Observatório Alviverde

12/03/2012

PALMEIRAS 6 X 2 BOTAFOGO RIBEIRÃO PRETO! UMA GOLEADA DAQUELAS DE TIRAR O CHAPÉU!


Mais do que a estupenda apresentação do Palmeiras e do que a histórica goleada imposta, animaram-me, muito, as palavras de Felipão.

Num determinado momento da coletiva ele disse, em outras palavras, “que não ficara satisfeito com a acomodação do time que abdicou de continuar atacando, após ter feito o terceiro gol”.

Vi, ouvi e não acreditei! Estaria mudando o nosso treinador? Tomara!

A escalação simultânea de Valdívia e Daniel Carvalho, por tempo reduzido, embora,  é outro indício de que o nosso treinador pode ter alterado a sua filosofia..

Se vai, efetivamente, mudar, não se sabe, mas tudo indica que sim!

@@@@@@@@@@

Desta vez temos de nos render à boa atuação a equipe, dona absoluta do jogo, atuando ofensivamente, pra frente, desde os primeiros minutos.

A espetacular goleada foi só o produto final, consequência da aplicação tática e da predominância coletiva, física, técnica e individual palmeirense sobre um adversário de razoável qualidade.

Sim, o Botafogo não tem este ano um time poderoso, mas está longe de ser a “galinha-morta” que alguns da mídia estão propalando, a fim de  deslustrar a linda vitória alviverde por um placar tão elástico.

@@@@@@@@@@

Na verdade o Verdão já entrou atacando, impondo a sua supremacia e sufocando o time de Ribeirão, só perdendo o ímpeto e o apetite após estabelecer 3 x 0 no marcador.

Quando a torcida começou a gritar o estúpido “olé” e o time passou a tocar para os lados, tomamos o primeiro gol e estivemos a pique de levar o segundo.

Foi aí que Felipão começou a gritar e a exigir empenho de um time que, outra vez, parecia querer sentar-se sobre o resultado.

@@@@@@@@@@

É preciso acabar essa cultura do “olé” que tantas vezes nos arruinou e causou-nos tantas decepções, transformando o Palmeiras em o time “rei do empate” do futebol brasileiro e estigmatizando-o como um time que não empolga.

Quando não ocorre de nos arruinarmos ou nos decepcionarmos ganhamos por resultados mínimos em vitórias magras e sofridas.

Como sempre acontece, quando se trata de definir classificações, pagamos um preço altíssimo pela falta de apetite de gols.

@@@@@@@@@@

Maicon Leite foi a figura exponencial do jogo, secundado por Valdívia e Juninho, cujas atuações pairaram acima da média geral.

Maicon Leite infernizou a defesa do Bota, como vem infernizando a defesa de todos os adversários. Imarcável, espetacular, um portento!

Valdívia é craque. Muito mais do que Ganso que a imprensa tanto exalta e incensa. Já imaginaram o que a mídia falaria sobre o chileno se ele atuasse em qualquer dos outros grandes?

Ao não admitir que Valdívia é, mais do que um jogador diferenciado, um cracasso de bola, a imprensa paulistana quer se sobrepor às imagens mostradas pela TV.

Assim, a maior parte dos profissionais midiáticos passa, publicamente, um atestado de arrogância, parcialismo, burrice e teimosia. Valdívia, com uma seqüencia de jogos tem tudo para ser o melhor jogador do Paulistão!

Juninho acertou a nossa ala esquerda. Fôlego de gato, fez o vai-vem com sobejo, anulou o setor direito do Botinha, exercendo constante cobertura no costado do veteraníssimo Assunção..

Fez um golaço, ao final do jogo, que só faz quem esteja inteiro fisicamente e quem sabe jogar, De quebra, sofreu o pênalti que selou a histórica goleada. Atuação irretocável!

Sem o brilho e o oportunismo de outros jogos Barcos foi bem, do ponto de vista tático.

Perdeu dois gols feitos, mas só perde gols o atacante que marca presença dentro da área e isso ele sempre fez.

Da mesma forma, sempre teve mobilidade e procurou tirar os zagueiros para a penetração dos companheiros da área em sucessivos deslocamentos, sempre mais pelo lado direito do campo..

Ganhou um gol de presente de Valdívia em lançamento espetacular e outro de Juninho que sofreu um penal seguido de agressão do goleiro do Botinha.

Mostrando frieza nois dois lances, Barcos não decepcionou.  Bateu o pênalti de forma exemplar!

Mostrando, também,  que está muito motivado e gostando de atuar com a camisa do Palmeiras comemorou os dois gols efusivamente, imitando um pirata. 

@@@@@@@@@@

Na verdade, o time inteiro jogou bem, malgrado algumas falhas individuais e outras de poscionamento, sobretudo nas bolas alçadas em nossa área..

Deola voltou a jogar bem apesar de ter calculado mal a trajetória da bola no lance do primeiro gol adversário.

Artur, mais alto e mais forte do que Cicinho, é preferência de Felipão.

Eu daria a Cicinho o lugar de João Vitor e apuraria ainda mais a qualidade técnica da equipe. Com ele o time teria mais criatividade e força ofensiva.

Cicinho é um emérito driblador, ousado tanto quanto um ponta dos tempos de Renatinho, Julinho, Gildo, Edu Bala, Dorval e tantos outros que vestiram a gloriosa “maglia” verde" na fase áurea do futebol brasileiro.

Além disso tem fôlego para voltar e ajudar na defesa até com mais eficiência do que João Vitor, mas essa é, apenas, uma tese, haja vista que João vem jogando muito bem e dando conta do recado.

Leandro Amaro não é o zagueiro dos meus sonhos, mas, como negar as suas boas atuações e o seu aprimoramento e adaptabilidade ao setor direito da zaga.

Henrique? Ou teremos de chamá-lo de Sr.Henrique, um senhor zagueiro o dono absoluto da área palmeirense!.

Marcos Assunção foi bem!  De seus pés nasceu o cruzamento que redundou no gol que abriu caminho para a vitória.

Patrik o substituiu e deu maior poder de marcação ao setor proporcionando mais liberdade para Juninho descer e apoiar. Por isso fizemos mais dois gols com a participação direta de nosso esplêndido lateral!

Registre-se que Felipão já se mostra preocupado com a queda física de Assunção no segundo tempo dos jogos.

Em razão disso o tem substituído ultimamente, o que não ocorria, por exemplo no ano passado.

Será que, finalmente, ele percebeu que podemos jogar e vencer sem a “assunçãodependência”?

Ricardo Bueno entrou aos 34 do segundo tempo no lugar de Valdívia, e ao primeiro toque na bola fez um gol de cabeça, o quarto da goleada.

Entendo as razões de Felipão na preservação física de Valdívia, mas eu seguiria com ele e Daniel por mais algum tempo.

Daniel Carvalho, com a maestria de sempre entrou no lugar de Maikon Leite, também para poupado para o jogo importante contra o Coruripe depois de amanhã em Alagoas pela Copa do Brasil.

@@@@@@@@@@

Um registro especial para Márcio Araújo.

Existe algum volante mais eficiente do que ele, hoje, no país?

Alguém que corra tanto e se empenhe tanto em um jogo de futebol?

Alguém que consegue jogar tantas vezes sem se contundir?

Por que a torcida paulistana do Palmeiras o persegue tanto se ele continua sendo o jogador de melhor média de produção entre todos os nossos jogadores e um atleta que honra a camisa do Verdão?

Será que ainda existem “viúvas” de Pierre?

COMENTE COMENTE COMENTE
PS – postagem atrasou por problemas com o meu provedor. Perdão!

14 Comentários:

  • Às 12 de março de 2012 às 16:05 , Blogger Flavio Barboni disse...

    AD, também estou muito feliz com a vitória de ontem. Achei que o time tomou aqueles dois gols de bobeira e entendi a bronca do Felipão, dizendo que "eles não deveriam ter acontecido".

    O Palmeiras do Felipão/Parmalat também trocava muitos passes rápidos e jogava bastante com os laterais (dada a qualidade das peças disponíveis na época). Um futebol parecido com o de ontem!

    Não vou dizer que acredito 100% no sucesso traduzido em títulos, pois de 2002 pra cá, aprendi que isso é muito perigoso no Palmeiras... Mas estamos com um time forte, e com a chegada de Wesley, vai ficar ainda mais rápido e ofensivo!

    AD, gostaria que você comentasse sobre o Sr. Marin na Presidência da CBF. Eu acho que vai rolar uma carnificina pra cima do Palestra...

     
  • Às 12 de março de 2012 às 16:18 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Flávio

    Concordo com tudo o que disse e digo mais:

    Anote aí em seu caderno.

    Os bambis voltarão a ser os grandes beneficiados pelas arbitragens enquanto esse senhor comandar as arbitragens.

    Nossa diretoria que se acautele.

    Valeu pelo correto comentário!

    Assino embaixo AD

     
  • Às 12 de março de 2012 às 16:20 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    ERRATA

    "ENQUANTO ESSE SENHOR COMANDAR A CBF"

    DETALHE: Os bambis não ganharam mais nada a partir do momento em que as arbitragens não os favoreceram na medida de tres a quatro anos atrás.

    (AD)

     
  • Às 12 de março de 2012 às 16:46 , Anonymous Edson disse...

    Gostei da postagem e ratifico o reconhecimento ao Márcio Araújo.
    Jogador veloz, que realiza eficazmente a cobertura das laterais e que sai em velocidade para o ataque, sendo um caminho de desafogo.
    Necessita treinar melhor o último passe e arriscar ao gol. Ontem deu um primoroso passe para o Juninho, que terminou no primeiro gol do Barcos após jogada do mago Valdívia.

    Com o Valdívia em campo não tem para ninguém. Mesmo perseguido pela mídia, ele mora no coração do Palmeirense, que o reconhece como um craque. O chileno é cassado em campo por qualquer cabeça de bagre, que via de regra, tem salvo conduto para bater, sem causar qualquer protesto da mídia, que fica no chororô pelo Neimar.
    Nenhum dos dois deveria apanhar, mas só o Neimar é defendido.

    Parece que o Felipão engrenou um time bom e efetivo com poucas peças diferentes do ano passado.

    Saudações.

     
  • Às 12 de março de 2012 às 19:12 , Anonymous Anônimo disse...

    Assino embaixo!!!

    Dinho Maniasi

     
  • Às 12 de março de 2012 às 19:55 , Anonymous Roger disse...

    Realmente o time jogou bem e bateu um razoavel adversario. A vitoria valeu muito,mas, mais ainda pra mostrar que temos elenco, grupo, coletividade e vontade de vencer.
    Chega de apatia.
    Quanto ao Araujo, realmente ele tem meritos e merece destaque.
    O Pierre tambaem eh bom jogador, bom carater e sempre honrou a camisa do Palmeiras.
    Agora o meu desejo eh que tenha felicidade em sua vida pessoal e que perca toda vez que jogar contra nos.
    Abr

     
  • Às 12 de março de 2012 às 21:03 , Anonymous Anônimo disse...

    Caros amigos palmeirenses e participantes do Observatório Alvi Verde.

    Todos nós estamos muito contentes com a evolução técnica do Palmeiras e as perspectivas para 2012.
    Tudo caminharia para o sucesso, caso o futebol fosse somente uma competição esportiva.
    Os últimos jogos do Palmeiras, para quem conhece os detalhes do futebol, foram intrigantes.
    Em termos técnicos, não precisamos ter grandes preocupações. Temos um bom time, um bom ambiente e todas as condições para vencer competições.
    O que deve nos preocupar e pouca gente está observando é o extra campo.
    Mesmo nas vitórias é nítida a postura das arbitragens, que só não faz resultados porque não há condições devido à qualidade dos adversários.
    Em uma fase decisiva, contra outros grandes, a situação muda.
    Até contra o fraco Botafogo houve a intenção de ajustar o resultado. Claro que em pouco tempo ficou evidente para o árbitro que seria exposição demais, por uma causa perdida.

    O Palmeiras e o palmeirense precisam acordar a tempo para não assistirmos novamente um outro Paulo César ou um outro Seneme decidirem uma classificação.

    O alerta deve ser feito agora, especialmente após uma vitória incontestável para que os fazedores de média de plantão não digam que é desculpa por algum resultado ruim.
    Foram as vitórias em Lins e em Ribeirão que se tornaram motivo de alerta, aliás ótimos alertas por serem vitórias.
    Acorda Palmeiras para que mais um ano não seja alvo de sabotagem.

    Sinceramente, torço para voltar a esse blog no final do campeonato e pedir desculpas a todos, admitindo que errei e exagerei nas avaliações. Espero estar errado em todos os sentidos, pois nessa condição poderemos ver o Palmeiras campeão. Hoje, pelo que observamos, não acredito em título, mesmo tendo time suficiente para isso.

    Repito, terei enorme prazer em pedir desculpas e reconhecer que estava errado. Quero ver o Palmeiras campeão e não confirmar minhas avaliações.
    E mais, com José Maria Marin na CBF é rezar por melhores dias!

    Marcelo Luiz

     
  • Às 13 de março de 2012 às 00:24 , Anonymous Anônimo disse...

    Poxa Alcides esqueceu do Barcos nesse jogo?

     
  • Às 13 de março de 2012 às 10:28 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Tudo lindo, tudo maravilhoso.

    Mas vou falar agora, porque essa deve ser uma preocupação até do Bigodudo.

    Metemos 6 num dos ultimos colocados, que terminou o jogo com 2 jogadores a menos.

    Mas tomamos dois gols idiotas e um deles com falha do Déola de novo.

    Mas o maior problema ainda reside na falta de outro atacante mais efetivo que o Maikon leite.

    O Palmeiras canalizou todos esforços no polivalente Wesley, jogador de um setor que não tem tantos problemas assim.

    Perdeu a oportunidade de inscrever mais um atacante no Campeonato Paulista.

    Mas ainda tem tempo na Copa do Brasil.

    E pra fechar esse elenco pra valer é obrigação da diretoria CONTRATAR MAIS UMA ATACANTE DE ALTO NÍVEL PRA JOGAR COM BARCOS.

    Nossa situação hoje é de ter dois atacantes sem substitutos no elenco.

    NÃO TEMOS REPOSIÇÃO NO ATAQUE À CONTENTO.

    Nem para o Maikon Leite que seria opção de banco, imagine do Barcos.

    Bastará um único jogo, jogado mau, que a torcida vai voltar a descer o cassete no time.

    Eu, da minha parte, penso que nunca devemos achar que está bom.

    Achar que jogou bem é uma coisa.

    Só está bom quando a taça tá na mão.

    Por isso temos que minimizar os erros, focar sempre a proximidade da perfeição, sem olhar do lado pra saber como estão os adversários.

    Isso em nada tem que nos importar.

    O que importa é nosso time, o Palmeiras.

    E contratar mais um atacante para ganhar a Copa do brasil é URGÊNCIA.

    Amanhã temos que meter o nabo no CARRAPICHO e sem cansar o time.

    Nada mais.

    ** AINDA NÃO CONFIO EM LUIS FELIPE, DE JEITO NENHUM.

     
  • Às 13 de março de 2012 às 13:25 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Anonimo
    O "writter", programa que uso para escrever o blog comeu o comentário a respeito de Barcos. Efetuei a correção. Veleu e obrigado pela observação(AD)

     
  • Às 13 de março de 2012 às 14:58 , Blogger Flavio Barboni disse...

    Caro Marcelo Luiz, com o Marin na CBF só nos resta rezar mesmo, porque nesse caso, até o Corinthians pode ser prejudicado em detrimento do SPFC.

    Vale lembrar que na década de 80, quando Marin gozou de grande prestígio político, o SPFC levou praticamente um Campeonato Paulista ano sim, ano não. Além do Campeonato BR de 86.

    Podem falar que os Menudos do Morumbi eram grande coisa e tal, só que foi muito bem lembrado aqui que o futebol há tempos não privilegia o melhor time e sim o melhor time com situação política e relacionamentos organizados...

     
  • Às 13 de março de 2012 às 15:00 , Blogger Flavio Barboni disse...

    A gente não tem muito o que fazer contra o Marín, a arbitragem ou a imprensa tendenciosa, é algo fora do controle do torcedor comum. Porém, futebol é mercado, e ninguém vai desprezar uma torcida apaixonada, que consome o time de todas as formas e mostra seu apoio incondicional. Só ver o exemplo do Corinthians...

    E queria chamar a atenção de vocês, caros palestrinos, para uma causa importante, e que pode mostrar MUITO do prestígio e poder da nossa torcida:
    http://apps.facebook.com/obandeiraoenosso/?ref=ts

    A SporTV está convocando os torcedores de todas as equipes da Copa do Brasil para participar e a torcida que alcançar os 500 mil primeiro (ou quem tiver o maior número até 18 de maio), vai levar um bandeirão exclusivo do canal!

    Minha bronca é que os bambis são-paulinos estão em primeiro com quase 3 mil torcedores e nós palestrinos, muito superiores e mais dedicados ao time, estamos com 2,2 mil torcedores. Convoquem TODOS os palestrinos que vocês conhecem para participar dessa promoção e mostrar a força de nossa torcida!

    Muitos dizem que não iam ajudar na arrecadação do Wesley porque era pago, mas isso aqui é de graça... Vamos provar pro mundo E PRA REDE GLOBO nosso poder!

    Conto com os senhores e senhoras!

     
  • Às 13 de março de 2012 às 19:25 , Anonymous victor tredenski disse...

    ALCIDES E AMIGOS, VIRAM A INVASÃO NO ESTADIO REI PELE EM MACEIO NO TREINO DO VERDÃO

    1000 TORCEDORES...........NUM É 400, 670...É 1000 BARALHO.......MIL

    É COISA DE OUTRO MUNDO....NUM É DESTE PLANETA

    AH SE O PALMEIRAS TIVESSE GANHANDO TITULOS ADOIDADO, IMAGINE O NUMERO DE TORCEDORES QUE IRIAMOS TER

     
  • Às 13 de março de 2012 às 19:25 , Anonymous victor tredenski disse...

    ALCIDES E AMIGOS, VIRAM A INVASÃO NO ESTADIO REI PELE EM MACEIO NO TREINO DO VERDÃO

    1000 TORCEDORES...........NUM É 400, 670...É 1000 BARALHO.......MIL

    É COISA DE OUTRO MUNDO....NUM É DESTE PLANETA

    AH SE O PALMEIRAS TIVESSE GANHANDO TITULOS ADOIDADO, IMAGINE O NUMERO DE TORCEDORES QUE IRIAMOS TER

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial