Observatório Alviverde

12/04/2017

DEIXEMOS PARA AVALIAR EDUARDO BATISTA AO FINAL DO PAULISTÃO E DESTA FASE DA LIBERTADORES



O assunto, hoje, é Libertadores e o Palmeiras recepciona o tradicionalíssimo Peñarol do Uruguai, no Pacaembu com a Globo, Sport e tudo a que tem direito.

Por mais que o Palmeiras seja ou esteja melhor do que o time de pior campanha em seu grupo, aprendi no decorrer dos anos que não se deve menosprezar nenhum adversário (por mais modesto que seja), principalmente se esse adversário for argentino (porteño ou não) ou oriental.

Lembro-me, na longínqua década de 50 (quando os jornalistas sem diploma eram -sem exagero- um milhão de vezes ou mais, muito melhores do que os diplomados de hoje em um jogo Santos e Peñarol, em que o Santos virava o primeiro tempo ganhando de  4 x 0 e Mário Moraes, o mestre dos mestres em comentários esportivo em Rádio e TV e o maior e melhor de todos em todos tempos, disse exatamente isso no intervalo do jogo ao microfone da Rádio Bandeirantes.

"Amigos ouvintes do Brasil, não fosse o adversário santista um time argentino ou uruguaio e eu lhes diria: partida definida. Como se trata de um time uruguaio o Santos terá um enorme trabalho para sustentar a larga contagem aberta neste primeiro tempo e corre, por incrível que pareça, grandes riscos de sofrer para manter o resultado"

O jogo, não tenho certeza e nem tempo para recorrer aos arquivos internéticos terminou com a vitória santista parece-me que por 5 x 4 após o time uruguaio ter ido buscar o empate.

O exemplo serve para mostrar a mediocridade da maior parte dos comentaristas de hoje, via de regra recrutados entre boleiros semianalfabetos, e a força do futebol uruguaio que o Palmeiras vai encarar esta noite pela Libertadores. Que todo o cuidado será pouco, disso eu não tenho a menor dúvida!

Aliás, por falar em Mário Moraes, como ninguém é perfeito (a perfeição não é deste mundo), ninguém sabe porquê, ele cismou em afirmar e reiterar através de sua palavra, tida como jurisprudencial na imprensa esportiva de sua época, que Djalma Santos, o maior lateral direito do futebol brasileiro em todos os tempos longe de ser craque, não passava de um jogador comum.

Foi teimoso e insistiu e persistiu por muitos anos em sua opinião até que se sentiu sozinho contra o mundo e, pressionado pela realidade dos fatos redigiu um comentário em que disse que Djalma Santos não era um craque mas que havia sido um grande jogador. (Está na Internet)

Faltou a Mário (a quem conheci pessoalmente) humildade para reconhecer o talento de um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, titular absoluto da Seleção Brasileira em três copas do mundo e bi-campeão mundial de futebol, um dos precursores e fundadores da academia palmeirense.

O exemplo de Mário Moraes eu aplico a muitos palmeirenses que, num primeiro momento, não aceitaram a contratação de Eduardo Batista. Fui um deles, talvez o primeiro. O Marco, que à época me telefonou contrariado e com uma série de aspectos desabonadores referentes ao novo treinador, também foi contra...

Eu e ele, então, optamos por esperar e torcer para que EB desmentisse as nossas impressões iniciais.

Dizer que o trabalho de EB é extraordinário (quem não sabe que ele tem um baita elenco à mão?) é um exagero tão grande quanto afirmar que ele é incompetente e não sabe absolutamente nada em matéria de futebol.

Mas, ao menos até o momento (sejamos, todos, sinceros) ele não está nos decepcionando pois mantém o Palmeiras líder, sempre na ponta das tabelas com grandes performances de resultados que superam (em muito) o início de Cuca no Palmeiras.

Ficar esperando (muitas vezes torcendo) por uma derrota do Palmeiras para  ter material para crucificar o treinador e colocá-lo abaixo dos cachorros por mero orgulho pessoal, em meu entendimento, é covardia.

Sugiro a todos esperar pelo desfecho do Paulistão e desta fase da Libertadores para uma análise mais consciente e mais apurada do rendimento e das potencialidades de um treinador que é jovem, estudioso, técnico diplomado (ele não está no ramo apenas por ser filho de Nelsinho), sensato e com potencial para progredir.

Se o Palmeiras (muitos alegam isto) nas mãos de alguém mais qualificado renderia muito mais, é uma situação discutível na qual uns vão dizer que sim, outros vão dizer que não!

Eu, que não apenas respeito, mas defendo o trabalho de Eduardo no Palmeiras, creio que sim, que nas mãos de um treinador mais vivido renderia mais devido a excepcional potencialidade do elenco. Tanto é verdade que critiquei duramente Mattos e a diretoria quando contratou EB.

Como um homem inteligente e coerente  que sou, não quero ficar remando contra a corrente (muitos estão suicidamente agindo assim) mirando-me no exemplo de Mário Moraes, há tantos anos!

Deixemos para avaliar EB não ao final de cada jogo, mas tão logo termine o Paulistão e a atual fase da Libertadores, a fim de que não tenhamos de admitir e responder eufemicamente quando perguntados que "se trata de um bom técnico"!

COMENTE COMENTE COMENTE

4 Comentários:

  • Às 12 de abril de 2017 às 14:25 , Blogger William Schneider disse...

    Ontem mesmo tivemos um exemplo, o Gremio sobrando com 3x0 no primeiro tempo e o Iquequi não sei das quantas qse chegando ao empate. Jogo terminou em 3x2.
    Penharol começou mal a temporada levando uma goleada de 6x2 na própria liberta, onde considero um jogo a típico se levarmos em conta a evolução até aqui.
    Assim como nosso Palmeiras, se compararmos o primeiro jogo empatando fora de casa até aqui, estamos em crescente evolução.
    De fato os números do Verdão são muito bons no começo dá temporada, porém dentro de campo ainda precisamos sentir mais confiança, mais firmeza no time, o que não vem acontecendo.

    Espero um jogo duro, retranqueiro, mas que saibamos contornar as adversidades proporcionadas nesta partida.

    Palpite 2x0.

     
  • Às 12 de abril de 2017 às 15:37 , Anonymous Elcio disse...

    É isso mesmo AD!

    Vamos torcer para que ele passe sem muitos arranhões nesse período.
    Espero que hoje seja o dia em que iremo pisar no acelerador.

    Vai ser dificílimo, pode ter certeza, listo abaixo as batalhas que teremos pela frente até 31/05, só teremos uma folga semana que vem e outra depois da final do Paulista, só pedreira.
    *** Já estou contando que estamos na final :) ***

    12/Abr Palmeiras x Peñarol
    16/Abr Ponte x Palmeiras
    22/Abr Palmeiras x Ponte
    26/Abr Peñarol x Palmeiras
    30/Abr Não Interessa x Palmeiras (Final Paulista)
    03/Mai Jorge W x Palmeiras
    07/Mai Palmeiras x Não Interessa (Final Paulista)
    14/Mai Palmeiras x Vasco
    17/Mai Não Definido x Palmeiras (Oitavas Copa do Brasil)
    20/Mai Chape x Palmeiras
    24/Mai Palmeiras x Atl Tucuman
    27/Mai Bambis x Palmeiras
    31/Mai Palmeiras x Não Definido (Oitaas Copa do Brasil)

     
  • Às 12 de abril de 2017 às 15:45 , Anonymous Elcio disse...

    Estva passeando pelos sites esportivos e me deparei com uma matéria no site da Gazeta Esportiva, coloquei o link abaixo.
    A matéria coloca uma foto do jornal de 1961, quando empatamos 1x1 com o Peñarol e perdemos título.
    Mas o que me chamou muito a atenção é o destaque que se dava à época, para alguns terem noção do que representava, a manchete do Palmeiras e dos rivais.
    Lógico que levei em consideração que se tratava da final da Libertadores, mas dêm uma passada no site para ver a capa do jornal.
    Notem a manchete do Curica e dos Bambis no canto superior direito.
    É interessantíssima!
    hahahahahaha

    http://www.gazetaesportiva.com/palmeiras/palmeiras-defende-invencibilidade-em-duelo-que-ja-decidiu-libertadores/


     
  • Às 12 de abril de 2017 às 21:18 , Anonymous Arnaldo disse...

    Caro Alcides e caros colegas

    O filhote de nelsinho já está aprontando, tal como seu pai:
    Afastou Roger Guedes do elenco.

    Espero que os jogadores consigam a vitória hoje, mas continuo contra o pseudo treinador que trata uma situação com métodos do século passado.

    (lembrando que o Cuca resolveu situações bem piores do que esta de maneira muito mais efetiva e discreta)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial