Observatório Alviverde

19/08/2015

DUELO DE GIGANTES DAQUI A POUCO NO ALLIANZ PARQUE



COPA DO BRASIL 2015 OITAVAS DE FINAL

1º JOGO


PALMEIRAS X CRUZEIRO
 Image result for duelo de gigantes 
O Cruzeiro, atual bi-campeão brasileiro, venceu o último confronto com o Palmeiras, por 2 x 1, no Mineirão em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Não significa, porém, que tenha um time melhor do que o Verdão ou que esteja mais bem cotado para seguir em frente na Copa do Brasil.

O Campeonato Brasileiro só entra no âmbito das discussões pois se trata do único parâmetro que se pode lançar mão para a análise dos dois times em relação ao duelo eliminatório a ser iniciado esta noite.

Completamente desfigurado em comparação ao time do ano passado, o Cruzeiro ostenta uma posição incômoda na tabela do Brasileirão, competição na qual encontra-se sob a ameaça de rebaixamento.

Em 14º lugar com 22 pontos, isto é, apenas 3 a mais do que o Goiás, o Cruzeiro tem 6 vitórias, 4 empates e 9 derrotas na competição.

Seu ataque, sofrível, marcou 15 gols e só supera os ataques do Coritiba, Joinvile e Vasco.

Sua defesa, muito boa, sofreu 17 gols e é a terceira melhor da competição, se igualando às do Grêmio e Chapecoense, sendo superada, apenas, pelas do Goiás 16 e do Curica, com 14 gols sofridos.

O Cruzeiro, que vem de um empate de 0 x 0 em pleno Mineirão contra o Inter, afirma através das entrevistas de Vanderley Luxemburgo, que não está privilegiando a Copa, mas se entrosando, se reagrupando e reunindo forças para fugir do rebaixamento.

Isso, porém, não é verdade porque os jogadores sabem que a Copa é o último título que o Cruzeiro pode alcançar em 2015, tendo em vista a sua péssima campanha no Brasileiro.

Com apenas três pontos a mais do que o Goiás, o primeiro do Z4, se o Cruzeiro tropeçar, domingo que vem contra o Curica em Itaquera (é possível) e o alviverde goiano derrotar o Vasco no Serra Dourada, (é muito possível) cairá no mata-burro e ao menos nos pontos será alcançado pelo time goiano.

O Palmeiras, com uma boa campanha (poderia ser ótima não fossem a falta de um armador eficiente e os erros de arbitragem) pode dar-se ao luxo de se dedicar, concomitantemente, ao Brasileiro e à Copa. 

Em 5º lugar no Brasileiro, com 31 pontos, 9 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, o Verdão tem o segundo melhor ataque do Brasileiro, 32 gols (o Galo, o primeiro, tem 33) e sua defesa sofreu 18 gols, justamente 1 gol a mais do que o seu adversário desta noite.

Como se depreende da análise dos números, o Palmeiras é um time que embora não tenha encontrado, ainda, o equilíbrio ideal, é muito mais equilibrado do que o perigoso adversário desta noite.

Prevejo, portanto, um jogo de muita disputa em que o time mineiro tentará impor a única característica em que supera o Palmeiras e que foi o fator determinante de sua vitória no último encontro: a velocidade.

O Palmeiras, na qualidade de mandante, tangido pela torcida, vai partir, inteiro, para cima do Cruzeiro e é aí que mora o perigo, pois o time mineiro, que tem jogadores muito velozes, vai explorar os contra-ataques.

Cabe, então, a Marcelo Oliveira organizar um sistema de jogo no qual seu time ataque e exerça a condição de mandante que vai tentar fazer o resultado em casa logo no primeiro jogo, ao mesmo tempo em que tome os necessários cuidados defensivos.

Ademais, não será nada interessante levar gol em casa, critério de desempate e muito difícil de se revertido, quanto mais, invertido.

Tenho visto e registrado um entusiasmo enorme e muito além da realidade em relação a Zé Roberto. 

Em verdade em verdade lhes digo que em face de sua grande atuação contra o Flamengo, todos se esquecem que esse jogador fracassou todas as vezes em que atuou como lateral esquerdo e em muitas outras vezes em que foi escalado como meia.

Entendo que Zé Roberto, por sua enorme experiência e indiscutível liderança deva participar do jogo, mas na qualidade de um jogador especial, que entre na hora certa, para mudar taticamente a equipe, alterar um esquema, o modo de jogar ou ajudar a administrar um resultado.

Considero prudente que MO não o escale de cara e que a sua entrada no time seja seletiva, na medida das necessidades.

Vitor Ramos e Robinho são as duas ausências do Palmeiras no jogo desta noite. É óbvio que na qualidade de titulares, teoricamente, vão fazer falta ao time. Particularmente, penso que nem tanto.

Vitor Ramos está fora do time há alguns jogos e Jackson vem se firmando e se entrosando com aquele que, em meu etendimento, é o melhor zagueiro do Palmeiras, Vitor Hugo.

A entrada de Cleyton Xavier, muito mais experiente e rodado do que Robinho pode dar mais firmeza ao meio campo palmeirense, tanto e quanto mais estabilidade, embora menos agressividade em face da capacidade maior de chegada ao ataque e aproximação do jogador que veio do Coritiba.

Lucas Barrios tem, esta noite, a grande chance de mostrar a sua real capacidade e justificar porque foi contratado a peso de ouro. 

Espero estar enganado (tomara que sim) mas pelo que vi na Copa América e pelos poucos antecedentes desse jogador no Palmeiras, até agora, lento, moleirão, sem liderança e com tão pouca presença de área, não estou sentindo firmeza. 

Torço, sinceramente, para que ele me desminta!  

DADOS TÉCNICOS:
Palmeiras x Cruzeiro
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Allianz Parque
Horário: 22 Horas
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Rafael da Silva Alves (RS)

Transmissão: Sportv 2

Palmeiras
Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Jackson e Egídio; Andrey Girotto e Arouca; Rafael Marques, Cleiton Xavier e Dudu; Lucas Barrios
Técnico: Marcelo Oliveira

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Fabrício (Mena); Willians, Henrique e Charles (Fabrício); Marquinhos, Vinícius Araújo e Alisson (Willian)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


COMENTE COMENTE COMENTE

7 Comentários:

  • Às 19 de agosto de 2015 às 12:49 , Anonymous R. Contesini disse...

    Vai passar no 38 mesmo???

    Só acredito vendo kkkk

     
  • Às 19 de agosto de 2015 às 13:41 , Anonymous victor tredenski disse...

    PALMEIRAS X CRUZEIRO

    PALMEIRAS CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 69, CRUZEIRO VICE (NÃO HOUVE FINAL)

    CRUZEIRO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 96, PALMEIRAS VICE

    PALMEIRAS CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 98, CRUZEIRO VICE

    CRUZEIRO CLASSIFICADO PARA AS SEMIFINAIS DO BR-98, ELIMINANDO O PALMEIRAS

    PALMEIRAS CAMPEÃO DA COPA MERCOSUL 98, CRUZEIRO VICE

    PALMEIRAS CLASSIFICADO PARA AS SEMIFINAIS DA COPA MERCOSUL 99, ELIMINANDO O CRUZEIRO

    PALMEIRAS CLASSIFICADO PARA AS SEMIFINAIS DO COPA DOS CAMPEÕES 00, ELIMINANDO O CRUZEIRO

    PALMEIRAS CLASSIFICADO PARA AS SEMIFINAIS DA COPA MERCOSUL 00, ELIMINANDO O CRUZEIRO

    PALMEIRAS CLASSIFICADO PARA AS SEMIFINAIS DA LIBERTADORES 01, ELIMINANDO O CRUZEIRO

    EM MATA-MATA:

    PALMEIRAS 4 X 1 CRUZEIRO

    DISPUTA DE TITULO:

    PALMEIRAS 2 X 1 CRUZEIRO

     
  • Às 19 de agosto de 2015 às 17:08 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    O Luxemburgo, como todo jogador de baralho, blefa sempre. Ele vai entrar para jogar no erro do Palmeiras. Se sair com um empate ou derrota mínima, já será um grande resultado. Mas nós precisamos ganhar, e ganhar bem. 2x0 ou 3x0 seriam resultados espetaculares. Está na hora do PALMEIRAS ser protagonista.

     
  • Às 19 de agosto de 2015 às 17:39 , Anonymous MestredosMagos disse...

    PAULO ANDRÉ É DESEQUILIBRADO

    Pra mim esse é o ponto mais fraco deles.

    O ponto forte o de jogar com 3 atacantes pegando nosso time de calça curta.

    Canja de galinha não faz mau a ninguém.

    E 1 x 0 é um excelente resultado nesse time de competição quando se joga em casa.

    Saudações.

     
  • Às 19 de agosto de 2015 às 17:40 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Tipo de competição.

     
  • Às 19 de agosto de 2015 às 18:29 , Anonymous Anônimo disse...

    Enquanto RGT, Bandeirantes, Sportv1, FoxSports vão passar o jogo dos mulambos, nos contentamos com pelo menos um canal, sportv2.

     
  • Às 19 de agosto de 2015 às 20:42 , Blogger Alexandre disse...

    Tem uma sequência boa pra engrenar a equipe:
    Cruzeiro - casa - quarta
    Patéticos/Mg - fora - domingo
    Cruzeiro - fora - quarta
    Joinville - casa - domingo
    Goiás - fora - quarta
    PT/CAIXA/BNDES/GLOBO/BAND/FOX/SPORTV/STJD/ARBITRAGEM - casa - domingo
    Da pra entrosar a equipe e não da dois dias de folga, né Marcelo De Oliveira.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial