Observatório Alviverde

10/12/2015

O ATAQUE É A MELHOR DEFESA !



Resultado de imagem para a melhor defesa é o ataque


Entre os times do Palmeiras, anos 50s a esta parte, só a Primeira Academia da década de 60, treinada por Dom Ernesto de Filpo Nuñez e  o Palmeiras de Luxa, da década de 90 privilegiaram o ataque, ressalvadas as raríssimas exceções de uma ou outra temporada estanque

Nos demais anos, repito, com uma ou outra exceção pontual, o Palmeiras sempre se impôs pela defesa, mormente a segunda academia, a mais longeva e mais vitoriosa, comandada pelo gaúcho Oswaldo Brandão, aquela para a qual o 1 x 0, além de um carimbo rotineiro, era considerado goleada. 

E, no entanto, como disse Pepe Guardiola para o mundo inteiro ouvir "o modo de jogar do Palmeiras e de outros times brasileiros", inspirou-o a criar o modelo tático do Barcelona, mas isso a imprensa não destaca, preocupada exclusivamente em incensar Tite e promover a curicada, meros copiadores.

Aquele time quase inesquecível, quase invencível  do Verdão da década de 70, bi-campeão brasileiro de 72 e 73 que só não chegou ao tri brasileiro em face de ter cedido seis jogadores à Seleção de 74, foi o paradigma de tudo o que se vê nos dias de hoje na Europa e colocado pela mídia deslumbrada e vassala, de forma "glamourosa", como o melhor futebol do mundo.

Formado por Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca. Dudu e Ademir. Edu (Ronaldo) , Leivinha, César e Ney (Pio) mais Fedato, o maior reserva de todos os tempos, aquele time sempre privilegiou a defesa e este, em meu entendimento foi o fator que o impede de ser colocado como o maior time da história do Verdão, ao menos em meu critério de análise.

Esse time, infelizmente, não tinha como objetivo maior o gol, mas o jogo clássico do toque refinado e do envolvimento do adversário, com o gol se transformando em mero detalhe ou consequência de seu predomínio em campo.

Apesar de tudo, quando era necessário chegar ao gol adversário o Palmeiras sabia fazê-lo com desenvoltura. Como se dizia à época o Palmeiras marcava gols quando queria e em noventa por cento das vezes nas quais saia à frente do marcador (normalmente ocorria) tomava conta do jogo e o adversário não conseguia jogar mais porque não conseguia ficar com a bola.

Mas havia, às vezes, a monotonia e a deficiência do jogo lento, plúmbeo, pesado, do ritmo do elefante, inamovível, que só se alterava nas raras vezes em que o Palmeiras começava o jogo inferiorizado no marcador.

Pode-se dizer que o Palmeiras foi o Barcelona de sua época, ou, pelo fato de o Palmeiras ter sido o precursor do estilo, o Barça é que é o Palmeiras dos tempos atuais, embora com diferenças bem marcantes em relação ao ataque em que os catalães levam ampla vantagem.

Além do preparo físico incrivelmente superior, do ritmo galopante que o Barça impõe ao jogo, o Palmeiras daquela época, do meio de campo para a frente só levaria vantagem em relação ao centroavante, haja vista que César Lemos foi muito mais jogador do que Suarez, mas, do meio de campo para trás o Verdão predominaria de forma massacrante. 

Para quem viu os dois times e se der ao luxo de uma comparação mais acurada vai verificar que nenhum dos goleiros do Barça jamais foi superior a Leão, tanto e quanto Piqué é (muito) inferior a Luis Chevrolet e Mascherano está longe de ser um Alfredo Mostarda. 

Alba, pela esquerda levaria vantagem sobre Zeca mas Daniel Alves, com muita boa vontade empata com o gaguinho Eurico na asa lateral direita.

Mas, no meio de campo, tanto Rakitic perde longe para o líder palmeirense e maior ladrão de bolas de sua época, Dudu, tanto e quanto o excelente Iniesta não é digno de amarrar as chuteiras do melhor e mais injustiçado armador da história do futebol brasileiro, o divino mestre Ademir da Guia.

O que faltou, então, a esse time, considerado modelo na história do Palmeiras? 

Simplesmente a verticalidade de jogo que só existia nas bolas esticadas para a velocidade de Edu em contra-ataque ou a partir do momento em que Fedato entrava em campo para desempatar um jogo ou "virar" um resultado adverso.

Tenho visto, lido e ouvido verdadeiros libelos contra os zagueiros do Palmeiras, mas ninguém  se lembra de considerar que se o ataque e o meio de campo não derem sustentabilidade ao jogo a defesa fica sobrecarregada.

Há um velho ditado que diz que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Tem sido assim em relação a nossa defesa desde que deixamos de ter um organizador de jogo como era Valdívia e não repusemos a peça.

Por isto, decepciono-me com as primeiras contratações anunciadas pelo Palmeiras, não pelos nomes em si, mas pelas posições. Goleiro e volante não eram as prioridades do time, apenas o zagueiro.

Vagner, goleiro, do Avaí, Rodrigo, volante, do Goiás e Roger Carvalho, ex Bota, já são jogadores do Palmeiras e chegaram exclusivamente para a composição do grupo. Com sorte, apenas Roger Carvalho vai brigar pela titularidade.

Será difícil, quase uma loteria, se Vagner vier a jogar. Lembrem-se de que o Palmeiras tem dois goleiros que mal e mal estrearam, Jailson e Aranha, este último, na mira do Flamengo.

Rodrigo entrará no lugar de quem? Ou o Palmeiras vai se desfazer, além de Giroto, também de Amaral?

Outros nomes são colocados como perspectivas de contratação como Tobio, que é do Palmeiras e está emprestado ao Boca, Armero, que estaria retornando após temporada nula no Flamengo, Jean, de saída do Flu, mas que interessa, também, ao Cruzeiro, Diego Souza que fez um primoroso Brasileiro pelo Sport e que interessa, também aos bambis e, finalmente, Paulo Henrique Ganso, jogador que eu apreciaria muito se viesse a vestir a nossa camisa, pela classe, pelo refinamento técnico e, principalmente pela condição de canhoto.

Como eu disse outro dia, faltam mais canhotos habilidosos no time do Palmeiras. Que Everton Ribeiro possa chegar o mais rapidamente possível.

Que ele venha acompanhado de seu companheiro dileto, o ambidestro Ricardo Goulart, 24 anos, paulista de São José dos Campos e eleito um dos melhores jogadores do Brasileirão do ano passado, porque, como disse no cabeçalho desta postagem, vou repetir: " o ataque é a melhor defesa !"

COMENTE COMENTE COMENTE 

13 Comentários:

  • Às 10 de dezembro de 2015 às 11:14 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Alcides, um reparo: Pelo que eu sei, Armero não é do Palmeiras. Faz tempo. Sobre o goleiro, uma ótima sombra para o Pras, tratando-se de excelente guarda metas. Também acho que Ganso cairia impecavelmente do meio campo do Palmeiras. Além disso, ele é Palmeirense, desde criança. Um dia falei de Ganso aqui e quase cortaram minha cabeça.....

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 11:18 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Li com mais cuidado o texto, e, efetivamente, |Armero estaria "retornando". Ou seja, não foi dito que ele é do Palmeiras. Minhas escusas. No mais, qualquer Rodrigo é melhor do que Amaral, que jamais deveria ficar. O Time da década de 70, que eu acompanhei muito bem, era uma orquestra. Imbatível e impecável.

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 11:45 , Anonymous Nei Verde disse...

    Antes de contratar tem que desfazer de: ARANHA, VITOR RAMOS,LEANDRO ALMEIDA, AMARAL, JOÃO PAULO, GIROTO, ALECSSANDRO.

    Repatriar: Henrique, Tobio, Armero e Valdivia.

    Volantes temos de sobra: Gabriel, Arouca, Matheus Sales, Thiago Santos e Renato que deve voltar.

    Acrescente ai os meninos da base treine os com mais fundamentos: Lucas Taylor, João Pedro, Juninho, Matheus Muller, Gabriel Dias, Arancibia.

    Pronto ta montado o elenco..!

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 13:04 , Anonymous Anônimo disse...

    Ney

    Rodrigo é investimento para 2017, segundo Matos;

    Henrique fechou com o Gremio;

    Tobio não deve voltar, seu contrato acaba em junho/2016 e interessa ao Boca;

    Aranha, Victor Ramos, João Paulo e Girotto já foram...

    Dinho Maniasi

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 13:07 , Anonymous Thiago Matheus disse...

    Armero? Nem dançar mais sabe...pelo amor dos meus filhinhos!!! O que é isto? De volta ao passado? Dai-me paciência!!!!!!

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 13:10 , Anonymous Lucas disse...

    “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
    Chico Xavier
    Avanti Palestra e torcedores palmeirenses!!!!

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 14:10 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Na Fox se falou de Lucas Lima no Palmeiras. Com ele e um zagueiro dos "bons" temos time para ganhar a Libertadores. Isso se Marcelo mostrar que de fato é um bom treinador.

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 15:56 , Anonymous George disse...

    Verde insuperável, esta Fox com Benja, Sormani, Mano..etc. não dá para acreditar em meia palavra que estes canalhas dizem, tenho raiva até em ouvir a voz de qualquer palhaço destes.

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 16:03 , Anonymous Carlos Eduardo disse...

    O Palmeiras vai fech@r com jOgadores que estão com v0ntade de j0gar no Verdão, vam0s c0nquistar a Libertad0res 2016, Campeonat0 Brasileir0 2016 e vam0s ser Bi- mundi@l no fim de 2016. A torcida @credit@.

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 16:04 , Anonymous Renan disse...

    Chegando
    Roger Carvalho (Botafogo)
    Vagner (Avaí)
    Rodrigo (Goiás)
    Jean (Fluminense)
    Lucas Lima (Santos)
    Conca (China)

    Saindo
    Victor Ramos (México)
    Andrei Girotto (América-MG)
    Aranha
    Kelvin (Porto)
    João Paulo
    Rafael Marques (China)
    Jackson (Internacional)
    Alecsandro
    Mouche
    Cristaldo

    Última atualização: 09/12/2015 - 23:08

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 16:35 , Anonymous Daniel Palestra disse...

    MATHEUS SALES, MONSTRO!!!!
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2015/12/campeao-com-o-palmeiras-matheus-sales-vai-dar-sofa-e-geladeira-mae.html

    Menino Matheus Sales!! um conselho: mantenha os pés no chão, não se deixe levar pela mídia, aí é um verdadeiro covil, faça uso dos valores morais que traz de sua família, elas são a base para o sucesso, o maior destes valores? A humildade!!!!!!!!!
    Parabéns e sucesso de verdade, faz por merecer.!!

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 19:59 , Anonymous jj disse...


    Diego Souza !!! hummmm ..
    Armero !!.. Hummm..

    Valdívia !! seria a terceira passagem pelo Palmeiras não da mais!!

     
  • Às 10 de dezembro de 2015 às 21:14 , Blogger Alexandre disse...

    Eden Hazard, assisto jogos do Chelsea, por causa deste belga que joga muito, meia ofensivo dos bons, Cristiano Ronaldo, Modric, Arjen Robben e pra completar o polonês Lewandowski.


    Vai lá mineirinho, com esses caras aí, 40 mil no Allianz e 10 mil na Turiaçu, todo jogo.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial