Observatório Alviverde

26/11/2018

EU NÃO DISSE QUE DEPOIS DE JUCA DO PT, FÁBIO SORMANI É O JORNALISTA QUE MAIS ODEIA O PALMEIRAS?


Conheci Fábio Sormani na década de 80 no Estádio do Pacaembu, não sei se na entrada ou na saída de um jogo noturno, mediante a apresentação de um amigo comum e muito querido, Sérgio Cunha. Era um jogo do Santos, naturalmente!

Sormani, muito jovem e recém chegado do interior, não me lembro se de Bauru ou de Araraquara, engatinhava na imprensa escrita mas já era um garoto falastrão, teimoso, obstinado em suas ideias e metido a dono da verdade.

Eu, que não me preocupo tanto em analisar as pessoas (costumo aceitá-las da forma como são ou se apresentam), confesso-lhes, tive dificuldade para absorver o Sormani, não o cidadão, mas aquilo que ele, com empáfia e orgulho, carregava para a profissão, o "Sormani Ways (of) Life"

Na qualidade de um jornalista um pouco mais velho, mais vivido e respeitador dos cronistas antigos,  impressionaram-me, demais, a ousadia, a imponência, a arrogância e a prepotência daquele jovem por aspectos de relacionamento que iam além dos normais mas inevitáveis choques de gerações.

Atirado e ousado, ele não se importava em estabelecer discussões ou contendas com quem quer fosse da mídia, desde que passassem pelo tema Santos FC. Detalhe: só o vi e cruzei com ele em estádios.

Após faiscantes escaramuças verbais logo no primeiro encontro passei a evitar as conversas e a vida seguiu seu curso, cada qual seguindo a sua direção nos roteiros impostos pelo próprio destino.

De quando em vez lembrava-me dele, de seu discurso e postura altamente clubísticos e fora de meus preceitos, até que um dia, passando por São Paulo, tive o ensejo de reencontrá-lo virtualmente no dial de meu rádio de viagens, sintonizado no AM-620, Jovem Pan.

Atento ao programa (parece-me que se chamava Fim de Jogo) ele foi acionado por alguém para um comentário sobre o Palmeiras o que aumentou a minha expectativa, em relação ao teor do que diria.

No entanto, nem bem ele  iniciou a abordagem do tema, desviou, num átimo, o teor do assunto para abordar temas do Santos. Desliguei! Fui ver TV.

Só então, tantos anos decorridos, eu pude compreender que o clubismo era o objetivo final desse profissional que, imaginei, pudesse vir a tornar-se um expoente na profissão desde que viesse a tomar tento, amadurecesse e aprendesse a viver a partir das refregas da vida.

Ledo engano! Sormani, pelo que observei neste quase um ano em que incluí a FOX em meu pacote da NET, continua teimoso, autossuficiente, sectarista e acredita tanto em suas resenhas mentais fantasiosas que não irá mudar. Nunca!
 Quando, o vejo, hoje, na FOX, lotado de razões e tentando impor as suas dogmáticas verdades nem sempre verdadeiras sobre os companheiros de programas, concluo facilmente e sem a necessidade de tantos tratos à bola, justamente aquilo que observara nos tempos em que eu o conheci:

Sábio Sormani é portador congênito de uma doença esportivo-degenerativa, letal em se tratando de jornalistas esportivos e conhecida como "clubismo".

Em cinquenta anos de carreira, nunca vi jornalista algum portador dessa incurável moléstia, autêntico carcinoma moral, ser respeitado, considerado ou reverenciado, apenas, criticado.

Assim é Sormani alguém que sequer a torcida do Santos, clube que ele mesmo escolheu para torcer, tolera, atura, respeita, venera, considera, ou tem em alta conta. Dá dó!

Em razão do que afirmo, sem ódio e sem medo, que não venha ele (caso se de ao trabalho de responder a esta crônica - o espaço está aberto-) me acusar de "porco falando mal do toucinho" por manter um site do Palmeiras.

Jubilado por própria opção, encerrei, definitivamente, a minha militância midiática há mais de 15 anos e, de lá aos dias de hoje, sou exclusivamente, um torcedor comum. Não, não estou violando a ética! Nunca violei e jamais hei de violar os preceitos sacratíssimos de minha profissão!

Quanto a mim, orgulho-me em poder asseverar àqueles que me leem que nunca, jamais e em tempo algum (em meus tempos de militância na imprensa) analisei quaisquer fatos sob a ótica de interesses do Palmeiras, tanto e quanto de qualquer clube dos múltiplos estados nos quais tive a subida honra de exercer a minha profissão, sempre com probidade, honradez e grandeza.

Ademais, independentemente de uma ou outra mera simpatia por clubes de outros estados, as quais jamais contei ou divulguei a quem quer que fosse, fique bem claro e explícito que torço -exclusivamente- por um único e exclusivo time neste mundo, a SE Palmeiras! Por nenhum outro mais, consequentemente!

Voltando a Sormani, percebo claramente que desde o tempo em que o conheci na chamada "flor-da-idade", ele continua, sob o aspecto p-r-o-f-i-s-s-i-o-n-a-l, repito, sob o aspecto p-r-o-f-i-s-s-i-o-n-a-l sem evoluir nada década de 80 aos dias que vivemos, sem tirar e nem por. Lamentável desperdício!

Não concorda com nada ou ninguém que contrarie os seus conceitos ainda que tacitamente reconheça que está errado e, da mesma forma, não acata argumentos contrários aos seus.

Em meu tempo quem agia assim era alcunhado de "o espanhol da anedota" pois um chiste em voga naquela época falava de de um espanhol que quando chegava a qualquer lugar já ia perguntando de imediato: Hay gobierno en esta tierra? Si hay soy contra! Sormani tem sido o espanhol da FOX.

Sem perder o vício, continua cultivando falar mais forte e mais alto do que os seus interlocutores visando a abafá-los, impor as suas ideias e ganhar (ainda que no grito) as discussões em pauta nas chamadas "batalhas verbais".

Da mesma forma nunca está disposto a ouvir ou admitir uma consideração ou um pensamento mais longos e que demande mais tempo, da parte dos companheiros. Está sempre apressando ou pressionando o argumento dos outros ignorando outro vetusto ditado que diz que "falar é prata, ouvir é ouro". Ele, definitivamente, é papagaio. Só sabe falar! Periquito é que ele, definitivamente, não é!

Eu que o tolero em suas diatribes esportivas diárias via o Fox Sport Rádio, posso depreender de suas atuações que ele pode (deve) ter evoluído material e espiritualmente -acredito que sim pois todos nós, humanos, evoluímos- sob todos os aspectos, exceto o profissional.

Hoje, quando ele disse na TV que Neymar não evoluiu nada, do ponto de vista pessoal e que não é um atleta respeitado em seu "metier" por múltiplas atitudes infantis, Sábio Sormani ainda que sem querer ou perceber, acabou  fazendo sua própria auto-crítica, escancarando o grande problema que o acomete enquanto cronista esportivo: a infantilidade profissional.

Fique bem claro, antecipo, que não o analiso sob qualquer aspecto moral ou pessoal, porquanto não o conheço suficientemente para tal e até porque o considero um cidadão correto e do bem.

Então, é assim: "nada tenho contra a forma de sua comunicação, mas tenho, sim, (quase) tudo contra o conteúdo doentio e equivocado de seus juízos de valor e da  maioria de suas opiniões".

Do ponto formal , não vejo nada de errado ou de ruim em a relação a sua voz, dicção, emissão vocal (boa sem ser excepcional), aparência, postura diante das câmeras (antipático porém autêntico) e, o considero um bom profissional mas longe da sumidade que ele possa pensar que seja! 

Do ponto de vista do conteúdo, trata-se de um incoerente cujas opiniões navegam ao sabor das suas simpatias pessoais e dos interesses do Santos FC, clube de sua idolatria e razão precípua de seu fracasso como jornalista esportivo.

Cessasse Sormani de falar tanto no Santos, diversificasse mais os assuntos e assumisse uma postura natural de neutralidade e imparcialidade e ele seria muito maior do que o apenas mediano profissional que encarna, hoje!

Mas, me digam por favor, me mostrem, me ensinem...

Como acreditar em um jornalista que não consegue empreender um único comentário, sem incluir "cacos, causos, informações e exemplos" (só) de seu time de coração?

Como levar a sério um jornalista incapaz de ir ao ar sem pronunciar o nome do Santos FC?

Como justificar à opinião pública que ele não tem motivação suficiente para comentar sobre outros clubes, mormente o Palmeiras, e que fica provocando a todo o instante o retorno de temas do Santos FC aos debates, mesmo quando o noticiário do clube já tenha sido divulgado?

Como acreditar em um jornalista que parece odiar os clubes que não são aquele de sua preferência, entre os quais avulta o Palmeiras?

Como acreditar em um jornalista que morde e assopra? Detalhe: morde no principal e assopra no supérfluo, visando a se preservar e a parecer imparcial, assim:

"o pênalti que originou o gol não existiu (morde para desqualificar a vitória do clube) mas naquela jogada anterior, (soprando) pode até reclamar uma penalidade.

Como acreditar em um jornalista que, após o Palmeiras ganhar o Brasileiro em vez de elogiar manifestou repúdio e tentou diminuir a fantástica conquista alviverde?

Limitou-se a dizer que foi merecida e justa, nada mais que isso, deixando transparecer o imenso ódio que nutre contra o Palmeiras, e, por conseguinte, contra a própria torcida do Verdão.

Cadê que ele falou que o Palmeiras ganhou o brasileiro com folga e de maneira antecipada, batendo quase todos os recordes?

O estrabismo profissional de Sábio Sormani e o seu incorrigível facciosismo clubístico conduziram-no à constatação única no mundo em grande furo de reportagem que o título Brasileiro não era o objetivo maior do Palmeiras e que, em razão disso, a torcida estava "frustrada"!

E a torcida do Santos (ele, inclusive, estaria como? Satisfeita, realizada porque seu objetivo não era ganhar do Palmeiras, mas do Atlético Mineiro?

Como acreditar em "Sábio Sormani", o único jornalista que disse que o Palmeiras ganhou o Brasileiro "sem necessidade de ganhar"?

Que mesmo desmentido frontalmente pelas contestações dos companheiros de programa, ele seguiu dando vazão ao seu ódio mortal contra o Palmeiras mediante subterfúgios de argumentação que nada tinham a ver com o que minutos antes disssera?

E seguiu assim, sustentando (teimosa e infantilmente) que o título do Brasileiro não era o que a torcida mais queria, imaginando ou, melhor, delirando e acreditando na estupidez que a inveja lhe ditara tentando impor a estupidez que os times e os torcedores escolhem os títulos que preferem e o fazem de maneira organizada e estratificadamente.

Tudo o que Sormani falou, ontem, contra o Palmeiras, a mim me soou é como papo desconexo, daqueles de bêbado  em botequim conversando com outro bêbado. Um horror!

Não dá para aceitar que uma pessoa de razoável cultura (o considero assim, talvez menos do que ele se julga) profira impropriedades dessa natureza, como se todos nós que estamos além das câmeras e microfones e do outro lado da tela, fôssemos todos, otários, estúpidos, retardados, bobos ou coisa assim!

Mas quem sabe ele esteja certo e eu errado por ter persistido em assistir ao seu show de impropriedades sem mudar de canal ou desligar o televisor. (AD)




 

19 Comentários:

  • Às 26 de novembro de 2018 às 18:39 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Caro Alcides, não tem texto nenhum.

     
  • Às 26 de novembro de 2018 às 19:22 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Pessoal, acho que o Alcides quis dizer (digitar) DEDIQUE ESTE TÍTULO A UM CRONISTA, kkkk.

    Se foi isso mesmo que eu entendi, o meu inimigo favorito é o LIXO chamado Flavio Gomes.

    Então, como só pode um, dedico ao LIXO do Flávio Gomes.

    Tenho mais 20 nomes aqui, más como é pra dedicar a apenas um.

    Kkkkk.

     
  • Às 26 de novembro de 2018 às 19:26 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Caríssimo Verde Insuperável, mesmo sem conhecê-lo, posso afirmar que você é uma grande pessoa. Um GRANDE ser humano.

    O dom do arrependimento, da confissão e do reconhecimento é um tesouro que a poucos pertence.

    As suas palavras no tópico anterior sobre o Fernando Prass só comprovam a grandeza de seu caráter, humildade e respeito.

    Amigo Verde Insuperável, parabéns!

    Meus mais sinceros PARABÉNS!!!

     
  • Às 26 de novembro de 2018 às 20:48 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Estou aqui verdinha. Me citou na postagem anterior então estou aqui. Trabalhei feito condenado por que não nasci em berço de ouro igual a você, que pelo jeito nasceu por que não sai do blog no intuito de atormentar os outros.
    Pois bem verdinha, nao tive tempo de comemorar como eu queria mas fiquei orgulhoso do meu time sim. Critico o felipão sim não por ele ser técnico e sim sua teimosia helenística, seja com alguns jogadores seja com suas convicções táticas. Mas é inegável que o gaúcho é um patrimônio histórico do clube.
    Agora são 14 títulos de abrangência nacional.
    14.
    O segundo, ou segundos colocados tem 10. Um deles nós sabemos que desses 10, uns 4 foram na completa mão grande.
    Vida longa ao Palmeiras. E felipão, obrigado homem, pelo título e pelo palmeirismo, mas convenhamos, vamos resolver a parada sem sofrimentos em 2019.
    Abraço a todos e pra você verdinha também.

     
  • Às 26 de novembro de 2018 às 21:52 , Blogger Boca dura disse...

    Dedico ao preimobil cheio de tiques chupa urubu ficou no cheirinho KKK

     
  • Às 26 de novembro de 2018 às 22:03 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    HAHAHAHAHA o Mauro Cezar Pereira está pistola no programa linha de passe.
    E agora o abambalhado diz que o nível técnico é baixo. É de uma calhordice atroz, de uma desonestidade intelectual repugnante.

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 03:02 , Anonymous Anônimo disse...

    la vem o pt, a política do Palmeiras esse blog se cala.

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 08:01 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Amigo que tentou se passar por mim, o verdadeiro Cláudio de MG, na próxima fake news tente ser mais sapiente.

    Embora eu, o legítimo, concorde com o que escreveste, saiba que jamais eu postaria algo sobre o cidadão elencado por Vossa Senhoria por um motivo único e simples:

    Eu, o verdadeiro Cláudio de MG NÃO ASSISTE ESPN!

    NÃO ASSISTO NENHUM PROGRAMA DAQUELE ANTRO. O meu boicote a eles é TOTAL.

    Por isso, é IMPOSSÍVEL que eu tenha visto tiques, toques sei lá o que deste moço, que tanto quanto você, considero antipático.

    Então, da próxima vez que quiser se passar por mim, seja mais criativo e INTELIGENTE.

    Passou vergonha, à toa!

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 09:31 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Alcides, discordo de sua opinião quanto à (de)sonrosa posição ocupada pelo bauruense Sormani, o boçal que já afirmou, sem corar ou obrar, que Ademir da Guia nunca foi um craque.
    De fato, ele está entre os TOP 10 de minha relação de imbecis que perseguem o Palmeiras.
    Mas jamais nas primeiras colocações, por um simples fato: Ele é jornaleiro do baixo clero. Está agora tendo certas luzes na Foz, mas sempre foi um coadjuvante.
    Nada contra os atores secundários, que apenas auxiliam os protagonistas, muitas vezes tornando-se até mais importantes, tanto no cinema, quanto em outras áreas, onde existe um "palco".
    No caso de Sormani, ele é um mero auxiliar, porque seu trabalho profissional sempre foi medíocre e periférico, simples suporte dos "bam bam bans" !
    Nunca o vi protagonizando.
    Nunca li nada escrito por ele. É jornalista de quê ?
    Agora concordando, é jornalista de um tema só, o seu clube e o seu amor (?) ao basquete, que jacta-se em mencionar.
    Aliás, percebem, ele adora fazer analogias do Futebol com o basquete, querendo mostrar-se um entendido do bola ao cesto, em especial, NBA.
    De fato, até parece ser.
    Em sendo assim, o que está fazendo comentando o Futebol ?
    Vá se virar e ganhar dinheiro só com o basquete, e poupe nossos ouvidos de suas arrogantes, subalternas e sempre definitivas opiniões, imutáveis, assim como o seu cérebro deficiente, que o tempo soe faz piorar...
    Voltando ao tema em debate, elejo três personagens como inimigos figadais do Verdão:
    Juca Kfouri, José Trajano e Mauro César Pereira, três cobras peçonhentas, invejosas, vingativas, autoritárias, cínicas e dissimuladas.
    Essas três autênticas pústulas que falam, me dão vontade de esmurrar a TV, o PC, o Celular, o rádio, onde quer que eles apareçam.
    São "hor concours" quando penso em fazer alguma maldade.
    Mas, confesso, meu inimigo jornaleiro favorito, atualmente, é o "pisca pisca" "toc toc" "pisca de novo" "arruma o cabelo" "toc toc" "pisca sem parar" "arruma a franja" "faz caretas" do retardado, ignorante e invejoso Mor, o tal do Mauro Cesar, o bosta que veio do Rio para sair do anonimato e ficar famoso às custas do Verdão, quando criticou Cuca, no Brasileiro de 2016, chamando o estilo de jogo do Palmeiras de Cucabol, que, de "tão ruim", venceu o Campeonato com o pé nas costas, com uma equipe (na minha opinião, minha opinião) tão boa ou melhor do que a atual, deixando o time do cheirinho, e a torcida dele, ficar só cheirando a carreirinha de pó, matéria prima da balança de importação do balneário dos safados.
    Ontem, na ESPN, de tão raivoso e invejoso que estava, só faltou entrar em trabalho de parto, ao lado do sibilante Juca.
    Naquele antro, difícil será saber quem é o pai.

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 11:23 , Blogger Boca dura disse...

    Acho que até tem jornaleiros piores kfuro Mauro preimobil ultrajano do acreste sem falar do bosta neto sujeito tosto e arrogante Flávio Gomes o cara de alce e por aí vai tem mais rizequi um tal cereto e tem também os ex apito amigo pco guaciba e o tal Simon que depois de deis anos reconheceu o que todo mundo já sabia faltou reconhecer o título da copa do Brasil que ele deu pros gambás sujeito sem caráter

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 11:27 , Blogger Libertad disse...

    Eu me divirto com a inveja desses crápulas, para eles o Palmeiras não tem mundial, não é Deca, campeonato brasileiro começou em 1971, arena é da W.Torre, e Crefisa não é patrocínio, é sim doação.
    E aquele Flavinho da Fox radio, eta sujeitinho asqueroso, é contra tudo que é palmeiras.
    Eu dou um desconto, esses merdas nasceram e cresceram lavando borracha no lombo das duas academias e da era Parmalat, nem cicatrizou direito vem a era crefisa.
    Preocupação e pena, Willian, cirurgia e ate nove meses sem jogar.
    Ouvi um cometário ontem que o Homão vai pedir a reintegração do lateral Fabiano para 2019, o velho ta doido, agora ele forçou, só falta pedir também o Leandro Almeida....
    Nei

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 12:11 , Anonymous Nome disse...

    Alcides, dá um jeito nesse seu blog vai.
    O sr está perdendo gente boa que não está mais comentando aqui por causa do baixo nível dos comentários.
    De umas 4 postagens suas pra cá, os comentários são carregados de xingamentos, ofensas aqui e ali.
    Fecha o blog para os comentários Alcides.
    Ter espaço pra comentários pra que? Pra ler opiniões carregadas de ranço? Não percebestes ainda que o seu espaço decaiu por causa dessa casta que entra e só sabem xingar, seja jogador, seja jornalista, seja os próprios comentaristas daqui, seja quem for?
    Os caras não sabem comentar sem xingar, não sabem comentar sem colocar seus ranços nos respectivos comentários.
    Está difícil Alcides. Então já que se eu colocar como Anônimo você me bloqueia, colocarei um nome qualquer pra ver se o sr se 'toca' e tome as rédeas do seu espaço, não permitindo esse tipo de atitude. Não quero nem imaginar o dia dia dessa gente.

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 12:12 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos


    Tia Ester detesta a imprensa marrom

    Concordo com alguns pontos

    a. Sormani é do baixo clero...assim como Flavio, Tratra, Playmobil e outros. Toda a Fox e ESPN sao.

    b. cansei de falar: um indivíduo que se atira no chao durante o programa para(pretensamente) fazer graça é um bobão. Sormani fez isso...

    c. a turma da RGT é lastimável. Sao fracos e detestam a SEP. Contudo, Casagrande trata a SEP com respeito.

    d. o chefe é o Q Fure...

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 12:16 , Blogger ester abea disse...

    por falar no "gênio da mídia", a chefia inconteste foi feita no muque...conquistada com braço forte...

    E que força, que físico, que presença macha...

    O moço é 1,24 (alguns dizem 3,24) m de músculos, potência e macheza. A mulherada fica loukinha e tem até certos homens que se arrepiam, e ficam com voz melíflua e olhares dardejantes quando o moço está perto...

    ...quem é, Tia Ester nao conta

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 12:20 , Blogger ester abea disse...

    mudando de assunto:

    a. William é sensacional...fantástico

    b. o mesmo acontece com B. Henrique e Maique, só que num nível inferior ao de William

    c. bonito o que meu amigo Verde Insuperável, o moço das opinioes fortes, falou de Prass. O goleiro , embora nao tenha a elegância de Leao, é um bom caráter e um palmeirense. Que bom que o meu amigo voltou atrás, mostrando grandeza

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 14:08 , Anonymous Anônimo disse...

    Tal de NOME!
    Já ouviste falar de um ditado popular, "Os incomodados que se mudem
    Então tchau!
    Mais inoportuno é sua chatice.
    Com certeza usa calcinha rosa.
    JBFaria.

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 16:44 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    AOS AMIGOS DO BLOG

    Esta manhã o meu CPU deu um "peripapo" e, de uma hora pra outra, emudeceu.

    Somente amanhã, 4ª feira que o técnico poderá vir em minha casa para conserto.

    Por essa razão peço aos amigos para renovarem as postagens até que eu tenha O MEU CPU de volta.

    Conto com a compreensão e com a ajuda de todos. Abs AD

     
  • Às 27 de novembro de 2018 às 17:37 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Dúvida cruel, meu amigo JBFaria: Será que ele usa calcinha rosa OU não usa ???
    Essas "meninas", hoje em dia, nem mais calcinha usam, pois querem ir DIRETO no ponto.

     
  • Às 29 de novembro de 2018 às 20:21 , Blogger De Rossi disse...

    Sábio Sormani é a melhor definição que ouvi desse sujeito que se julga ser o dono da razão suprema dono da verdade verdadeira. Um cara que não ganha com argumentos mas sim no grito, o sujeito parcial e clubista chega a ser constrangedor a maneira jocosa que trata o Palmeiras e chega a ser evidente a sua frustração com o Santos que é aquilo só ressurgi quando algum talento aparece por lá mesmo que esse seja palmeirense caso de Neymar. Mas tudo bem segue o jogo e uma dica assista a ESPN que além de não ter gritaria às discussões/debates são muito mais civilizados e de alto nível que os da Fox Sports. Mesmo sendo curintiano eu gosto de ouvir o Celso Unzelte acho ele sensacional um estudioso do futebol e não grita pelo contrário ele canta rsrs. Avanti Palestra!!!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial