Observatório Alviverde

16/06/2012

POUPAR JOGADORES OU NÃO, EIS A QUESTÃO!

 

Sempre fui, por princípio, radicalmente contra um time poupar jogadores em campeonatos e torneios oficiais, a não ser em condições especialíssimas.

A responsabilidade imposta pelas competições tem de falar, sempre, muito mais alto do que qualquer problema individual.

Além disso,  na maior parte das vezes em que os clubes adotam essa postura, não costumam se dar bem.

Entretanto, poupar jogadores virou moda e passou a ser uma espécie de néo-cultura no futebol brasileiro.

@@

No Palmeiras X Vasco de amanhã, válido pelo Brasileirão, Felipão acena com a perspectiva de poupar vários atletas.

Fica clara a opção de Scolari pela Copa do Brasil, mesmo com. a grande vantagem estabelecida sobre o Grêmio no confronto inicial.

Ele sabe que, ao menos neste momento, a classificação para as finais da Copa é altíssima prioridade;

O Brasileirão, apesar do início ridículo do Palmeiras, pode ficar para depois!

@@

Ainda que a minha opção seja pela escalação constante do time principal em toda e qualquer competição, creio que, desta vez, terei de concordar com Felipão.

Além de nosso elenco ser diminuto, para determinadas posições não temos reservas à altura dos titulares, e estes, em razão disto, têm de ser poupados.

Por isso, creio que a preservação de três ou quatro jogadores seria, de fato, aconselhável, não obstante os jogadores, unanimemente, terem pedido a Felipão para entrar em campo e enfrentar o Vasco da Gama.

Até Valdívia,que está tecendo um novo acerto para ficar, participou dos treinamentos e quer fazer os dois jogos contra o Vasco e contra o Grêmio. Será um reforço considerável!

@@

Como a nossa posição no Brasileirão é muito delicada, haja vista que somos o vice-lanterna eu levaria também os titulares e os colocaria no banco para qualquer emergência.

Se o título da Copa do Brasil é fundamental e, como disse outro dia, tem o poder de salvar o ano palmeirense, o Brasileirão é importantíssimo pois se trata da maior fonte de promoção e de arrecadação do clube.

É tradição no Brasileirão que os times que começam no chamado pelotão do rebaixamento têm enormes dificuldades em inverter a situação.

É óbvio que o campeonato está apenas começando e que há muito tempo e muitos jogos para que qualquer equipe se recupere, mas a teoria, na prática, é complicada.

O Palmeiras já viveu essa situação e sabe bem do perigo que ela representa.

@@

VOCÊ TAMBÉM CONSIDERA A COPA DO BRASIL PRIORITÁRIA?

FELIPÃO ESTARÁ CERTO SE POUPAR VÁRIOS JOGADORES?

QUEM, EM SEU ENTENDIMENTO, DEVERIA SER POUPADO? 

COMENTE COMENTE COMENTE

4 Comentários:

  • Às 16 de junho de 2012 às 09:14 , Anonymous Edson disse...

    Poupar jogadores, à luz dos novos conhecimentos da fisiologia do esporte, com a descobertas de diferentes tipos de fibras musculares, do acúmulo de lactato muscular etc... é necessário para atletas de alto rendimento.

    Nessa semana o presidente do Santos denunciou, com razão, as artimanhas do Andrés e do Mano na convocação da seleção brasileira.
    Nenhum jogador do Corinthians foi convocado para os amistosos e os do Santos não foram esquecidos.
    Na atual conjuntura, alguém acha que ficariam de fora o Paulinho, o Ralf, caso não estivessem em disputa na libertadores?
    "Os jogadores do Santos estão cansados e o Neymar está estafado", declarou o presidente.
    Por isso o rendimento do garoto não foi o mesmo.
    Seria preciso um tempo de descanso, que os jogadores corintianos tiveram e não os santistas.
    Apesar da negação do fato por Andrés e Mano, tenham certeza que isso foi premeditado e realizado através do conhecimento da fisiologia esportiva.

    Esse procedimento já havia sido utilizado pelo corinthians na libertadores de 2009, quando César Sampaio, já em fim de carreira, foi convocado para amistosos da Seleção brasileira, às vesperas da semifinal da liberta contra o corintias e o titular da época, Vampeta, foi poupado da convocação.

    Naquele ano nós os tiramos da disputa, e espero que o Santos também consiga esse ano.

    É MUITA MALANDRAGEM PARA UM TIME SÓ.
    E onde está a paladina imprensa esportiva que "parece" não atentar para esse fato?

     
  • Às 16 de junho de 2012 às 09:17 , Anonymous Edson disse...

    Em tempo: o técnico da seleção brasileira em 2009 era o glorioso Vanderlei.

     
  • Às 16 de junho de 2012 às 11:30 , Anonymous Edson disse...

    Em tempo ainda:libertadores e 1999 e não 2009.

     
  • Às 16 de junho de 2012 às 17:36 , Anonymous Anônimo disse...

    O tipo de armação denunciado pelo presidente do Santos existe sim, mas é o mais difícil de denunciar.
    Pequenos detalhes como esse garantem benefícios que podem ser pequenos, mas decisivos quando existem disputas equilibradas.
    Um detalhe aqui, outro ali e todos se somam para o resultado final. Se até o caso Gutemberg Fonseca foi ignorado como algo sem importância, como questionar a convocação de uma seleção?
    É difícil de denunciar, pois o denunciante sempre será “desclassificado”, tratado como passional, o que garante segurança para o “malandro”.
    O presidente do Santos vai passar por “perdedor” como já classificou o “Sanche” e todos acharam uma besteira a acusação.
    Isso é mais ou menos a mesma coisa de desqualificar as reclamações de arbitragem considerando-as desculpa por resultados. Quem apronta terá sempre a seu favor a cultura instalada de que estão imaginando coisas.
    Essa é a tradição desse clube, cuja história é famosa e bondosa com eles com episódios que todos classificam como normais, mas que por sorte sempre os ajuda.

    Marcelo Luiz

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial