador, mas a obsessão por sua contratação e o excesso de grana que vai ser investido em um jogador com problemas no púbis. Ou você acha que ele foi rejeitado sem motivos pelo Porto?
    Eu não fiz críticas à cobrança de nenhuma torcida, mas aos exageros isto é à violência das organizadas e a virulência verbal crítica da turma do amendoim que tanto atrapalham a equipe. Que bom que você citou o Valdívia, que veio como bom e barato e a quem nem eu, você e nem ninguém conhecia. De todos os que o Palmeiras contratou em sua época, só ele vingou. Quando o Palmeiras contrata veteranos você já sabe onde ele vai e onde pode chegar. Você só pode ter craques com dinheiro (não temos) ou investindo na base e nas revelações dos times menores, como faz o Santos que sempre tem melhores jogadores do que nós. O problema é que as organizadas que voce tanto elogia,sempre movidas pela emoção, jamais pela razão, estão infiltradas hoje dentro do próprio clube, com voz e influência. Essa gente é imediatista porque vive da emoção.Se o time não estiver bem o faturamento cai e muitos se dispersam. Por isso exercem uma cobrança além dos limites e não suportam erros de jogadores que são queimados na fogueira das ambições e dos interesses dessa gente que gosta muito mais de sí do que do clube. Respeito demais a sua opinião e espero que você não fique magoado com a minha sinceridade. Vamos, TODOS, aprender a ter paciência com os jovens e com os novos valores que chegam (Veja que novamente pensamos diferente), loucos para acertar, convencer, ganhar dinheiro e subir e vencer na vida. É assim que deve ser. O futebol é profissional. Tem de ter profissionalismo, sim, com ética e respeito. Um grande abraço

     
  • Às 28 de maio de 2010 às 10:45 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    BOM DIA.

    Só queria esclarecer que não sou contra Gabriel Silva e nem a qualquer outro da base.

    Estou dizendo que eles não tem preparo piscoilógico pra assumir a camisa de cima.

    E isso não é falta de paciência e sim uma constatação.

    A base no Palmeiras, do jeito que a pressão é grande hoje, só dará certo o dia em que o time de cima for fórte e der cobertura a qualquer um que entrar.

    No São Paulo é assim que funciona.

    No Santos e no Corinthians é que é diferente, porque lá sobe quase todo mundo de uma vez pro time de cima, ou pelo menos a espinha dorsal.

    Mas são muito bem preparados de cabeça para isso.

    Se o Palmeiras de repente subisse a espinha dorsal inteira do time, talvez a chance sucesso fosse maior pelo entrosamento.

    Por exemplo, o time da copinha tinha os dois laterais Gabriel e Maicol (é isso) e mais o cébebro do time Ramos, sem contar Patrick e Gilsinho.

    Mas vejam que o Palmeiras perdeu nos pênaltis para o Santos e na minha opinião, justamente pelo psicológico, pois time por time, o Palmeiras estava acima do Santos, mesmo estando perdendo por dois de diferença e que com bravura foi buscar provocando os pênaltis.

    Nos pênaltis, justo ele, candidato a craque Ramos, foi um dos que erraram.

    Oras, se time por time eramos um dos, ou até o melhor time da copinha, porque caímos então????

    CABEÇA PESSOAL. CABEÇA.

    Insisto que temos que ter um trabalho de cuca, cabeça, ou seja, psicológico pra aguentar a mudança para o time de cima.

    Entrar num time DESAJEITADO, SEM PADRÃO NENHUM E COM PRESSÃO, NÃO É FÁCIL E DIFICILMENTE ALGUÉM IRÁ VINGAR NESSE ASPECTO, SÓ QUANDO FICAR MAIS VELHO, NA CASA DOS SEUS 23, 24 ANOS.

    Em time pronto e bem estruturado, qualquer jogador tem 100% de chances de vingar.

    Já tivemos até Tonhão, Maurílio, Jean Carlos (muito bom) no time.

    Mas vejam o time que tínhamos.

    No Palmeiras infelizmente tem sido assim nos últimos tempos.

    Não tinha que ser assim, mas é nossa realidade, que só mudará quando essa patóta que dirige morrer e qum sabe venha uma nova safra com pensamento diferente.

    Temos que tomar cuidado com nossa base para não rasgar dinheiro.

    Temos que contratar certo, investir no time para ter lucro com títulos e a incerssão das nossas pratas da casa.

    Bom é isso.

    Saudações.

     
  • Às 28 de maio de 2010 às 11:09 , Anonymous Anônimo disse...

    primeiramente meu nome é Cesar e meu e-mail senseforlife@hotmail.com postei como anonimo pois não tenho a conta em blog e não estava permitindo eu logar.

    concerteza não ficarei magoado, acho que a troca de ideia só é bem vinda não só no esporte (no palmeiras mais especificamente) mais em nossa vida como um todo...
    concordo com você quando diz das categorias de base, concordo que no palmeiras nossos dirigentes não estão preocupados com essa situação, e sim com parcerias absurdas com a feita com a traffic, que por falar nessa parceria, muitos criticam a mancha verde, porem quando o palmeiras fechou parceira com essa empresa poucos se recordam que a unica entidade a protestar logo que fechado o negocio foi a mancha verde, e na epoca torcedores comuns criticaram a entidade duramente. Outro fator é que compreendo que muitas vezes somos movidos pela emoção porem nenhum palmeirense mais aguenta tanta desordem em nosso comando, realizamos diversos protestos pacificos perante a tudo isso que você tem citado em seus pots, que revoltam o torcedor palmeirense, porem fatos que saem na midia acabam influenciando torcedores iludidos e esses fatos são plantados infelismente para nós por pessoas de dentro do palmeiras que não querem nosso bem, acho que ja passou da hora de torcedores "comuns" e "organizadas" fazerem a união pois quem sabe desta forma não conseguimos mudar algo.
    Agradeço desde já sua resposta ao meu post, e como disse no inicio é sempre valido a troca de opiniões pois é assim que os palmeirenses em geral deveriam pensar.
    Grato

     
  • Às 28 de maio de 2010 às 11:11 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    ENQUANTO ISSO...

    O DIEGO LEILÃO, RECEBEU OFERTA DE 6 MILHÕES DE EUROS DO CATAR.

    JÁ NÃO SABE MAIS DE VAI PRA CATANIA OU VAI TE CATAR, KKKKKKKKKKK.

    ===

    E TEM MAIS, ELE DEU ENTREVISTA NO JORNAL ITALIANO DIZENDO QUE É FÃ DE ROMÁRIO, MAS QUE SUA INSPIRAÇÃO COMO JOGADOR É SEEDORF.

    DISSE QUE SEU ESTILO É O DO SEEDORF.

    ÃÃÃÃ??????????????????????

    TÔ TENTANDO VER ONDE......

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    AI, AI. AI, AI.
    A GENTE AINDA É PORQUINHO
    MAS JÁ SABE SE VIRAR.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

     
  • Às 28 de maio de 2010 às 11:36 , Anonymous Anônimo disse...

    Brilhante este editorial!! Há muito tempo vemos o Palmeiras
    se sujietar aos caprichos da Organizada Carnavalesca e de meia duzia de Conselheiros das Cobertas.
    Perdemos Love, Perdemos Souza. E a Diretoria fica nesa lenga-lenga de Valdivia e Kleber. Dois excelentes jogadores, mas não há opçoes no Mercado? Agora a diretoria usa esse mesmo chavão - Não há profissionias no mercado - para manter o inexperiente Parraga no cargo, até a parada para a Copa. Não seria o ideal ter um novo técnico ANTES da Copa, para aprovietar a pausa para treinar o time? Tinha grande esperança na Administração Belluzzo, que ano passado começou sua gestão de forma exemplar - garentind a permanência de C. Xavier, D. Souza e Pierre - mas foi perdendo a mão, que culminou com as dispensas de Obina e Mauricio (quem nao queria o Obina, ao ver o pifio ataque com Everthon e o menino Vinicius) Ao final do ano, teremos eleições e as altenativas sao terriveis - alguem inidicado por Belluzzo (seria o MEDONHO Cippullo) e a oposição, capitaneada pelo hediondo Mustapha, para quem as piscinas e a quadra de bocha são mais importantes que Depto. de Futebol. Ao que tudo india 2010 será um ano para ser apagado da Histpria do Verdão!

     
  • Às 28 de maio de 2010 às 13:24 , Anonymous Cesar disse...

    é com uma tristeza imensa que eu vejo torcedores que dão valor a jogadores que não se importam nem um pouco com o Palmeiras, Diego Souza esta 3 anos no palmeiras só foi render o seu futebol em uma parte do campeonato passado, e o Vagner Love, bom esse o unico fato marcante dele foi o gol de eliminação dos lixos da libertadores, independete de jogadores, ou dirigentes o palmeiras é maior que todos eles, vamos dar valor a quem realmente merece, e não a mercenarios que querem usar o palmeiras como vitrine para Europa.

     
  • Às 28 de maio de 2010 às 16:46 , Anonymous Ney Verde disse...

    Nem jogadores rodados não conseguem se firmar no Palmeiras..., muito menos os meninos da base que entram....
    para lançar jovens da casa o time tem que estar equilibrado, ter uma espinha dorçal, do contrário, corre o risco de queimar.....

    Qto a contratação do kleber, tambem acho que tem sim o ladinho de agradar aquela torcida....

    Com esse investimento sou muito mais o MAGO, jogador de criação, comprometido, e que não leva tantas suspencões.....

    E TEM MAIS ESSAS CONVERSAS DE KLEBER, VALDIVIA, FELIPÃO, só aparece depois que o time perde.., é só para acalmar os idiotas....

     
  • Às 28 de maio de 2010 às 19:52 , Anonymous sR_OceanoAzul disse...

    Parabéns, aqui se discutem boas idéias o tempo todo.

    Vou dar a minha vuvuzelada pois o tema e o editor sempre dão voz.

    Que boa composição pois vocês já o fizeram com muita competência mas o meu pensamento é que a tragedinha da relação torcida (organizada ou não, amendoim)/Palmeiras, é somente mais uma que revela tragédia maior em curso.

    É que andam abusando mais do que podem na terceirização na relação Traffic/SEP e aumentando os custos impróprios, dinheiro bem mal gasto, outros. Pela lógica a visão interna do Palmeiras deveria ser óbvia mas não acontece para alguns porque o ambiente não permite uma espiral virtuosa. É muito pedágio de dentro, daí talvez venha o “priorizar” Marquinhos da vida em detrimento de Vinícius ou Gabriel ou colocando nos outros termos, ou Valdívia, ou Kléber, ou Felipão, ou “Antonio até porque Carlos”. É um técnico que quebra hierarquia ali, o outro que não dá liga e assim vai. Isso é “meia bola” não serve mais.

    Ninguém é câncer e basta ter relação a níveis aceitáveis de maturidade. Esta sociedade palmeirense, nós torcedores e dirigentes, no fundo é muito boa pois, pra mim o que importa é que o mote da gana da superestrutura palmeirense é a torcida e esta é a finalidade e objetivo para que a cúpula sirva a toda torcida palmeirense do mundo inteiro.

    Quero discordar de algumas opiniões. Se considerar que 4 jogadores fazem parte da espinha dorsal de um time, que é o nosso caso já faz algum tempo, então merece sim aproveitar esta molecada. É diferente, eles aprendem fazendo, assim que têm que ser dos de dentro e isso é venal. Eles são o Palmeiras.

    Arena Palestra-Itália e Diretas Já. Vai que é sua Belluzzo bola nossa.

    Um abraço.

     
  • Às 28 de maio de 2010 às 22:15 , Anonymous Pedro Paulo disse...

    Muito boa a discussão aqui no blog. o que o Oceano azul falou é a pura verdade. A jogadorzada inútil da parceira, toma do conta dos lugares dos nossos moleques. O Palmeiras virou um balcão de negócio. É isso aí Nada igual como uma sapecada no Prudente pra tudo voltar a calmaria no nosso verdão. Apesar do Parraga.

     
  • Às 29 de maio de 2010 às 08:41 , Anonymous Marcelo disse...

    Vamos falar de amenidades:

    Depois da separação amigável no campo esportivo, o Império do Amor acabou com um divórcio litigioso fora dele

    globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/05/imperio-do-amor-em-litigio-adriano-e-love-brigam-diz-colunista.html

    KKKKKKKKKKKKKKKK

    Mas falando sério o Love só trouxe discórdia onde passou.

    Está muito bom o Blog, também concordo que deva mudar o comando do departamento de futebol.

    Abraços,

     
  • Às 29 de maio de 2010 às 12:09 , Anonymous Aversa disse...

    O Corinthians, de fato, é menor do que sua torcida. Muito menor.
    Só essa frase já teria valido o post.
    Acho que realmente tem muita gente dando pitaco. É o contrário daquela gestão cancerígena que tivemos em que toda a oposição era massacrada e que ficou 10 anos fazendo de tudo para mandar a Parmalat embora.
    O Palmeiras tem duas opções, ou traz Felipão, Kleber, Valdivia e outros que tem a quase unanimidade do apoio da torcida e vê o que vai dar, ou chega pra torcida e fala pra esquecer de títulos por dois anos e se faz uma reestruturação total com investimentos pesados nas categorias de base.
    Só que o problema de se fazer isso, é que a oposição que está aí, juntos sim, muitas vezes com as organizadas, vai descer o reio e não vai deixar a Diretoria trabalhar, como no caso da Arena e de vários incidentes "estranhos" envolvendo jogadores, transações e vazamentos de contratos de patrocínio, entre outros.
    O grande diferencial da bambizada, além das falcatruas extra campo e de procuradores mal intencionados, é que lá dentro todos trabalham em prol do São Paulo. Se a violenta Independente tomar algumas atitudes que as nossas organizadas tomam, nunca mais entram no Ademarzão. Se um membro de oposição vaza um contrato de patrocínio ou faz essa palhaçada que estão fazendo de barrar a Arena, o o cara não se elege nem porteiro da sauna. E enquanto eles ameaçam jogadores da base que saem, aqui parece que fazem a cabeça de nossos garotos para irem para outros clubes só pra prejudicar a situação.
    Sobre o Kleber não ter sido comprado antes, discordo. Levantamos boa parte do dinheiro, e os russos venderam pro Cruzeiro por uns 4 milhões a menos do que nos dispusemos a pagar. Fizeram com a gente naquele caso o que o Mogi fez com o corintians na venda do Rivaldo.

     
  • Às 29 de maio de 2010 às 15:19 , Anonymous Anônimo disse...

    Desculpem tratar de um assunto fora do tema deste tópico, mas seria interessante saber se há alguma informação sobre atitudes da Procuradoria do STJD e da Promotoria Pública a respeito da bomba lançada sobre dirigentes do Palmeiras, na última quarta feira, no estádio do Morumbi?

    Aproveito também para perguntar se algum jornalista ou órgão de imprensa ligou para o procurador do STJD para, cobrar providências, a exemplo do que sempre fazem quando querem denunciar jogadores do Palmeiras por imagem, mesmo em lances julgados pelo árbitro da partida?

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial