Observatório Alviverde

24/10/2018

BOCA X PALMEIRAS ÀS 21,45 H: QUEM VENCER VAI PODER LUTAR PELO TÍTULO DA LIBERTADORES!


O serviço argentino de meteorologia informou que o tempo vai esfriar e que pode chover, esta noite, na região em que se encontra o estádio de La Bombonera em Buenos Aires.

Alheio a tudo e aos aspectos climáticos, o Boca concluiu ontem, terça-feira, à tarde, a venda de cinquenta mil ingressos, lotação máxima de seu estádio. 

Couberam à torcida palmeirense apenas dois mil tíquetes, justamente o número que a diretoria palmeirense disponibilizou para a torcida do Boca quando do jogo de volta, quarta-feira que vem, 31 de agosto, no Allianz Parque.

Em relação ao jogo desta noite, convém destacarmos um aspecto importantíssimo do regulamento que diz que "os gols obtidos fora de casa têm peso na decisão em caso de empate".

Então, uma vitória magra e simples de 1 x 0, seria um resultado espetacular para o Palmeiras visitante, porquanto proporcionaria ao Verdão a perspectiva de jogar por qualquer empate no jogo número dois em Sampa.

O horário previsto para o início do jogo desta noite é aquele que só interessa à Rede Globo, 21,45H.

Aliás, como sempre, você poderá comentar o jogo neste OAV que, como sempre ocorrer, abrirá o espaço necessário para tal.

Nos jogos da fase classificatória desta Liberta/18, o Palmeiras encontrou duas vezes com o Boca Júniors, empatando no Allians (1x1) mas vencendo na Bombonera (0 x 2). 

Depois disso o Palmeiras, já classificado e garantido nas oitavas de final classificou o próprio Boca ao atuar com seriedade, sem entregar o jogo para afastar um rival maior, o Boca como poderia, perfeitamente ter sucedido.

Ao derrotar o Junior de Barranquilla da Colômbia por 3 x 1 em pleno Allianz, o Verdão cumpriu com orgulho e grandeza o seu papel no campeonato, pois se entregasse o jogo o maior time argentino não teria se classificado.

Na sequência, isto é, nas oitavas de final o Boca eliminou o Libertad do Paraguai, ganhando em La Bombonera e no Defensores del Chaco, respectivamente, por 2 x 0 e 2 x 4.

Nas quartas de final o time argentino ganhou do Cruzeiro em La Bombonera (2 x 0) e com um empatou em Belo Horizonte, (1 x 1) chegou à classificação.

Já o Palmeiras classificou-se nas oitavas em cima do Cerro Portenho do Paraguai ganhando no Defensores Del Chaco (0 x 2) e perdendo no Allianz (0 x 1) no jogo em que Felipe Melo acabou expulso logo no início do jogo por absoluto desequilíbrio emocional.

Nas quartas de final o Palmeiras enfrentou o Colo Colo que houvera eliminado o Curica e ganhos os dois jogos, tanto no Monumental de Santiago (0 x 2) quanto no Allians Parque (2 x 0).

Na verdade, os dois times cumpriram até hoje 10 jogos com as seguintes campanhas:

Palmeiras: 10 jogos, 8 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 20 gols pró, 4 contra, saldo de 16.

Boca: 10 jogos, 5 vitórias, 4 empates, 1 derrota, 17 gols pró, 7 contra, saldo de 10.

Como se percebe notoriamente, a campanha palmeirense é superior, tanto e quanto o fato de, nos dois duelos realizados, o Palmeiras não apenas ter levou a melhor  em relação aos resultados, como, da mesma forma sempre jogou, melhor.

Tudo isso  porém, não conta e nem tem a menor influência na hora da decisão como soe acontecer em todos os torneios denominados mata-mata, em que o histórico de cada equipe só tem, exclusivamente. um peso psicológico.

De minha parte ouso afirmar que o futebol argentino, embora com seus dois maiores times nas semifinais da Libertadores, já não é mais o mesmo de outrora e carece muito de criatividade, ofensividade e ousadia tanto e quanto o brasileiro.

Numa comparação fria, devo dizer que o time do Boca é superior ao arremedo de time do River Plate que vi perder em casa, ontem, para um Grêmio que trancou-se na defesa visando a não sofrer um gol e transferir a decisão para a terça-feira da semana que vem em Porto Alegre.

Jogando contra "ninguém" o Grêmio não apenas manteve incólume a sua meta, sem sofrer o gol e sem ser ao menos molestado, como, de quebra acabou fazendo um gol que, seguramente, será decisivo no jogo da volta em Porto Alegre.

Já me preparo para, se o Palmeiras chegar (tomara que chegue) a decidir conta os gaúchos!

Felipão ainda não divulgou a onzena que entra em campo esta noite pois, segundo a mídia que acompanha o time, ele tem, ainda, algumas dúvidas.

O time mais provável deve ser este: Weverton; Mayke, Antonio Carlos ou Luan, Edu Dracena ou Gustavo Gómez y Diogo Barbosa; Felipe Melo y Bruno Henrique; Moisés, William e Dudu. Borja.

Eu, particularmente, entraria em campo com a dupla Antonio Carlos e Dracena, embora Luan esteja jogando muito e o paraguaio Gustavo Gómez arrebentando com o jogo. 

Levo em consideração a experiência e o entrosamento da primeira dupla que atua junta há muito mais tempo.

Do meio de campo para a frente eu escalaria os mesmos jogadores e, a princípio, com Borja que, em matéria de Libertadores, é um jogador muito mais capacitado do que o desmiolado Deyverson. 

Basta que se diga que Borja é o goleador do Palmeiras e artilheiro da própria Libertadores com 9 gols marcados até agora, dividindo a artilharia com Morelo, do Santa Fé, equipe já eliminada.

Com mais um golzinho que seja, Borja tem condições de tornar-se o artilheiro isolado da competição.

Com certeza ele dificilmente será alcançado por jogadores do Boca, do Grêmio ou do River, todos abaixo da marca dos 6 gols ostentada pelo curicano Jackson e a de 4 gols de dois jogadores que também já estão fora da competição: Tiago Neves do Cruzeiro (4) e Pscar Cardoso (4) do Libertad do Paraguai.

Qual time você escalaria para o jogo decisivo desta noite em La Bombonera?

O que você espera do Verdão no jogo decisivo desta noite?

COMENTE COMENTE COMENTE 

23 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial