Observatório Alviverde

08/09/2012

COM VUADEN NO APITO, PALMEIRAS LUTA PARA SAIR DO CORREDOR DA MORTE EM BH!


Ao descobrir-se do chapéu de Santos Dumont e parar de inventar na escalação, Felipão se descobriu e se reinventou, a bem da S.E. Palmeiras. Já não era sem tempo! 

A maior lição que qualquer treinador, principalmente Felipão,  tem de aprender com o saudoso João Saldanha, é aquela da necessidade premente de definição hierárquica de um grupo, a bem do próprio grupo.

A demarcação bem clara dos cargos e encargos de cada jogador em face do elenco, e, enfim, a definição do que representa cada um é de suma importância em um trabalho de grupo.  .

Sem definição não existe estatus, sem estatus não há hierarquia e onde falta a hierarquia toma conta a anarquia, que multiplica as rivalidades, exalta os ânimos, promove a guerra das personalidades e recrudesce a competição no intragrupo.

Todas as experiências de técnicos visando a agradar, a um só tempo, indianos e paquistaneses redundaram em fracasso e fiasco, dentro e fora dos gramados..

Está provado, em quase 120 anos de futebol no Brasil, que os times sem estrutura de conjunto podem, até, ganhar torneios curtos, mas não ganham campeonatos.

O Palmeiras, sob Felipão estava assim.

Só se reencontrou a partir do momento em que ele recolocou em campo o arcabouço, a estrutura antiga do time e escalou os melhores jogadores disponíveis, mais o novato Tiago Real.

Essa era a forma mais indicada, dos pontos de vista tático e individual, para que o Palmeiras jogasse bem e voltasse a obter os bons resultados.

Não obstante, Felipão insistia com mudanças inúteis que, além de não redundarem em nada, tiravam a tranquilidade de quem jogava, assim como a harmonia e o sentido de conjunto a equipe.

Espero, sinceramente, que o nosso treinador não tenha uma recaída e que só mude a escalação e a nova maneira de o time jogar quando houver um motivo forte ou necessidade.

@@

Hoje, em Belo Horizonte, o Palmeiras terá de mudar algumas peças por imposição das contusões, dos cartões e de uma convocação.

Maurício Ramos desfalca a zaga, por contusão. 

É um desfalque e tanto! 

Além da liderança natural em campo e do entrosamento com Tiago Heleno, Ramos vinha se constituindo no melhor entre os zagueiros.
@@

Henrique é ausência certa e sentida no meio-campo, suspenso, automaticamente, por haver recebido o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Sport..

Técnica e individualmente é um jogador especialíssimo, em nível de Seleção e figura obrigatória em qualquer escalação palmeirense.

Com a ausência de Henrique, vamos penar e perder "demaaaais" em vários aspectos: 

na consistência defensiva, na marcação forte e eficiente à frente da área, na cobertura e na chamada saída de bola. 

Henrique é um mestre em todos esses quesitos. 

De zagueiro a volante, ora pela direita, ora pela esquerda,  excepcional na marcação, estupendo na antecipação, muito eficiente no jogo aéreo, seja pra defender ou atacar, Henrique foi um achado tático de Felipão para suprir as necessidades de uma posição muito mais carente do que a nossa zaga, a do volante de contenção.

A ausência de Henrique, hoje, contra o Galo pode - eu não estou dizendo que vai - PODE desestabilizar a nossa defesa...

PODE, também, perfeitamente,  ser o fator desencadeante de situações de extremas dificuldades para a nossa defesa. 

Tudo porque transita nessa faixa de terreno o mais habilidoso jogador em atividade no futebol brasileiro - mais do que Neymar, inclusive- Ronaldinho Gaúcho responsável maior pela excepcional campanha do Galo Mineiro neste Brasileirão.

Na hipótese de o Palmeiras entrar com a formação previsível e esperada, tendo pelo setor direito da defesa Artur e Amaro, não sei a quem caberá a incumbência de marcar e tentar anular Gaúcho.. 

Creio que seja Artur, com a cobertura de Amaro, mas poderá ser, também, Márcio Araújo, com a cobertura de qualquer dos dois.

Portanto, não esperem que Artur apóie tanto, ou que Araújo acance, independentemente de ser qualquer deles ou não o marcador principal e direto de Ronaldinho.

Marcando ou cobrindo, Artur fará parte da turma da repressão ao Gaúcho, que arma com eficiência e categoria, 99% das jogadas agudas de nosso adversário.

@@ 

Vou apresentar a minha versão sobre a ausência de Barcos hoje em BH, pelo fato de haver sido convocado para a Seleção Argentina.

Barcos é sub-utilizado no Palmeiras em decorrência do "modo Felipão de jogar",  que lhe impõe a obrigação de cumprir, fora de suas reais características,  a extenuante tarefa de correr incessantemente atrás de beques para marcar a saída de bola.

Como se isso não bastasse,  o isolamento tático a que o argentino fica submetido é um fator que interfere, diretamente, no poderio ofensivo do Palmeiras, sempre restrito e reduzido..

Barcos é artilheiro do Verdão por seus próprios méritos e por sua imensa capacidade individual, apenas por isto!

Taticamente,  está sendo muito sacrificado, obrigado a praticar um futebol que nunca praticou, completamente diferente daquele que sempre praticou e que fez dele um grande centro-avante.

É mais ou menos como um cantor obrigado a cantar fora de seu timbre e tessitura, um tenor, por exemplo, cantando como barítono ou baixo que vai cantar, sim, mas não vai brilhar.

Apesar do esquema tático antiquado e manjado de Scolari, que não facilita a sua vida de atacante, Barcos cheira a gol, e deseja, sempre e cada vez mais, fazer gols.

Para que sua tarefa fosse facilitada o gringo teria de ter alguém que o acionasse em condições de arremate ou que encostasse para as tabelas, fazendo o "um-dois" ou aproveitar-se de suas jogadas perfeitas de proteção de bola em situação de pivô. 

@@

Sei que muitos não concordarão com o que vou dizer agora e que pode soar como uma incoerência.: 

Fosse eu o treinador,  entre Barcos e Obina, o baiano seria o titular,.

Mas, de preferência, os escalaria juntos e armaria um esquema tático que explorasse, concomitantemente, o talento de Barcos, a força de Obina e a vocação de ambos em ir para o gol. 

Com Valdívia armando, Obina pelos lados do campo e Barcos enfiado, as nossas possibilidades de artilharia, simplesmente, multiplicar-se-iam.

@@

No que respeita ao jogo de hoje, Obina é peça de reposição a altura de Barcos, o que não acontece com Leandro Amaro em face de Ramos e, muito menos, Araújo em comparação a Henrique, os possíveis substitutos dos ausentes.

Independentemente da qualidade inferior dos suplentes, é o que de melhor tem o Palmeiras neste momento para remendar a equipe.

Se Felipão tiver juízo e não voltar a, teimosamente, tentar fazer as suas experiências laboratoriais, essas serão as alterações naturais.

O que não pode e nem é prudente, exemplifico, é colocar Patrik no jogo em lugar de Henrique, deixando um especialista da posição como Araújo sentado no banco.

Da mesma forma,  é sempre contra-indicado mexer em duas, três ou mais peças para encaixar um jogador .

@@

No Galo Mineiro seu atacante mais veloz, Bernard, está fora do jogo, o que é uma notícia alvissareira para os homens de defesa do Verdão.

Também o artilheiro Jô não vai enfrentar o Verdão e essa ausência retira do Atlético uma de suas mais importantes opções ofensivas, o jogo aéreo.

Sem uma peça de substituição a altura de Jô, desde que André voltou para o Santos, é possível que o meio-campista Guilherme vire centro-avamte e seja improvisado na posição.

Danilinho, liso, lépido e habilidoso atacante, com dores na coxa direita, pode ficar fora do jogo, embora tudo indique que ele jogue, mesmo fora de suas melhores condições.

Em minha concepção, apesar dos desfalques, o Palmeiras reúne grandes condições de vencer o Galo.

 Ainda que o jogo seja em BH, numa arena de tamanho reduzido que sempre intimida o visitante, dada a aproximação do público com o campo de jogo e a amplificação do alarido da torcida, o Palmeiras é um time acostumado a essas situações que acabam se tornando irrelevantes.

Acontece que, além dos desfalques de Jô e, principalmente, de Bernard, o Galo começa a se ressentir psicologicamente pelo fato de estar a quatro jogos sem vencer. 

Há como que um certo desânimo do grupo atleticano em face das derrotas e da perda da liderança para o Fluminense. 

Felipâo e o Palmeiras têm de ter a suficiente inteligência para saber explorar esse fator, ganhar o jogo e subir três pontos na tabela.   

O Galo, neste momento encontra-se na contramão do Palmeiras e anda de crista baixa.

Enquanto os mineiros lutam por reabilitar-se e voltar ao topo do campeonato, o Palmeiras ganhou alma nova em face de o time ter melhorado muito técnica, tática e espiritualmente após a boa vitória sobre o Sport.

Além disso, a indesmentível união do grupo, focado e fechado no objetivo maior de fugir do rebaixamento, provocou uma revolução no ânimo, na disposição da equipe e na maneira de encarar os jogos credenciando-a a um bom resultado diante do vice-líder do campeonato.

@@

Provável time para hoje:

Será que Felipão vai deixar-me acertar pela primeira vez?

Bruno, Artur, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Júnior. 
Araújo, Correa,  João Vitor e Valdívia. 
Tiago Real e Obina.

@@

Leandro Vuaden apita Atlético x Palmeiras.

Não gosto desse árbitro, que deveria chamar-se Leandro São Jorge, pela proteção que devota ao CU-rintia.

Porém, como é um árbitro muito experiente, se quiser, pode levar a bom termo a arbitragem de um jogo que tem a propriedade de mexer, simultâneamente, com a parte de cima e com a parte debaixo da tabela.

@@

O QUE VOCÊ ESPERA DO PALMEIRAS ENVOLTO EM OUTRA "DECISÃO" CONTRA O GALO MINEIRO?

QUEM VAI SER O MAIS PREJUDICADO PELAS AUSÊNCIAS?

TEMOS CONDIÇÕES DE VENCER?

SOMOS OS FAVORITOS?

COMENTE COMENTE COMENTE

17 Comentários:

  • Às 9 de setembro de 2012 às 12:22 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    O QUE A IMPRENSA FALARÁ A RESPEITO DA VITÓRIA DOS GAMBAS PRA CIMA DOS GAUCHOS??????

    SIM, POR QUE NO MEIO DA SEMANA PERDERAM UM JOGO ''MANDRAKE'' PARA O FIGUEIRENSE, ONDE O BOM E COMPETENTE TECNICO TITE, NO ALTO DE SEU CINISMO, DISSE QUE FICOU COM INSONIA COM A DERROTA GAMBATICA NA QUARTA FEIRA

    ENGRAÇADO, PERDEM PARA O LANTERNA, ADVERSARIO DIRETO DO PALMEIRAS NA Z-4, MAS GANHAM DO ÓTIMO TIME DO GREMIO, 3° COLOCADO.

    CONCERTEZA DIRÃO QUE ISSO É COISA DO FUTEBOL, QUE FUTEBOL É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS E O ESCAMBAU

    CAIXINHAS DE SURPRESA????

    IMAGINE SE FOSSE O PALMEIRAS NESSA MESA SITUAÇÃO, O PALMEIRAS SERIA ACUSADO DE TODOS OS TIPOS DE ''TRAMÓIAS'', SE BOBEAR, ACUSARIAM O PALMEIRAS DE PERTENCER A AMAFIA COSA NOSTRA

    ALIÁS, TODOS SE LEMBRAM AQUI EM 2010, ONDE O PALMEIRAS PERDEU PARA O FLUMINENSE NAS RODADAS DERRADEIRAS PARA O TITULO CARIOCA.

    O PLAMEIRAS JOGOU NO DOMINGO, LOGO APÓS A TRAGICA DERROTA PARA O GOIAS NA SUL-AMERICANA, DESANIMADO, TRUCIDADO POR ESSA DERROTA E MESMO ASSIM VENDEU (SEM TROCADILHO) CARO A DERROTA PARA OS BAMBIS CARIOCAS, ONDE TODOS CAIRAM DE PAU EM CIMA DO PALMEIRAS, ACUSANDO-O DE TER ENTREGADO O JOGO E ETC

    ORAS, OS BAMBIS DAQUI DE SÃO PAULO TOMARAM DE 5 DO FLUMINENSE EM PLENO MORUMBI UMA SEMANA ANTES E NINGUEM DISSE UMA VIRGULA A RESPEITO

    E AGORA MIDIA, OQUE DIRÃO SOBRE A DERROTA PARA O FIGUEIRENSE E A VITÓRIA PARA O GREMIO????

    DIRÃO QUE SÃO COISAS DO FUTEBOL????

    CAMBADA DE VAGABUNDOS

    SE O PALMEIRAS EMPATAR LA EM BH, JA ESTA DE BOM TAMANHO

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 12:24 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    DESCULPE OS ERROS, MAS É QUE FOI ESCRITO COM O FIGADO, COMO DE COSTUME

    A REVOLTA É GERAL

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 13:23 , Anonymous Ruy S. P. disse...

    Então, quando reposicionou o Henrique e ocorreu a melhora significativa do time também era Dumont????

    O termo anarquia está utilizado de maneira EQUIVOCADA, favor corrigir!

    quanto a hierarquia dentro do elenco está totalmente correta, porque estamos trabalhando com os jogadores brasileiros (ignorantes na essência).

    E graças a Deus, ganhamos um campeonato NACIONAL...coisa que nenhum dos outros tecnicos TOP ganhou com o Palmeiras e seus embates internos.

    só se faz limonada com limões, o resto é papo furado ou visão miope do elenco.

    quanto ao ATUAL ronaldinho gaucho, concordo pelnamente. O melhor jogador no Brasil em atividade. Mesmo alguns estupidos falarem em ex-jogador em atividade.

    quanto a questão barcos e obina vejo de maneira diferente. Os dois podem jogar juntos alternado-os como centro avante enfiado (mas, não com obina pelos lados como um ponta).

    Espero que vc era na escalação do time. Não gostaria de ver o Araujo como titular e nem como reserva. rsrsrsrssss

    e assim como vc, espero que esse soprador de apito atue decentemente.

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 13:26 , Anonymous Ruy S. P. disse...

    correção: erre na escalação.

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 13:26 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Tredesnki

    Muito oportuna a sua observação. A gambazada e a bambizada da mídia está torcendo, mais do que nunca, pela queda do Palmeiras, mas, certamente, não terão esse gosto. O clima, hoje, é propício para uma vitoria do Palmeiras, mas um empate também ficará de bom tamanho.

    Mas que ninguém se iluda porque não será só as galinhas que vão entregar os jogos para o Palmeiras cair.

    Os bambis, as sardinhas, a lusa, os times cariocas e os demais, se for possível, vão entregar muitos jogos para o Palmeiras cair.

    Por isso é necessário que o Palmeiras não conte com derrotas de A ou B, mas que faça a lição de casa e trate de ganhar sempre os seus jogos. Um abraço
    (AD)

    OBS - Não fique preocupado com possíveis erros de português porque o Blog não é a ABL mas da nossa torcida.

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 13:48 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Prezado Rui

    Não há qualquer impropriedade na utilização do termo anarquia no post e nem necessidade de correção.

    Recorro ao dicionário do conhecido filólogo e dicionarista paulista Professor Silveira Bueno de muito maior credibilidade, aliás, do que o Aurélio.

    @@

    O que é anarquia?

    DICIONÁRIO DE SILVEIRA BUENO:

    (SIC)

    NEGAÇÃO DO PRINCIPIO DE AUTORIDADE ,DESORDEM, CÁOS

    @@

    O que é anarquizar:

    (SIC)

    TORNAR ANÁRQUICO, EXCITAR A DESORDEM, SUBLEVAR, DESMORALIZAR, PÔR EM DESORDEM, CONFUSÃO.

    ----------------------

    Prezado Rui

    Gosto de criticar mas adoro também ser criticado porque é dessa forma que aprendemos cada vez mais.

    Gostaria que você esclarecesse onde está o erro na utilização da palavra anarquia no texto em questão.

    Agradeço pela sua participação e, sinceramente, também pelo seu questionamento.

    Gosto desse tipo de discussão porque nos faz aprender sempre mais.

    Ninguém sabe tanto que não possa aprender alguma coisa, nem tão pouco que não possa ensinar algo.

    Abs e continue prestiigiando este espaço palmeirense.(AD)

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 14:05 , Anonymous Alcides Drummond, o ediitor disse...

    Rui

    Esqueci de responder ao primeiro questionamento.

    Henrique de primeiro volante foi um tema abordado muito antes de Felipão
    "descobrir" o que já se comentava aqui no blog,

    Da mesma forma também foram sugeridos o aproveitamento de Cicinho como armador e Luan como lateral.

    O que eu tenho criticado, no que respeita a Felipão, é a sua mania de mudar radicalmente o time, de uma hora para outra, mesmo que o resultado do jogo anterior tenha sido bom e o time tenha rendido bem.

    Sem necessidade, ele vai tirando da cartola nomes improváveis de jogadores geralmente fracos e mudando a estrutura do time jogo a jogo.

    Da mesma forma se critica o defensivismo exagerado do gaúcho.

    Respeito Felipão, mas os resultados do time no brasileiro são pífios.

    Se ele só tem limões nas mãos tenha certeza de que quem escolheu as frutas, foi ele.

    Continuo achando que se Felipão não se firmar em mais tres ou quatro rodadas, no máximo, o Palmeiras tem de mudar o treinador, criar um novo ambiente, uma nova motivação para tentar se reestabelecer na tabela.

    Desculpe-me se o meu pensamento colide com o seu.

    O mais importante é que o Palmeiras sobreviva com Felipão, preferencialmente, ou sem ele. Abs(AD)

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 14:37 , Anonymous Edson disse...

    Ontem vi a Gambazada e o Flamengo.
    O Tite é discípulo do Felipão e joga igualzinho. Vi Romarinho e Danilo defendendo como se fossem zagueiros. A vantagem que o Tite leva, no momento, é que o seu time tem mais valores individuais, de modo que chamar apenas o Felipão de Retranqueiro é utopia.
    Quanto aos colegas que ficam invocando o Dorival Jr., deveriam ter visto o Flamengo de ontem. Entrou com 03 volantes para não perder o jogo e após o gol do coxa, trocou um deles por um atacante. Vemos então, que os técnicos são todos farinha do mesmo saco. O Dorival, que reconheço como um dos novos bons valores, só fez um trabalho que mereceu reconhecimento no Santos, e com valores individuais, com Neymar, Arouca, Ganso e Wesley.
    Ontem, deu dó de ver o Flamengo com Muralha, Negueba, Adrian etc...
    Se Palmeiras e S. Paulo ganharem hoje, a coisa vai feder para Santos e Flamengo.
    No Santos, existe ainda o lenitivo da volta dos jogadores que estão na seleção, mas para o Flamengo, só se restar a arbitragem, porque o time é muito fraco e Dorival júnior não faz milagres, como qualquer técnico que não tenha bons jogadores.
    Insisto e repito, respeitando opiniões contrárias: o único técnico que joga com um esquema que não é de retranca é o Luxa. Pena que é um tanto estranho na escolha de jogadores, pois é, disparadamente o melhor.
    O resto é tudo igual.

    Victor, faço suas as minhas palavras em relação à atitude Gambá.

    Espero que a anarquia, qualquer que seja o seu real sentido, se transforme em harmonia para o verdão no resto do campeonato.

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 20:34 , Blogger Unknown disse...

    EU DESISTO DESSA MERDA AI
    que caia para a segunda divisão essa porra de time fdp, com essa diretoria maldita e com esse bando de torcedor bunda mole que torce para o palmeiras que está vendo a vaca ir para o brejo e ninguém faz nada, que estreia o novo estádio na segunda divisão...
    VAI CAIR ESSA MERDA AI

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 20:38 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    CALMA ALEXANDRE, O PALMEIRAS NÃO VAI CAIR

    SÓ, EU DISSE SÓ A DIRETORIA TEM QUE SER RESPONSABILIZADA POR ESSE MOMENTO RUIM QUE ATRAVESSAMOS

    APENAS E TÃO SOMENTE ELA TEM QUE SER RESPONSABILIZADA

    QUE APODREÇAM TODOS NO LIMBO DAS PROFUNDEZAS DO INFERNO

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 20:38 , Blogger Unknown disse...

    Outra coisa, manda esse fdp desse treinador embora logo que pode ser que mude alguma coisa, mas tem que ser agora, treinador de M...

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 21:04 , Anonymous Edson disse...

    Entre muitas coisas que devem ser feitas, uma delas é chamar o Raphael Alemão ou o Fábio para uma conversa e dizer:topa o desafio? Se topar vira titular.
    Não é possível que o Bruno continue jogando. Não tem explosão, é lento, sai mal do gol.
    Estou com saudades do Deola.
    O terceiro gol do galo foi exatamente por falta de velocidade do goleiro Bruno.
    O gol do Leonardo Silva de uma defesa desnecessária do Bruno, pois o chute do atacante do galo foi aproximadamente 60 cm para fora da trave. Fosse um goleiro de capacidade, só protegeria a linha da trave e deixaria a bola sair pela linha de fundo. Como fez a defesa, espalmou para escanteio.
    Precisamos mudar muita coisa, a começar pelo goleiro.
    E no próximo jogo, Leandro Amaro de novo.
    Enquanto isso os nossos adversários somam pontos.
    Tá difícil.

     
  • Às 9 de setembro de 2012 às 23:30 , Anonymous NEI VERDE disse...

    Tô Falando, Tô falando...
    bem antes da copa do Brasil, manda os Jumentos embora, o time chegou onde chegou, pelas bola parada do M.Assunção,lampejos do Valdivia..
    Disse esses dias que o Palmeiras é o pior time do Brasileiro, pior que A. Goianiense, Figueirense, Pior de tudo, mas vejam que eu disse time, e não elenco....
    Parace que tem um esquema para que os Jumentos continue, justamente para o time cair....
    Alguma coisa tem ai....
    Sempre disse que o Deola, era menos ruim do que esse améba, esse cara parace cuzido... credo...e o tal do Leandro Amaro...cruzis...
    Esta dificil explicar para as crianças aqui de casa.., os timaços da Ponte Preta, do Bahia, do Curitiba, do Sporte, do A, Goianiense estão somando pontos e o Campeão do século...!!!
    No final do ano os Jumentos, mais o competente Galeano, C. Sampaio deixam nos na segundona e vão afundar outro clube...

     
  • Às 10 de setembro de 2012 às 10:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Se precisar, os levaremos nas costas!

    10 de setembro de 2012 por @parmerista

    Com a derrota de ontem para o Atlético, a situação na tabela ficou periclitante, ainda mais depois dos resultados dos mais prováveis concorrentes diretos. O Coritiba meteu 3 a 0 num decadente Flamengo; o Sport virou o jogo em casa contra o Cruzeiro; e o Bahia enfiou incríveis 4 a 0 no Vasco em pleno São Januário.

    O Palmeiras tem um comportamento curioso: joga bem contra as melhores equipes do campeonato, e mal contra as menores. O fenômeno se explica de forma simplória, até: enquanto as equipes grandes tendem a nos atacar, como grandes que são, nos dão algum espaço, e assim nosso setor de criação consegue produzir. O raciocínio inverso se aplica com as equipes menores, principalmente quando jogamos em casa.

     
  • Às 10 de setembro de 2012 às 10:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Mas de que adianta jogar bem e perder? Jogamos pau a pau com Grêmio no Olímpico, Fluminense no Engenhão e Atlético no Independência; poderíamos ter saído vencedores nos três jogos – mas perdemos os três. A tese é inconclusiva: qual é afinal o fator determinante? Não conseguimos identificar, e seguimos atribuindo as derrotas a fatores místicos – ou ao azar. Tudo o que sabemos é que temos futebol para encarar qualquer um – só não alcançamos o mais importante.

    Seja como for, nossa salvação, a esta altura, já não está mais ligada aos jogos como visitante, mas sim aos jogos em casa – seja contra grandes ou pequenos. Com sete mandos ainda pela frente, basta ao Palmeiras vencer todos – e buscar um mísero empate em qualquer um dos oito jogos em viagem. Com mais 22 pontos, o time chegaria a 42, que tende a ser, neste momento, a nota de corte.

    Em casa temos, na sequência: SCCP, Ponte Preta, Coritiba, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e CAG. Dá para ganhar todos, claro. Os mais complicados, em tese, são o eterno rival e o atual líder. Eventuais resultados adversos em casa deverão então ser compensados fora, para a conta se manter justa: Vasco, Figueirense, SPFC, Náutico, Bahia, Inter, Flamengo e Santos. Tirando o Inter, dá pra beliscar pontinhos em todos.

    Devemos ser práticos e entender que pontos fora já são lucro. Ontem perdemos por 3 a 0 – doeu, mas perdemos os mesmos três pontos que numa derrota por meio a zero. A obrigação está em casa, com ingressos no mesmo preço que os praticados na última quinta, para colocar 30 mil em todos os jogos. O time perdeu fora? Não tem problema, basta vencer em casa e esperar que os concorrentes percam seus pontos. A aritmética é inexorável: alguém vai perder ponto. Ainda só dependemos de nossas próprias forças, basta fazermos a nossa parte – que hoje se resume a medíocres vitórias dentro de casa. Que seja.

    Nossos jogadores se sentiram abraçados contra o Sport, e renderam muito bem. Furamos a retranca, a bola entrou. O juiz não nos roubou (muito). Cantamos e vibramos o tempo todo, intimidamos os adversários e os ladrões. E é assim que temos que continuar fazendo até dezembro. Não podemos esperar dessa diretoria tacanha qualquer atitude como a do Atlético, que conseguiu escalar jogador suspenso que decidiu o jogo. Somos nós, é a torcida que vai tirar o time desse buraco. Pressionar os jogadores, cobrá-los ‘daquele jeito’, a esta altura, é suicídio certo. Eles não estão deixando de correr, como vagabundos que precisam de uma boa pressão. Ao contrário: estão motivados, com um bom acordo de bicho, e mostrando vergonha na cara – a ordem não importa. O fato é que encher o saco de jogador a esta altura não vai ajudar nem um pouco.

    Por mais ridículo que pareça, como se fossem nossos filhos na pré-adolescência, temos que mais uma vez abraçá-los e empurrá-los. Só incentivo, só carinho. Pra cima dos adversários, jogo a jogo. Temos que vencê-los, um após o outro, em casa. Do contrário, cairemos.

    E nossa casa hoje se chama Estádio Municipal do Pacaembu. Que não é “casa de gambá” nem a pau. E que vai receber um Derby com apenas 2 mil imundos apertadinhos no canto, contra 30 mil dos nossos. É quando vamos mostrar que não largamos esse time nunca. E que os levaremos nas costas, se precisar.

    Quem disse que o Palmeiras não tem reforço para a reta final do Brasileirão?

    VAMOS, PALMEIRAS!!!

     
  • Às 10 de setembro de 2012 às 10:39 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    PRESTEM ATENÇÃO NO QUE DISSE O FELIPE:

    Eu fui campeão com eles da Copa do brasil e entõa, se a gente cair pra segundadivisão eu caio junto com eles.

    Isso pra mim seria suficiente para mandar o técnico embora.

    Como que pode, eu pago 700 mil reais pro treinador e ele simplesmente acha que é bonito cair pra segunda divisão e não abandonar o barco.

    Uns chamarão isso de alguma virtude do treinador.

    Eu já acho o derrotismo explícito de alguém que é incapaz de reverter o quadro e simplesmente fala em ir pra segunda divisão sem o menor constrangimento, como se fosse a coisa mais normal do mundo.

    E mais uma vez usou termos para se referir a multa rescisória.

    PRA MIM FORA FELIPÃO ENQUANTO É TEMPO.

    CHEGA DE PESSIMISMO QUE CONTAMINA O GRUPO MAIS E MAIS.

     
  • Às 10 de setembro de 2012 às 10:53 , Anonymous NEI VERDE disse...

    Amendoim falou a verdade...

    Até o Bahia e Sport mexeram-se a tempo de trocar de técnico e conseguiram evoluir taticamente. O que fazer quando se tem Tirone, Frizzo, Galeano, César Sampaio e um técnico mais do que ultrapassado? Mas o que fazer quando existe uma torcida apaixonada e nostálgica que ama o treinador gaúcho por conta de uma Libertadores ganha no século passado e que até o time da marginal já conseguiu de forma invicta e jogando futebol! Coisa que não acontece com nosso time desde que o poderoso estrategista do Uzbequistão retornou a Sociedade Esportiva Palmeiras em 2010.

    Agora é comemorar! Parabéns a toda família Scolari e principalmente ao presidente Sr. Tirone, que tanto fez para conseguir este objetivo mágico!

    Resta agora, saber em qual rodada conseguirão essa proeza! Só espero que Luis Felipe Scolari fique até o final do campeonato, pelo menos para culpar como sempre fez o elenco do clube: Pedi jogadores A, B e C e vieram D, E e F. Será que Jorginho técnico do BAHIA pediu Souza de centroavante? Ele teve Barcos, Valdivia, Henrique, Obina, e tantos outros e não soube até agora jogar com dinâmica de ataque. Decartou as categorias de base inteira, para apostar em Bruno, Artur, Leandro Amaro, Márcio Araújo, João Vitor, brigou por Luan e exigiu renovação do contrato de Betinho por gratidão! Aceitou as indicações de Galeano e César Sampaio de jogadores do São Caetano! Qual o motivo? Sei lá! Agora vai tomar chimarrão na segunda divisão!

    Eu Nei verde já dei minha opinião.
    -Da ferias aos jumentos já.., pede para o Marcos e o C. Sampaio escalar e acompanhar o time, é a unica tentativa para TENTAR NÃO CAIR..., se os jumentos continuarem é queda na certa, essa de estar jogando bem é iluzão, os jogadores não estão acreditando mais no treinador, com isso os resultados não saem..., os caras não aguentam mais a car dele...
    Misericórdia..!!! de ferias para eles...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial