Observatório Alviverde

04/04/2017

VALDÍVIA OU VALDÍVIA?


Bem que eu queria os dois Valdívias em meu time, porque "se um Valdívia incomoda muita gente, dois Valdívias incomodam muito mais. Como incomodariam!

Mas se me impusessem a opção exclusiva da escolha, é claro, é óbvio, é elementar que optaria por Jorge Luis Valdívia Toro, o chileno-venezuelano, ainda que Wanderson Ferreira de Oliveira, o mato-grossense que se tornou um Valdívia genérico mais pela semelhança física do que pela futebolística, também tenha o seu valor e eficácia.

Jorge Luis Valdívia Toro, 33 anos, vivenciando o seu ciclo "idade de cristo", tida por muitos como a do auge do ser humano em sua passagem terrena, Valdívia, ou, "El Mago", pelo que tenho deduzido do que vejo nas telas de uma tv cada vez mais globalizada, ainda se constitui no melhor armador do futebol sul-americano e -sem a menor dúvida- um dos melhores do mundo. 

Tenho saudade de sua presença em campo envergando com orgulho a gloriosa "maglia" verde e branca, como se fosse uma segunda pele.

Como esquecer de seus dribles desconsertantes como aqueles em que contornava os adversários como um galo contorna uma galinha "no cio", passava liso por dois e, às vezes, três deles tripudiando sobre eles em campo, provocando-lhes a ira e atraindo contra si as caçadas em campo, sempre apoiadas e até incentivadas pela "midia anti"!

Foi por isso que Armando Nogueira o maior cronista, compositor, escritor e poeta da imprensa brasileira dos anos 50s aos nossos direcionou-lhe um recado, verdadeira referência ao craque que um dia defendeu as cores do Verdão:


"Valdívia: quando um brucutu te dá um pontapé, ele não está agredindo apenas e tão somente o cidadão Valdivia; ele está afrontando toda uma dinastia que foi canonizada pelas canelas de Stanley Matthews, de Garrincha, de Zico, de Júlio Botelho, de Maradona e de tantos outros apóstolos do evangelho do drible. Acontece que o drible não é como o sol que nasceu para todos. O drible acabaria se tornando um privilégio. Só os eleitos merecem o dom que, por sinal, os deuses te concederam".


Mas esse tratamento ao Mago só se viesse do Rio ou de outro estado através de alguém com a sensibilidade de Armando para discernir e destacar o futebol arte de Valdívia, o jogador mais caçado e perseguido do futebol brasileiro, da virada do século aos dias de hoje, isto é, há quase vinte anos. 

Em São Paulo os Prados, os Juca(s), os Machado(s), os Rimoli(s), os Trajano(s) e assemelhados, tanto e quanto as Globo(s), as Pan(s), as Folha(s), as Gazeta(s) e congêneres optaram por uma campanha de esvaziamento e desmoralização e não descansaram enquanto não conseguiram que o Palmeiras dispensasse a sua estrela maior, tarefa para a qual contaram com o apoio luxuoso das organizadas e dos odiosos detratores do polêmico jogador.

Como não lembrar de suas impressentidas enfiadas de bola que, na maioria das vezes, colocavam os companheiros na cara do gol e levavam o Palmeiras a retumbantes vitórias...

Como não lembrar das respostas em campo às provocações daqueles adversários que procuravam sempre denegrir a imagem palmeirense nas comemorações dos gols? 

Aquela resposta do "choro" sobre Rogério Ceni é uma cena imorredoura que marcou muitas gerações de palmeirenses. Como esquecê-la, embora ocorressem outras tantas, também...

Sei que estou falando de algo inatingível quando ouso abordar o assunto referente a uma impossível contratação do Mago porquanto Mattos sumariamente o dispensou e eu não vejo humildade (eita sentimento difícil de se encontrar em um ser humano) suficiente no diretor de futebol palmeirense para voltar atrás e tentar essa contratação.

Objetivamente quero frisar que, em minha opinião, o Palmeiras não precisa contratar o Valdívia do Inter porque tem muitos jogadores bem melhores do que ele no atual elenco, embora reconheça que ele possa até vir a se constituir em uma boa alternativa.

Digo isso na medida em que o Verdão pode contratar um jogador jovem, pouco acima de 20 anos, com perspectivas de mercado futuro e, ao mesmo tempo, impede o maior adversário - o Curica- de se reforçar!

Acrescente-se a isso que retira do elenco Rafael Marques (inserido na negociação), um jogador de alto salário e que não vem sendo aproveitado!

O meu receio é que o Palmeiras passe a perna no adversário e que eles, em represália, contratem Valdívia o original!

Com o futebol que tem e com o apoio integral da mídia, o Mago, que voltou à Seleção Chilena pode voltar a ser em muito pouco tempo um jogador desequilibrante e se estiver contra o Verdão será um osso duro de roer.

Você é favorável à contratação de Valdívia, o genérico, o matogrossense?

Ou, só para que a gente possa sonhar, preferiria a contratação de Valdívia, o Mago, o original?

COMENTE COMENTE COMENTE 

26 Comentários:

  • Às 4 de abril de 2017 às 19:52 , Anonymous Verde e Branco disse...

    Acho a contratação do Valdívia desnecessária. O Palmeiras conta com meias jovens e de qualidade no elenco.

     
  • Às 4 de abril de 2017 às 20:17 , Anonymous Arnaldo 72 disse...

    Caro Alcides, ... caros colegas

    Não sou favorável à contratação do 'genérico' pois temos peças de sobra nesta posição, a maioria com maior qualidade do que ele.

    Entretanto, fez bem o Palmeiras em prejudicar a possível contratação do 'genérico' pelo curica.

    Finalmente, em relação ao Mago, em meu time sempre teria lugar.
    Aproveito e faço uma correção ao Alcides, lembrando que o 'chororô' foi contra o curica.
    Contra o ex-goleiro e atual palhaço do spfw, o Mago mandou-o calar a boca na semi-final do Paulistão 2008, no inesquecível Palestra Itália.

     
  • Às 4 de abril de 2017 às 22:18 , Anonymous Edson disse...

    Curica desistiu do Valdivia Generico.
    Bom jogador, mas nem sombra daquele.
    Eu contrataria. Jogador de vinte anos, joga em duas ou tres posições e é bom.
    Fora a auto estima da nossa torcida que iria adorar.

     
  • Às 4 de abril de 2017 às 22:30 , Anonymous Armando disse...

    Acho bom jogador. Não é "aquele" meia, mas sabe se virar com a bola. O que precisa ver é esse chinelismo pra não jogar série B.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 01:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Eu gostaria de ver El Mago de volta no Palmeiras, podia jogar só no Allianz onde os adversários vem mais retrancados.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 01:50 , Anonymous Rodrigo (Florianópolis) disse...

    Eu gostaria de ver El Mago de volta no Palmeiras, podia jogar só no Allianz onde os adversários vem mais retrancados

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 05:54 , Anonymous João Pedro- S.J.Rio Preto-SP disse...

    Meu craque? Ex-craque do time Palmeiras, aquele que não dava dinheiro a torcida organizada, aquele que não dava audiência a programa esportivo, aquele que dizia o que pensava, aquele que impunha respeito do adversário ao time quando jogava, aquele que ninguém gostava de marcar pois não sabiam como fazê-lo, aquele que possuía identidade para com o verdão.e os "verdadeiros" torcedores palmeirenses....aquele em que imprensa marrom relutava em chamar más interiormente e conscientemente sabiam que se tratava de "craque da bola". Quem é este???
    V@ldívia......El M@go!!!!!
    Para os massa de manobra que ainda não sabem o que é futebol.....
    V4ldivia 10, o 10 que hj nos faz falta.
    https://www.youtube.com/results?search_query=Jorge+Vald%C3%ADvia+Palmeiras+2006-2015-+Gracias+Mago

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 05:55 , Anonymous Fernando disse...

    Borja vem para nos fazer esquecer Gabriel más não de "Jesus" pois rezaremos como nunca com este EB, podem escrever. Madonna!!!
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 06:53 , Blogger Unknown disse...

    Valdivia do inter sou a favor, porém Valdivia PALMEIRAS, sou contra.

    Valdivia chileno foi um craque, era pra estar entre os melhores do mundo como Neymar / Messi / C. Ronaldo, porém seu "comprometimento" com o Palmeiras é consigo mesmo, faz eu querer o Valdivia hoje, bem longe do Palmeiras. Nossa torcida tem que parar com essa "viuvisse" fui contra ele ter saído, como sou contra ele voltar , assim como a torcida reclama de fazer esquadrias táticos para cobrir Zé Roberto, ou Marcos Assunção, também era feito esquema para que Valdivia não corresse tanto, tenho certeza de que ele não daria certo nesse elenco, a não ser que mudasse sua postura de estrela a coadjuvante, vamos lembrar de Valdivia só na memória​, caso contrário Ademir da Guia também deveria estar em campo.

    Amigos não quero ofender ninguém, mas Valdivia já passou e nosso elenco é muito forte.

    Valdivia do inter, se vier, será muito bem vindo, porém será reserva.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 06:54 , Blogger Unknown disse...

    esquadrias - esquemas

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 07:44 , Anonymous Cleiton disse...

    Bom dia amigos. Não quero o mago de volta. Mas se o Marcos Assunção disse ter dado uns tapas nele, imagino o que Felipe Melo não faria com sua falta de compromisso com o time.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 07:45 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Nossa! Inacreditável que uma Copa do Brasil e um Brasileirão depois ainda sonhem com o Mago da primeira temporada no Brasil, passagem essa que já vai para mais de dez anos! Estão parecendo os Bambis com o Lugano!

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 09:34 , Anonymous Anônimo disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 09:50 , Anonymous Verde é a cor mais linda de todas disse...

    Concordo Valdívia chileno nunca mais.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 10:09 , Anonymous Luther Blisset disse...

    Ser á favor do Valdívia chileno voltar, pela sua incontestável qualidade técnica, é praticamente unanimidade entre os torcedores do verdão, porém não vejo necessidade de até hoje choramingarmos o o leite que já foi derramado.
    Palmeiras não quis o Valdívia e o Valdívia não quis o Palmeiras.
    O nosso Nobre ex Presidente Paulo Nobre ao negociar a estadia do Mago no Palmeiras teve pulso firme e na minha opinião (minha opinião) fez o que deveria ter feito, ou seja, fez a coisa certa.
    Não abriu mão de sua nova diretriz de trabalho, e com toda certeza esse episódio serviu para que toda a imprensa, jogadores e a torcida palmeirense visse que ele estava disposto a tomar as rédias e não abria mão de uma administração séria e de "Pulso".

    Então, para que a pergunta do nosso querido bloguista não fique sem respostas, na minha opinião Entre Valdívia Mago e Valdívia Magro, pra mim SERIA BARCOS.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 11:54 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...


    Aos amigos do Blog

    Estou, apenas, reverenciando o futebol de Valdívia.
    Sei até que ele demandou na justiça com o Palmeiras.
    Isso desaconselharia a sua volta, embora a demanda dele tenha sido mais contra o Nobre!
    Em todo o caso não importa porque quem paga a conta é o clube.

    Para sintetizar o meu ponto de vista.

    O Palmeiras não precisa do Valdívia Magro (royalties para o Luther Blíssel) mas se contratá-lo além de uma imposição de força sobre o Curica, terá mais um jogador qualificado para compor o grupo que, com apenas 22 anos e em contato com jogadores mais experientes e expressivos pode atá chegar à titularidade.

    Mais do que isso, pode até ser negociado futuramente com o exterior já que tem, apenas 22 anos. (AD) PS continuo em viagem. Daí a irregularidade das postagens. Dependo de terceiros!

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 11:58 , Anonymous Nei Verde disse...

    Prezados Alcides, quando vi essa matéria, por sinal muito bem retratada, não poderia de deixar meus parabéns pelo texto, quem dera os deuses do futebol, nos permitisse te-lo de volta, esse que foi realmente um dos últimos que fez de sua pele a nossa camisa, craque ao extremo, um dos melhores em que vi jogar nos últimos, vinte anos, somente para ilustrar, prepararam uma copa America para ver as estrelas Messi e Neymar, mas foram ofuscado pelo brilho dO futebol do EL MAGO..!

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 12:46 , Anonymous Anônimo disse...

    Pelamor!!! Imagina o Mago neste time!!!
    Que saudade!!!

    Abraço, Hudson

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 14:29 , Blogger Unknown disse...

    Nei Verde, que seja bom o seu retorno à escrita no blog e que continue postando constantemente como fazia (desejo o mesmo para todos os que participam constantemente do blog, com ênfase para Abea, Cláudio mg, Marco, tredenski e insuperável, entre tantos). Ratifico que não concordo com algumas de suas postagens (não estou "levantando essa bola" novamente), porém como gosto de democracia e respeito à qualquer opinião, faço campanha para o retorno desses que citei a começar por você que postou hoje, pois devemos sempre expor a opinião sem ofensa a ninguém.

    Quanto ao envergar a camisa , acredito que Dudu é um grande exemplo no elenco atual.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 14:57 , Blogger Unknown disse...

    Bom te ver por aqui de novo, Nei!

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 15:05 , Blogger Unknown disse...

    Assino embaixo, Luther.
    Menos sobre o Barcos, que teve todo o carinho da torcida e nos esnobou.

    Valdívia foi craque, ponto final.
    Mas também tratou o Palmeiras com desdém, se achou mais importante que o clube, teve um monte de atitudes anti-profissionais.

    Paulo Nobre fez o certo.
    Você quer continuar? Vai ter um contrato como o de todo mundo.
    Não quer? Se acha melhor que os outros?
    Então pode ir embora. Estrelismo aqui, não.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 16:21 , Anonymous Elcio disse...

    Não sei se é Bem Vindo ou Bom Retorno, mas muito bom ver que você está voltando.
    Não estou falando do Valdivia, e sim do Ney. :)))

    Valdívia, sua história já teve um ponto final.
    Vamos enaltecer a quem está hoje para que possam escrever uma parte da história maior. O nosso Palestra!

    Quanto ao Magro, eu não gastaria nada, só se por acaso eles aceitassem alguns encostados no resort.

     
  • Às 5 de abril de 2017 às 23:36 , Anonymous Luther Blisset disse...

    Pense no seguinte:
    Se aquele Barcos que jogava com T. Real, Assunção e Mazinho e fez se eu não me engano mais de 30 gols (de tudo quanto é jeito) estivesse nesse time atual, seu aproveitamento seria certamente histórico.

     
  • Às 6 de abril de 2017 às 14:36 , Blogger Unknown disse...

    Luther,

    Você até que tem razão.
    Mas engolir o orgulho ferido não é fácil...

     
  • Às 6 de abril de 2017 às 16:13 , Anonymous Palmeirense disse...

    Se aquele Valdívia que jogava com João Vitor, Assunção, Betinho, Juninho, Leandro Amaro e Luan estivesse nesse time atual, seu aproveitamento seria estratosférico.

     
  • Às 6 de abril de 2017 às 18:12 , Anonymous Luther Blisset disse...

    Palmeirense,

    Acredito que não.

    O estilo de jogo do Mago é um estilo individual, ou seja, não precisa de de alguém servindo-o de bolas "redondas", nem que o deixem em boas condições de passes. Valdívia sobre-sai em situações de pouco espaço, aquela bola que você fala que não, mas sim, ele coloca aonde parecia impossível. Nesse time atual, aonde a força física e o comprometimento tático dos atacantes e meias tanto na marcação, quanto no ataque são a raiz, o RG e foto 3x4 do time, acho que ele mesmo sendo um CRAQUE seria apenas "uma boa arma do nosso grande arsenal" do que uma referencia para o time.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial