Observatório Alviverde

02/08/2009

O PALMEIRAS É LÍDER MAS ESTOU COM MEDO DE UMA COISA

Não, meu amigo. Se você acha que estou com medo das saídas de nossos principais jogadores, enganou-se. Creio, firmemente, que a diretoria e a Trafic terão o juízo perfeito para manter Pierre, Diego e Cleiton Xavier pelo menos até o final do Brasileirão. E, para ser bem sincero, se Pierre fosse embora, isso em nada alteraria o estado de graça em que vive o Verdão. A reposição de Pierre, difícil, embora, não seria tão complicada. Mas o mesmo não se pode dizer acerca de Cleiton Xavier e Diego, hoje, sem qualquer sombra de dúvida, os melhores em suas respectivas posições no futebol brasileiro. Mas o meu medo não reside aí, até porque sou convicto de que jamais estivemos tão bem encaminhados para um título quanto o estamos desta vez. Belluzzo , Cipullo, a diretoria e Jota Hawila sabem disso e um título nacional acrescentaria um percentual fantástico de valoração aos jogadores. O meu medo também não diz respeito às arbitragens, conquanto se saiba dos "milagres"de mutação que elas podem promover nas tabelas e nos números. O SPFW que tanto investe dissimuladamente no segmento, melhor do que qualquer clube, sabe o quanto representam na conquista de títulos. Contudo, parto do pressuposto de que com um time forte tècnicamente, agregando-se a esse fator raça, vontade, força e determinação, isto é, tudo o que temos mostrado ultimamente, superaremos qualquer soprador de apito ou qualquer flanelinha hostís.
O meu medo, meus amigos, reside no esquema de jogo que Muricy tenta impor ao grupo. De minha parte considero qualquer esquema positivo desde que ele traga produtividade e resultados dentro do campo.
Quem conhece futebol sabe que qualquer esquema depende das peças de que se dispõe. Nós não temos jogadores em nosso elenco para atuar dessa forma. Muricy inventou ontem um esquema de tres zagueiros que não deu certo e nos expôs muito. Foi uma partida em que, apesar do resultado favorável, jogamos muito aquém de nossas possibilidades, correndo grandes riscos.
O esquema de tres zagueiros, todos se lembram bem, já houvera sido usado várias vezes por Luxemburgo sem convencer, apresentando resultados muito discutíveis. O esquema de tres zagueiros parece limitar o nosso time tornando-o óbvio demais. Muricy deve ter percebido isso, a julgarmos por suas declarações após o jogo, nas quais ele procurou minimizar a sua atitude tática inicial. Experiente que o é, corrigiu a tempo, a partir do momento em que o adversário ficou reduzido a dez jogadores. Mas, Muricy o time do SPFW é um, o Palmeiras é outro. Pense nisso!
COMENTE

PS - No segmento imprensa, na aba esquerda, logo abaixo das Últimas o comentário sobre a transmissão de Milton Leite no Sportv.

5 Comentários:

  • Às 2 de agosto de 2009 10:47 , Anonymous Macedo disse...

    Sim, o time do spfw é um (tricampeão) e o do Palmeiras é outro (que mal e mal alcançou um quarto lugar).

    Eu sei que há a questão das arbitragens, mas dói pensar que caso as arbitragens não tivessem beneficiado o spfw, de qualquer forma nosso desempenho não teria sido melhor, porque nunca chegamos nem perto de ser candidatos reais ao título brasileiro.

    Não sou defensor do Muricy nem dos 3 zagueiros, mas considero prematura qualquer crítica ao nosso desempenho neste momento em que somos líderes absolutos com uma ótima campanha.

    E cabe perguntar ao palmeirense insatisfeito com o momento atual exatamente do quê ele tem saudade.

     
  • Às 2 de agosto de 2009 14:03 , Anonymous Tânia "Clorofila" disse...

    Meu amigo Alcides,

    Já vi o Palmeiras usando um esquema bem ofensivo, ir prá cima e sair derrotado. Eu também não gosto de jogar com três zagueiros, mas dependendo do jogo, esse esquema é benvindo.
    E o problema não é o esquema em si, mas sim, não termos as peças adequadas prá isso.

    Acredito que Muricy tenha pensado que o rendimento seria outro e, por isso mesmo, percebeu que a correção seria necessária. Aí é que está a minha felicidade com ele. ELE QUER GANHAR!! Ao contrário do destrambelhado que jogava fora pontos e vitórias, em favor de manter alguns jogadores na equipe.

    A gente sabia, por antecipação que o jogo lá na Ilha não seria fácil. Nunca é. O Sport, desesperado, na zona do rebaixamento, teria que ser contido em seu ímpeto ao jogar em casa. Só que eles ficaram atrás, jogando no contra ataque.
    E não seria o Palmeiras a ir prá cima e correr o risco de tomar um gol. Por isso jogamos aquém do que podemos. Gostei bastante da postura da equipe, que soube esperar pelo momento adequado, sem se atrapalhar e descuidar da defesa.

    Nos roubaram em Goiás, já nos afanaram muitos penaltis... mesmo assim, estamos na liderança isolada do campeonato. E, basta um tropeço do Galo, hoje, que ficaremos ainda mais confortáveis lá em cima. E são três jogos sem tomar gols. Estou achando que essa caminhada está mais segura. Que os passos estão sendo dados com muito mais cuidado.

    Se continuarmos assim, com essa postura e mentalidade, acredito que o título será nosso. Eu ainda tenho medo apenas dos árbitros e dos esquemas de bastidores que tentam favorecer alguns times (são sempre os mesmos dois), dando pontos e consequentemente títulos, de presente.

    Fora isso, é Verdão líder, de ponta a ponta!

    Ah, e esses árabes que vão fazer buraco e procurar petróleo, que é o que fazem melhor. PIERRE, NÃO!!!

    Saudações Clorofiláticas!
    www.blogdaclorofila.sopalmeiras.com
    http://twitter.com/taniaclorofila

     
  • Às 2 de agosto de 2009 14:19 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Meus amigos Macedo e Tânia
    Eu não estou fazendo críticas ao time, mas, apenas, manifestando o meu temor. Qualquer esquema é bom e eu não tenho aversão a nenhum deles, DESDE QUE SE TENHA PEÇAS PARA REALIZÁ-LO e nós não temos. O meu medo é que Muricy lance o esquema da noite para o dia, como o fez ontem, já que se trata de um modo de jogar que esse grupo não conseguiu assimilar nos tempos de Luxa. Se o esquema for bem treinado e se ele conseguir implementá-lo, tudo bem. Só que um esquema desses, além das peças, demanda um bom tempo de treinamentos.
    Não sei se voces notaram mas costumo fazer as minhas observações críticas quando tudo está bem. Falar depois que aconteceu quase todos o fazem.
    Saudações verde-esmeralda a voces!

     
  • Às 2 de agosto de 2009 15:45 , Anonymous Anônimo disse...

    Boa tarde!

    Sr. concordo com o sr., achei que o Muricy inventou ontem, com os três zagueiro...o time vêem rendendo no 4-4-2 e os resultados falam por si só...acho que no jogo de ontem, se o Sport não tivesse um jogador expulso aos 22 minutos do segundo tempo, Muricy não teria alterado o esquemma tático (para se aproveitar da superioridade numérica) e o mesmo teria se contentado com o empate!

    Saudações Alvi Verdes!!!

    Manzione

     
  • Às 2 de agosto de 2009 16:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Não Quero fazer comentários, quero pedir aos palmeirenses que neste mês de agosto mês de aniversário do Verdão procurem usar sempre camisas do Palmeiras. Adoro ver os Palmeirenses com suas camisas por toa cidade, a cidade fica mais verde não é...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial