Observatório Alviverde

16/02/2017

COM MOISÉS, MINA E POSSIVELMENTE BARRIOS O PALMEIRAS VAI MELHORAR?



Domingo falei com meu irmão após a derrota do Palmeiras para o Ituano e ele disse-me algo com o qual eu concordei plenamente: "Os bambis, este ano, vão dar muito trabalho". 

Eles começaram a provar a incômoda previsão ontem, ao derrotar de virada o Santos com uma certa folga em plena Vila Belmiro por 3 x 1. 

Aos poucos, (é preciso reconhecer) eles, que contrataram muito bem, vão conseguindo a remontagem de um time competitivo, ao nível dos melhores de Sampa e do Brasil.

Só não admite e não enxerga essa verdade o palmeirense fanático ao qual, certamente, sobra ignorância e falta senso!

Numa comparação atual entre Palmeiras e Bambis, eu não tenho dúvidas em afirmar que eles largaram na frente e a esta altura do ano e do campeonato estão bem à frente do Verdão. 

Porém, a bem da justiça não se pode colocar tudo na conta de Eduardo Batista.

Da mesma forma, o meu reconhecimento não significa, necessariamente, que o Palmeiras não possa alcançá-los e ultrapassá-los. 

Trata-se (é bom que se diga) apenas e tão somente de um retrato do momento vivido pelos dois grandes rivais, tornando inevitáveis as comparações. 

Para que não me chamem de pessimista ou me acusem de estar superestimando o adversário e partindo do princípio segundo o qual "o jogo é jogado e o lambari é pescado"(royalties para Jair Pereira) quero, esperar ainda mais algumas rodadas antes de emitir a minha opinião definitiva.

Todos os que escrevem neste espaço e participam ativamente do blog sabem, perfeitamente, da minha discordância inicial frontal em relação ao novo técnico que, ao meu sentir, não tinha e nem tem (ainda) "know-how" suficiente para dirigir um clube gigantesco e de tanta exigência como o Palmeiras.

Todavia, estou calado e quero antecipar que vou continuar sem pedir a cabeça do novo treinador pelo tempo que considerar suficiente para que Eduardo Batista mostre a que veio para este "véio" palmeirense. 

Se ele acertar e se consagrar, muito melhor porque humildemente o aceitarei e  reconhecerei que calculei mal e errei em meus prognósticos.

Parto do princípio segundo o qual como a "m..." já foi feita de maneira irreversível vou esperar que, ao menos, adube o nosso canteiro e faça com que as palmeiras continuem crescendo e florescendo.

Reconheço, sim, (como não reconhecer?) que a tendência decorrente das ações amadorísticas daqueles que tratam o clube como se fosse um tubo de ensaio ou porco-cobaia, é as coisas não darem certo, mas isso nem eu, você e nem ninguém pode garantir nem mediante consulta a uma "bola-de-cristal".

Como periquito na muda não canta, (saudades e royalties para meu velho pai palmeirense) vamos (todos) ser honestos, segurar um pouco mais as palavras e dar ao "treineiro" a tranquilidade de que ele tanto necessita para trabalhar e mostrar o que sabe e pode.

E o façamos já a partir desta noite contra o São Bernardo, em jogo que pode determinar a escalação de Barrios tanto e quanto a volta do mais importante jogador da defesa, o colombiano Mina.

Tudo isso e mais, muito mais, justamente o retorno do mais importante jogador da equipe, o versátil defensor, apoiador e pau para toda obra, Moisés.

E ainda que por acaso ou desventura ocorra uma zebra, isto é, um tropeço contra o time do ABC procuremos analisar e ressaltar os aspectos táticos positivos que a equipe possa mostrar em campo, para que se assegure a Eduardo Batista toda a condição de mostrar o seu trabalho.

COMO MOISÉS, MINA E, POSSIVELMENTE, BARRIOS, O TIME VAI MELHORAR?

COMENTE COMENTE COMENTE

12 Comentários:

  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 04:20 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Sinto, mas não tenho a tolerância de Alcides. Se o Palmeiras perder, ou empatar, hoje, EB deve ser sumariamente dispensado, inclusive com requintes de crueldade, tais como um belo chute na bunda. Ou um corretivo tapão na cara. Não sou flexível com incompetentes. E ele já mostrou que é.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 04:25 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Quero Luxemburgo, colocando ordem naquele vestiário, e pondo Prass para sentar no banco. Atitude que eu já havia antecipado que o filho de Nelsinho não teria. Esse cidadão já está na mão dos jogadores. E isso é péssimo. Vai nos custar a libertadores.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 04:33 , Anonymous Verde insuperável disse...

    A imprensa ordinária quer a manutenção de Prass e de EB. Sabem que esses personagens serão o apocalipse do Verdão em 2017. E também sabem que só fomos ENEA, porque a "bactéria" Prass, estava inoculada no DM. Desde que eu o vi comemorando o "título" da série B, com o mercenário Henrique, percebi que esse sujeito seria um mal para o Palmeiras. Vade retro, Prass !!!

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 07:25 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Ainda sobre o tópico anterior, o Nei Verde escreveu: "Agora Borja vai estrear na libertadores sem fazer nenhum jogo. Amadorismo continua!!"

    O Nei está CORRETÍSSIMO! O mínimo de inteligência futebolística indica que para o jogador atuar bem, é preciso ENTROSAMENTO tático e técnico com a equipe.

    Por que não usar o campeonato estadual para dar ao Borja o entrosamento necessário, para que ele possa estar na Libertadores já em boas condições?

    É inacreditável e INACEITÁVEL este amadorismo!

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 07:52 , Blogger Unknown disse...

    Alcides, engraçado como no mundo do futebol, vivemos de imediatismo e de improviso. Senão vejamos: Quando o São Paulo foi disputar aquele torneio na Florida, o qual se sagrou campeão, houve um certo entusiasmo da imprensa, o qual contagiou os torcedores. Bastou estrear no Campeonato Paulista e perder de 4x1 para o Santo Andre, tudo mudou. Ouvi aqueles comentaristas torcedores dizendo que aquele torneio atrapalhava a pre-temporada, etc.etc. E que no campeonato paulista a pegada era outra. Agora, bastou ganhar dois jogos seguidos já é taxado de um time forte que disputara palmo a palmo o campeonato paulista. Daqui a pouco Rogerio Ceni vai ser cotado a ser tecnico da Seleção, apesar de não ter experiencia como tecnico de futebol. Em contra partida, o Verdão, no primeiro jogo que perdeu, na segunda rodada do campeonato paulista, onde todo mundo dizia que o começo dessa competição era para fazer os ajustes nas equipes, já instalaram uma crise no time. Enxurrada de criticas ao tecnico, que praticamente faz um mês que está no clube. Com jogadores que ainda não estreiaram no time. O assunto da semana foi: FORA EDUARDO BATISTA. Isso é muito pobre ter esse pensamento imediatista dos torcedores, principalmente o torcedor do palmeiras. Garanto que, se hoje o verdão der uma goleada expressiva no São Bernardo, Eduardo Batista, ja se tornara um grande tecnico de futebol. Vai entender a cabeça do torcedor.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 07:59 , Anonymous Nei Verde disse...

    Bibas e gambas, (nem vou falar dos sardinhas porque não mudou de tecnico) os dois primeiros com elenco inferior e com o mesmo tempo de treinamento estão infinitamente em nossa frente.
    Na saída do Cuca, melhor seria ter ficado com o interino Alberto.
    Esse fantoche jamais deveria ser contratado, mesmo ganhando hoje tem q ser dispensado, já mostrou que não serve.
    Alguém sabe onde está o Cuca?

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 10:15 , Anonymous Marco disse...

    Caro Eduardo Luís,

    ANTES da contratação do EB publiquei aqui vários comentários com informações que obtive na imprensa de Campinas e com alguns torcedores da Ponte Preta, que acompanharam o trabalho do EB durante todo ano de 2016.

    Escrevi antes da contratação e posso garantir agora que as informações que obtive sobre o trabalho dele foram as piores possíveis. Recebi algumas respostas aqui de pessoas que acompanham futebol pelos gols do Fantástico e pelo placar dos jogos contestando e defendendo os “números” do treinador.

    Realmente, o que você afirma pode acontecer. O Palmeiras pode vencer hoje, fazendo um ótimo jogo e aparecerem os entusiasmados tratando o EB como se fosse um Rinus Michels.

    Também é possível que o Palmeiras se torne campeão da Libertadores, por exemplo, e esse cara pegue carona na história. Temos elenco e a melhor estrutura de futebol do país!!!
    Lembre-se, porém, que Celso Roth venceu uma Libertadores e Geninho já foi campeão brasileiro. No futebol tudo é possível.
    Para nós, seria excelente que esse treinador tivesse essa sorte.

    Entretanto, o que temos de concreto no dia de hoje, antes do jogo com o São Bernardo, é que o trabalho até o momento é decepcionante e que a torcida da Ponte deu graças a Deus dele ter saído de lá. Caso ele mude de patamar na carreira, melhor para ele, melhor para o Palmeiras e melhor para todos nós. Até hoje, nunca fiquei sabendo de alguém que tenha acertado na Mega Sena e recusado o prêmio.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 10:40 , Anonymous Marco disse...

    Sobre treinadores, jogadores e dirigentes:

    Avaliamos o trabalho de cada um deles. Quando o trabalho não é satisfatório, são criticados, quando o trabalho é de qualidade são elogiados.
    Ninguém estará imune às criticas ou será elogiado por questões pessoais.

    Por piores que tenham sidos as informações sobre o EB e por pior que tenha sido seu início no Palmeiras, caso venha a ter sucesso, será reconhecido.
    Todo mundo tem o direito de evoluir na vida, aprender e mudar de estágio.

    Se ele conseguir isso, ótimo para todos. Mas, se continuar mostrando o que vem mostrando, será criticado e cobrado pelo bem do Palmeiras. Nada mais simples e objetivo!

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 10:43 , Blogger William Schneider disse...

    Essa é a pura verdade.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 12:50 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides,

    Dracena é ótimo zagueiro, mas obviamente não comparação com Mina, excelente na saída de jogo e fortíssimo no jogo aéreo. A defesa sobe de patamar.

    Com TcheTche e Moisés, o Palmeiras fica com um meio muito forte em todos os sentidos. Sem TcheTche, a presença do Moisés é praticamente indispensável.

    No ataque, Barrios sabe fazer como poucos o pivô. Mas para isso Veiga tem que jogar, para invadir a área (junto com Dudu e Guerra) e aproveitar a parede.

    Em resumo, sim o time melhora e muito. Embora naturalmente ainda falte Borja, que será o grande atacante do time na temporada.

    abraço, Hudson

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 15:47 , Anonymous Arnaldo disse...

    Alcides e colegas

    Excelente o comentário do Hudson com o qual concordo totalmente.

    Porém deixo claro que se melhorar, será pelos méritos dos jogadores e não por aquele que tem ocupado a função de treinador.

    Não tenho nenhuma perspectiva de goleada hoje à noite. A equipe está perdida e nos 4 (QUATRO) jogos deste ano pouco mostrou. Se ganhar, já será um 'milagre'.

    E finalmente, Alcides... não entendo como você ainda tem paciência e espera alguma coisa deste 'filho do nelsinho'. O Verde Insuperável não tolera incompetentes... nem eu!!

    #foraeduardogambabatista

     
  • Às 16 de fevereiro de 2017 às 16:26 , Blogger Brunoliv disse...

    Egídio fechado com o Leão. Lateral-esquerdo chega do Palmeiras para defender o Sport em 2017.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial