Observatório Alviverde

14/07/2017

SUGESTÕES A CUCA PARA A MELHORA DO PALMEIRAS!



O palmeirismo não é mais amplo que o curintianismo, mas, seguramente, mais forte, mais intenso, mais fanático, mais passional, e, com certeza muito mais transcendental...

Em "Os Sertões", obra prima da literatura brasileira,  Euclides da Cunha escreveu a célebre frase que diz que "o sertanejo, antes de tudo, é um forte"...

Neste humílimo blog da mídia palestrina, quiça o menor entre todos, inspiro-me no imortal escritor e tomo a liberdade de parafraseá-lo ao afirmar que "o palmeirense, antes de tudo, é um passional".

Nariz de cera inserido, recurso linguístico amador e antijornalístico, ele tem ao menos o condão de conter e definir tudo o que nós, palmeirenses conscientes, temos vivenciado e sentido nestes dias agitados e conturbados pelos quais passa o Verdão. 

Assim, quanto mais o time perde ou joga mal, muito mais o queremos, bem mais o admiramos, ainda mais o valorizamos, tanto e mais o amamos e o entronizamos no altar de nossos corações com juras de amor eterno e de um querer sem fim!

Lamentáveis embora, não há como negar que esses eventos deletérios, têm contribuído enormemente para aumentar ainda mais o nosso incorrigível palmeirismo. 

As derrotas, as tristezas, as decepções, tanto e quanto as mágoas decorrentes de tudo isso, têm sido o combustível que mantém acesa a chama vívida e inapagável de nosso imensurável amor pelo Verdão.

E foi, creiam, exatamente por isso que resolvi postar uma mensagem fraternal de união e aglutinação espiritual da torcida palmeirense que, espero firmemente, possa ocorrer em sua plenitude e desprovida de dissidências.

Mas, para que os nossos pensamentos positivos se materializassem em plenitude eu apreciaria muito que todos vocês que me ajudam a manter este blog, apresentassem por aqui sugestões a Cuca e à diretoria, a fim de que esta quadra difícil da vida do Palmeiras, termine rapidamente e o time possa se recuperar imediatamente.

De minha parte eu proporia à nossa torcida, entre críticas construtivas, informações e sugestões:

1) A suspensão radical e imediata de todas as críticas depreciativas e destrutivas tanto e quanto as ofensas morais e discriminatórias constantes a todos os profissionais que compõem o elenco, a fim de aumentar a confiança de todos.

2) Proponho que haja um consenso geral e que todos se conscientizem de que "é com esse elenco e  um ou outro reforço eventual, que o Palmeiras vai disputar o Brasileiro e as duas decisões,  da CdB e da Libertadores". Então, se as perspectivas de mudanças radicais no time e no elenco são mínimas, por que e para que continuar agredindo aqueles que permanecem jogando e com os quais teremos, obrigatoriamente de contar? 

3) Que cada palmeirense, apesar de tudo e apesar dos pesares, mantenha um bom nível de otimismo e procure não transmitir ao elenco a insegurança decorrente do negativismo e do pessimismo que, levados ao paroxismo, podem representar até uma segunda divisão em 2018. Alguém desconhece que com a derrota para o Curica o Palmeiras, agora, dista apenas, 7 pontos dos bambis, o primeiro dos quatro que seriam rebaixados se o Brasileiro terminasse agora?

4) Que a torcida pare com o blá-blá-blá desanimador e desalentador segundo o qual qualquer palmeirense que proteste contra as arbitragens delituosas (o termo é esse mesmo!), contra as ingerências criminosas da mídia em geral, da RGT e contra as ações injustas dos Tribunais Esportivos em cima do Palmeiras, esteja sempre "chorando", reclamando sem razão ou procurando justificar as más apresentações da equipe.
É preciso sempre engrossar o justo coro do descontentamento palmeirense em relação aos árbitros e sua sede por justiça, a fim de que todos os adversários envolvidos se conscientizem e passem a respeitar o único clube grande do futebol brasileiro que jamais respeitaram, a Sociedade Esportiva Palmeiras.

4) Sugiro, enfim, que cada torcedor alviverde que sentir necessidade de criticar, faça as suas críticas com seriedade e respeito mas que apresente sempre os seus pensamentos e sugestões no sentido de melhorar a equipe para o semestre no qual acabamos de entrar.

Aproveito, então, e  apresento agora as minhas sugestões a Cuca:

PRIMEIRA
Definição imediata de um time titular e de um esquema de jogo.

SEGUNDA
Definir um time mesclado mas predominantemente jovem para colocar o esquema em prática.

TERCEIRA
Afastamento imediato do elenco e das próprias atividades do grupo principal daqueles jogadores que estejam insatisfeitos com a reserva, com o técnico, com os dirigentes, com o clube e com o que quer que seja e que não estejam remando em convergência para o mesmo lado.

QUARTA 
Afastamento temporário daqueles que não estejam respondendo bem, do ponto de vista  emocional. Em resumo: só permanece engajado quem quer jogar e quem possa jogar.

QUINTA
Se possível, contratar (no mínimo) dois laterais, um para cada lado. É premente e urgente!

SEXTA
Se possível, contratar (ontem) um armador consagrado, preferentemente canhoto, que seja um lançador para a média e grande distância que seja bom para os cruzamentos, escanteios, cobranças de falta e lances de bola parada.

SÉTIMA
Se o novo centro-avante contratado, Deyverson, não resolver o problema, contratar outro, mas, na medida do possível e das possibilidades, insistir muito mais com o Borja.

OITAVA 
Escalar Zé Roberto o menos possível, em última instância apenas. Já chega de atirar em nossos próprios pés. Usar ZR mais como uma espécie de auxiliar-técnico pois ele tem competência e experiência para exercer a função e pode ajudar muito!

NONA
Começar a criticar fortemente em rádio, TV e jornal todos os árbitros que prejudiquem o Palmeiras, expondo-os à execração pública. Da mesma forma, criar o hábito de apresentar, às vésperas e antes de cada jogo, uma espécie de relatório com todas as informações referentes aos árbitros escalados, expondo-lhes os históricos em relação ao clube.

DÉCIMA
A partir do momento em que houver problemas em certas posições e não houver condições para as devidas reposições, não ter medo ou receio de lançar mão dos juniores ou de jogadores mais jovens.

DÉCIMA PRIMEIRA
Exigir dos jogadores, mormente dos mais novos e dos solteiros, vida particular compatível com as exigências da profissão, dispensando os desobedientes e os recalcitrantes.

DÉCIMA SEGUNDA
Treinar e colocar em prática arremates da entrada da área, de média ou longa distância e usar essa importante arma naqueles jogos em que o adversário se fecha na defesa e, assim como atua o Curica, se encastela na defesa e arma uma retranca.

DÉCIMA TERCEIRA
Fazer uso constante da estratégia dos cruzamentos apenas quando atuar com Borja ou com jogadores de maior estatura. Sem um jogador dessa característica invadindo as áreas adversárias, cruzar a bola para quem? Para os anões de jardim que compõem o ataque e que, invariavelmente, estão sempre longe da área ou escondidos atrás dos beques? É pura perda de tempo. Foi assim contra o Curica!

DÉCIMA QUARTA
Procurar manter em alto astral o ambiente do grupo e para que isso aconteça necessário se torna definir o status de cada jogador em relação ao time marcando as lideranças, as convergências e, principalmente, as titularidades.

DÉCIMA QUINTA
Acabar, definitivamente, com o "poupar jogadores" (o elenco é jovem, forte e cheio de saúde) que tanto tem contribuído para a falta de entrosamento da equipe, procurando sempre convergir para a escalação daqueles que respondem melhor aos treinamentos. Os melhores times, disparadamente, são sempre aqueles cujas formações sabemos, antecipadamente e de cor. Alguém sabe me dizer ao menos o time base do Palmeiras?  Nem Cuca...

Nesses quinze ítens passo as minhas dicas à diretoria e à comissão técnica do Palmeiras, ciente e consciente de que outros palmeirenses existem, muito mais capacitados do que eu e que podem, também, em escala superior transmitir sugestões de maior valia que possam contribuir para a recuperação do Verdão a partir deste mês de julho.

Lembremo-nos, todos, que a condição do Palmeiras passar às finais da Copa do Brasil é boa, que a possibilidade de continuar na Libertadores é palpável e real e que o Brasileirão, cujo título é importantíssimo, também pode valer como um carimbo no passaporte palmeirense para  a Liberta do ano que vem!

O melhor e mais importante é que diferentemente do Palmeiras, os bambis, o Fla e o arrogante Curica estão completamente fora da disputa do mundial interclubes deste ano e isso, apesar de todos os pesos e pesares, muito nos anima e motiva.

COMENTE COMENTE COMENTE

14 Comentários:

  • Às 14 de julho de 2017 08:38 , Anonymous Clint do Oeste disse...

    Irretocável. Deixarei para os amigos mais cerebrais nos comentários discorrer sobre o assunto. Sem mais...

    Agora

    Gente, quando o Alcides diz que esse blog é humilde etc etc etc que é o menor da mídia palestrina, discordo plenamente. É o blog mais democrático de todos, é o blog cujo o "dono" não se acha mais que o rei e talvez seja um dos pouquíssimos que não demora trocentas horas para filtrar o seu comentário. Como disse o grande Insuperável no post anterior, Cuca lê o blog, então:

    Alô alô Cuca, custa ouvir um pouco a parte pensante da torcida e botar em prática algumas coisas ou está difícil? Leu, por exemplo o comentário "na lata" do Mestre dos Magos? As ponderações do sanguíneo Nei Verde? Das colocações precisas do Verde Insuperável? Da lucidez dos demais colegas? Alô alô Cuca...

     
  • Às 14 de julho de 2017 09:12 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides,


    Onde eu assino?


    Abraço, Hudson

     
  • Às 14 de julho de 2017 09:17 , Blogger ester abea disse...

    amigo Alcides:

    Brilhante exposição. Prima pelo bom senso e humildade.

    Concordo muito especialmente que o clube e TODOS NÓS, digo TODOS, devemos verificar o status dos árbitros que apitarão os nossos jogos previamente. E botar a boca no trombone!
    O SPFW, clube sujo e chorão, sempre faz isso.

     
  • Às 14 de julho de 2017 09:21 , Blogger ester abea disse...

    Para isso precisamos que a imprensa aponte os inúmeros erros de arbitragem contra nós.
    Isso, confesso, acho um pouco difícil.

    Telê Iscariotes coaptava jovens boiolas da Folha(e alguns não tão jovens, não digo o nome) com generosas doses de cachaça em jantares.
    Daí alguns, nojentos, passarem a chamar o perdedor Iscariotes de "mestre".

    Iscariotes "mestre", entre mil aspas, fica a pergunta.
    Blasfêmia nojenta!!!!

     
  • Às 14 de julho de 2017 09:23 , Blogger ester abea disse...

    Atrevo-me a sugerir mais:

    Que o time vá para Atibaia por alguns dias.

    Atibaia é famosa como refúgio para nossas grandes conquistas.

     
  • Às 14 de julho de 2017 09:25 , Blogger ester abea disse...

    Iria falar de macheza, como faço quando ouço sobre viadagem.

    Mas em nome de meu invencível palmeirismo, não o farei.

    O tema hj é sério!

     
  • Às 14 de julho de 2017 11:19 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Deyverson, o novo centroavante do Palmeiras, em 37 jogos pelo Alaves marcou 7 gols.
    William, nosso contestado atacante reserva, em 37 jogos pelo Verdao anotou 12 tentos.
    É, emoções à vista com nosso novo Adriano Chuva.
    Clubes pelos quais "brilhou" nosso homem-gol:
    Mangaratibense, Benfica B, Levante, Colônia e Alaves.
    Socorro!

     
  • Às 14 de julho de 2017 13:06 , Blogger Boca dura disse...

    Belo comentário do mestre Alcides sempre conciliador a única sugestão que gostaria de passar a mestre cuca é começar a arrumar essa defesa e se possível ganhar do Vitória nem que for de meio a zero

     
  • Às 14 de julho de 2017 13:24 , Blogger ester abea disse...

    amigos:

    Caminho no Brasileirão

    vit-C
    fla-F
    spo- F
    ava- C
    cap- C

    3 jogos em casa, contra vitoria, avai e a. paranaense
    Não me parece tão ruim...

     
  • Às 14 de julho de 2017 13:26 , Blogger ester abea disse...

    por outro lado:

    a. quem fez a tabela já previu os 2 últimos jogos fora, especialmente o último contra o CAP. Td para ajudar o Globofla ou o SCCGlobo...

    b. com a instabilidade atual, sabe-se lá...

     
  • Às 14 de julho de 2017 13:27 , Blogger ester abea disse...

    enquanto isto o SPFW patina mesmo em casa contra o último

    huahuahuahuahuahuahuahuahua!!!!!

     
  • Às 14 de julho de 2017 13:29 , Anonymous Anônimo disse...

    ALCIDES, SUA SEXTA OPÇÃO

    SEXTA
    Se possível, contratar (ontem) um armador consagrado, preferentemente canhoto, que seja um lançador para a média e grande distância que seja bom para os cruzamentos, escanteios, cobranças de falta e lances de bola parada.

    SUGESTÃO

    O Técnico do Sevilha disse que uma condição para renovar o contrato é que o time se desfaça do GANSO.

    O Sevilha está prestes a emprestá-lo.

    O salário dele gira em torno de 350 mil reais.

    EU APOSTARIA.

     
  • Às 14 de julho de 2017 15:18 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Lekes, vou pagar um pau pro Marco e lançar uma teoria.

    Palmeiras é prejudicado históricamente por Quarta feira ser dia de feijoada.

    sempre que joga na quarta o Palmeiras joga mau, porque quarta é dia de comer feijoada e como agente é batizado de Porco, gostamos muito de carne de porco e por isso os jogadores enchem o rabo de feijoada no dia de jogo e jogam de bucho cheio.

    Quem plantou isso foi a RGT e só os inocentes não veem isso.
    Ou vai dizer que agente ser batizado de Porco, quarta feira ser dia de jogo e dia de comer feijoada ?????

    Porque acham que o Dudu estava naquela nhaca. Isso se chama bucho cheio.
    Percebam que o pras errou a bola do segundo gol porque deve ter exagerado na Caipirinha.
    Borja isolado e sozinho na área sabe porque? GASES!!
    O cara tentava ficar aonde a bola não estava pra poder soltar uns peidinhos e não ser chamado de churume, fossa, bueiro a céu aberto e etc...

     
  • Às 14 de julho de 2017 15:38 , Anonymous Carlos Z/S disse...

    Todas as sugestões são válidas e bem pensadas.

    Eu sugeriria, humildemente, mais uma. Blindar o elenco da influência negativa dos conselheiros e demais parasitas que infestam o Palmeiras.

    Dificilmente o Palmeiras vai bem quando a política vai mal.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial