Observatório Alviverde

13/07/2015

VAMOS DAR MORAL AO TIME! É PRECISO IR MAIS DEVAGAR COM A LOUÇA!


Image result for devagar com a louça

Para o time brigar pelo título, os palmeirenses são -coisa rara- unânimes e concordes num aspecto. É preciso ganhar todas em casa. A partir daí, na medida do possível, buscar outros pontos, fora.

O Palmeiras engatou, no Brasileirão, uma sequência de quatro vitórias, como há muitos anos não fazia. Viajou, depois, para enfrentar o Sport, um dos melhores times do Brasileirão e voltou, de Recife, com um ponto obtido contra um time que está invicto entre a Ilha e a Arena, desde o ano passado. Apesar disso, não é -pasmem- que há palmeirenses bravos, enfezados e achando ruim o empate?

Ruim, sou convicto, não está. Tampouco, porém, reconheço, esteja excelente como todos gostariam. Mas que está muito bom (tenhamos sabedoria e humildade de reconhecer, neste processo de evolução pelo qual o time passa), está.

O empate de ontem, importantíssimo, preencheu, apenas em parte, as minhas expectativas de torcedor. No entanto, o vejo e entendo como um resultado animador. 

É óbvio que como qualquer palmeirense eu, também, desejava uma insubstituível vitória. Só não entendo porquê, em face do bom empate, tantos palmeirenses estão criticando acidamente o time e tantos jogadores, quando a moçada, pelo que fez ontem, merece mais -muito mais- elogios do que reparos!

Estariam criticando, esses torcedores, o recuo e o sufoco que levou o Verdão ao tentar garantir uma vitória, alinhavada? Ou referem-se à forma como transcorreu o jogo, em razão do empate sofrido em cima da hora? 

Ou, finalmente, estariam lamentando o gol incrívelmente perdido por João Pedro, que até o meu avô, sentado na cadeira de balanço, o faria e que poderia ter confirmado a vitória do Verdão, tivesse o jovem e promissor atleta um pouco mais de amadurecimento profissional?

Eufemisticamente, prefiro dizer em relação a todas essas críticas que, embora as respeite, representam perfeccionismo demais para o meu modesto entender e para a minha reduzida compreensão. Em análise real e verdadeira, é fanatismo incontível, manifesto em seu mais alto gráu,  potência e virulência. Exatamente no ponto de interseção e transição entre o fanatismo e a loucura.

Alguns jogadores, após o jogo de ontem, foram colocados abaixo dos cachorros por alguns setores da torcida palmeirense, como se fossem inúteis e já não servissem mais. Em relação a Jackson, Leandro Almeida, João Paulo, Zé Roberto e João Pedro (que jogou improvisado), embora discorde, não estranho, posto que todos eram reservas. Estranho, sim, porém, e muito, a crítica superlativa e potencializada contra o melhor homem em campo e personagem do jogo, Fernando Prass.

Não quero, absolutamente, influenciar em nada no que se refere à opinião de quem quer que seja. Opinião, sei muito bem disso, cada qual tem a sua e, repito, todas hão de ser respeitadas. Mas, teriam lembrado, aqueles que censuraram individualmente os jogadores palmeirenses, de considerar o time como um todo?

Por que não deram o devido desconto de que jogávamos com três zagueiros reservas, isto é 60% da defesa eram improvisados? Por que não lembraram que João Paulo fez seu primeiro jogo pós cirurgia e, ainda assim, esteve bem? Por que não consideraram que t-o-d-o-s, além de desentrosados, estavam fora de um melhor ritmo de jogo?

Por que não reconheceram que a defesa, nitidamente por falta de melhor postura tática do time, da intermediária para a frente, foi massacrada no segundo tempo?

Por que não reconheceram que enquanto o time conseguiu marcar na frente, a defesa improvisada esteve bem e estável, e, da mesma forma, por que não levam em consideração que o Palmeiras levou o gol de abertura quando era muito melhor em campo e tinha o jogo sob comando?

Por que não consideram que o Palmeiras virou um placar adverso, em plena casa do adversário, tarefa extremamente difícil neste Brasileirão, em face do equilíbrio entre os times?

Por que não perceberam que o time deixou a desejar, sim, mas só no segundo tempo?

Ainda assim, a partir da queda de rendimento de seu meio de campo e que Arouca e Gabriel, cansados de correr por cinco (por eles próprios, por Dudu, por ZR e por Leandro Pereira) recuaram muito e passaram a ajudar a guarnecer a área para o segurar o 2 x 1 e o time não levar gols?

Por que não falam que Rafael Marques, pelo esforço excessivo no primeiro tempo (Zé Roberto e Dudu estiveram mal fisicamente) caiu muito de produção na etapa final?

Por que não comentam que Leandro Pereira só ajudou a defender nos escanteios e só marcou, mesmo, os gols, nunca os adversários?  

Que Kelvin não marcou, pouco atacou e nem puxou os contra-ataques como se esperava,  constituindo-se em uma peça perdida na engrenagem defensiva palmeirense?   

Por que não falam, não obstante tudo, sobre massacre palmeirense no primeiro tempo? Ou só o Sport jogou bem e prevaleceu o jogo todo? Por que não discorrem sobre a ótima atuação do time na primeira fase, malgrado o erro crasso de escalação de Marcelo Oliveira ao iniciar o jogo com Zé Roberto?

Lembram-se do que eu disse, ontem, no intervalo do jogo? Não se lembram? Republico:

"O time tem uma deficiência de marcação no setor esquerdo.
Não na lateral, mas à frente do lateral. Há um buraco por aí, até a bola chegar ao setor de João Paulo".


Quem deveria, repito, ser criticado por isto seria Marcelo Oliveira! Não só por isto, mas pela equivocada escalação de Zé Roberto, teoricamente, o responsável pela tarefa. Mas a torcida ainda vive (com justa razão) uma espécie de lua de mel com o treinador e nem percebe que ele, apesar dos tantos acertos, comete, também, seus erros.

Confirmando o que digo, quando os times voltaram do intervalo, Marcelo tentou consertar o erro tático, o qual teve a competência de discernir. 

Zé Roberto, que havia atuado em todo o primeiro tempo pelo meio e pelo lado direito, passou a jogar mais pelo lado esquerdo, destacado para acompanhar o lateral. 

Sem capacidade física àquela altura do jogo para acompanhar tanto o lateral do Sport quanto o ritmo da partida da mudança tática Zé teve de ser substituído. Teria sido melhor se ele estivesse entrando, àquela altura! 

Independentemente do resultado, mesmo que o Palmeiras vencesse, a crítica (construtiva) teria e tem de ser feita. Como poderia imaginar o recém técnico palmeirense que o veterano jogador pudesse tomar conta de tão vasto setor, verdadeiro latifúndio? Nem o jovem Dudu, do alto de sua exuberante forma física, em dia de pouca força e de nenhuma inspiração deu conta do recado e pediu para sair.

Haverá, finalmente, alguém com moral suficiente para criticar Leandro Pereira, que marcou os dois gols? Se não houver, o farei, sempre de maneira construtiva e ressalvando-lhe os méritos de artilheiro! 

Leandro, em momento algum, preocupou-se em marcar prioritariamente a saída de bola, mas pelos gols que assinalou, ninguém se lembrou ou vai se lembrar disso, passando tudo, para a conta dos outros.

Não vou perder mais tempo atribuindo notas aos jogadores palmeirenses haja vista que o responsável pelo site "Palmeiras Todo Dia", mostrando muito conhecimento de futebol, deu aos jogadores todas as notas que eu daria, exceção feita a Leandro Pereira, a quem foi atribuída uma nota 9.

Discordo por tudo o que expus acima, (falta de empenho e interesse de Leandro em ao menos cercar a saída de bola), da nota quase máxima atribuída ao centroavante, a quem eu daria, apenas, uma boa nota 7 pelo oportunismo demonstrado nos dois gols.

Estou tranquilo no que faço, haja vista que este blog foi um dos poucos a afirmar, -sempre- categoricamente e sem meias palavras, que Leandro Pereira tem bola e futebol suficientes para figurar no time do Palmeiras.

VAMOS DAR MORAL AO TIME!
É PRECISO IR MAIS DEVAGAR COM A LOUÇA!

COMENTE COMENTE COMENTE

NA TV

O que vou falar, agora, é perigoso, pois pode ser usado contra a torcida do Palmeiras.

Se o Sportv escalasse, sempre, Linhares Jr., Jota Júnior e outros narradores isentos para o relato dos jogos do Palmeiras, a torcida alviverde agradeceria.

Linhares, ontem, fez um relato espetacular do Palmeiras X Sport, um show de transmissão, certamente muito superior à tantos que, com soberba e disfarçado clubismo exercem a titularidade. (AD)

18 Comentários:

  • Às 13 de julho de 2015 às 15:32 , Anonymous NEI VERDE disse...

    Alcides, concordo com tudo que disse, nossa linha de frente não ajudou em nenhum momento a marcar, sobrecarregou Arouca e Gabriel..!

    Mas Zé Roberto não da, todo jogo é deficiente, porque ficar teimando com ele..? pelo fato do lado esquerdo da zaga ser considerado reservas no jogo de ontem, jamais teria que entrar com ZR..!

    Outra coisa, concordo que empatar com a cadela de peruca lá não é mal resultado, mas time grande que quer titulo não pode tomar empate aos 45 do segundo tempo, como foi contra o inter e ontem, somente ai são quatro pontos que estavam ganhos..!

    Fico nervoso porque os caras não aprende, hoje estamos pagando por amadorismo feito lá atras e que foi muito comentado aqui, contratação errada de O. Oliveira, contratar jogador em fim de carreira, dispensa do Mago, e assim vai..! não pode errar tando num campeonato equilibrado, estamos deixando as oportunidades escapar entre os dedos por puro amadorismo, conheço o Palmeiras, e hoje sem muito bem, o que da certo e o que não da, assim como vc sabe, estamos escaldados de tanta besteira..!

     
  • Às 13 de julho de 2015 às 15:49 , Anonymous FERNANDO VERDE disse...

    Alcides, brilhante mais uma vez sua linha de raciocínio e conclusão, realmente sabe analisar o jogo em si, deixando de lado o resultado a que muitos priorizam.
    Me incluo nestes imediatistas que querem resultado acima de tudo e às vezes não enxergo o que realmente ocorreu no jogo, típico de quem tem só coração e não vê as coisas com razão.
    Seu texto é uma esplêndida aula de análise. Necessito como muitos, esquecer o que acontece com nossos vizinhos, pois jogaram com outros clubes e inferiores ao que jogamos e sem dúvida alguma, vemos numa crescente e pela determinação e empenho dos atletas vamos ser um dos primeiros colocados, é questão de tempo.
    Alcides, parabéns pelo texto esclarecedor, uma aula de quem conhece.

     
  • Às 13 de julho de 2015 às 15:58 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Leandro é jogador de área, não tem força física para marcar, sobrecarrega aos demais quando necessita fazê-lo, Prass foi brilhante, Gabriel pela regularidade e empenho durante todo jogo foi o melhor, Zé é bom más não para toda partida, ficamos sem pai e mãe com saída do Dudu, até lateral deles veio apoiar e com João Paulo mal das pernas, deu no que deu.
    Acredito, que se meio fosse recomposto com uma substituição por CX, que até o momento não justifica por sua contratação, a história seria outra. Não tínhamos ninguém para segurar a bola e servir atacantes com qualidade.
    Continuo acreditando, tinha dúvidas até ontem, hoje não mais....VAI DAR VERDÃO!!

     
  • Às 13 de julho de 2015 às 16:12 , Anonymous TORCEDOR CORNETA disse...

    Notas do PTD, para análise:
    Fernando Prass: 9,0
    Ao menos quatro defesas espetaculares

    Lucas: 7,5
    Sem Egídio, atacou um pouco mais. E foi bem

    Leandro Almeida: 6,5
    O setor defensivo falhou nos dois gols. E ele faz parte

    Jackson: 6,5
    Mesma avaliação de Leandro

    João Paulo: 7,0
    Bem no primeiro tempo, cansou no segundo

    João Pedro: 6,0
    Perdeu a bola do jogo, mas é garoto e não devemos crucificá-lo

    Gabriel: 8,0
    Um leão na marcação e autor da assistência para o primeiro gol

    Arouca: 8,0
    Bem na marcação e apareceu com perigo na frente

    Rafael Marques: 7,0
    Partida ok

    Zé Roberto: 6,5
    De novo ficou devendo

    Andrei Girotto: 6,5
    Jogou pouco tempo mas ajudou na marcação

    Dudu: 7,5
    Estava bem no jogo. Saiu por cansaço, segundo Marcelo

    Kelvin: 6,5
    Teve poucas bolas para contra-atacar, mas não aproveitou. Correu mais do que pensou

    Leandro Pereira: 9,0
    Duas chances, dois gols

    Marcelo Oliveira: 8,0
    Mexeu duas vezes por cansaço. Armou muito bem o time, principalmente no primeiro tempo


     
  • Às 13 de julho de 2015 às 16:24 , Anonymous JULIANA AZEVEDO disse...

    Imaginem num jogo como de ontem nós termos como armador o melhor no país no momento: MAGO O SR. VALDÍVIA.
    Alguém poderia me dizer se o resultado não seria uma vitória? Tenho a plena convicção, só se não deixassem ele terminar o jogo pelas faltas sucessivas.
    Nesta hora é que aparece o craque, chama a responsabilidade, faz os ouros jogarem.

     
  • Às 13 de julho de 2015 às 16:34 , Anonymous Marcelo I disse...

    Uma pena que o Cristaldo não pode jogar, pelas substituições anteriores do jogo.
    Dava para ganhar, mas me preocupa o buraco e o sufoco no meio de campo, isso já há varios jogos.
    Com o Barrios jogando e uma maior compactação do time acredito que melhore.

    Falta um armador. Tínhamos mas se foi...

     
  • Às 13 de julho de 2015 às 18:15 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Com exceção de Felype Gabriel e Barrios que são recém chegados, os demais, todos estavam no elenco, só que não tínhamos técnico, conceitualmente falando, não que O.O. tenha sido de todo ruim, trouxe excelentes jogadores, que não vieram com protagonistas más o tornaram, exemplo de Gabriel e R.Marques.
    Hoje temos outra cara, novo ambiente, um real comandante e mais ainda, um elenco que comprometido em sua grde maioria.
    Eu???? Tão somente, ACREDITO!!!!!!!!

     
  • Às 13 de julho de 2015 às 18:20 , Anonymous TORCEDOR CLOROFILA disse...

    Sou palmeirense até debaixo d'agua!!!!!!

     
  • Às 13 de julho de 2015 às 19:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Minha teoria é que o torcedor sempre pede mais do time. Talvez achem que trituramos adversários toda vez, como uma máquina, igual fizemos contra bambis e curicas.

    Eu acho um absurdo o Verdão ficar com 11 atrás da linha de meio. Sei q faz parte da disputa, da estratégia, mas não combina com o meu Verdão idealizado. Os curicas amam a retrantite, aceitam numa boa se ganham de meio a zero. Eu não me contento com isso.

    O resultado foi normal, nem sempre se acerta. Caso o J. Pedro fizesse o gol, seriam todos gênios.

     
  • Às 13 de julho de 2015 às 20:03 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Respondendo ao "companheiro" Alexandre Higino, no post anterior, substituído por este, foi eu quem criticou o Prass. Pois ele é um goleiro que (sempre) alterna bons e maus fundamentos. Um goleiro apenas MEDIANO. Embaixo do gol, no chão, é muito bom. Mas, em pé, para defender um cruzamento ou um chute frontal, só pensa em rebater. Não agarra. Nem com reza brava...Já se disse que parece uma tábua....vai e volta...Um grande defeito. Mas o pior é quando sai jogando, todo atrapalhado. Ontem protagonizou ao menos duas cenas hilárias, a primeira, ao tentar chutar uma bola que acabou indo para a lateral, e, a segunda, ao bater um tiro de meta, logo após fazer outra espetacular defesa, com a bola se perdendo quase nas arquibancadas. Sem falar no gol do Sport. Quando digo em "grosso com sorte", quero dizer exatamente isso, vez que essas suas falhas grotescas ainda não foram decisivas em uma derrota, daquelas inesquecívei. Ao contrário de Bruno, este um autêntico "grosso sem sorte", bastando se lembrar, entre outros, do Tijuana. Bruno também fazia defesas inacreditáveis. Mas tem azar. Prass tem sorte. Mas, como tudo na vida, um dia ela falha ! deixo claro, e nem precisaria dizer, que analiso o jogo de forma propositiva, como Palmeirense. Embora "macaco velho", pode ser que MO consiga melhorar essas falhas de fundamento. É o que eu desejo, mesmo porque Prass é uma grande pessoa, líder, e, como tal, merece nossa ajuda e compreensão.

     
  • Às 13 de julho de 2015 às 20:14 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Não há dúvidas de que a hora é de apoiar. Muito. O Palmeiras, há tempos, não nos dá tantas esperanças ! Esse ano de 2015 está sendo histórico. O sócio torcedor, o maravilhoso Allianz, as contratações, o novo astral de todos, fazem com que tenhamos a certeza de que as cosas vão mudar. E estão mudando. Voltaremos à nossa eterna posição de protagonistas.Para isso, as críticas devem ser sempre propositivas, sem cornetagens ou infâmias, pois, afinal, somos todos Palmeirenses. Quanto à transmissão do braço da RGT, faço uma ressalva: Willian não dá. Tem cheiro de gambá. Ainda prefiro Jota Jr e Noriega.

     
  • Às 14 de julho de 2015 às 08:24 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Excelente contratação, provavelmente a melhor do futebol brasileiro nesse ano. Até ano passado, o palmeirense jamais poderia imaginar uma contratação desse nível e agora o Palmeiras contrata jogador desse naipe sem novelas e vazamento de informações para a imprensa.

    Parabéns Paulo Nobre e Alexandre Mattos e seja muito bem-vindo Lucas Barrios, o futuro artilheiro do futebol brasileiro. Esse cara é fera!

     
  • Às 14 de julho de 2015 às 08:27 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Ainda mantenho minha opinião de que temos o melhor elenco do País.
    Passe um filtro nos elencos do BR, jogador por jogador. Somos melhores!
    Apesar de termos Leandro Calopsita, Leandro Almeida, João Paulo...etc

     
  • Às 14 de julho de 2015 às 08:39 , Anonymous DESCENDENTE ITALIANO disse...

    Vamos aguardar seu desempenho no time principal do verdão para não falar ou insinuar coisas indevidas. Barrios chegou sem holofotes como feito com Dudu, sinceramente é melhor ao atleta, que pode se destacar sem cobranças indevidas, coisa similar ao Gabriel e Robinho que chegaram como coadjuvantes e hoje são verdadeiros protagonistas.
    Verdão no caminho certo...basta nós tão somente apoiarmos de maneira incondicional...sempre!!!!
    Avanti Palestra!!!!!!!!

     
  • Às 14 de julho de 2015 às 08:42 , Anonymous VERDE SEMPRE disse...

    Meu lugar contra o peixe já garantido, e você?? Vamos que vamos, sou e sempre serei palmeirense, ainda mais vivendo este momento espetacular que será ainda mais brilhante, tenham certeza disto.

     
  • Às 14 de julho de 2015 às 09:05 , Anonymous VALDIVETE SEMPRE!! disse...

    Pelo visto, com a procura em alta, nós teremos record de público no Allianz Parque no domingo, também garanti meu espaço como não poderia deixar de ser, será uma outra festa. Avanti Palestra!!!!

     
  • Às 14 de julho de 2015 às 09:09 , Anonymous TORCEDOR CORNETA disse...

    Alguém consegue explicar o que ocorre com CX? Critiquei ao O.O. por não colocá-lo para jogar, e este disse que o mesmo não estava preparado, vão se mais de meses após sua contratação e nem como opção para segundo tempo tem sido aproveitado.

     
  • Às 14 de julho de 2015 às 09:12 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Amigo corneta, gostaria de lhe dar uma explicação, más também não tenho, só sei que chegou como substituto do mago e até o momento só o substituiu no DM, nada a mais, diziam que tinham seu direito de imagem por regularizar o que foi feito, más sua imagem no time é cada vez mais inviável...é um dinheirão jogado fora.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial