Observatório Alviverde

10/03/2011

O TALENTO DE UM CRACAÇO (AÇO, AÇO) DE BOLA, VALDÍVIA, CONDUZIU O PALMEIRAS À VITÓRIA DE VIRADA SOBRE O NOROESTE EM BAURU !


1) Desculpem-me os que acreditavam em jogo fácil ou, como gostam de dizer os néo-analistas, em jogo de um time só. Ganhar do Noroeste em Bauru nunca foi fácil. Nem nos tempos áureos  de  nossas  academias, verdadeiras máquinas de jogar futebol.

3) Verdão X Norusca foi um grande jogo, leal e renhidamente disputado, entre dois times de muita disposição e de grande aplicação tática, sendo que um deles, o Palmeiras, tinha, de acréscimo, o lastro de talento que atende pelo nome de Valdívia.

5) Com Valdívia, como se esperava ainda antes de sua recontratação, o Palmeiras é diferente, é outro time, muito melhor. O Mago, efetivamente, faz a diferença, embora os analistas de TV continuem resistentes em elogiar o jogador como ele merece.

7) Às vezes eu fico imaginando o que essa gente diria se Valdívia jogasse pelos bambis, pelos gambás ou pelas sereias. Certamente diriam que ele era espetacular, genial, e um dos melhores jogadores em atividade no futebol brasileiro.

9) Vou fugir à seqüência trivial dos comentários e analisar, apenas, aspectos do jogo. O primeiro é a falta que faz um centro-avante de ofício, sobretudo em jogos pegados como o de ontem em que uma bola aérea tem o poder de decidir.

11) O terceiro é a a baixa performance do veterano Marcos Assunção, jogador que, dificilmente, terá seu contrato renovado pelo Palmeiras.

 13) Aliás, ficamos todos cobrando a conexão meio de campo/ataque de Luan,  Kléber,  Valdívia, Tinga,  Márcio Araújo e de outros jogadores.

15) Ultimamente, Assunção não tem, ao menos, conseguido, como seguidamente fazia, bater faltas com perfeição e marcar gols decisivos. Isso é o que justificava e o garantia como titular, apesar de sua pouca mobilidade em campo.

17) Vitor entrou e deu alma nova ao Palmeiras. Defendeu bem, apoiou, correu, atacou, chutou de longa distância, deu opção aos companheiros e sofreu a falta convertida por Valdívia em jogada de muita confiança e ousadia.

19) Felipão precisa observar melhor e cobrar os jogadores mais velhos perguntando o que eles têm contra os mais novos ou contra os que estão entrando na equipe. Definitivamente, não passam a bola aos novos, ainda que estejam em privilegiadas condições de recebê-la. .

21) Tinga, aquele que pensa que já é um craque, é outro cuja saída no intervalo, só fez bem ao Verdão. Excessivamente individualista, prende a bola em demasia e gosta de enfeitar. Exatamente tudo o que não interessa a um time de futebol.

 23) O gol do Noroeste foi assinalado em posição irregular e quase complicou a vida do Palmeiras. Entretanto, não posso e nem  vou crucificar o bandeira ou o árbitro, pela dificuldade decorrente da velocidade do lance. Ainda que perdessemos o jogo, nessas circunstâncias eu não reclamaria. 

24) Muito boa a transmissão do Sportv, com a ótima dupla Leite e Noriega. Os repórteres agregaram muito pouco em termos de notícias e informações.

25) Ao encerrar esta postagem, verifico, com imensa satisfação, que os gambás acabaram de perder o jogo e a invencibilidade para a Ponte em pleno Pacaembu. A mídia já iniciou o trabalho de justificativa, contemporização e minimização do resultado. 

Agora é esperar pelo São Bernardo, sábado que vem, às 18,30 horas, no Canindé.


2) Aliás o jogo de ontem serve para mostrar a "Juca et tchurma", que existe futebol de primeira linha no interior de São Paulo e do Brasil e que os regionais são compatíveis, como sempre foram, com a realidade do futebol brasileiro.

4) Prevaleceu o Palmeiras, salvo pelo virtuosismo do chileno que decidiu individualmente o jogo, em cobrança perfeita de falta e em uma assistência de mestre,  que proporcionou ao jovem Vinicius o seu primeiro gol como profissional de futebol.
 
6) Em vez de o chamarem de "craque", minimizam, e dizem, eufemistiicamente, entre os dentes, que "é um jogador acima da média". Valdívia seria só isso? Não, é muito pouco! Como eles economizam os adjetivos quando se trata de jogadores do Palmeiras

8) É preciso que a parte da imprensa que não reconhece a extraordinária qualidade do futebol de Valdívia e nem se rende ao seu imensurável talento, que tome vergonha, deixe de ser doente, desonesta, facciosa, clubística e antiprofissional.

10) O segundo é a crônica baixa produtividade de Tinga, cuja saída, ontem, no intervalo, muito contribuiu para que o Palmeiras aumentasse a sua produtividade e envolvesse, completamente, o Norusca no segundo tempo.

12) Apesar da liderança em campo e da influência positiva junto ao grupo, o Palmeiras, sem Assunção, foi outro time, a partir da entrada de João Vitor.

 14) Entretanto, a nossa falta de profundidade ofensiva está muito mais ligada ao fato de Assunção não se apresentar nunca para o jogo ofensivo.

 16) Ele também não tem sido feliz nas cobranças de córneres e nem tem conseguido bater na bola com perfeição em cruzamentos ou em faltas à longa distância. Por que manter como titular alguém  nessas condições?

18) Adriano foi destaque negativo ontem em Bauru. Lançado às feras, isolado, jogou sozinho, como uma ilha entre beques muito mais fortes e, em razão disso, pouco produziu. Como cobrar de um jogador nessas circunstâncias?

 20) Pardalzinho é um exemplo. Esquecido no lado esquerdo do campo, mostrou personalidade e talento nas poucas vezes em que lhe passaram a bola. Felipão está queimando Max colocando-o como ponta esquerda. Esta não é a posição original do jogador que veio do Vila de Goiás.

22) No post anterior, arrisquei escalar o Palmeiras para enfrentar o Norusca e não o incluí Tinga entre os titulares. Felipão insistiu com ele.Tinga, que tem um enorme potencial, está precisando de um bom chá de banco para cair na real.

 24) Entretanto sou convicto de que uma jogada  como aquela, se contra os gambás ou contra os bambis, principalmente os últimos, seria passível de anulação É atitude recorrente na arbitragem paulista, em caso de dúvida, que os bambis e os gambás têm sempre a razão, com a leniência da mídia.

25) Como melhoraram os narradores do Sportv! Acabaram-se as estatísticas inúteis e os comentários enormes, exagerados, em detrimento do relato.

26) Os gambás só não perderam a liderança pelo  saldo de gols superior ao nosso e ao do Santos.Os três têm 25 pontos. Em 3º, o Verdão precisa aprender a importância de marcar muitos gols em campeonatos e, se possível,  golear os adversários sem dó ou piedade, abdicando do estéril OLÉ..

 COMENTE - COMENTE - COMENTE
 COMENTE - COMENTE - 

14 Comentários:

  • Às 10 de março de 2011 às 10:34 , Blogger Alcides Drummond disse...

    TRANSPORTO DA ÚLTIMA POSTAGEM O COMENTÁRIO DO GRANDE PALMEIRENSE SÉRGIO BIONDI, CUJO LUGAR CORRETO SERIA E É NESTE ESPAÇO (AD)
    SIC

    Às 9 de março de 2011 21:40 , Anonymous SERGIO disse...

    .
    .Fala sério!

    KLÉBER NÃO SAIRÁ AGORA!!! DUVIDO X 2 !!!

    Sobre o jogo, quando tudo estava LITERALMENTE perdido, eis que aparece o MAGO, p/ resolver.

    NÃO TENHO DÚVIDAS, é o melhor jogador atuando em solo brasileiro, FÁCIL!!!

    PARABÉNS VALDÍVIA!!!

    E sobre Felipão, se errou na escalação inicial, encerrou sua teimosia com substituições PONTUAIS.

    Está na hora de repensar a escalação. A reitegração de M. Ramos e Lincoln.

    E por fim, está na hora definitivamente de contratar mais um atacante.

    FOI DIFICÍLIMO. Mas chegamos lá.

    Vamos recalcular o curso da nau...

    BOA NOITE A TODOS.
    .

     
  • Às 10 de março de 2011 às 11:23 , Anonymous Anônimo disse...

    (1)
    Alcides e amigos palmeirenses, muito bom dia a todos!

    Concordo em número, gênero e grau com o amigo Sérgio.

    Alcides, vc tem criticado as atuações do JOVEM tinga, muito bom jogador, de futuro mais que promissor.

    Tinga tem um decréscimo de produção acentuado nos últimos jogos.

    Isto é fato.

    Mas será que isso não se deve além de sua pouca idade e experiência, ao fato de que Tinga nunca foi um marcador de lateral?

    Ele tem jogado como meia, mas um meia ao estilo dos meias da época da seleção do "pé de uva", o aposentado Parreira, na copa de 94, onde deveriam compor a linha de 4 no meio campo, porém abertos nas laterais, a fim de evitar os avanços dos alas adversários.

    Tinga, qdo apareceu na copinha, atuando pela Ponte Preta, era um 2º volante que encostava no ataque, porém atuava na faixa central do meio campo dando suporte ao setor de marcação e ao meia da equipe campineira.

    Lembro de uma partida em pleno Parque Antarctica, onde Tinga acabou com a partida, ao lado do Elias (se não me engano) engoliram o meio campo alviverde.

    Nessa posição em que vem atuando, Tinga não municia o ataque, não faz gols, não preocupa o adversário, ao mesmo tempo que não marca ninguém, não desarma o adversário nem ajuda na composição defensiva da equipe.

    Então eu te pergunto, amigo Alcides, não seria melhor ter um meia de origem, da qualidade e competência do Lincoln, agora curado da contusão que o impediu de jogar na plenitude de sua condição no ano passado?

    Quem presenciou os treinos e/ou leu as matérias da última semana, onde a equipe reserva atuou com Lincoln, Valdivia e o Gladiador Kleber juntos presenciaram um entrosamento muito bom dos 3 craques, com Lincoln deixando os avantes de sua equipe na cara do gol.
    Em uma dessas oportunidades Kleber sofreu um penalti. Deu passes, assistências e até jogou bonito, mas Felipão mesmo assim declinou da presença do craque no grupo que se concentrou para a partida de ontem.

     
  • Às 10 de março de 2011 às 11:25 , Anonymous Anônimo disse...

    (2)
    Já sei, vão dizer que ele é um jogador muito caro.

    Mas a mim parece que é uma estupidez administrativa pagar um salário alto como o dele e deixar o cara só treinando e não aproveitar a qualidade do jogador em benefício da equipe, transformando assim a razão do seu custo benefício em um valor benéfico ao Palmeiras.

    Isso sem falar no Maurício Ramos que tbem não é um jogador barato e foi colocado na mesma condição do Lincoln.

    Será que se fosse na empresa de qquer um desses gênios administrativos da direção palmeirense (Felipão incluso)
    fariam a mesma coisa?
    Deixariam um profissional em licença remunerada sem receber nenhum tipo de retorno?
    Acho que não, né?

    Felipão tem me saído um belo "coveiro" de jogadores, ao utilizá-los fora de posição e não permitir que mostrem a qualidade que o trouxeram ao Palmeiras, Rivaldo, Tinga, Luan, Lincoln (ele nunca foi atacante como foi utilizado no ano passado e Valdívia tbem não é).

    Acho Felipão um grande técnico (antes que me xinguem), mas ele tem me saído teimoso em demasia. Dizem que se não fosse por ele estariamos jogando contra a possibilidade de cair, como no ano passado.

    Talvez sim.

    Mas de acordo com o que penso, de acordo com o que aprendi nesses anos que acompanho o futebol, aprendi que o técnico muitas vezes tem que adaptar suas crenças à qualidade e características dos jogadores do seu elenco e não tentar adaptar os jogadores à sua forma preferida de jogar.

    O Palmeiras é uma equipe que tem um sistema de jogo em que se faz necessário um camisa 9 autêntico.

    Ouso dizer que se tivesse um Adriano, um Serginho, um Rafael Moura ou até um Finazzi o esquema seria perfeito,
    mas não temos!

    Devemos providenciar uma forma de jogar em que não fiquemos reféns de uma posição em que somos carentes.

    Quanto ao jogo de ontem, acho que a torcida tem que se conformar, 1x0, 2x1 vai ser nossa rotina até o fim do ano.

    Valdivia jogou muito, mas jogou sozinho.

    Gostaria muito de vê-lo jogando ao lado de outro meia de qualidade que divisse a atenção dos adversários e permitisse que ele tivesse um pouco mais de espaço com a bola nos pés, como acontecia qdo jogava ao lado do Diego Souza, lembram?

    Um abraço!

    Dinho Maniasi

     
  • Às 10 de março de 2011 às 11:42 , Anonymous DESANIMADO FUTEBOL CLUBE disse...

    BOM DIA

    Ontem na transmissão esportiva disseram que Maurício Ramos e Linconl estão sendo envolvidos numa negociação com Loco Abreu do Botafogo.

    Em contra partida o Palmeiras está negociando firme a liberação de Maikon Leite para Copa do Brasil.

    E apesar de não acreditarem, o Palmeiras tenta sim negociar o Kléber com o futebol e a possibilidade é real.

    Até mais.

     
  • Às 10 de março de 2011 às 12:21 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Dinho
    Minhas críticas ao Tinga são pontuais.
    Como disse na postagem, reconheço nele um grande potencial.
    Mas Tinga anda muito deslumbrado e uma sentada no banco a humildade talvez resolvesse a situação.
    Não tenho a menor dúvida de que ele pode ser um ótimo jogador.
    Não sei, mas acho que não ando escrevendo as coisas com suficiente clareza, porque sofro restrições ao que escrevo, embora eu esteja pensando exatamente como os comentaristas deste espaço do blog.
    Ou seriam os meus amigos que não lêem na íntegra o que escrevo?
    Mas a função do blogueiro é essa mesmo,a de levantar assuntos para as discussões.(AD)

     
  • Às 10 de março de 2011 às 12:37 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Dinho
    Agora fui eu quem não leu até o fim o seu comentário. Você, pelo que se nota, é fã do futebol jogado com arte
    Eu também era até que aprendi que essa é a razão determinante dos insucessos do Palmeiras que enche o time de enfeitadores e não ganha nada
    Pra ter o direito de enfeitar tem de jogar como jogava o Ademir da Guia, o
    Djalminha, o Rivaldo, quando era nosso, ou, como o Valdívia. Conheço o Lincoln desde que começou a carreira e ele era, inquestionavelmente, um diferenciado. Só que tinha preparo físico de um cavalo do jóckey Clube e a saude de vaca premiada.
    Saber jogar ele sabe, mas ter um jogador pra ficar parado, sem mobilidade, já basta o Assunção. Com dois o nosso time não vai nem andar em campo, vai marcar passo.
    De qualquer forma também acho que o Felipão violenta a característica dos jogadores submetendo-os a trabalhos táticos que nunca realizaram. Esse é o problema. Felipão só tem um jeito de jogar, trancado na defesa, povoando o meio campo com as dobras em rodízio de laterais e pontas nas duas laterais, a chegada ao fundo e o cruzamento na área. Tudo isso com um preparo físico de primeira qualidade. Por isso eu o considero técnico de uma nota só. Ele só sabe jogar assim,com seriedade, muita força, muita pegada, determinação com onze guerreiros em campo. Embora não seja infalível, está sempre disputando os títulos. Veja que com um time fraquíssimo ele chegou a final da Copa do Brasil e só perdeu porque não teve peito ou visão para barrar Marcos Assunção, ou substituí-lo quando se cansou naquele fatídico jogo contra o Goiás.
    Você me provoca e eu que redijo os posts entro na discussão. A rapaziada vai pensar que sou fominha. rsrsrsrsr Mas pelo Palmeiras, tudo vale a pena se a alma não for pequena, parafraseando Fernando Pessoa.
    Abraços (AD)

     
  • Às 10 de março de 2011 às 17:57 , Anonymous DESANIMADO FUTEBOL CLUBE disse...

    MAIS UM JOGO DO KLÉBER FORA

    OS RUMORES AUMENTAM

    Se forem os 7 milhões de euros, by by Kléber.

     
  • Às 10 de março de 2011 às 19:34 , Anonymous SERGIO disse...

    .
    ALCIDES e demais amigos...


    Tivemos uma noite de apreensão, e de satisfação ontem. Que Felipão e os jogadores se unam mais, em prol da Sociedade Esportiva Palmeiras. Mesmo com as limitações, é possível SIM um lugar ao sol.

    Por outro lado, é chato repetir isso a todo instante, mas nosso Palestra continua a perder p/ ele próprio.

    Isso pode atrapalhar (novamente nossa caminhada).

    Não me refiro ao elenco (que poderia sim estar melhor qualificado), mas sim à política do Clube.

    Os bastidores continuam fervendo, e afetam desde à nutricionista, até as obras da Arena.

    Enfim, será que um dia haverá um basta nisso tudo???

    Boa noite a todos.
    .

     
  • Às 10 de março de 2011 às 19:38 , Anonymous Anônimo disse...

    Não Alcides, não é só um jogador parado e sem mobilidade, é um jogador parado e sem mobilidade e outro que corre muito - sempre na mesma faixa de campo - e que não rende nada pra equipe.

    Um é o Assunção o outro é o Tinga.

    Não estou dizendo que não gosto desse jogador, mas tenho certeza que ele produziria muito mais se jogasse na sua posição de origem, afinal, ele não é meia!

    Veja bem, não quero outro "come e dorme" no time não, quero o Lincoln no lugar do Assunção, quero o Tinga no meio campo, quero o Valdívia na armação, quero saber por que gastaram uma nota com o Chico se ele não joga, dizem que é por conta do seu preparo físico, mas o seu companheiro de time o Rodolpho já está jogando a algumas rodadas.

    Qual é o motivo então?

    Gostaria de saber por que o Luan nunca é escalado como 2º atacante e sempre como marcador de ponta, por que o Pardalzinho não é escalado na sua verdadeira posição, por que o Tinga nunca jogou de 2º volante no Palmeiras e por que nunca colocaram o Lincoln, o Valdívia, o kleber e o Adriano pra jogarem juntos pra ver no que dava?

    Como dizer que eles não podem jogar juntos se não experimentarmos?

    Como saber se o Lincoln está recuperado como ele próprio afirma e se vai jogar bem se não deixarmos ele jogar?

    Ninguém falou que o Felipão o colocava pra jogar como 2º atacante ou como único responsável pela armação do time, mesmo ele sofrendo com uma contusão que segundo o próprio Big Phil era maior que a do Valdívia e mesmo assim ele ia pro pau.

    Tudo o que eu gostaria é de ver os melhores jogadores do Palmeiras jogando juntos, isso é pedir muito?

    Alcides, eu sempre leio o seu texto do início ao fim e considero como um dos melhores textos da crônica esportiva brasileira.

    Da mesma forma eu não me considero um analfabeto funcional e consigo entender perfeitamente o que vc escreve.

    Também leio sempre os comentários dos amigos que aqui escrevem.
    Afinal, não dá pra desconsiderar os posts do Higino, do Mestre, do Ney ou do Benê.

    Sobre a transmissão de ontem.

    Assisti o jogo no Sportv, narração equilibrada e muito boa do Milton Leite e comentários diretos e interessantes do Noriega (muita saudade da narração do pai dele), mas como de costume assisti acompanhado do meu radinho de pilha (lembrança dos meus tempos de arquibancada) e ouvi a transmissão na Band, narração do excelente José Maia.

    Gosto muito do seu timbre e estilo de narração que me remetem aos narradores do passado. Não sei porque não é escalado em mais jornadas, ficando sempre como 3º narrador do elenco da Band, normalmente transmite os jogos da Portuguesa.

    Alcides, vc conhece o José Maia?

    Abraços!

    Dinho Maniasi

     
  • Às 10 de março de 2011 às 22:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Pessoal, deem uma olhada neste blog:

    http://fabiotatu.wordpress.com/2011/03/09/palmeiras-b-quanto-custa-jogar-em-jaguariuna/

    Vejam qto dinheiro é jogado fora, qtas medidas ilógicas são tomadas pelos gênios da nossa diretoria.

    Depois dizem que não dá pra contratar um 9, 9.

    Trágico...

    Dinho Maniasi

     
  • Às 11 de março de 2011 às 11:34 , Anonymous DESANIMADO FUTEBOL CLUBE disse...

    FELIPÃO X KLÉBER

    FELIPÃO ACABA DE DAR COLETIVA E ABAFOU O CASO KLÉBER.

    MAS DEU A ENTENDER QUE SE KLÉBER FOR SAIR, NÃO SERÁ DESSA MANEIRA.

    "Se este jogador nunca foi elogiado no Palmeiras, alguém está errado aqui. Ou vocês não escreveram o que eu falei ou escreveram errado. Porque ele sempre foi de muita utilidade, sempre valorizado e, é tão valorizado que nunca foi capitão em lugar nenhum, só aqui, com Luiz Felipe Scolari. Portanto, é uma coisa diferente do que tem sido colocado, e não vou ficar discutindo, porque preciso do Kleber, quero ele em condições e, embora alguns torcedores tenham expressado de essa ser uma maneira de sair do Palmeiras, não é por aí, não é por essa porta que ele vai sair".

    SIGO DIZENDO QUE NÃO HÁ NADA DEFINIDO.

    KLÉBER DEIXOU O TREINO FALANDO AO CELULAR COM ALGUÉM.

     
  • Às 11 de março de 2011 às 18:55 , Anonymous O DELATOR disse...

    LUIS FABIANO, O FABULOSO
    ACERTA C/ O SPFW POR 4 ANOS

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/03/11/luis-fabiano-acerta-contrato-por-quatro-temporadas-com-o-sao-paulo.jhtm

    TODOS OS GRANDES TEM CENTRO-AVANTE. E O PALMEIRAS, DIRETORIA????

    SEM MAIS.

     
  • Às 11 de março de 2011 às 19:53 , Anonymous DESANIMADO FUTEBOL CLUBE disse...

    MARCEL RESCINDE COM VASCO DA GAMA

    MARCEL EX-SANTOS, ATACANTE DE ÁREA DE 1,87, 29 ANOS

    GANHAVA SALÁRIO DE 70 MIL REAIS NO VASCO.

    ***

    FELIPÃO E KLÉBER, APARENTEMENTE, FINAL FELIZ.

     
  • Às 11 de março de 2011 às 20:15 , Anonymous Anônimo disse...

    Amigos de sangue verde, boa noite!

    Dêem uma lida neste post, acho muito interessante a análise feita sobre o comportamento de alguns torcedores.


    http://cruzdesavoia.wordpress.com/

    Abraço!

    Dinho Maniasi

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial