Observatório Alviverde

30/05/2017

SOU CONVICTO DE QUE O PALMEIRAS VAI JOGAR MUITO ESTA NOITE EM PORTO ALEGRE!



Quando Cuca revelou que pouparia jogadores na maratona de jogos coincidentes do Brasileiro com a Copa do Brasil e da Libertadores, muito me desagradou. 

O Palmeiras, pelo elenco que tem e pelo que gasta mensalmente, tem de encarar quantas competições sejam necessárias com a mesma seriedade e responsabilidade, sem essa ou aquela de poupar jogadores ou o time principal.

A experiência de meio século de acompanhamento do futebol ensinou-me que quanto mais um time joga junto, quanto mais atua junto, muito mais ganha em termos de entrosamento, ajuste, acerto e espírito de equipe.

O time do Palmeiras, que sob Eduardo Batista literalmente quebrou em todos esses aspectos, muito longe de alcançar a coesão, perdeu a chance, sob Cuca, de obter o necessário e imprescindível entrosamento!

Infelizmente o novo técnico (equivocadamente) resolveu fazer optação por competições quando o certo seria tratá-las da mesma forma e com o mesmo peso, colocando em campo sempre a maior força disponível fosse qual fosse o jogo ou a competição.

O time misto que houvera sido escalado em Chapecó foi o primeiro erro da série que passou a ser inserida e escrita na vida do Palmeiras. Imaginaram se fosse Eduardo Batista que houvesse cometido o equívoco?

O "choque-rei" de domingo contra os bambis refletiu em campo tudo o que se imaginava em termos de maior ou menor esforço e aplicação de alguns jogadores, cujas atuações foram visivelmente  influenciadas pela perspectiva do jogo desta quarta-feira contra o Inter.

Eu diria então que o Palmeiras se poupou fora e dentro campo. 

Como um time nessas circunstâncias poderia vencer os jogos? Não venceu, mas perdeu e perdeu bisonhamente sem quase chutar ao gol!

Embora eu não me atreva acusar ninguém de comodismo por absoluta falta de provas, senti muitos jogadores palmeirenses sem pegada, sem "elan", sem entusiasmo e sem a motivação que deveria nortear-lhes a atuação e a participação naquele que é o segundo maior clássico do futebol de São Paulo e um dos maiores do Brasil.  

Então, muitos jogadores do Verdão procuraram muito mais garantir um lugar no time que enfrenta o Inter nesta quarta-feira! 

Grande parte do time não deu tudo de si e esteve bem abaixo do potencial de cada um, deixando muito a desejar no jogo contra os Bambis, sem valorizar o clássico na medida em que a torcida mais queria e desejava.

Hoje, véspera do jogo contra o colorado gaúcho pela Copa do Brasil, estou convicto de que o Verdão será outro time, muito mais vibrante e com tudo para vencer, apesar do jogo fora de casa e do tabu favorável aos gaúchos que, na maioria das vezes, prevalece nos encontros entre Palmeiras e Inter. 

Se o Palmeiras conseguir desqualificar os gaúchos amanhã em Porto Alegre, entrará no sorteio que vai definir a tabela das semifinais da Copa do Brasil, cujas datas ainda não são conhecidas.

Da mesma forma, a Sul-Americana também não divulgou as datas da sequência da Libertadores e o Palmeiras, forçosamente, terá, por algumas semanas de se desligar da competição, tanto e quanto da Copa do Brasil.

Nesse interregno, porém, o Palmeiras terá pela frente alguns jogos difíceis e importantíssimos pelo Brasileirão e já a partir do próximo domingo quando o Verdão receberá o Galo Mineiro no Allianz Park.

Em seguida, 4ª feira, dia 07/06, irá a Coritiba enfrentar o Coxa e no sábado dia seguinte 10/06,  recebe o Flu também no Allianz.

Dia 14/06, 4ª Feira, o Verdão descerá a Serra para enfrentar o Santos e fechará a semana no domingo dia 18/06 em Salvador contra o Bahia.

Já imaginaram se o Palmeiras esquecer desses jogos e ficar se cuidando para os jogos subsequentes da Copa do Brasil e da Libertadores, cujas tabelas ainda nem saíram?

Cuca precisa  -u-r-g-e-n-t-e-m-e-n-t-e-  definir o time base, a tática, seu modo de jogar e quando tiver de realizar um ou outro trabalho de descanso ou poupança de algum atleta, que o faça sem alarde, sem anúncio ou propaganda.

O importante é que o time principal ou time base seja mantido a fim de que possa readquirir aquilo que sobrou na temporada passada, o devido entrosamento.

Para encerrar é preciso acabar com essa cobrança exagerada que a mídia vem exercendo sobre o Palmeiras da obrigatoriedade de o time ganhar todas e de goleada.

Trata-se de outra estratégia negativista que visa a tornar excessiva a responsabilidade dos jogadores do Palmeiras.

É claro que se as vitórias vierem com folga, muito melhor! Porém, se vierem com dificuldades, ainda que seja como se diz exageradamente, por meio a zero, também serão muito bem recebidas!

Repito o que disse no início desta postagem: como não há nenhum jogo seja da Copa do Brasil ou da Libertadores marcado para os próximos dias e não existe essa bobagem de poupar jogadores, sou convicto de que o time do Palmeiras jogará esta noite com muita técnica, muita intensidade e nos fará lembrar daquele Palmeiras do ano  passado, lídimo campeão brasileiro da atualidade!

COMENTE COMENTE COMENTE
    


25 Comentários:

  • Às 30 de maio de 2017 às 23:01 , Blogger Duende Verde disse...

    Amanhã: 2 a Zero pra nóis!!!! Gols de Dudu e Borja (entrando no 2 tempo).

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 00:05 , Anonymous Nei Verde disse...

    Esta muito estranho, não acredito nessa que jogadores estão tirando o pé no brasileiro, acho apenas uma boa desculpa, a mesma dificuldade foi a que vimos no Paulista e não tinha essa demanda de jogos.
    O que está acontecendo são erros mesmo, elenco mal formado, contratação do primeiro tecnico errada,uns jogadores em má fase e outros sem compromisso, com pensamento na Europa.
    E esse diretorzinho que pare de trazer refúgios do cruzeiro, cadê a grana, do socio torcedor, Grabiel Jesus, porque até agora quem tá pagando é a D.Leila.
    Sei não..!

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 00:12 , Anonymous Nei Verde disse...

    Sem dúvida que Cuca é infinitas fezes melhor que EB, mas estou chegando a conclusão que os problemas é algo mais sério que o ex treinador, e pelo jeito persistem..!
    Tomara que eu esteja enganado, mas não estou feliz com essa administração, tem algo sinistro acontecendo..!

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 00:18 , Anonymous Nei Verde disse...

    Estou achando até o Cuca muito estranho, muito preocupado com figurões que jogam muito mal, são até deslocados mas não saem do time, enquanto quem jogou bem, não lembrado.

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 05:43 , Anonymous Elcio disse...

    Eh isso aí Alcides, venho batendo nessa tecla há um tempo, e a comprovação disso veio na entrevista do Dudu nessa semana.
    Ele disse que esperava conquistar a CB e Libertadores, Brsileiro, ficar entre os primeiros.
    Outra coisa, passando pelo Inter, ainda iremos para as quartas de finais e não semi final.

    Abraços

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 07:45 , Anonymous Cleiton disse...

    Bom dia amigos. Sinceramente, acho os comentários um pouco exagerados. No meu ponto de vista o Cuca vem fazendo exatamente o que fez ano passado, escalando todo mundo e testando esquemas de jogo pra identificar a melhor formação. A única diferença é que ano passado isso aconteceu no paulista, e não nos esqueçamos que foram 5 derrotas seguidas, inclusive com goleada para o Água Santa de Diadema. O fato é que esse ano ele já chegou em meio as competições mais importantes e também mais difíceis. Abraços.

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 08:05 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Precisamos muito sair com a classificação hoje. Não existe qualquer justificativa para perde-la. Será um vexame descomunal se isso vier a acontecer. Inadmissível. Inaceitável. Inconcebível. Fora de quaisquer dúvidas ou entre-duvidas. Mas, a partir de AMANHÃ, precisaremos juntar todas as forças, e com muita vontade, e novamente estrearmos no Brasileirão. Nosso Time, se repetido e entrosado, com gana, seria imbatível nesse tipo de disputa, que premia as qualidade e regularidade. Mas é preciso ter vontade. A mesma que técnico e jogadores têm quando vão receber os polpudos salários no final do mês. A Mesma !

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 08:07 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    A MESMA !

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 08:08 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    A MESMA !EXATAMENTE A MESMA!

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 08:58 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    A MESMA !

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 10:08 , Blogger ester abea disse...

    Agora sim!!!

    Vai dar certo!!!
    Nosso Verde Insuperável EXIGIU classificação no Sul, bem como mais empenho no Brasileirão.

    Vamos esperar um time com vontade hj.
    Se perder, faz parte. Mas mostrar vontade. Sem viadagem.

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 10:28 , Anonymous Anônimo disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 11:14 , Blogger ester abea disse...

    Por falar em viadagem, sempre me ocorre o contrário: macheza.

    E como falar em macheza sem falar em Q FURE, o machão ?
    Cada vez mais macho, ele se diverte em assistir filmes de Steve Segal, que bate em 1, 3 , 28 bandidos. E fica maluco com o exemplo de macheza(embora ele mesmo seja um machão)

    E quando se fala em Q FURE não podemos esquecer seu amigo Trajano, másculo e agreste, mas no ostracismo.
    Trajano, sempre incrível, não assiste filmes de Segal. Pratica artes marciais nas praias do Rio, granjeando enorme audiência. Especialmente entre os homens... O que é ser másculo...

    E ambos merecem aplausos por serem parte da gloriosa e impressionante imprensinha marrom do Brasil.

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 13:38 , Anonymous Empresário do Qualhada. disse...

    Vixi mana, essa de juKa e seu furo, másculo, Trajano,já deu, deixa o cara da o fiofó dele

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 14:01 , Anonymous Nei Verde disse...

    Lá vem outra escalação mandraque, mais improvisação,na ausência de Guerra porque não escala Veiga ou Hyoran? se vai com absurdo de três volantes porque o grosso do Jean e não T.Santos, como que Borja vai se firmar não sendo escalado?
    Fábiano, Dinossauro, Jean no mesmo time é pedir para perder, se preparem para mais uma decepção..!

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 16:04 , Anonymous Jofre disse...

    Caro Nei Verde, sinto em dizer mas vossa excelência foi deveras infeliz no seu comentário. Como sempre

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 16:07 , Anonymous Jofre disse...

    O blog é muito bom, mas tem certos comentaristazinho que olha...

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 16:21 , Blogger Unknown disse...

    Repetindo o comentário de ontem:


    Acho que podemos esperar uma verdadeira guerra.
    A Copa do Brasil é a única maneira de o Inter ter um ano digno.
    Vão jogar com a faca nos dentes.

    Defesa sólida e contra-ataque rápido.
    Qualquer empate é nosso.
    Se fizermos um gol, o Inter tem que fazer três.
    É jogo pra jogar com o regulamento debaixo do braço.

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 16:33 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    SEM INVENTAR SEO CUCA ! TE PEÇO DE JOELHOS !!!!!!

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 17:05 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Também não entendo o que ocorre com o Thiago Santos.
    Toda vez que o cara joga atua muito bem, da o sangue em campo e na rodada seguinte volta ao banco de reservas e por lá fica esquecido.
    Jean, Tche Tche e cia sempre tem prioridade.
    Inexplicável!

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 17:44 , Anonymous Nei Verde disse...

    Jofre, meus comentários não é para o seu nível, já disse uma vez não leia, não me interessa sua opinião, entendeu???? Aqui não tem como desenhar..!

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 20:55 , Blogger Adriano Freire disse...

    Nossa, estava lendo agora que o Barrios já fez 11 gols pelo Grêmio !!! E o Borja aqui não é nem sombra do que foi no Atlético Nacional... Huuummm.. Tô começando a achar que o problema não são os jogadores...

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 22:35 , Blogger ester abea disse...

    grande Alcides e amigos

    GRRRRRRRRRRR

    0 a 1 no primeiro tempo

    Mas que futebolzinho sem caráter. O tal de Guedes deve ser um viadinho.

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 22:38 , Blogger ester abea disse...

    e o Departamento de Fisioterapia continua na sua incompetência assustadora

    COMO um moço forte como Guerra pode ter cansaço muscular ???????????

    COMO Dudu tem lesão na metade do 1o tempo ?????????

    Esses fisioterapeutas devem ser da turma do come-e-dorme, que também está no time...

     
  • Às 31 de maio de 2017 às 23:46 , Blogger ester abea disse...

    1 a 2!!!!

    Classificação deliciosa. Mas na bamba!!!!

    PARA MIM NÃO IMPORTA

    Contra o sujo Inter, até com gol de juiz

    CHUPAAAAAAAA!!!!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial