Observatório Alviverde

05/04/2014

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA NOBRE ? ACERTAR O TIME ANTES DO CLUBE? OU O CLUBE ANTES DO TIME?



 

Mesmo sem concordar com tudo o que faz ou com o que deixam de fazer Nobre e a  diretoria do Palmeiras, faço questão, absoluta, de reconhecer-lhes os méritos, fruto de um trabalho que, até agora, de um modo geral está sendo muito bom.

As marcas registradas da administração de Paulo Nobre têm sido a austeridade, a seriedade, a sobriedade e, principalmente, a indispensável contenção de despesas, contra a qual tantos se insurgem!

Entretanto eu lhes digo, sem receios de me equivocar, que as ações de Nobre, do ponto de vista empresarial e administrativo, são corretas e pertinentes, em face do endividamento monumental do clube nas gestões Beluzzo e Tirone, mediante gastos exorbitantes, nem sempre inteligentes, que levaram o clube à situação atual de dificuldades de gestão e descalabro financeiro!

Aqui, ninguém está fazendo política ou tentando assacar contra qualquer dos ex-presidentes, -quem não sabe que eles queriam o melhor para o futebol?- ressalvando que, ambos, tiveram dois diretores de futebol, que, pelo que mostraram, eram completamente despreparados para a função. Cegos não guiam cegos!

Lembremo-nos -sempre- que, apesar de sua incorrigível tendência aos investimentos mirabolantes (nem sempre os melhores) Beluzzo -ironicamente como fruto disto- deu-nos um estádio novo! 

Da mesma forma, seguindo a mesma linha filosófica do antecessor, como ignorar que Tirone levou o time ao título -ninguém pode tirar isso dele- da Copa do Brasil.

O rebaixamento, também sob Tirone, veio, um pouco menos por culpa dele e, muito mais, em função de múltiplos fatores.

O mais importante, sem qualquer dúvida, foi a perseguição implacável dos árbitros contra o Palmeiras.

Insuflados, justificados e estumados pela mídia (Arnaldo et caterva) operaram -sem anestesia- o time em campo, sem dó e nem piedade.

Outros fatores: a perda do atacante mais experiente do time, Barcos, cedido à Seleção Argentina; a contusão de vários jogadores ; a teimosia de Felipão em escalar os seus protegidos -nem sempre os melhores-; a perseguição das organizadas a vários atletas entre os quais MárcioAraújo e Valdívia, também foram fatores importantes!

Nenhum deles, porém, teve tanto impacto quanto a perda de Valdívia, arrebentado por sequentes contusões musculares, em razão da obstinação patológica de Scolari em obrigar um jogador de muito refinamento técnico, porém
fisicamente frágil, a marcar o tempo todo como se fosse ele um volante de contenção. Se fizer o mesmo na Seleção, ficaremos longe do título da Copa!

O corolário de tudo foi a contratação de um técnico educado, fino, daqueles a quem se chama de bonzinho, cordato, alegre, jovial, alto astral e gente boa, (Gilson Kleina), que só consegue trabalhar -razoavelmente- a longo prazo e com o elenco na mão.

Tirone só o procurou porque Kleina estava conseguindo manter a Ponte fora da zona do rebaixamento, acreditando que, mesmo sem conhecer o elenco, faria o mesmo no Palmeiras. Ledo engano!

Kleina -ficou provado- não era o técnico mais adequado para aquela missão e circunstância. Deu no que tinha de dar! Não digam que estou falando agora, porque cantei a pedra antes com todas as letras!

Resumo da ópera: Beluzo e Tirone fizeram o que poderiam fazer dentro de suas respectivas filosofias -completamente equivocadas- do investimento em jogadores de grife, a maioria veteranos.

Nobre, que, até agora. só ganhou o acesso, partiu para o único sistema de contratações viável em um futebol regido pela estúpida Lei Juca, digo, Lei Pelé, sabem qual é?

O investimento no bom e barato.(a torcida odeia o termo, mas é uma realidade). Eu diria, acrescentando mais uma palavra: bom, barato e novo!

Entretanto, quando me dou conta da pouco recomendada contratação do veterano Lúcio, fico pensando se o investimento em jogadores jovens, bons e baratos revelados pelos times do interior ou naqueles egressos da base, constitui-se, de fato em uma filosofia de Nobre, ou se só acontece -sazonalmente- em função da carência financeira por que passa o clube? Boa pergunta, mas só o presidente pode respondê-la.

De qualquer forma, o julgamento da administração de Nobre terá de ser feito -sempre- pelo que ele realizou e realiza, não por hipóteses do que ele, de fato, gostaria de realizar ou não, em termos de contratações.

Só posso dizer que me agrada -muito- o Palmeiras deixar de contratar os velhotes que só servem para enganar em campo, tornar o time lento e sem capacidade competitiva, além de arruinar as finanças do clube.

Agrada-me, muito mais o investimento em jovens que dão "push", isto é, pegada ao time, tornando-o competitivo, que trabalham mediante salários compatíveis com realidade, (não com a realeza), e, que ainda permitem ao clube, quando os negocia, receber um belo troco por eles, na hora da saída.

2014, o ano que vivemos, é um ano atípico, no qual os grandes anunciantes estão com todo o interesse de marketing voltado -exclusivamente- para a Copa que será realizada em nosso país.

Esse aspecto explica e, de certo modo, justifica a ausência, ao menos até agora, de chamado patrocinador master, que, ao final de tudo e pelo bater das asas do periquito, deverá, efetivamente, ser a CaixaEconômicaFederal!


O objetivo mais racional -e nobre- de Nobre, neste momento, é a regularização completa da razão social "Sociedade Esportiva Palmeiras".


Isso é, absolutamente, necessário para que o clube se reorganize, se legalize e se acerte junto ao governo e ao fisco, com a imediata e simultânea recuperação da saúde financeira e do prestígio da firma, diante dos fornecedores e dos concorrentes.

Tudo isso -é claro- visando à perspectiva de poder vir a fazer tudo aquilo o que uma empresa legalmente constituída, pode realizar no mercado em que atua, em consonância com os seus objetivos, também comerciais.

O Palmeiras, de há muito operando no vermelho, tem a obrigação de regularizar -urgentemente- a sua contabilidade e providenciar obter, de imediato, a necessária CND (certidão negativa de débitos) sem a qual estará -sempre- engessado e sepulto, longe dos grandes negócios, e sem poder se expandir.

Se isso não vier a ocorrer de forma rápida, o Pameiras continuará amargando e contabilizando os prejuízos decorrentes da ausência das receitas oferecidas pela Caixa ou por quaisquer outros órgãos dos governos (municipal, estadual e federal) vitais para o clube nestes tempos de vacas pouco ou nada obesas.

No que respeita a contratações, com as últimas ações perpetradas, a diretoria palmeirense, este ano, reconheça-se, já ultrapassou os investimentos de todos os seus maiores adversários.

Se não os superou, do ponto de vista do montante financeiro investido -particularmente creio que sim-, os superou do ponto de vista quantitativo. Nenhum clube, entre os grandes paulistas, contratou, este ano, mais do que o Palmeiras e, pelo jeito, nem irá contratar.

Diga Kleina o que disser, dê a desculpa que quiser, mas no que se refere aos jogadores contratados, a quase todos ele indicou e -no mínimo- a todos avalizou ele não pode reclamar. Nada! Ainda bem que não reclamou! 

Dos jogadores que indicou, alguns não vieram entre os quais Moreira (do Libertad do Paraguai) e Rildo (da Ponte) que foi para o Santos. 


Os demais aportaram ao clube pela porta de sua aprovação! O último foi Josimar que, até agora, não aconteceu e, pelo que estou sentido tem poucas possibilidades de acontecer! Tomara que eu erre!

Tudo se compreende e para tudo, neste mundo, tem-se argumentos prós ou contras, mas o que não dá para aceitar e deglutir é que com tantas contratações e aquisições, o Palmeiras não tenha, às vésperas do início do Brasileiro, nenhum lateral de ofício pela direita e nem atacantes competentes ou suficientes para suprir as ausências de Kardec ou as carências técnicas de Leandro!

Assim como Paulo Nobre -que já emprestou 80 milhões ao clube- luta pela regularização da escrita e das contas do clube, do qual emana, vive e se sustenta legalmente o time, Nobre tem de entender, também, por outro lado, que, hoje, o time sustenta financeiramente o clube.

Nessa estranha dicotomia simbiótica de mútua sustentação e sobrevivência, necessário se torna que - nem tanto ao mar, nem tanto à terra - Nobre saiba distinguir, administrar e determinar prioridades.

Estivesse eu em seu lugar, partiria para uma reforma imediata de elenco, mantendo a base titular!

Ainda que diminuísse o número de jogadores,(atualmente elevado, são 34), o Palmeiras deveria se livrar de um punhado de atletas tecnicamente limitados, que só representam números em campo e na folha de pagamento, verdadeiros fardos que o clube fica obrigado a carregar de temporada a temporada!

É preciso que o Palmeiras procure, o mais rapidamente possível, preencher os lugares dos negociáveis e dos negociados com jogadores mais competentes adquiridos junto a outros clubes e, ao mesmo tempo tentar adaptar e experimentar a garotada da base.

Se Nobre assim o fizesse, racionalizando dispensas e contratações, ao mesmo tempo em que reforçaria o elenco em seus pontos e posições vulneráveis, poderia continuar, paralelamente, a sua batalha na esfera contábil, visando a tirar o time do vermelho, com a vantagem de não ter de aumentar as despesas.

Ainda que se conceda um novo mandato a Nobre -espero que sim pois ele merece-, imagino que a regularização da escrita e os investimentos mais fortes no futebol só devem se iniciar a partir do momento em que o clube passar a contar com as rendas provenientes e decorrentes do funcionamento da Allianz Park Arena!  


COMENTE COMENTE COMENTE

3 Comentários:

  • Às 5 de abril de 2014 às 19:24 , Anonymous Anônimo disse...

    Eu diria que essa situação e uma pista dubla seguindo paralelamente num único sentido.
    Tem que dar atenção as duas Vertentes neste momento.

    As.J.J

     
  • Às 5 de abril de 2014 às 20:49 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Kleina ainda é o técnico?

    Como pode?O cara está a mais de 01 ano no clube, perdeu inumeras decisões, recebeu bons jogadores neste ano de 2014 e tinha um elenco competitivo nas mãos( o melhor entre os grandes) com a obrigação em ser campeão paulista.

    E foi desclassificado pelo Ituano em pleno pacaembu, com o time jogando mal, escalações e substituições equivocadas, sem motivação, jogadores nervosos, um show de horrores!

    Contra o Vilhena, o time foi rídiculo!! Novamente o projeto de técnico escalou mal o time! Não motivou o elenco, e se não fosse a trave naquele lance com o Bruno borboleta, teríamos novo vexame a chorar!

    E ELE AINDA É O TÉCNICO?

    ATÉ QUANDO?

    O QUE VAMOS GANHAR COM ESTE CARA NO COMANDO?

    ELE É FRACO TECNICAMENTE E DESPROVIDO DE PERSONALIDADE!!

    SERÁ QUE NINGUEM ENTENDE ISSO!!

    Brunuro(doador de jogadores) continua mandando e desmandando?( Ele deveria tomar aulas com o Juninho do Ituano para aprender como se administra um clube com poucos recursos)

    Ele é o Cipullo do "NOBRE" presidente?

    E o tal do Feitosa? Que banda toca? O que ele faz no Palmeiras além de receber polpudo salário?

    Onde está o tal amigão(curintiano assumido) do nobre presidente que foi colocado no marjetingo do clube( a area mais importante do Palmeiras) e até agora não conseguiu um misero patrocinio?( Até o Tirone conseguiu)

    Já foi mandado embora?

    Não?

    Todos estão lá firmes e fortes?

    Como teremos uma renovação, se pessoas reconhecidamentes incompetentes e inaptas para seus cargos continuam no clube?

    Como será possível fazer uma estruturação no departamento de futtebol, com contratações, dispensas, avaliações se estas pessoas( que fracassaram retumbantamente em suas funções) estão a frente do comando?

    Como apoiar uma administração que não toma providências com o básico?

    Em qualquer empresa, se o funcionário não apresenta resultados, é sumariamente despedido, a menos que seja amigo do rei( né mesmo, Brunoro e o tal gerente de marketing?)

    Como posso ter consideração por uma administração que permite que o time seja vilipendiado pelas arbitragens e não se manifesta?

    Porque ele não reage contra a globo e midia que nos humilham a tanto tempo?

    Porque ele não protege da violência o Valdivia seu melhor jogador(unico craque em atividade no Brasil), protestando na imprensa?

    Por que empresários continuam a dar as cartas no clube, exigindo escalação de seus apadrinhados?

    Ou ele acha que somos idiotas que não percebemos?

    Onde está o Rodolfo?

    ACORDA NOBRE!! TENHA COLHÕES!!


     
  • Às 5 de abril de 2014 às 21:45 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    O MARCELO PALESTRA FALOU TUDO

    ONDE ASSINO???

    O CAGÃO AINDA ESTÁ LÁ

    PARA TRISTEZA DE MUITOS

    E ALEGRIA DE ALGUNS

    QUANTO A RODOLFO

    O MOLEQUE FOI ARTILHEIRO SUB 20 DO PAULISTA

    20 GOLS SE NÃO ME ENGANO

    MAS VINICIUS

    QUE NEM JOGANDO A COPINHA DO ANO PASSADO

    COMO O MAIS ''VELHO'' DO ELENCO

    CONSEGUIU SE IMPOR

    E MIGUEL BIANCONI

    MADONNA MIA

    O QUE FALAR

    MELHOR NADA....

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial