Observatório Alviverde

19/01/2015

SEM ME ARVORAR EM DONO DA VERDADE, EU ESTAVA CERTO, ONTEM, EM MINHA AVALIAÇÃO!



Muitos imaginam que lançamos as matérias neste OAV, aleatoriamente, politicamente, ao sabor de  nossos humores e de nosso fígado, sem um motivo relevante.

A matéria colocada, ontem, neste espaço, tida, impropriamente, por muitos, como uma rejeição deste bloguista a Alexandre Mattos, foi repercutida depois, por Oswaldo de Oliveira em entrevistas.

É óbvio, nem poderia ser diferente, que Oswaldo jamais vai criticar ou declarar algo que desabone seu superior hierárquico, amigo e mentor de sua contratação, responsável direto pela revolução pela qual passa o  Palmeiras.

Mas ficou claro o mal estar, a saia justa de Osvaldo, em face da situação difícil em que se encontra, de ter de dispensar inúmeros profissionais, os quais ele não terá tempo de avaliar, como gostaria.

De passagem, para que todos entendam o que quero dizer, vamos nos reportar a Dorival Júnior.

Estão lembrados que ele afinou mais do que a corda Mi de um violino, quando a diretoria pediu que ele elaborasse uma lista de dispensas?

Estão lembrados que, através deste blog, advertimos que o clube não deveria divulgar nenhuma lista como exigia a mídia? 

Mas a mídia, e, principalmente, a parte ignorante e agressiva da torcida, estão, novamente, impondo e exigindo do Palmeiras a divulgação de uma suicida lista de dispensas!

Lembram-se do que eu disse, que, "quando se divulga que um jogador está numa lista de dispensas ou em disponibilidade para negócios, ele se desvaloriza? 

Por que, então, desvalorizar tantos jogadores?

Ainda assim, a lista poderia ter sido elaborada internamente, internamente, eu disse internamente, sem qualquer divulgação exterior e o Palmeiras, sem escândalos ou precipitações, devagarinho, na surdina, ir colocando os atletas negociáveis no mercado.

Mas como pensar em uma atitude desse teor, de uma diretoria semi-amadora, que só agora, com a chegada de Mattos começa a se profissionalizar e a aprender os macetes do futebol?

É óbvio que essa lista, se elaborada internamente, sem divulgação pela mídia, teria facilitado o trabalho dele, Dorival, se continuasse no cargo ou de quem o sucedesse, no caso, Oswaldo.

O torcedor comum desconhece o quanto pesa no meio (do futebol) a divulgação, através da mídia, de uma lista de dispensas. Sabem por quê?

É um verdadeiro atestado público de incompetência, que repercute demais na vida de qualquer atleta.

Os técnicos que divulgam listas, ficam marcados pelos boleiros e passam a carregar o estigma de traíras, com repercussões negativas em trabalhos futuros, pois passam a não ser bem recebidos quando mudam de clube.

Da mesma forma os clubes que assim procedem, estumados pela mídia, pelo orgulho e prepotência de parte da torcida e pela burrice das diretorias- também ficam marcados pelos jogadores. O Palmeiras, entre os grandes, é mestre nisso!

Notaram que os jogadores que deixam o Palmeiras quando jogam contra o Verdão, atuam motivados pela raiva, dão tudo de si, e, invariavelmente, são os melhores em campo?

Até Rivaldo, o genérico, jogando pelo Sport acabou com o jogo e fez até um gol, recentemente, contra o Palmeiras, que ele comemorou como se fosse um gol que decidisse a Copa do Mundo, também, por causa disso!

Viram as vaias contínuas, tolas, burras, desnecessárias e intermináveis, em cima de Vagner Love, domingo no amistoso contra os chineses? 

E aquelas sobre como Felipão e tantos outros ex quando enfrentaram o Palmeiras? 

Na próxima vez em que entrarem em campo para enfrentar o Palmeiras vão render o dobro que renderiam normalmente, emulados pelo amor próprio ferido.

A nossa torcida tem sido mestra na arte de motivar e estimular os nossos adversários e é preciso acabar com isso. 

Seria muito melhor para o Palmeiras se a torcida agisse normalmente, sem tanto ódio em suas manifestações!

Voltemos a propalada lista de dispensas que, se a diretoria palmeirense tiver juízo e profissionalismo (espero que sim) não será nunca divulgada para a decepção da mídia inimiga que quer nos destruir.

Em meu entendimento (continuo entendendo assim) foi um equívoco de Mattos ter contratado, como que em um passe de mágica quinze jogadores, sem, antes, proceder a uma avaliação do atual elenco e retirar do convívio dos titulares aqueles jogadores que não serão, sequer, testados, quanto mais aproveitados.

Tanto é verdade que, ontem, Oswaldo de Oliveira se manifestou a respeito do problema e assim se pronunciou:


"O Palmeiras já tinha um elenco bem vasto, muitos jogadores retornaram de empréstimo e outros tantos estão sendo contratados. É um montante que foge do cabível para fazer um trabalho focado. Tenho pouco tempo, mas vou pensar bem e procurar avaliar com muita justiça".


Viram que eu estava certo na avaliação?

COMENTE COMENTE 


 

13 Comentários:

  • Às 19 de janeiro de 2015 às 13:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Prezados Palmeirenses
    Reforço não tratar-se de lista de dispensa e sim renovação de plantel. E temos esta possibilidade, outra situação, estariamos criticando a gestão. Não temos como contentar a todos, portanto com cautela e boa observação, vamos definindo o grupo: por exemplo desta provável lista, 6 a 8 jogadores definitivamente ou dificilmente viriam a participar do atual plantel, são jogadores novos e em processos de crescimento, é merecedor um emprestimo para crescimento profissional e o tempo define.
    abraços
    Marcelo Dinardi

     
  • Às 19 de janeiro de 2015 às 14:08 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Marcelo Dinardi

    Concordo.

     
  • Às 19 de janeiro de 2015 às 14:34 , Anonymous Anônimo disse...

    Realmente não gostaria de viver a situação do Oswaldo, fazer cortes ou melhor dizendo, colocar jogadores a parte do elenco é difícil e como disse pode e deve ocorrer injustiças jogadores que já não faziam parte do elenco já deveriam ter sidos negociados seus empréstimos ou vendas para que todos saíssem ganhando e não fazer como estamos vendo, trabalho de amador. Qualquer torcedor sabe dentre os nomes quais terão ainda uma nova oportunidade, que as injustiças não prevaleçam e o apadrinhamento seja deixado de lado.
    Fernando

     
  • Às 19 de janeiro de 2015 às 15:28 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Melhor errar( se isto for errar) pelo excesso na contratação de bons jogadores que venham para resolver, a ser omisso por falta de ousadia, e contratar pouco e pessimamente( como vinha ocorrendo até 2014)

    A grande maioria dos jogadores que estão retornando de empréstimo e os que ficaram, não tem condições técnicas de vestir nossa camisa.

    Isso não sou eu que estou dizendo, e sim o próprio desempenho dos jogadores( as vezes, sofrível)

    É uma situação difícil!

    Mas não existe tempo hábil para primeiro analisar o elenco, ver qual jogador pode ser útil, e fazer a faxina, para depois contratar!

    Se isto fosse feito, as melhores contratações seriam dos adversários!

    Ficaríamos com as "sobras" e novamente não teríamos um elenco decente e competitivo.

    Oswaldo terá que trocar o pneu com o carro andando!

    Vai ter que administrar junto com quem contratou.

    Porém, concordo que não é preciso queimar os jogadores que não vão ficar, publicando uma lista de dispensa!

    Quanto as vaias, alguns jogadores merecem, outros não( Esse Love é um deles)!

    Se um jogador,com sérias deficiências técnicas, não consegue desempenhar um bom futebol, ,mas compensa na vontade e honra a camisa, ele não tem culpa e não pode ser crucificado. A culpa é de quem o contratou e não dele.

    Posso garantir que quase todas as torcidas agem da mesma forma com atletas que jogaram em clubes rivais, ou que por algum motivo não honraram a camisa do clube durante o tempo que a vestiu.

    O que a torcida não admite é apatia, desinteresse, falta de vontade, provocações,displicência, desrespeito pelos companheiros que se matam em campo, pelo clube e sua camisa, como o Sr. Wesley, que com certeza, no primeiro jogo coma camisa da bicharada, em nosso estádio, será perseguido e vaiado.( E com razão, por que fez por merecer).

     
  • Às 19 de janeiro de 2015 às 15:51 , Anonymous J.J disse...

    ESSE LANCE DE EX JOGADOR DO PALMEIRAS
    DESCONTENTE COM A SAÍDA DO CLUBE(RIVALDO GENÉRICO) jogando pelo sport NO JOGO CONTRA O PALMEIRAS CORRER EM CAMPO MAIS DO QUE O NORMAL POR RAIVA
    DO PALMEIRAS SÓ DARA RESULTADO PRO ADVERSÁRIO SE O TIME DO PALMEIRAS FOR RUIM DE MAIS E O PALMEIRAS DOS ÚLTIMOS
    O TIME ERA HORRÍVEL!...

     
  • Às 19 de janeiro de 2015 às 15:59 , Anonymous jj disse...

    CABEÇAS VÃO ROLAR "INFELIZMENTE" MAS
    QUE PEGUEM LEVE NA GUILHOTINA!...

    QUEM SOU EU!... MÁS EU JÁ DIGITEI SOBRE
    O ASSUNTO 30 JOGADORES TA ÓTIMO PRECISANDO PEGA NA BASE.

    ESSE É UM ERRO! DEIXAR O ELENCO FICAR
    SATURADO QUE NÃO ACONTEÇA NOVAMENTE.

     
  • Às 19 de janeiro de 2015 às 18:04 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides profetizou e Maikon Leite confirmou "eu não imaginava que viria tanta gente pro ataque".

    Sorte ao time que não é mais apenas "defesa que ninguém passa". Vamos ver o lado bom da vida.

    Sobre as dispensas, devem ser feitas com muita cautela. Só pra citar o exemplo do Marquinhos Gabriel. Ele fez uns 2 jogos bons e já saiu do país. Nem era nosso. Muita cautela...

     
  • Às 19 de janeiro de 2015 às 19:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Tudo normal, quem não for utilizado será emprestado...

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2015/01/oswaldo-diminui-elenco-e-viaja-com-32-atletas-para-treinamentos-em-itu.html

    Simples assim.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 19 de janeiro de 2015 às 20:15 , Anonymous Edson disse...

    Muitos já sabiam que não iriam ficar e já estão encaminhados.

    Achei bom o planejamento.
    Iniciamos a pré temporada com o elenco praticamente fechado.
    Uma das falhas do ano passado foi exatamente essa, ou seja, o time foi sendo montado, e mal montado, durante o transcorrer do ano.
    Gabriel Dias, Lucas Morelatto, Tiago Real, Vinícius, Patrick Vieira e Rodolfo.
    Desses 06, apenas Gabriel Dias poderia ter ficado.
    Os demais devem se desenvolver melhor em outro times.

     
  • Às 19 de janeiro de 2015 às 21:11 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    À todos

    À medida que o tempo for passando outras declarações como esta vão surgir.

    Com elenco numeroso, Maikon Leite confessa que jogadores temem dispensa: 'Ninguém está seguro'

    Elencos MUITO numerosos não ganham nada. Espero que Oswaldo saiba disto.
    (AD)

     
  • Às 20 de janeiro de 2015 às 08:10 , Blogger William Vila Nova disse...

    Bom dia Amigos,
    Continuo com a minha opinião e respeito as outras tbm.. precisávamos de uma renovação, era necessário.

    Aos que ficaram e os que ja estavam treinando em separado, sentiremos a falta de alguém ?

    O Oswaldo esta certo, e sempre disse que quer trabalhar no máximo com 34 jogadores ja contando com a base, e cabe ao Palmeiras se livrar dos negociáveis sem que tenhamos muitas despesas ou prejuizo, isto é normal e acontece em todos os lugares.

    Enfim, precisavamos da renovação, alguns que vieram talvez não vinguem, mas os que estavam ja deixaram claro que não vingariam.

    Obs. que deem chances aos nossos garotos da base, muuitos tem futuro, e precisam de espaço

     
  • Às 20 de janeiro de 2015 às 09:51 , Anonymous jj disse...

    EU VOU MAIS ALÉM!...NÓS GANHAMOS MAIS
    DO QUE UMA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL
    JUNIOR.

    GANHAMOS A SUPER COPA DE FUTEBOL JUNIOR
    SE É SUPER! ENTÃO VALE MAIS DO QUE UMA SIMPLES COPA!

     
  • Às 20 de janeiro de 2015 às 09:57 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides, meu nome é eduardo, de Sumaré-sP. Entendi a sua postagem, mas discordo dela pelo seguinte motivo. Temos que entender que o palmeiras não está fazendo uma reformulação de time e sim de plantel. Acho super inteligente a tacada da diretoria, que dispensou varios jogadores que nada renderam ano passado e tinham certa animosidade com a torcida, que não acreditava mais naquele eleco. A quantidade de 16 contratações, aparentemente é muito, mas se vc verificar, foram dispensados outro tanto, e nenhum dos dispensados deixaram saudades para a torcida. Temos hoje sangue novo, nova mentalidade e com certeza um bom trabalho da base, e que serão aproveitados no momento certo, após as respectivas lapidações. Não podemos queimar as promessas da base, colocando no time como titulares de forma imediata. Lembre-se qual foi o planejamento inicial dessa diretoria, 3 jogadores para cada posição de linha, sendo o terceiro obrigatoriamente da base ou promessas que estão no mercado. Esse perfil está sendo completamente cumprido. Aí parabenizo a diretoria. Quanto ao elenco inchado, deve-se aos jogadores que voltaram de emprestimos, e que certamente não serão aproveitados, exceto, maikol leite. Lembre-se, que o ano é longo, teremos uma maratona de jogos e muitos jogadores irão se contundir, tire o exemplo de que imediatamente dois se contundiram, leandro e mouche, que ficarão entre cirurgia, recuperação e aptos a jogos, quase 8 meses fora dos gramados. Quantas baixas ainda virão? Se voce tiver um elenco bom qualificado, não precisara correr no mercado em busca de uma contratação de forma desesperada, que teria que passar por adaptações normais quando se chega ao clube.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial