Observatório Alviverde

11/11/2018

PALMEIRAS TEM DE QUEBRAR TABU PARA MANTER A DIFERENÇA DE PONTOS SOBRE OS RIVAIS!


Lembram-se o que publiquei há poucos dias da filosofia de Hélio Ribeiro, palmeirense, e o maior expoente de seu tempo no rádio brasileiro?

Republico:

"O segundo não será, jamais, o primeiro, mas o terceiro poderá ser, sim"!

A minha preocupação em relação aos vários times que poderiam alcançar o Palmeiras e virem a subtrair-lhe um título quase conquistado, envolvia Inter, Flamengo e Bambi.

Com os resultados de ontem, restringe-se, agora, exclusivamente ao representante gaúcho em face dos resultados negativos dos times carioca e paulista na rodada deste sábado. 

Como o  Fla perdeu para o Botafogo e os Bambis empataram com o Curica, observo que tudo se encaminha para tender ao desfecho de campeonato que previ e escrevi, restrito a uma disputa entre o Palmeiras x Inter.

Eu deixei bem claro há poucos dias que apenas o Inter poderia, de certa forma, ameaçar o Verdão em sua disparada rumo ao título. Já está acontecendo apesar da considerável diferença de cinco pontos que favorece o Palmeiras.

Entre Inter e Palmeiras, como não ocorrerá nenhum confronto direto, pode-se dizer que a maior das vantagens é do Verdão, que depende apenas e tão somente de si mesmo para colocar as faixas, levantar a taça e tornar-se, enfim, o Campeão Brasileiro da temporada. 

Está chegando a hora, mas passa muito - tenham certeza disto - pela rodada de hoje! 

========================================
CEARÁ X INTER:  UM JOGO MAROTO PARA O INTER

Inter e Palmeiras têm tabelas de jogos idênticas e, praticamente, do mesmo peso. nas rodadas que serão jogadas a partir da 33ª iniciada ontem. 

Há que se ressaltar que o "status quo" dos jogos e o grau (maior ou menor) de dificuldades podem se alterar a depender das necessidades de cada adversário que Palmeiras e Inter vão enfrentar.

Nesta 33ª rodada Palmeiras e Inter, fora de casa, enfrentarão dois adversários carentes de reabilitação e extremamente necessitados de vencer. 

O Galo jogará contra o Palmeiras, sob forte crise político administrativa e como se isto não bastasse, precisa vencer para manter viva a sua expectativa de ir para a pré Libertadores.

Já o Ceará, adversário do Inter, luta a inglória luta para não ser rebaixado, sobretudo agora que o maior rival, o Fortaleza, subiu para a divisão de elite do futebol brasileiro.

COMPAREM AS TABELAS DE PALMEIRAS X INTER

Na rodada 34, dia 14/11 o Palmeiras recebe o Flu.
Na mesma rodada.dia 15/11 o Inter recebe o América Mineiro.
OBS - O jogo mais difícil, claro, será o do Palmeiras.

Na rodada 35, dia 18/11, o Palmeiras vai a Londrina enfrentar o Paraná Clube.
O Inter, na mesma data, vai ao Rio enfrentar o Botafogo.
OBS - O jogo mais pesado, desta vez, será  do time gaúcho.

Na rodada 36, dia 21/11, o Palmeiras recebe o América Mineiro.
O Inter, na mesma data, recebe o Galo Mineiro.
OBS - O jogo mais dífícil, inquestionavelmente, é o do Inter.

Na rodada 37, dia 25/11, o Palmeiras joga no Rio contra o Vasco.
O Inter recebe, em Porto Alegre, a visita do Fluminense.
OBS - Teoricamente, pequena vantagem do Inter por jogar em casa.

Na rodada 38, dia 02/12, o Palmeiras recebe o Vitória.
O Inter vai ao Paraná (mando itinerante, pode ser em Londrina) enfrentar o Paraná Clube.
OBS - Há equilíbrio total nos jogos, mas se o Vitória estiver lutando pela permanência na série A poderá tornar o jogo muito difícil para o Verdão. 

EN PASSANT
Conforme frisei anteriormente, as duas tabelas de jogos se equivalem, embora apresente uma ligeira vantagem do Inter, embora a grande vantagem, hoje, sejam os cinco pontos à frente estabelecidos pelo Palmeiras.

MORAL DA HISTÓRIA
Em pior hipótese o Palmeiras tem de obter o mesmo resultado do Inter, ainda que seja uma derrota. 
Uma vitória do Verdão e um empate do Inter, aumentaria a diferença para 7 pontos e uma derrota dos gaúchos estabeleceria 8 pontos de diferença, praticamente impossíveis de serem tirados.
Mas há, também, a hipótese da derrota palmeirense concomitante a uma vitória do Inter, que diminuiria a vantagem para dois pontos, ou para um empate que reduziria a diferença para 4 pontos.
=======================================
SOBRE ATLÉTICO X PALMEIRAS

Tive a chance de entrevistar e de conversar com Levir Culpi algumas vezes.

Ele me disse que o pai dele era um daqueles "italianões" (palavras dele) que torciam demaaais para o Palmeiras e não admitia perder nenhum jogo.

Embora nunca houvesse me falado textualmente que ele, Levir, também era palmeirense, deu-me todas as dicas nesse sentido,

Quando (um dia) perguntei por que ele não deu certo no Palmeiras embora o elenco fosse bom com jogadores como Zinho, Léo Moura, Lopes, Nenê, Arce e outros, ele me disse que o elenco era desunido e que ele pegou o cargo com o bonde em movimento, quando o time já estava em fase desesperadora.

Frisou que pouco depois de assumir verificou que faltava ao time um jogador de qualidade e força no  meio de campo e pediu Mustafá a contratação do veterano Djair, ex Botafogo, Lazio, Inter RS, Fluminense, Bambis, Curica, Galo, Cruzeiro e outros times  (extraordinário, rodado, vivido e um dos melhores de todos os tempos na posição) mas o presidente foi insensível e não contratou.

Resultado: o Palmeiras foi rebaixado. Mustafá nunca esteve nem aí para o futebol do Palmeiras, usado por ele, simplesmente, para as campanhas de suas sequentes eleições e de amigos dele, tornando-se uma espécie de dono do clube.

Levir garantiu-me (concordo inteiramente com ele) que com um líder dentro e fora de campo, jogador da inteira confiança dele, o Palmeiras não teria caído.

Levir é um dos técnicos que na maioria das vezes que enfrentou o Palmeiras seus times derrotaram o Verdão.

Perguntei-lhe a razão disso (no ar) e ele respondeu que sempre aproveitou-se do nervosismo dos jogadores palmeirenses em face dos sistemas de jogo fechado que ele, Levir, sempre utilizou, no melhor estilo da escola gaúcha.

Ele frisou que os jogadores do Palmeiras sempre se enervam, perdem a confiança e se afobam  ao enfrentar sistemas táticos de jogo mais fechados e que ele sempre vai jogar assim contra o Verdão.

Agora que o Palmeiras, com Felipão, adota o mesmo sistema eu pergunto: " como quem tem a obrigação de atacar é o Galo e não lhe resta outra alternativa, será que Levir irá adotar um sistema de jogo exclusivamente defensivista?  

Se querem saber a minha resposta eu vou lhes dizer que sim, porque tudo sinaliza nessa direção. 

Conhecendo Levir como conheço, sou convicto de que ele, primeiro, buscará o empate para garantir que não perde o jogo. 

Só tentará o gol em cima de eventuais erros do Palmeiras, num contra-ataque,  numa jogada individual de algum de seus atacantes ou em um lance fortuito de bola parada.

Como o Palmeiras, imagino, jogará da mesma forma, prevejo um jogo fechadíssimo, de placar magro,  com a predominância efetiva das duas defesas sobre os dois ataques. 

Tudo o que ocorrer diferente do que digo considerarei surpresa ou zebra.

======================================

Para derrotar o Galo Mineiro, o Palmeiras terá de superar um tabu. O Verdão jamais derrotou o Galo no estádio Independência.

Ainda assim a torcida do Verdão acredita na superação desse trauma porque além de derrotar os Bambis por 2 a 0 em pleno Morumbi onde não vencia desde 2002, o Palmeiras também conseguiu, pela primeira vez na história, derrotar a Chapecoense na Arena Condá. 

Em relação ao time continuam as especulações de que Felipão ainda não escolheu o substituto de Maike, suspenso, para a lateral direita.

O mais lógico seria a escalação de Jean, que jogou com muita raça contra o Santos, mas há quem banque o retorno de Marcos Rocha que ainda é preso ao Galo. Eu, particularmente, optaria por Jean em face da falta de ritmo de Rocha.

Da mesma forma (não sei se é ma estratégia de Scolari) o Palmeiras ainda não anunciou o substituto de Dudu, também cumprindo suspensão.

O mais lógico seria a entrada pura e simples de Lucas Lima embora muitos garantam que Guerra pode começar o jogo. Se ocorrer será uma gigantesca surpresa!

Moisés certamente começa o jogo, atuando à frente dos volantes para robustecer a marcação e fazer o papelo de elo entre a defesa e o ataque. 

FICHA TÉCNICA PROVÁVEL:
ATLÉTICO-MG X PALMEIRAS
Local: Estádio Independência, em BH (MG)
Data: Domingo,11/11/ 18, às 17 H.

Árbitragem: Trio da FIFA
Arbitro: Wilton Sampaio (GO) Conveniente e caseiro, não gosto da indicação
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Bruno Raphael Pires (GO)

ATLÉTICO-MG: Victor, Emerson, Léo Silva, Maidana, Fábio Santos, Adilson, Elias, Luan, Cazares, Chará e Ricardo Oliveira
Técnico: Levir Culpi.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Jean), Edu Dracena, Antônio Carlos e Victor Luis; Felipe Melo e Bruno Henrique; Lucas Lima (Guerra), Moisés Gustavo Scarpa; Borja
Técnico: Felipão

=======================================
 DETALHES:

A invencibilidade do Palmeiras até esta rodada é de 17 jogos.
PS - Caso vença ou empate, hoje, com o Galo e na rodada que vem (em casa) com o Flu, o Verdão iguala o recorde de invencibilidade do Curica no Brasileiro que é de 19 jogos. 

PARA OS IDIOTAS QUE DIZEM QUE O PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL:

Entrem neste endereço e sintam como vocês são são idiotas mesmo ao querer desmentir a história em torneio que conta com o reconhecimento da FIFA.

Para refrescar a cabeça de muitos palmeirense. 

Blatter reconheceu a conquista homologada pela Fifa.

O cara que tá preso em Curitiba chamou o Blatter ao Brasil para tratarem da COPA.

Depois de estar com o desgraçado Blatter voltou atrás e cancelou o que fizera estão lembrados?

Terminou a Copa e o presidente da FIFA voltou a reconhecer o título do Verdão!

Os caras para ganhar eleições fazem de tudo.

Importante: Blatter, em seguida, deixou a Fifa acusado de corrupto. 

Entre no endereço abaixo e confira o maior título já conquistado por um time na história do Maracanã em todos os tempos!!!

https://videos.gazetaesportiva.com/video/confira-imagens-ineditas-do-mundial-do-palmeiras-de-1951

COMENTE COMENTE COMENTE

9 Comentários:

  • Às 11 de novembro de 2018 às 06:50 , Anonymous Tolerância Zero disse...

    Dizem que ontem o árbitro pediu desculpas, saber-me-lá se de joelhos, por ter anulado um gol, legítimo reconheçamos, dos gambás.
    Pelos nossos lados, o árbitro anula gol legítimo, passa incólume pelo crivo e de quebra treinador, jogador e diretor respondem no STJD.
    NOJO DO FUTEBOL BRASILEIRO.
    NOJO DO BRASILEIRO.
    NOJO DA JUSTIÇA BRASILEIRA.

     
  • Às 11 de novembro de 2018 às 08:04 , Blogger Boca dura disse...

    E principalmente nojo dessa p. De gambá fedorento e falido

     
  • Às 11 de novembro de 2018 às 08:06 , Blogger Boca dura disse...

    Quanto ao jogo contra o patético acredito que o verdao tem tudo pra quebrar esse tabu e sair de lá praticamente com o Deca garantido

     
  • Às 11 de novembro de 2018 às 08:09 , Blogger Boca dura disse...

    Sem ser muito otimista mais esse time aí do patético já tá de férias a muitos jogos é uma tirica de dar nojo

     
  • Às 11 de novembro de 2018 às 10:40 , Blogger Libertad disse...

    Sem os laterais briguentos, que deviam ser punidos severamente, sem Dudu e Willian, tendo que escalar o ex jogador Jean como lateral, e a indefinição sobre o miolo da zaga, tenho três grande preocupações.
    -Esse mulato chamado Chara, jogador rapidíssimo, com certeza sera explorado pelo lado direito de nossa defesa.
    -Marcelo Oliveira, da tudo de si contra nós, e mesmo jogando de calça jeans molhada faz gols na gente.
    -Preocupação com a arbitragem, depois que os gayuchos gritaram já levaram um penalty de graça, que se não fosse marcado a diferença hoje era de sete pontos.
    Hoje é o dia de armar bem o time atrás, mas jogar, rodar a bola, nada rifar ou chutão e sair no contra ataque, Hoje é dia de Scarpa.
    -Se Tiago Trombada jogasse como jogou contra os sardinhas, o escalaria para dar cobertura do lado direito, congestionaria bem o meio, com dois volantes de marcação e dois que sabem jogar.
    Não colocaria L. Lima, não esta em boa fase, alem disso esta com amarelão, muito cozido,descompromissado, perde bolas e não marca, muito menos Guerra, canelinha de cristal.

    Weverton
    Jean
    Dracena
    G. Gomes
    V. Luiz
    T.Santos
    F. Mello
    B.Henrique
    Moises
    Scarpa
    Borja

    Nei

     
  • Às 11 de novembro de 2018 às 10:49 , Blogger Libertad disse...

    Hoje é dia de cautela total, todo cuidado é pouco, empate é ótimo resultado (mas não jogar como jogou com o boca lá).
    Gayuchos não ganham do Ceara, para isso acontecer só se for no apito.
    Empatamos hoje, a diferença vai no minimo a seis pontos, ai temos dois jogos em "casa", ganharemos de Flumerdense quarta, e do Paraná domingo, com direito a volta olímpica no café.
    Nei.

     
  • Às 11 de novembro de 2018 às 13:16 , Anonymous Fernando disse...

    Essa campanha explicita e pornográfica a favor do flamerda em toda a imprensa está ajudando muito o Palmeiras. A exemplo da Copa do Brasil de 2015 está servindo para o time ficar com sangue nos olhos e ganhar esse campeonato.
    A imprensa é suja e desonesta, mas é burra, felizmente!!!!

     
  • Às 11 de novembro de 2018 às 13:22 , Anonymous Fernando disse...

    “A INVEJA É A EXPRESSÃO MAIS COMPLEXA DE ADMIRAÇÃO".
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 11 de novembro de 2018 às 17:23 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Se perder, Felipão será o culpado. Retranqueiro.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial