Observatório Alviverde

31/08/2011

MAIS UMA DERROTA DOÍDA! A DIFERENÇA É QUE ESTA PARECIA DESENHADA!

 

Não gostei da escalação do time que começou o jogo.

A defesa, claro está, tinha de ser mesmo a que começou com Deola, Cicinho, Henrique, Thiago e Gabriel Silva.

Eu só alteraria uma peça, retirando Gabriel e colocando em campo Gérley ou Rivaldo.

O erro de escalação, em meu entendimento, está na colocação de cinco jogadores no meio de campo o que me faz pressupor que Felipão queria jogar na retranca, abdicando de atacar.

Quando eu vejo Tinga no time, parafraseando Caetano na música Sampa, “alguma coisa acontece no meu coração, igual quando eu vejo Paulo César ou qualquer outro ladrão”, pois compreendo que é um sinal visível que outra derrota vai entrar em nosso caminho.

Deus do céu, pra que tantos volantes, pra que tanta centralização de jogo e por que tão poucas jogadas pelos flancos?  Hoje, temos o homem de referência e temos de explora-lo convenientemente.

Tinga saiu, entrou Ricardo Bueno e a nossa proposta de jogo parece, a partir de agora, um pouco mais ofensiva.

Mas, pelo que eu vi, vamos ter de jogar muito mais para começarmos a jogar mal, quanto mais para jogar bem.

Creio que só uma grande mudança tátitca e, principalmente, de atitude, a sorte, a força de nossa tradição ou o peso de nossa camisa possam tirar-nos dessa enrascada e alterar o curso da vitória do Bota.

O time deles está jogando muito melhor do que o nosso.

Além disso, perdoem-me pela superstição explícita, fui obrigado a assistir ao jogo pela Globo matriz e ouvir aquele que, em meu entendimento, é o pior locutor da TV aberta brasileira, Kléber Machado, o rei da abobrinha e dos assuntos aleatórios. O peso que esse narrador e o Marsiglia colocam sobre o Palmeiras, é incrível.

Telespectador palmeirense sofre! Como sofre!

COMENTÁRIO REDIGIDO NO INTERVALO DO PRIMEIRO PARA O SEGUNDO TEMPO, QUANDO ESTAMOS PERDENDO POR 2 X 0 E LEVANDO UM VAREIO DE BOLA DO TIME DE CAIO JÚNIOR.

-----------------------------------------------------------------------------

Foi lastimável a atuação do Palmeiras, também, no segundo tempo.

O time continuou desarrumado, sem toque de bola, sem imaginação, sem criatividade e não conseguiu entrar na área botafoguense senão em raras oportunidades

Foi um jogo em que ninguém do Palmeiras conseguiu atuar, individualmente, bem. 

A exceção foi Fernandão que mostrou boa preparação física, consciência de jogo, qualidade nos passes, disposição e muita raça na disputa de bola.

Uma pena que ele tivesse de atuar recuado para receber e trabalhar a bola, em função de ninguém se aproximar para tabelar, nem Ricardo Bueno que foi escalado para exercer essa função..

Da mesma forma,  faltaram, também, ao Palmeiras as jogadas pelas pontas, principalmente as de passagem dos laterais. Um time que atua com dois centro-avantes altos necessita, prementemente, desse tipo de jogada,

Entretanto voltamos a tocar “o samba de uma nota só” da bola parada com o solista solitário, Márcio Araújo que, novamente, bateu faltas e cobrou córneres o jogo inteiro para achar um golzinho sem graça, apenas quando a vaca já estava atolada no brejo de nossa incompetência.

Não há muito o que comentar neste aspecto, mas fomos, novamente prejudicados pelo alagoano Francisco Carlos do Nascimento que deixou de marcar um pênalti claríssimo sobre João Vitor aos 36 minutos, aproximadamente, do segundo tempo.

Enquanto isso, no Morumbi o árbitro de Fluminense e São Paulo deu um pênalti para os bambis num lance em que o beque se antecipou a Dagoberto, desviou a bola e o atacante, na seqüencia do lance, chocou-se com o zagueiro.  É mole, ou querem mais?

Antes de pedirmos a cabeça de Felipão, é bom que se frise que sofremos um gol relâmpago, logo aos 3 minutos,

Esse gol fatídico abalou o moral do time e alterou toda a esquematização tática prevista por Felipão e Murtosa, em um jogo no qual atuamos sem quatro titulares, Marcos, Kléber, Luan e Valdívia e sem a nossa melhor alternativa ofensiva de banco, Maicon Leite.

De qualquer forma, os 3 x 1 que levamos (poderia ter sido mais), representam não, apenas,  um castigo, a Felipão, mas um sinal revelador de que ele tem de mudar urgentemente os seus conceitos sobre futebol ou vai morrer profissionalmente sob as pechas de gagá e de ultrapassado.

Não vou dizer que esta partida contra o Botafogo era o prenúncio de uma morte anunciada, mas, sem os nossos principais atacantes, já se esperava um rendimento a menor da equipe e  de nossa peça ofensiva.

As esperanças de um ataque forte, se depositavam em  Fernandão que, diga-se de passagem, não frustrou as nossas expectativas. Pelo contrário, ele as superou, e mostrou potencial para um rendimento cada vez maior, mas um periquito só não faz revoada e nem verão!

O que não se esperava é que o nosso ataque, como um todo, rendesse tão pouco ao ponto de não conseguir infiltrar-se pela área adversária e nem chutar ao gol do Botafogo. O goleiro Jéferson, como se dizia antigamente, foi um expectador privilegiado do clássico.

Com quatro volantes mais Tinga, contumaz peladeiro, improdutivo, condutor de bola, e, jogando com um único atacante, como é que poderíamos jogar bem e ganhar?

A substituição de Tinga foi correta mas a entrada de Ricardo Bueno, completamente sem ritmo de jogo, não! O homem a entrar, ainda que com todas as suas limitações, seria Patrik.

Teoricamente escalado para encostar em Fernandão e tabelar ou para fazer o um-dois com quem viesse de trás, Bueno não conseguiu, nunca, cumprir a função.

Que não se cobre dele, porém, a presença no jogo aéreo porque o Palmeiras não conseguiu cruzar com eficiência e perigo, nenhuma bola contra o gol de Jeferson.

Perdemos mais uma, mas perdemos em função, principalmente, de nossos desfalques,  para um adversário que apresentou uma esquematização tática mais eficiente e jogadores mais talentosos.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 1 PALMEIRAS
Data 31/8/2011  Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Erich Bandeira (PE)
Gols: Herrera, 3'/1ºT (1-0), Gustavo, 22'/2ºT (2-0), Maicosuel, 17'/2ºT (3-0), Marcos Assunção, 46'/2ºT (3-1)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos (Lucas Zen, 30'/2ºT), Renato, Maicosuel (Felipe Menezes, 33'/2ºT) e Elkeson; Herrera (Caio, 36'/2ºT) e Loco Abreu. Técnico: Caio Junior.
PALMEIRAS: Deola; Cicinho (João Vitor, 27'/2ºT), Thiago Heleno (Leandro Amaro, intervalo), Henrique e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Rivaldo e Tinga (Ricardo Bueno, 34'/1ºT); Fernandão. Técnico: Luiz Felipe Scolari.                                                                       Cartões amarelos: Cortês e Elkeson (BOT) Rivaldo e Henrique (PAL)

TELEVISÃO

Ontem aconteceu o que eu mais temia. A ausência de uma alternativa obrigou-me, após aproximadamente quatro anos, ao supremo sacrifício de assistir a um jogo na Globo. Só a Globo transmitiu o Botafogo x Palmeiras.

E, pior, do que um jogo pela Globo, é ser compulsoriamente obrigado de ouvir um jogo retaliado, digo, relatado por Kléber Machado, que, sem qualquer dúvida é o pior narrador da televisão aberta no Brasil. Quem seria pior do que Machado? 

Ás vezes eu me pergunto, como é que um cidadão como esse pode ser a segunda voz esportiva da maior rede de tv. do país?

Kléber, sem qualquer dúvida, pode ser chamado de comentarista-locutor ou se quiserem de anti-narrador

Sem material de voz compatível para a função, palrador contumaz de assuntos aleatórios e inoportunos, imita seu chefe em final de carreira, poluindo as transmissões com bla-bla-bla e conversa mole em detrimento da única coisa que interessa, o relato do jogo.

Ontem ele muito mais conversou e enganou do que relatou se é que ele relata alguma coisa!

Passou o tempo todo conversando com Marsiglia, o incompetente, que teve o desplante de dizer pela emissora mais prestigiosa e mais vista no país, que um árbitro na iminência de apresentar o segundo cartão amarelo tem mesmo de pensar porque esse cartão tem mais peso do que o primeiro.

Marsiglia acaba de inventar uma nova regra ao sustentar que o segundo cartão tem de ser aplicado, como ele disse,  apenas em lances mais carregados e que o primeiro é como se fosse um sinal marca-texto.

É preciso dizer mais?

Quando Arnaldo Cesar Coelho esbravejava, há anos, contra os árbitros que cumpriam a regra da aplicação de tempo extra em função de paralizações e dizia: “ele está querendo se complicar. Devia encerrar logo o jogo” ilustra bem o quanto esses dois senhores, ressuscitados pela Globo,  foram “competentes” no exercício  de suas funções.

Arnaldo pensa que esquecemos de 1978 quando ele foi uma peça importante e fundamental no esquema do título nacional do Guarani subtraindo-o, na mão grande, da SE Palmeiras.

Ele acredita que não lembramos mais de sua arbitragem facciosa pró bugre, da expulsão inexplicável e injusta do goleiro Leão e de quando ele marcava as faltas para o Palmeiras a fim de tirar a velocidade das jogadas de nosso ataque e permitir a defesa bugrina de se reagrupar.

São esses os nomes que a Globo apresenta como palavras jurisprudenciais da arbitragem brasileira! A Rede Globo é patética, é uma piada!

Ontem, logo no início do jogo, Henrique foi proteger a bola e foi empurrado por Herrera. Sabem o que disse o gaúcho, na maior cara-de-pau? Que fora uma disputa normal de bola. Marsiglia, antes que eu esqueça, VTNC. 

Quando um beque do Botafogo derrubou João Vitor na grande área, nem ele e nem Kléber disseram, absolutamente, nada sobre o lance. Ia passar batido se a produção não o reprisasse.

Repetido o lance, Marsiglia sussurrou que havia sido pênalti, com o que concordou, com a mesma ênfase, isto é, sem nenhuma, Kléber Machado. Essa é a forma usual de tratamento que a mídia dispensa ao Palmeiras.

O lance da agressão de Herrera a Gabriel não foi objeto do relato de Kléber, nem do comentário de Marsiglia. Eles, simplesmente, não tocaram no assunto e como eles mais gostam de dizer quando o prejudicado é o Palmeiras, “segue o jogo”!

Enfim, meus amigos, perdemos outra ótima oportunidade de melhorar a nossa situação na tabela e de nos aproximarmos dos primeiros postos.

Que venha, agora, o Cruzeiro!

COMENTE COMENTE COMENTE

8 Comentários:

  • Às 31 de agosto de 2011 às 23:25 , Blogger Unknown disse...

    É impressionante como nosso treinador é um FDP, vai a PQP, colocar 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, não você não leu errado não são 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, VOLANTES, VOLANTES, VOLANTES, VOLANTES VOLANTES, em campo, e desses 5 rivaldo e tinga, é brincadeira, não é possível esse lazarento está de sacanagem, hoje é a gota d'agua, não dá mais, não dá mais, concordo com todos que ele faz um grande trabalho, mas como técnico não dá mais, juro por Deus que em toda a minha vida de futebol, desde que comecei a entender de futebol, eu NUNCA, NUNCA, NUNCA, NUNCA, NUNCA, vi uma escalação TÃO RUIM, TÃO RUIM, TÃO RUIM, TÃO RUIM, TÃO RUIM, quanto a a de hoje, não tem jogador na base do palmeiras melhor do que esses dois? não existem melhores jogadores que esses que estão no elenco atual dentro do clube? vai a PQP FELIPÃO fdp...
    Não dá mais FORA FELIPÃO, FORA FELIPÃO, FORA FELIPÃO, FORA FELIPÃO, FORA FELIPÃO...

     
  • Às 31 de agosto de 2011 às 23:56 , Anonymous Anônimo disse...

    Qualquer que fosse a escalação hj,estava na cara que iríamos perder, devido aos inúmeros desfalques.Dito isso,cabem algum perguntas, mesmo assim:

    -Pq o Gerley, jogador indicado pelo Felipão, que custou 1 mi de reais aos cofres do clube, nem no banco fica mais??

    -Pq nao saiu jogando com o R.Bueno, único atacante que joga pelos lados disponível pro jogo de hj?

    -Pq Tinga?

    -Pq colocar o Chico,jogador lento, pra armar o time no segundo tempo?




    Henrique

     
  • Às 1 de setembro de 2011 às 00:17 , Blogger Unknown disse...

    Outra pergunta, insisti tanto com a porra do PATRICK e porque não colocou ele par jogar hoje? Não o FDP quer colocar 5,5,5,5,5 volantes... fdp
    #forafelipao...

     
  • Às 1 de setembro de 2011 às 08:32 , Blogger Sílvio Semprini disse...

    Logo que saiu a escalação, das ausências para o jogo e o Kléber desfalcando a equipe em cima da hora, eu ja´pensei: hoje é dia de cavalo doido e fui assistir o jogo debaixo da cama e meus receios se realizaram (acho que como da maioria Palestrina). Salvou-se ouvir o jogo pela http://www.webradioverdao.com.br/ porque meu ouvido não é penico do Kléber Machados, entre outros, (sim Alcides existe um outro narrador bosta, só que na BUND, Nivaldo Prieto e o leque de comentaristas gambás.). Domingo teremos outro "osso", o Cruzeiro, que ontem também tomou uma bucha e a Raposa não vai qerer perder 2 seguidas. Mudanças urgem senão a sapucáia entra!

     
  • Às 1 de setembro de 2011 às 09:14 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Ontem, por uma coincidência infeliz, foi um dia extremamente didático para demonstrar o rumo que querem os senhores do futebol brasileiro, em conluio com seus lacaios, os jornalistas esportivos.

    Penaltis ABSURDAMENTES INEXISTENTES marcados para Gambás e Bambis. Só faltou alguma lambança para os urubus do Rio, se é que não houve.

    Penalti ABSURDAMENTE CRISTALINO, A 3M DO JUIZ, para o Palmeiras, solenemente ignorado.

    E depois dos árbitros perpetrarem os roubos, vêm a turma da limpeza, os ratos da imprensa, abafar o que se deve e divulgar o que interessa.

    Mais um pouco e o futebol ficará tão falso e prevísivel como aquelas lutas de telecatch. Mas aquelas eram de propósito, todo mundo sabia e se divertia.

     
  • Às 1 de setembro de 2011 às 11:10 , Anonymous Anônimo disse...

    O jogo de ontem foi lamentável em todos os aspectos, uma atuação para ser esquecida e uma escalação também.
    Teoricamente escalar uma equipe super protegida na defesa pode parecer segurança, mas na prática é a indicação para o adversário de que o time entra com medo de perder, dando confiança a ele. Escalações assim chamam o oponente para cima do seu time. Defender bem também é forçar o adversário a marcá-lo, a ter preocupação com sua equipe.

    Voltaram a falar em elenco fraco. Para esses fica a pergunta: Qual time brasileiro consegue ter substitutos na mesma condição quando perde quatro titulares do setor de meio campo ofensivo e de ataque? Se o Palmeiras não tem elenco, os outros também não tem, basta ver a queda do Flamengo com a saída de um jogador, Thiago Neves.

    Em relação à arbitragem temos uma situação muito preocupante. É proibido marcar penalidade para o Palmeiras, é proibido interpretar qualquer lance mais sério a favor do Palmeiras. O erro de ontem, mais um, não pode ser considerado decisivo para o placar do jogo, mas revela a tendência das arbitragens. Penalidade clara, vista muito bem árbitro e pelo auxiliar. Um penalidade que poderia não ter consequências para a partida, mas que sua não marcação preocupa demais. Enquanto se arrumam penalidades para os concorrentes como se viu ontem, para o Palmeiras nada é marcado.

    Ridícula a postura do Kleber Machado e do Marsiglia durante a transmissão do jogo. O rascunho de narrador usou de ironia e sarcasmo o tempo todo. Era notório o prazer pelo resultado. Marsiglia, tecnicamente medíocre como sempre, mostrou total constrangimento a ter que confirmar que acontecera a penalidade no final do jogo. Até em uma partida que já estava decidida eles tentam esconder os prejuízos impostos ao Palmeiras.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 1 de setembro de 2011 às 12:02 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    BOM DIA!

    Agora sabem porque acho que o Botafogo é candidatíssimo ao título.

    Joga sem medo, aproveita o medo do adversário e não deixa respirar.

    Que pesem os desfalques, Caio Jr. viu o medo do Palmeiras e mandou ir pra cima, sufocando desde o primeiro instante.

    Gente, se um time entra com 5 volantes, qualquer técnico como adversário deve saber que esse time está cagando de medo, que ofensivamente ele não vai oferecer o mínimo risco ao time dele.

    Caio Jr. não perdeu tempo e fez o certo.

    Com a possibilidade quase ZERO de tomar gol, visto a quantidade de jogadores volantes, mandou o time para cima.

    Eu já tinha dito que o Palmeiras seria tão atacado como nunca tivéra sido nesse campeonato.

    Isso contando com um time normal em campo, sem retranca, sem esse monte de volantes inúteis, quando somente 2 ou no máximo 3 eram suficientes.

    Com os desfalques que tínhamos e principalmente pelo Kléber em cima da hora, a coisa seria difícil do mesmo jeito.

    Mas não justifica chamar o time adversário para cima, sem ele saber que poderia correr o risco de tomar contrataque a qualquer momento.

    Felipão ao meu ver, que diz que é o cara que escala o time.

    E o Murtosa só altera.

    Nesse jogo, Felipão se superou.

    Estrapolou o limite retranqueiro, extremamente covarde e chamou o Botafogo para cima.

    O Botafogo como disse, sabendo que jamais tomaria um gol de 5 volantes, atacou sem medo de ser feliz e foi.

    Felipão ao escalar o time assim, praticamente exterminou as chances de mudança do time. Deixou Murtosa praticamente sem opção.

    Como reagir perdendo de 2x0 contra um time extremamente valente e que a essa altura utilizaria a extrema velocidade no contrataque?

    Não tem jeito.

    Futebol é onze contra onze diriam.

    Mesmo que alguns nossos valam 1/2, ou até zero em algumas partidas.

    Felipão é o culpado.

    =============

    Que pesse tudo isso e até o pênalti roubado, o Botafogo é muito, mas muito bom mesmo.

    Pode se perder no campeonato, quando tiver dificuldade de fazer o primeiro gol, porque embora os volantes Marcelo Matos e Renato(ex-Santos excelente) estejam jogando com muita eficiência no primeiro combate, não boto muita fé numa defesa que possui Fábio Ferreira e Gustavo, embora estejam bem postados e muito bem treinados.

    Mas o ponto forte é essa facilidade com que o Botafogo faz o primeiro gol e muda tudo, pois a tranquilidade é um dos maiores fatores para o sucesso de um time.

    No jogo contra o Fluminense tomaram o primeiro gol, mas não mudaram o jeito de jogar e viraram o jogo.

    Não consigo imaginar hoje o Botafogo fora da Libertadores de jeito nenhum.

    Vejo um time coeso, táticamente muito definido, que também poderá perder claro, mas é dificil ser batido, principalmente quando sair na frente do placar.

    Parabéns Caio Jr.

    ===============

    É isso.

     
  • Às 1 de setembro de 2011 às 15:45 , Anonymous OBSERVAÇÃO disse...

    LINCONL AVAI 2 GOLS E FUTEBOL DE PRIMEIRA LINHAGEM. AINDA É DO PALMEIRAS.

    1-O meia Lincoln, do Avaí, criticou duramente o técnico do Palmeiras Luiz Felipe Scolari, que, segundo ele, foi o principal responsável pela sua saída da equipe paulista.

    2-O jogador afirmou, em entrevista ao canal SporTV, que o ambiente do Palmeiras não é bom e que vários jogadores estão infelizes no clube, assim como ele estava pouco antes de ser negociado, em agosto.

    3-Ele (Felipão) nunca me usava, e quando me usava, era fora de posição. Não sei qual era o problema dele comigo, porque ele nunca veio falar comigo sobre isso, mas sabia que o clima entre eu e ele não era bom.

    4-Não conseguia jogar feliz, assim como tem outros jogadores que estão lá por questões contratuais, mas não estão felizes.

    Não concordo com algumas coisas.

    5-Ele tem aquele jeito dele, tem momentos em que é desrespeitoso com uma ou outra pessoa, mas isso é problema dele.

    6-O Felipão e o auxiliar dele, o Murtosa, que queriam que eu saísse do Palmeiras, não adicionaram nada na minha carreira, então bola pra frente.

    7-Vim para um lugar onde iria render mais, onde não teria que ficar toda hora marcando, onde não teria de jogar fora da minha posição", afirmou.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial