Observatório Alviverde

01/12/2012

O CAMPEONATO POR PONTOS CORRIDOS DESTRÓI O FUTEBOL BRASILEIRO, MAS CONTINUA GOZANDO DE ALTÍSSIMO CONCEITO JUNTO A MÍDIA MÍOPE!


Meus amigos.

Estou em uma "lan-house" aqui no interior.

Acabei de redigir umas 60 linhas sobre o Brasileirão por pontos corridos e todas as suas letais consequencias ao futebol brasileiro.

De repente, quando me preparava para fechar o comentário, caiu a energia.

Resultado, perdi todo o meu trabalho, e não estou motivado e nem tenho tempo para tentar reescreve-lo.

Vou resumir o que disse: 

Ao reconhecer as safadezas e irregularidades com entregas de jogos propositais ou veladas, a CBF decidiu concentrar os clássicos regionais na última rodada do Brasileiro.

Era uma tentativa de combater as falcatruas. 

No primeiro ano a iniciativa constituiu-se em um sucesso absoluto, com a definição do campeão, dos times da Libertadores e dos rebaixados, sem maiores incidentes.

No segundo, a monotonia do campeonato foi completa e nem  olhando com um microscópio conseguiu- se encontrar alguma emoção.

A definição antecipada do título e a definição prematura do descenso de três clubes e das vagas na Libertadores esvaziou, completamente,  a rodada deste fim de semana.

Se no final da edição passada sete dos oito clássicos tinham influência direta na classificação, na edição 2012 teremos quatro amistosos inócuos, desmotivados que serão jogados apenas para cumprimento de tabela junto com mais três partidas em que para um lado, a única motivação é irritar e derrotar o rival. Aí é que mora o perigo!

Santos x Palmeiras,  Fluminense x Vasco, Flamengo x Botafogo, Coritiba x Figueirense, como tantos outros clássicos deste final de brasileiro com, a exemplo de outros clássicos de outras temporadas, não terão, sequer, a motivação de um simples amistoso.

Até quando os dirigentes do futebol brasileiro vão conviver com a excrescência dos pontos corridos?

Até quando Jucas do Sumaré, Vitors Carecas e outras "celebridades" midiáticas vão continuar defendendo teses irracionais, indecentes e irresponsáveis da extinção dos regionais, do prolongamento dos Brasileiros e a tese maior -já comprovada- e, moralmente indefensável, da continuidade do Brasileiro por pontos corridos?

COMENTE COMENTE COMENTE

DEIXE O SEU COMENTÁRIO ACERCA DE PALMEIRAS X SANTOS, ANTES E DEPOIS DO JOGO, ATÉ QUE FIQUE PRONTA A POSTAGEM DEFINITIVA, PROVAVELMENTE NA SEGUNDA-FEIRA!.

DIGA NÃO À GLOBOBO!

SÓ PALMEIRENSE BOBO,  CONTRATA O PAY-PER-VIEW DA SEGUNDONA!

11 Comentários:

  • Às 1 de dezembro de 2012 às 14:13 , Anonymous Plumitivo disse...

    Resumo da ópera: não é o campenato que tem que mudar e sim a cultura do cidadão que vai a campo. Na Europa jogos que "não valem nada" lotam o estadio e por que ? Porque o torcedor é apaixonado pelo seu time e quer vê-lo jogando em casa. Lógico que é melhor ver seu time disputando títulos, mas para quem é torcedor mesmo, qualquer jogo vale a pena de assistir. O futebol tem que ser visto como entretendimento, é um programa onde a família, o cidadão do bem deveria frequentar.

    Sou a favor da elitização do futebol para que se limpe de vez esses arruaçeiros que hoje vão ao campo (algo semelhante ao que foi feito nos principais campeonatos europeus).

    Se o torcedor vai ao estádio, apoiar seu time, mesmo em jogo que "não vale nada" os jogadores e o time -leia-se dirigentes- não tem como fazer combinações de resultados porquepor que a torcida vai cobrar.

    Mas se "jogo que não vale nada" não tem 5 mil pagantes, o torcedor não liga para o espetáculo, fica mais fácil as coisas acontecerem por de baixo do pano.

    O jogo de hoje - Palmeiras x Santos - por exemplo estão em campo as duas principais equipes brasileiras em relação à títulos. Por que ninguém comenta ? É o Palmeiras que vai jogar, entende O torcedor tem que ir mesmo que "não vale nada". Essa é mudança crucial que tem que ser trabalhada.

    Mudando a mentalidade e o nível cultural das pessoas que frequentam os estádios o campeonato de pontos corridos é maravilhoso e justo.

    Evidente que leva um tempo para que tudo isso possa acontecer, mas o planejamenteo já está sendo feito e com a chegada dos novos estádios será dado o pontapé inicial nessa mudança de mentalidade.

    Espero estar vivo para um dia presenciar isso: me sentar confortavelmente em um estádio brasileiro sem ninguém ficar pulando como um macaco a meu lado ou em pé nas cadeiras tampando a minha visão do campo.

    É pedir muito ?

     
  • Às 1 de dezembro de 2012 às 21:00 , Anonymous Anônimo disse...

    O modelo de pontos corridos consagrou as falcatruas, a manipulação de resultados com amplo apoio da imprensa.
    Desde 2003 quando foi implantado, apenas nos dois primeiros anos o campeão foi aquele que mereceu o título.
    Mesmo assim em 2004, o Atlético Penaltinense não superou o Santos por pura incompetência.
    Os três títulos do SP foram os mais vergonhosos, mas não aparentam ser devido a atuação dos comparsas da imprensa. Em quase todos os jogos em casa favorecimentos de arbitragem, escandalosos encobertos pela cobertura esportiva que justificava e escondida com o argumento de que o time era melhor e merecia vencer apesar dos erros.
    Depois em 2009 com o time da marginal, o início da entrega de jogos ao lado da atuação parcial e criminosa do Sr. Simon, também justificadas e escondidas pela imprensa esportiva.
    O campeonato de pontos corridos já deveria ter acabado, mas para isso seria preciso que a suja, parcial e desonesta imprensa que temos hoje deixasse de ser hipócrita e passasse a defender na prática o que fala da boca para fora, pois a ela interessa que tudo continue como esta, beneficiando aos times de seu interesse.

     
  • Às 2 de dezembro de 2012 às 15:01 , Anonymous Ex - Jogador disse...

    Confesso que já começo a ficar com a pulga atrás da orelha em relação a Gilson Kleina. Seu aproveitamento não é dos melhores e o paulista se tornou obrigação. Não sei não hein. Nome de Mano ganha força nos bastidores do Palmeiras. Firma o pé GK, técnico precisa ganhar os jogos !

     
  • Às 2 de dezembro de 2012 às 19:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Os bastidores do Palmeiras deveriam se preocupar em tirar da cadeira quem levou o clube para o buraco.

     
  • Às 2 de dezembro de 2012 às 20:45 , Blogger Miguel disse...

    Eu sou a favor dos pontos corridos, é o modelo mais justo de disputa. Naqueles brasileirões dos anos 70 tínhamos vários jogos que não valiam nada faltando quase um terço do campeonato, e se algum time grande se classificasse em 7º ou 8º tinha igualdade de condições com aqueles que se classificaram em 2º ou 3º. Isso era extremamente injusto só vizava favorecer os cariocas. Ao invés de mudar o campeonato, quem deve mudar é a mentalidade das diretorias incompetentes que não sabem planejar um ano de trabalho, caso da nossa por exemplo.

     
  • Às 3 de dezembro de 2012 às 10:32 , Anonymous Anônimo disse...

    http://www.youtube.com/watch?v=LTR9IqYRplQ

    Todo mundo quer. Vamos vender.

     
  • Às 3 de dezembro de 2012 às 11:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Pontos corridos, teoricamente, é o mais justo, mas possibilita que o direcionamento da competição ocorra ao longo da competição, sem chamar a atenção.
    A penalidade não marcada sobre o Tinga em 2005 fiou para a história, pois foi visível, mas os erros em quase todos os jogos em casa, a favor do SP, nos três campeonatos que venceram em seguida foram ignorados pela justificativa de que o time era melhor e merecia a vitória.
    O Fluminense também disparou esse ano após sequência de ajuda e ai tudo conspirou a favor. Jogador nessa condição joga tranquilo.
    Já para o Palmeiras, o final dramático nas rodadas que tentava fugir do rebaixamento e depois as duas rodadas melancólicas encobriram tudo o que foi armado no primeiro turno.
    Torcida e imprensa se tornaram cúmplices ao esquecer que pontos corridos vale da primeira até a última rodada, mas com a agravante de que o direcionamento inicial influencia de forma decisiva a reta final.
    Time como folga na tabela no primeiro turno não atua pressionado na parte final e time colocado na zona de degola tem a bola queimando nos pés.
    As pessoas esquecem que podem muito bem reconhecer as falhas do seu time sem dar o aval para a manipulação da competição. Quem rejeita a discussão desse tema se torna conivente e cria as condições para que tudo continue como está. Pontos corridos de tornou o sistema do colarinho branco.
    As demais formas de disputas têm muitos problemas, mas em jogos finais qualquer tipo de armação fica visível e precisa ser feita com muito mais cuidado, o que possibilita maior chance do campeão ser definido apenas na questão técnica.

     
  • Às 3 de dezembro de 2012 às 13:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Plumitivo quanto jogos do Palmeiras assitiu neste ano, pelo seu belissimo comentário nenhum.
    Acredito que estaria melhor se morasse na Europa, primeiro mundo, todos falando inglês, morando bem, e desempregado.
    O cuzão vai cagar no meto como se dizia antigamento no interior.
    Sergio

     
  • Às 3 de dezembro de 2012 às 14:57 , Anonymous Muller disse...

    Só merda

     
  • Às 3 de dezembro de 2012 às 17:25 , Anonymous Anônimo disse...

    FELIZ 2013 PALMEIRENSES:

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/por-causa-das-eleicoes-em-janeiro-palmeiras-esta-engessado-tirone-decidiu-que-vai-montar-outro-time-bom-e-barato-o-que-importa-e-a-segunda-divisao-libertadores-para-ele-so-atrapalha-feliz-2013-03122012/

     
  • Às 3 de dezembro de 2012 às 19:34 , Anonymous Anônimo disse...

    Quando o gambá perdeu para o Tolima fizeram de tudo para reerguer a moral do time. Quando caiu para a segunda divisão fizeram a série B parecer a liga dos campeões da Europa. Isso sem falar nos escândalos abafados de arbitragem, de patrocínios e de politicagem. Quando é o Palmeiras que atravessa um problema maior em sua vida o que não falta aparecer é mau caráter.
    Por que não se preocupam como ficou o caso Ives Mendes, a parceria com a MSI, a anulação dos jogos, o esquema denunciado pelo Gutemberg Fonseca, a construção de estádio com dinheiro público? O Palmeiras caiu em uma competição esportiva, resultado de uma disputa de jogo e também das sacanagens dos caras do apito. Isso merece atenção, mas a podridão da história desse outro clube não interessa.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial