Observatório Alviverde

12/05/2014

O FIM DO TIME DOS COMPADRES!



 
Cá pra nóis, cê num tava certo, cumpade Girso!

Se mudanças houve no Palmeiras, após o folgado 2 x 0 sobre o bom time do Goiás, restringiram-se, por enquanto, de maneira  exclusiva, a alguns aspectos paralelos, definidos como raça, espírito de luta, força de vontade,  empenho, e, principalmente, superação! 

Do ponto de vista técnico o time foi, e, -ainda- continua o mesmo, embora com cara mais alegre e muito mais motivado, ao menos em minha opinião, mas já é um bom começo pois veio acompanhado pela obtenção de três pontos, importantíssimos.

Os erros de Kleina, primaríssimos, eram tão evidentes e  visíveis, que o novo técnico de plantão, ainda que pouco experiente e vivido, nem teve dificuldades para ajustar uma nova formação que, logo em primeira análise, se antecipava muito mais eficiente e eficaz do que todas aquelas engendradas pelo treinador demitido. 

Para não falar mais no assunto, ressalto que o compadrio, isto é o favoritismo e a amizade de Kleina em relação a alguns jogadores mais próximos e de sua confiança, foi o fator que o impediu de montar e organizar um time competitivo e consoante com a grandeza do Palmeiras.

Embora franco e direto, não sou adepto das chamadas críticas demolidoras, tipo bomba arrasa-quarteirão e, na saída de Kleina,  quero deixar claro o meu apreço pelo treinador, a quem cheguei a admitir e a reivindicar, à véspera de sua saída, uma derradeira oportunidade.

Não, não vou proceder como tantos, para os quais um profissional ou é o maior do mundo, ou, como gostam de dizer alguns de nossos torcedores em linguagem grosseira, uma bosta! 

Qualquer treinador, seja ele quem for, tem e terá seus defeitos, mas, terá, certamente, as suas virtudes, posto que ninguém chega a um clube da grandeza do Palmeiras, se não tiver um mínimo de capacidade! Kleina não é uma exceção!

Que ele errou muito, errou, mas, forçoso é reconhecer, também, que Kleina teve os seus méritos. 

Além de voltar o time para a primeira divisão (não imaginem que seja uma tarefa tão fácil) ajudou muito o Palmeiras, principalmente na formação e na manutenção de um ambiente sadio e positivo dentro do elenco, cujas crises passaram a ser, não as disciplinares, mas, as essencialmente de resultados!

Em razão disso, reconheço, e, por dever de justiça, todos, também, reconheçam, Kleina conhece a matéria e da matéria, embora tenha se perdido, completamente, tragado pelo ambiente inóspito do gigantismo de um clube, histórica e costumeiramente,  pra lá de problemático, que ele não estava preparado para decifrar, encarar, superar e, vencer.

Além de sua fleuma e simpatia, fatores -teoricamente- úteis, muito favoráveis, Kleina cometeu um equívoco, o de tentar se defrontar com tudo isso, lastrado e alicerçado no compadrio, isto é, nas amizades que ele trouxe, e, nas que conseguiu estabelecer ao longo de sua permanência no clube.

Foi aí que ele errou, não bastasse a influência de sua personalidade e postura demasiadamente cordatas, débeis e, às vezes, até, pusilânime, assumindo sempre a política das concessões e das indefinições para poder se impor e reinar sem maiores contestações.

Digo isso porque o que mais interferiu e contribuiu para a derrocada dele no Palmeiras, foi a insistente manutenção de peças que, se via claramente, não estavam correspondendo e nem dando certo, mas que eram mantidas, obstinadamente, na equipe de forma absolutamente inexplicável.

Juninho, sem qualquer dúvida, é o maior exemplo! 

Jogador razoável, de qualidade técnica insuficiente para que se constituísse em titular absoluto, imexível e intocável, a julgarmos pelo contexto global de suas atuações desde sua contratação, foi mantido teimosamente durante toda a gestão de Kleina, não se sabe porquê e nem a título de que, haja vista que o time sempre dispôs de opções na posição. 

Eu o definiria como um meia-boca, isto é, um jogador que não se destaca nem para defender e nem para atacar. Sem extremar na análise, quero deixar claro que serve para compor o elenco e brigar pela vaga! Jamais como peça importante e principal jogador como pretendia Kleina!
 
Juninho ganhou essa condição de dono de posição, desde que o Vasco, há um ano e meio atrás, manifestou interesse em contratá-lo. Kleina fez de tudo para impedir a transação, até conseguir. 

Sou convicto de que à época, Kleina tenha assumido algum compromisso pessoal com Juninho, para que o atleta disputasse a segunda divisão pelo Verdão e abandonasse a disposição inicial de transferir-se para o time cruzmaltino!

Observe-se que, de lá para cá, mesmo em fases ruins, ridículas, comprometedoras e, até, de pouca produtividade, ele nunca mais deixou de ser escalado! O time em campo, era, sempre, Juninho e mais dez.

É bem verdade que William Matheus, na única oportunidade que teve como titular, sentiu o peso da camisa, esteve muito mal e acabou sendo o responsável direto por um gol sofrido, no jogo que marcou a primeira derrota palmeirense em 2014 para o Botafogo em Ribeirão Preto, em falha grotesca pelo seu setor.

Depois disso, voltou a ter uma chance real, apenas no último sábado, contra o Goiás, quando revelou-se (quem não sabia que iria ocorrer? Só Kleina!) muito mais efetivo do que o protegido do antigo treinador. 

O Palmeiras, como de há muito não ocorria, passou a jogar ocupando o lado esquerdo de campo o que Juninho nunca conseguiu e nem consegue fazer já que adora afunilar e atuar pelo meio como um meia armador! Só Kleina nunca enxergou!

É um fenômeno bastante parecido com aquele que envolveu Vinicius que, durante os três últimos anos, apesar de sua flagrante  ineficiência técnica, permaneceu no elenco e  impediu que o Palmeiras dispusesse de um atacante de melhor qualidade e experiência para fortalecer o ataque. 

Vinicius também atuava sempre pela esquerda, marcando as subidas dos laterais, mas quando atacava não caia pela ponta esquerda onde sabe atuar melhor e ocupava, invariavelmente, o espaço da meia para o centro e embolava o jogo, como se não bastasse o seu precaríssimo poder de improvisação!

O que dizer da insistência obstinada pela escalação do limitado Josimar como cabeça de área, anos luz atrás, até, de Márcio Araújo, aquele que a torcida pegou para Cristo, açoitando-o, condenando-o e, ao final, crucificando-o, para que ressuscitasse "gloriosamente" vestindo a camisa do Flamengo.

Araújo pagou, sozinho, pelos pecados do velhote Assunção (que saiu muito tarde do Palmeiras), pela cabeça-dura de Felipão, pelas noitadas e irresponsabilidades de tantos colegas que deixavam, exclusivamente, para ele, a função de marcar, de cobrir, de correr atrás de atacantes e, enfim, por todas as mazelas decorrentes do time. 

Interessante que ninguém reconhece o imenso valor de Araújo na volta do Palmeiras à primeira divisão, quando ele se constituiu no jogador mais regular da equipe durante todo o decorrer da competição! É i-m-p-r-e-s-s-i-o-n-a-n-t-e!

Não, não estou enaltecendo Araújo e colocando-o na condição nem de um jogador diferenciado ou de craque, que ele nunca foi, não é, e, jamais, será! Quem não sabe que Araújo é, apenas, um jogador de grupo, operário, batalhador, corredor, às vezes necessário em uma equipe. 

Eu havia prometido não voltar ao tema Araújo, mas, aproveitando  para fazer justiça a um atleta extremamente dedicado, quero compará-lo, a "Josimar Kleina" e  aos que ficaram e continuam fazendo parte do atual elenco do Palmeiras.

Ninguém joga mais do que Araújo, nem o esforçado (palavra que soa sempre como incompetência) Josimar ou o  festejado Eguren, ariano, louro, claro, elegante, estrangeiro, bonito, justamente do jeito que a nossa torcida tanto gosta! Vá katakokinho! 

Renatinho, de outra característica, sim, é um jogador mais técnico que pode -certamente vai- superar Araújo com folga. 

Eguren (fraquíssimo, previsível, contratação equivocada) e Josimar (pelo que mostrou em muitos jogos) são jogadores muito abaixo das exigências de um clube de nomeada como a SE Palmeiras. Se Araújo, superior a ambos, não servia, imaginem, eles!

O que vale dizer neste momento, é que Josimar conseguia ser pior -muito pior- do que Márcio Araújo, mas era mantido no time em face de Kleina esperar que seu protegido se firmasse, pois o havia indicado. 

Quero deixar claro que, ao menos pelo que Josimar mostrou até agora, se não chegar um treinador que consiga retirar água ou leite de pedra, esta será uma contratação inócua, legado de Kleina!

Não foi difícil para que Valentim concluísse que o erro palmar de Kleina, exigia a devida correção! 

Ao contrário do temeroso (ou seria cioso?) antecessor, que mantinha em campo improdutivos protegidos, ele ousou e escalou um jogador de tanto fôlego quanto Josimar, mas de condição técnica superior, Renatinho, que, ironicamente, ninguém, senão Kleina, houvera lançado!

Gostei muito da inclusão de Diogo, mescla de atacante e defensor, porém um jogador muito mais compacto, lúcido, criativo e cerebral em relação a todos que atuaram na posição. 

Além de exercer severa marcação sobre o lateral esquerdo Lima, a ponto de anulá-lo, ofensivamente, ajudou a articular boas jogadas ofensivas pelo lado direito do time. 

Creio que Kleina não o colocava no time por imaginar que Diogo não daria conta de acompanhar o lateral, já que, vale a pena repetir, privilegiou, em noventa e nove por cento dos jogos, o comportamento defensivo!

Por ter visto o jogo, enxergado os problemas, corrigido os erros de Kleina e por ter, -parece- acabado com o compadrio que arrebentava o Palmeiras, sou favorável a que Alberto Valentim vá cumprindo os jogos na medida do possível e, quem sabe, possamos revelar um novo treinador, na medida certa de nossas necessidades.

Normalmente eu teria recomendado a contratação imediata de outro profissional - o bom-senso e a lógica recomendam- mas, quando me lembro o que ocorreu com o Palmeiras em 2009, na dispensa de Luxa em razão dos humores e da vaidade de Belluzzo e a interrupção do trabalho do interino Jorginho, eu penso duas vezes e concluo que devemos esperar.

Espero que a médio prazo, o novo treinador, caso permaneça no cargo, defina um time base e demarque as posições de Wendell e, principalmente, de Marcelo Oliveira.

Da mesma maneira, assim como escalou o jovem Chico, que Alberto Valentim possa, também, reabilitar Patrick Vieira e Luís Felipe, jogadores de muito futuro, porém, quase queimados!

Que ele, enfim, proporcione as chances que Kleina jamais proporcionou ao garoto Rodolfo, que, até agora, não passa de um jogador, apenas, bem recomendado!

Menos mal que, parece, conseguimos por um termo ao time de compadres de Kleina que, certamente, deixará poucas lembranças e nenhuma saudade!

COMENTE COMENTE COMENTE

13 Comentários:

  • Às 12 de maio de 2014 às 12:13 , Anonymous Anônimo disse...

    O futebol não é tão difícil. Até um auxiliar notou claramente isso. O Kleina pode ter culpa em querer agradar todo o grupo, mas pode ser também falta de visão geral.

    Renato, W. Mateus e Diogo são no momento melhores opções. Como foi dito, o W. Mateus errou muito na estreia, porém em outras oportunidades demonstrou que sabe marcar melhor que o Juninho.

    Já Renato e Diogo não se ajudaram, não ajudaram o técnico. Se machucaram justamente quando o técnico deu oportunidade e o Palmeiras precisava melhorar nesses setores.

     
  • Às 12 de maio de 2014 às 12:57 , Anonymous MestredosMagos disse...

    O PALMEIRAS É O ÚNICO TIME DO UNIVERSO

    Que topa vender seu principal jogador, antes de chegar o fim do ano.

    Eu fico pensando o que deve passar pela cabeça da diretoria....

    Daí pega esse dinheiro, paga dívida, paga um salário milionário para o Luxmburgo e pronto.

    Como a gente é espertoooo...

    E no fim do ano vamos perceber que deveríamos ter segurado Valdívia até o fim do brasileiro, ou pelo menos, Copa do Brasil.

    =================

    Por falar em Copa do Brasil, eu queria saber, onde a diretoria está com a cabeça de liberar Valdívia assim, do nada, sem ao menos pedir ao técnico sua liberação para a partida contra o Sampaio Correa.

    Alguém esquece que estamos perdendo de 2x1?

    ================

    Como imaginava, um time descontraído no treino, com a paz aparentemente estabelecida.

    O interino tem a confiança do grupo.

    A diretoria tem que ter paciência e esperar o jogo de quarta-feira.

    Nada de passar a carroça na frente dos burros novamente.

    ==============

    saudações.

     
  • Às 12 de maio de 2014 às 16:17 , Anonymous Marco disse...

    A diretoria precisa rezar muito para o Palmeiras eliminar o Sampaio Correa, pois um fracasso na Copa do Brasil traria um peso muito grande para ela e para o Palmeiras devido a liberação antecipada do Valdívia.
    Não sei se seria possível contar com o jogador, se era obrigatória a liberação, mas ela deveria ter sido tentada.
    Entretanto a direção e a comissão técnica devem ter a consciência de que um elenco como do Palmeiras, com ou sem Valdívia, tem a obrigação de se classificar na quarta.

    ============

    Renato e Fábio mostraram que existe elenco no Palmeiras e que outros nomes podem e devem ter a mesma oportunidade. O clube sai para contratar jogadores para compor o elenco quando tem dentro de casa as opções.
    Contratação é para jogador de capacidade reconhecida. Para compor elenco e ter chance de crescer no time é para a base.
    Não foi só o treinador anterior que pecou nesse aspecto, a diretoria e a torcida compraram a ideia de que o elenco é “limitado”. Ideia repetida todos os dias e assimilada por todos no Palmeiras.
    Provavelmente a grande maioria dos palmeirenses não assiste aos jogos dos outros times brasileiros e fica repetindo que o Palmeiras é fraco. Qual a referência que se adota para menosprezar o Palmeiras, o Real Madrid, o Bayern?
    Jogamos o campeonato brasileiro de 2014, mas imprensa e torcida do Palmeiras se perdem no tempo e no espaço quando é para avaliar nosso time!

    ============

    Ganso teve momento de Valdívia neste domingo e já começaram as trombetas de “O maestro voltou”. Quanta diferença de tratamento e quanta cara de pau!

     
  • Às 12 de maio de 2014 às 16:21 , Anonymous J.J ( Joaquim) disse...

    Luxa aceita Produtividade e pediu a
    bagatela de R$250 mil o PALMEIRAS oferece R$ 200 mil.
    E Pensar que um tempo atras pra contratar o LUXA precisava de um caminhão de dinheiro e ainda tinha a
    maldita multa rescisória absurda!...
    Apos que se o Vallentin ganhar 3 jogos seguidos o LUXA caba baixando a pedida pra R$180 mil

    As.J.J

     
  • Às 12 de maio de 2014 às 16:44 , Anonymous J.J ( Joaquim) disse...

    Com passagens Pífias por Fluminense e GRÊMIO o Luxa não tem moral pra pedir um caminhão de dinheiro como antigamente e nem pedir auto na tal
    multa rescisória que eu acho que devia acabar de vez!
    Caso o LUXA aceite é uma vitoria pro
    PAULO NOBRE em ter um treinador renomado aceitando produtividade.
    É preciso que o time avance nas competições só assim provaremos que a PRODUTIVIDADE é o certo!

    As.J.J



     
  • Às 12 de maio de 2014 às 16:55 , Anonymous J.J ( Joaquim) disse...

    Com a grana não gasta com o Alan K.
    dava pra trazer por empréstimo 5 atacantes e 5 laterais de vários Clubes que tão na copa do brasil pelos menos pra compor elenco e com a possibilidade de algum desses vingar e dar ceto no PALMEIRAS.
    Traz por empréstimo pagando R$ 30 mil pra cada, coloca os caras num alojamento com comida e roupa lavada
    treinamento de manhã e à tarde contrato de um ano aquele que se destacar entra no time e renova por mais um ano.

    As.J.J


     
  • Às 12 de maio de 2014 às 20:21 , Anonymous Edson disse...

    Com o novo empresário do Valdívia será automática a mudança da imprensa. Muito elogio ao chileno é o que vai acontecer, com certeza merecido, mas sempre negligenciado anteriormente.
    Vamos aguardar para ver.

     
  • Às 12 de maio de 2014 às 20:40 , Anonymous FUTEBOL É JOGADO E LAMBARI É PESCADO disse...

    DIOGO TEM QUE SER TITULAR. SÓ A CABAÇO DO KLEINA NÃO VIA ISSO. E TEM OUTRA NO MEU TIME NÃO JOGA JOGADOR INHO - JUNINHO, MAZINHO, LEANDRINHO, SERGINHO, (TEM QUE SER CRAQUE PARA JOGAR).

    KLEINA É TREINADOR QUE O GRUPO COMANDA. A HIERARQUIA TEM QUE SER MANTIDA ! TREINADOR MANDA E JOGADOR ABAIXA A CABEÇA E OBEDEÇE SEM RESMUNGAR PORQUE SE RESMUNGAR VAI PARA A BANCO DE RESERVA OU É CORTADO DO JOGO

    FUTEBOL É JOGADO E LAMBARI É PESCADO.

    SIMPLES NÃO ?

     
  • Às 12 de maio de 2014 às 23:39 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Como tem gente que se ilude. O Luxa de 90 já passou, como passou a Parmalat e a seleção brasileira que vestia verde e branco. Os trabalhos recentes do poquermaníaco foram desastrosos, e não por falta de jogadores e condições adequadas. Com Luxa teremos duas possibilidades: fazer mais um trabalho ruim, ou se começar a dar certo, o carcará colocar as garras de fora, como em 2008. Ganhou o Paulista, se encheu de moral e tomou conta de tudo, chutou o Valdivia no começo do Brasileiro e lotou o time de tranqueiras, frutos dos seus esquemas com empresários, até ser demitido em 2009. É isso que vocês querem pro Palmeiras mesmo?

     
  • Às 12 de maio de 2014 às 23:47 , Anonymous Bartolomeu disse...

    Respeito seu comentários e sempre leio todos, mas Araujo, Josimar e Eguren, são todos jogadores meia boca que não tem a mínima condição de vestir o nosso manto.
    Desta forma entra a burrice da diretoria e técnico em manter esses naipes de jogadores no elenco, fazer o que se temos só antas como dirigentes.

     
  • Às 13 de maio de 2014 às 07:41 , Anonymous Marco disse...

    Felipe Menezes, Eguren, Márcio Araújo, Josimar e tantos outros são a realidade do futebol brasileiro atual.
    Basta assistir jogos dos outros times neste campeonato, quando não enfrentam o Palmeiras, para não correr o risco de avaliação emocional e verificar que em TODOS os times prevalece a presença de Josimars, Araújos e Felipes.
    Até a década de 90 jogadores assim não teriam condição de vestir a camisa de nenhum clube grande brasileiro.
    O que poderia ser feito para amenizar essa situação seria a opção pela base do que a vinda de jogadores que só ocupam espaço e custam muito mais. Esses sim representam custo benefício exagerado.
    Contratações ficariam destinadas apenas para jogadores de destaque, quando tivermos a oportunidade de encontrá-los. (mais ai, nossa brilhante torcida pode ficar incomodada com os salários deles!)
    Hoje, a situação é outra onde o Ituano é campeão paulista e times como Goiás, Vitória, Bahia, Sport tem condições de chegar à Libertadores ou até de ser campeão brasileiro.
    Ocorre que a grande maioria dos clubes brasileiros não tem contra si o trabalho negativo que o Palmeiras recebe por parte das Federações, imprensa e da própria torcida, tudo graças à ausência de suas diretorias.
    Os times e elencos montados pelo Palmeiras nos últimos anos, com todas as carências apresentadas, teriam vencido com outras camisas vários títulos que o Palmeiras deixou escapar e não teria tido nenhum rebaixamento.
    O palmeirense se especializou em ser mais realista do que o rei e imagina que seu time ainda vive nas décadas passadas. Para ele ninguém no Palmeiras serve e ninguém presta e todo mundo que veste sua camisa é medíocre.
    Enquanto isso, os demais times com jogadores iguais e na maioria das vezes piores vão ganhando espaço e títulos. O Botafogo de Futebol e Refugos, times que se especializou em contratar jogadores encostados em times maiores é um exemplo clássico dessa decadência técnica, pois há vários anos faz campanhas razoáveis nas competições nacionais. Falta ao palmeirense REFERÊNCIA para comparar seu time com todos os concorrentes que o Palmeiras enfrenta HOJE e no BRASIL.
    O time atual do Palmeiras, mesmo sem Valdívia, não deve nada a nenhum outro clube no Brasil e se tiver comprometimento sem ser lesado como foi nos últimos anos tem totais condições de sucesso neste brasileiro, assim como mais catorze ou quinze times. No ano passado, o campeão foi o Cruzeiro, equipe montada com jogadores que se contratados pelo Palmeiras seriam motivo de desespero geral pela internet.
    Nossa grande questão que deveria ser discutida e não é resume-se ao seguinte fato: Por que qualquer um pode vencer hoje no Brasil com times medianos e o Palmeiras não? Existem no futebol brasileiro duas realidades, um a para o Palmeiras e outra para os demais?

     
  • Às 13 de maio de 2014 às 10:41 , Anonymous J.J ( Joaquim) disse...

    Vestiu O Manto Verde é convocado!...
    Agora é a vez do EGUREN,imaginem!...
    Parece que o namoro entre PALMEIRAS
    e LUXA da esfriando!... " Que Pena".
    O PALMEIRAS não tem ceder aos caprichos e vaidades do LUXA, e pega
    ou largar!
    Quer saber! Da uma Chance ao ALBERTO V. Caso vence 3 Jogos seguidos tá efetivado.

    AS.J.J



     
  • Às 13 de maio de 2014 às 10:54 , Anonymous J.J ( Joaquim) disse...

    Eu vi MURICI ganhar muito nos BAMBI
    Más no apito amigo!...
    Não esqueço daquela troca de técnico
    JORGINHO/MURICI o time tava na ponta
    da tabela daquele ano foi o MURICI
    assumir o time caiu e nem libertador
    O Que quero dizer é que caso o novo
    Treinador ALBERTO V. Ganhe umas 3 Partidas seguidas deixa o Cara! ELE
    não tem cara de bobo!

    Não Vamos trocar o certo pelo duvidoso outra vez!

    As.J.J

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial