Observatório Alviverde

16/09/2012

PALMEIRAS X CORINTHIANS, O DERBY DA CRISE E DO ÓDIO!



O Palmeiras joga, daqui a pouco, o 'derby' da crise.

O resultado do clássico, sem exagero, representa mais um divisor de águas na vida do Verdão.

Terá consequências fortes em futuro próximo, para o bem ou para o mal. 
@@

Até aí, nenhuma novidade! 

O Palmeiras já se acostumou a atuar sob pressão, coagido, oprimido, travando, constantemente, o chamado "jogo da vida".

O CU-rintia, como um predador oportunista, vai tentar se aproveitar do desespero do maior rival,  a fim de submetê-lo e de abatê-lo. 

O Palmeiras, que se cuide!
@@

Tite, velho cultor - não sei se praticante - do politicamente correto, afirma que vai jogar para ganhar. 

Demagogia pura!

Se não for para ganhar, por que entrar em campo?

Ele afirmou em coletivas, com pouca emoção, que não vai tomar conhecimento ou, mesmo, se preocupar com o destino do adversário.

Ninguém lhe pediu isso!

Na realidade, o treinador gambá tenta passar, subliminarmente, duas imagens:

A primeira, de superioridade e auto-suficiência, tratando o Palmeiras como um adversário comum e de segunda grandeza, visando a diminuí-lo. 

A segunda, de ser ele, Adenor, um ser humano diferente, evoluído, que exclui de seu espírito qualquer sentimento recôndito de vingança contra um clube que tanto o humilhou.

Mas a realidade é bem outra e soa, apenas nas entrepautas,  como um recado invisível a Palaia e à torcida palmeirense de que é questão de honra para ele ganhar o "derby".
@@

Colidindo com as declarações do chefe do galinheiro, alguns jogadores CU-rinti-ANUS, entre eles o famigerado, desleal e indesejável JorgeHenrique, declararam que, " sim, querem liquidar com o Palmeiras e mandá-lo de volta à segunda divisão". 

A partir daí, o derby também passa a ser nominado de " derby do ódio", pois assim o querem muitos atletas e, unanimemente, a ignara massa CU-rintiana! 

O jogador, digo, o provocador JH, jamais foi tão sincero, e novamente, escancara em público as suas ignorância, grosseria e necessidade doentia de aparecer.

Na exata proporção de sua rústica sinceridade de espírito, retrógrado, atrasado e mal-iluminado, o jogador mostrou, neste episódio, a um só tempo, deselegância, desequilíbrio, e, muito pior, a inconsequência de um reles marginal. 

Uma declaração desse teor tem o apelo verbal de uma declaração de guerra e a força de uma bomba atômica.

Essa não é a conduta que se espera de um jogador  de futebol profissional!

Menos mal que o "derby" de hoje terá o mando e a presença uma única torcida!   
@@ 

Assim falou Tite Zaratustra :
  
- Eu teria um espírito muito pequeno, pobre, se, de alguma forma, ficasse contente com o mal dos outros.

- Queremos fazer um grande jogo, entrar na zona de segurança, fortalecer a equipe, crescer na competição, melhorar na tabela e ficar feliz conosco. 

- Aquela sacanagem de torcedor para torcedor é compreensível. Mas não conosco"

Sincero, o Tite, não?

NÃO!

Mas, como tirar-lhe a razão?

Depois que "Palaias, Edmundos et caterva das organizadas" fizeram com Tite tudo o que fizeram, ele tem, sejamos justos,  o inalienável direito de dar o troco. 

Em campo, em campo!

Moral da história: 

Tite, ao contrário de Jorge Henrique e de alguns jogadores,  pode não estar sendo nem um pouco sincero mas está sendo 100% ético, inteligente, precavido e elegante.

Reparem que por mais ódio que ele nutra pelo Palmeiras, com justa razão, aliás, sequer insinua ou expõe a sua mágoa.

Da mesma maneira, e de uma forma muito consciente, não atribui conotação de guerra ao jogo, não estimula a violência e preserva, disciplinarmente o derby.

Sincero ou não, Tite não apenas merece elogios, como tem de ser respeitado.

Na proporção inversa, é claro, das injustiças e humilhações que o ego inflado de Palaia e o despeito de Edmundo impuseram-lhe quando foi técnico do Palmeiras.

Foi o "prêmio" imerecido que recebeu por seu trabalho, dedicação, honestidade e educação quando de sua conturbada, desprestigiada e estéril passagem pelo Palmeiras!

Palaia em rede nacional de rádio e tv, ordenou que Tite calasse a boca, atitude inadmissível e impensável para um diretor de futebol de um clube de abrangência nacional e internacional, de quase 20 milhões de adeptos.

Mas foi Tite quem fez Palaia calar a boca, levando o nosso maior adversário a lugares pelos quais o CU-rintia jamais imaginou pudesse transitar.
@@

Muitos de nossos dirigentes, a torcida palmeirense de sampa, mormente as organizadas, têm de refletir e aprender com os seus erros pretéritos.

Têm de humildemente, mudar de atitude e não hostilizar, gratuitamente, qualquer cidadão sob contrato de trabalho na SE Palmeiras.

Agressões, retaliações morais violentas, à beira do desforço físico, e as constantes execrações públicas de técnicos e jogadores, têm sido responsáveis pelo aumento da repulsa, da rejeição e do ódio extramuros contra o próprio Palmeiras.

Todos os profissionais agredidos, ameaçados, humilhados, enxovalhados e desmoralizados, quando migram para outros clubes, estão sempre em busca da forra e da vingança.

Essa é uma razão entre tantas, talvez a principal, que explica porquê qualquer adversário se motiva, dobra o rendimento, se supera, e faz,  sempre, o "jogo da vida", cada vez que enfrenta o Verdão.

O ódio contra o Palmeiras, em face da arrogância e da violência de alguns dos nossos, absolutamente desnecessárias, têm crescido em proporções geométricas, gigantescas.

É necessário um pouco mais de moderação nas palavras, contenção nos gestos e, sobretudo, racionalização e sublimação das atitudes de nossos torcedores mais exaltados, para que se ajude aplainar o caminho do time de futebol que tem sido complicado, tortuoso e incrivelmente acidentado.

Não podemos, sob qualquer circunstância, nos transformar, como vem ocorrendo, em um novo CU-rintia, o time de futebol de pior imagem e o mais rejeitado e odiado do planeta, embora a mídia paulistana jamais publique esta verdade.

Mas é para lá que estamos caminhando, haja vista que a unanimidade da imprensa, ao contrário do procedimento habitual no relacionamento com os demais clubes, amplifica as nossas mazelas. 

Só as nossas!   

@@

SOBRE O "DERBY".

Narciso no banco!  O que vai mudar?  O que pode mudar?

Vai mudar!

1) O sistema de comando, mais brando e conciliador.

Mas estariam os atletas dispostos a obedecer um técnico iniciante, interino, neófito, se faziam ouvidos moucos às determinações do impositivo e exigente Felipão?

2) A escalação, a forma de jogar e o posicionamento do meio de campo, em face do retorno de Marcos Assunção. 

Num primeiro momento, não creio que o esquema, o modo Felipão de jogar será substituído de forma radical. Em todo o caso...

Quando muito, a tendência, para hoje, é o time encorpar na meia cancha, tornando-se mais técnico, menos destruidor, mais construtor, mais aguerrido e bem mais ofensivo.

Entretanto, com o joelho inchado, Assunção irá aguentar o repuxo de um clássico de tanto atrito e rivalidade, que exige tanto empenho e que envolve tanta responsabilidade?

3) O banco palmeirense ficará mais consistente com os retornos Daniel Carvalho, Maikon Leite e Leandro Amaro.

Ressalva: se não conseguiu aprimorar, após tão longa ausência, a péssima forma física que ostentava, Carvalho não terá condições de reforçar o banco palmeirense e irá se constituir, novamente, em bibelô de decoração, nada mais que isto . 

4)  O clima e, sobretudo, a motivação dos jogadores, vão, seguramente,  melhorar. 

Toda a vez que um clube muda de treinador, o ambiente se renova e todos querem mostrar serviço, sobretudo os reservas, aqueles que estão fora da condição de protagonistas.

Se os times que estream treinadores quase sempre ganham o Palmeiras vai conseguir derrotar as galinhas?

Arrisco um time para hoje, na expectativa de que as nossas necessidades extremas e a mudança de treinador possam conduzir o Palmeiras a uma vitória, mais do que reabilitadora, plenamente redentora.

Bruno, Artur, Ramos, Henrique e Juninho.
Correa, João Vitor, Assunção e Valdívia.
Barcos e Luan.

Esse time, em meu entendimento, tem bola suficiente para derrotar o nosso maior adversário.

Sobretudo pela excelência de nosso banco (nas devidas proporções de suas limitações técnicas)  que, provavelmente, terá Rafael Alemão, Leandro Amaro, Márcio Araújo, Tiago Real, Daniel Carvalho ou Patrik , Maicon Leite e Obina.

Marcelo Aparecido R. de Souza, de SP, apita o jogo e comanda o quinteto complementar

Bandeira 1 - Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa)
Bandeira 2 - Rogério Pablos Zanardo (Aspirante à Fifa)
Adicional 1 - Raphael Claus.
Adicional 2 - Antônio Rogério Batista do Prado
4*árbitro  ---  Rodrigo Braghetto

QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA O "DÉRBY"?

QUAL O TIME QUE VOCÊ ESCALARIA?

VOCÊ CONCORDOU COM A NOMEAÇÃO DE NARCISO PARA A FUNÇÃO DE TÉCNICO TAMPÃO?

COMENTE COMENTE COMENTE

17 Comentários:

  • Às 16 de setembro de 2012 às 13:05 , Blogger Unknown disse...

    Não sei porque, mas sinto que o palmeiras ganha o clássico hoje com alguma facilidade, o espirito renovado pelo novo treinador, jogadores afim de mostrar seu valor entre outras coisas...
    Acho que o time joga diferente do seu time Alcides:
    Bruno, Corrêa, amaro, ramos e juninho, assunção, henrique, Valdívia, Real, Luan e Barcos...

    Espero que possamos fazer um bom jogo e atropelar as galinhas pretas hoje, que venha essa M. de corinthians para nos tirar da crise...

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 13:32 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Higino

    Saudações.

    Não é o time que eu colocaria em campo, mas o que imagino que o Narciso possa escalar para manter a base do Felipão.

    O time escalado por vc com Real e Henrique à frente da zaga, é melhor.

    Eu não sei porque mas não consigo tirar da cabeça um 3 x 0 em cima dele.

    Saudações esmeraldinas (AD)

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 15:21 , Blogger Unknown disse...

    Parabéns Alcides, escalação saiu e o time é o que vc postou...
    Vamos para cima deles e vamos ganhar hoje...

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 16:58 , Blogger Unknown disse...

    Mais uma vez a mediocridade toma conta do time, não vejo chances reais de reação não, o time é vergonhoso, covarde, culpa da nossa diretoria, do nosso antigo treinador que fazia questão de colocar em campo algumas peças importantes como LUAN, é isso ai palmeiras, seja bem vindo a 2° divisão, mais uma vez...

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 18:08 , Anonymous Anônimo disse...

    Novamente o Palmeiras roubado, impedido de jogar com uma expulsão ridícula.
    Agora não poderão dizer que fomos roubados por causa do treinador.
    Deixaram um servente de pedreiro apitar o jogo.
    Gol anulado, penalidade não marcada e expulsão absurda, sinônimo de diretoria medíocre.

    Marcelo Luiz.

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 18:09 , Anonymous Anônimo disse...

    E O PROBLEMA DO PALMEIRAS ERA O FELIPÃO.
    E AÍ?

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 18:36 , Anonymous Edson disse...

    Concordo com o Anônimo.
    Acharam que sem o Felipão o time ia correr mais, dar chapéu, caneta, não iria ter falhas individuais, como sempre vem acontecendo, que o juiz ia marcar algumas a nosso favor, que não expulsaria ninguém sem clara razão e não perderíamos mais.
    Mas nada mudou.
    Como sempre o time correu, se empenhou, não finalizou, errou e pecou em lances individuais e perdemos.
    Agora é torcer para o Grêmio ganhar e segurar o horrível time do Flamengo e rezarmos para que a nossa bola comece a entrar.
    Qu

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 19:09 , Anonymous Anônimo disse...

    Comentarista de fato ocorrido é fácil, mas isso já foi manifestado antes.
    Para entender a mentalidade limitada da torcida paulistana que prefere ver o time perder do que ter jogar fora de SP, o Palmeiras cometeu o erro grave de mandar esse clássico no Pacaembu.
    Tirou o jogo de Prudente onde teria o fator emocional a seu favor e passou a partida para o estádio onde o rival se sente em casa.
    Essa parcela inteligente da torcida que se acostumou a classificar a tudo e a todos como incompetentes não tem a menor sensibilidade para entender os caminhos do futebol e está apenas preocupada com o fato do Palmeiras jogar próximo à rua do seu bairro.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 19:12 , Anonymous Anônimo disse...

    Seria melhor mandar o jogo no Panetone e essa observação também foi feita antes em vários espaços da "Mídia Palestrina".
    Não se trata de arrumar desculpa por um resultado, mas escolha de local de jogo e cuidados com a arbitragens são detalhes que definem um clássico e são fundamentais em um campeonato.
    Infelizmente, nossa direção é muito amadora e não consegue enxergar que pequenos detalhes formam um todo.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 19:35 , Anonymous Anônimo disse...

    Felipão estava mal? estava!
    Fazia escolhas erradas? Fazia!
    Tinha esquema de jogo retrancado? Tinha?
    Era um problema? Era!
    Isso nunca foi negado.

    Entretanto, o que se combatia nos debates sobre o treinador era a postura ignorante e míope de achar que o Felipão era o único problema que o Palmeiras enfrentava.

    A internet se tornou um instrumento importante de participação, democratizou os acessos e as opiniões, mas trouxe um efeito colateral. Permitiu que pessoas sem a menor condição e conhecimento se tornassem formadores de opiniões e liderassem verdadeiras campanhas que só prejudicaram ao Palmeiras, nosso tema de discussão.

    A questão nem é mais se foi errada a saída do treinador, pois a revelação dos fatos pós sua saída mostraram que não havia mais condição dele ficar, mas o fato da campanha centralizada sobre o seu nome camuflar todo o restante dos problemas.

    O que os torcedores massa de manobra não conseguiam enxergar por sua limitação é que não se defendia o Felipão, mas que todos os aspectos nocivos ao Palmeiras deveriam ser tratados e não foram na esperança de que a saída do treinador resolvesse todos os nossos problemas.
    Na primeira partida sem o treinador sentimos na pele o mais sério problema de todos nesse campeonato: a total falta de respeito e representatividade do clube. Mais um assalto sofrido pelo Palmeiras se juntou a tantos outros que nos colocaram nessa situação da tabela, situação que não estaríamos porque dentro de campo jogamos o suficiente para ter, no mínimo, dez pontos a mais na tabela.
    Não podemos afirmar que o Palmeiras iria virar o jogo se o Luan não tivesse sido expulso, mas uma coisa ficou evidente, a arbitragem providenciou para que o jogo terminasse ali e o Palmeiras perdesse a condição de lutar. Para completar e não correr riscos, uma penalidade que seria marcada para o outro lado e um gol que não seria anulado para o adversário.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 16 de setembro de 2012 às 20:52 , Anonymous Anônimo disse...

    ELES SEMPRE CORREM, SE DOAM.

    MAS NÃO EXISTE PARTITURA!!!!!!!!!!!!!

    FALTA UM PROJETO COMUM A TODOS LÁ DENTRO, O INGREDIENTE QUE FAZ A LIGA!

    NOSSOS JOGADORES SÃO IGUAIS AOS CORINTHIANOS.

    ELES SE EQUILIBRAM E SE APOIAM NO PROJETO DE TORNAR O CORINTHIANS GRANDE, UNIDO E UNÍSSONO, QUE FOI CRIADO PELO ROSENBERG E PROJETADO COM A FIGURA DO RONALDO.

    NÓS BATEMOS NO JOGADOR DE VERDE, PEDIMOS A CABEÇA DO FELIPÃO, ROUBAMOS OS COFRES DO CLUBE, BOICOTAMOS GENTE DO PRÓPRIO PALMEIRAS, XINGAMOS A ÚLTIMA GERAÇÃO DO VALDIVIA, CUSPIMOS NA CARA DO KLEBER, QUEM SOMOS NÓS, TORCEDORES DO PALMEIRAS?

    CHEGA DE XINGAR JOGADOR NOSSO.

    XINGUEM O ROMARINHO!

    Sidney Giovenazzi, o Villa-Lobos1960

     
  • Às 17 de setembro de 2012 às 08:49 , Anonymous Anônimo disse...

    VERGONHA A REPORTAGEM DO GLOBO ESPORTE.COM.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/09/luan-entra-pilhado-demais-e-expulso-e-prejudica-o-palmeiras.html

    Reportagens assim é que encobrem atuações tendenciosas.
    O Narciso tinha percebido que o Luan ficou nervoso com a provocação do jogador do gambá e iria subtituí-lo pelo Maikon Leite.
    O árbitro percebeu que o Luan iria sair e arrumou a expulsão em um lance no qual jamais poderia ser aplicado o cartão.

     
  • Às 17 de setembro de 2012 às 10:49 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Bom dia !

    Dentro do que eu achava e acho, o Palmeiras sai de 5 a 6 jogos e continuo com o mesmo pensamento.

    Sobre o jogo.

    Primeiro que errou a diretoria em colocar o jogo no Pacaembú, só porque os torcedores de São Paulo se acham mais torcedores que os do Interior.

    Jogamos na casa deles, com maior torcida, mas na casa deles.

    Narciso escalou o time com 3 volantes para poder deixar Assunção em campo. Outro erro.

    Assunção voltava de contusão e poderia ser no máximo um dos dois volantes e não terceiro volante, deixando a armação do time previsível com Valdívia apenas.

    Ou seja, voltamos ao mesmo e manjado esquema de 3 volantes do Felipão e perdemos o meio.

    O Palmeiras melhorou com a entrada de Thiago Real, mas já era tarde.

    Narciso mostrou que passa longe de ser um Jorginho, que ao assumir o time em 2009, já de cara fez alterações na fomração tática do time.

    Narciso foi conservador apenas.

    Mas parece que conseguiu detectar algumas coisas que poderá passar para o novo treinador.

    LUAN contribuiu demais para nosso enfraquecimento, mas me pareceu mais uma da arbitragem o qual comentarei mais abaixo.

    ARBITRAGEM
    ==========

    Foi pênalti em Luan. Godoy enrolou enrolou, mas disse que ouve contato fisico do jogador do corinthians. Mas não disse que ouve pênalti e mais a frente disse que pra ele contato físico é falta. Portanto foi pênalti.

    Foi Pênalti do volante Guilherme. Falar que a bola bateu na mão e não o contrário é puro desconhecimento da regra. Mas se Guilherme não tivésse intenção de interceptar o lance, os braços estariam para tráz e não abertos, o que aumenta o campo de defesa e evidenciam a intenção do Peñalti.

    Valdívia fez gol legal. Dizer que Obina usou força excessiva e ignorar os jogadores advesários no lance é um absurdo.

    Note que o zagueiro que tomou o jogo de corpo, Paulo André, não reclamou e tentou continuar o lance, o que normalmente já teria erguido a mão e pedido a falta.

    O outro zagueiro e o goleiro viram Valdívia fazer o gol e fizeram aquele gesto de desânimo e rapidamente correram em direção ao árbitro por verum jogador do corinthians apontar o bandeira.

    NADA ESTÁ PERDIDO
    ==================

    Se é desanimador para nós, imagine para os jogadores,as nada está perdido.


    COISAS URGENTES A FAZER

    - Contratar um técnico HOJE, segunda-feira, para que ele possa treinar esse time e fazer as mudanças necessárias visando o jogo contra o Figueirense.

    - Afastar algumas ínguas do time, de preferência Luan e mais algum que tinha cadeira cativa por apadrinhamento com Felipão.

    - Promover a subida de jogadores da base que não foram contaminados pelo esquema Felipão, pois precisaremos de gáz muitas vezes para mudar partidas.


    NÃO TEM OUTRO JEITO.

    O PRINCIPAL DELES É CONTRATAR UM TÉCNICO, DE PREFERÊNCIA DA NOVA SAFRA PARA ARRUMAR O TIME.

    FULANO NÃO QUIS, CICLANO NÃO QUER, ESQUECE TODO MUNDO E ACEITA A CONTRAPROPOSTA DO GILSON KLEINA DA PONTE PRETA ATÉ O FIM DE 2013.

    OU ENTÃO, TENTA ALGO DO EXTERIOR, COMO O SAMPAOLI DA L.U.

    É só por enquanto.

    Saudações a Todos.

    **TÉCNICO HOJE URGENTE.

     
  • Às 17 de setembro de 2012 às 10:51 , Anonymous NEI VERDE disse...

    O Problema é apenas 01 (hum);

    É aqueles, que surrupiam o clube em beneficios proprios, contratam medalhões ultrapassados para receber retorno,e tapar o sol com a peneira,trazem jogadores , desqualificados, para enganar a torcida, cultuam idolo de barro, que anda de chinelinho, e vendem a própria mãe, imagine se não os proprios resultados do clube.
    O impressionante é que ninguem reage, os que querem reagir torcem pela desgraça do proprio clube, para poder ter um lugar no pódio, e continuar a saga.
    Torcida!!! em quanto os rivais tem Gaviões, com olhos de águia, que protestam cobram, gritam amor ao clube, a nossa, se for usada na mesma comparação como um passaro, vamos chama-la de PARDAL, passaro nojento, preguiçoso explorador de lixo.
    E o pior que alem de não termos, comando, jogadores etc, perdemos ate o brio, a vergonha, estar na lanterna hoje para eles é normal.
    Jogadores como: Luan, correia, juninho, m.Araujo, L.Amaro, e outros que estão lá ja mais vestiriam a camisa de times de Osvaldo Brandão e de Dom Filpo Nunes....
    É o inicio do fim, mas ate lá, se preparem meus amigos, vai ter muita vergonha e humilhão...
    E os Jumentos???? onde será que vão investir os R$. 20 milhões que pegaram na bandeja???????

     
  • Às 17 de setembro de 2012 às 14:38 , Anonymous Anônimo disse...

    AI AI

    Será?

    Paulo Roberto Falcão?

     
  • Às 17 de setembro de 2012 às 14:53 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    É isso mesmo pessoal, parece que o babado tá forte.

    Acho que será Falcão mesmo.

     
  • Às 17 de setembro de 2012 às 15:29 , Anonymous Edson disse...

    Parece que realmente o Felipão era o anteparo da diretoria.
    Foi só o técnico sair que todas as atenções se voltaram para a ineficiente diretoria.
    Pessoas que nunca se referiram ao bananas começam a criticá-los merecidamente.
    Falcão? Pelo amor de Deus.
    Só se fosse exigência da globo para mandar nos ajudar.
    Pelo amor de Deus!!!
    Ney, esse diretores são os verdadeiros Jumentos.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial