Observatório Alviverde

02/11/2018

O DESÃNIMO NÃO PODE TOMAR CONTA DE UM TIME QUE ESTÁ QUASE CAMPEÃO!



Vida que segue, o Palmeiras enfrenta o Santos neste final de semana.

Ah, antes que eu aborde os temas do clássico, permitam-me que eu volte a falar da bobagem, da asneira, da besteira e, (por que não dizer?) da vaidade de Felipão ao colocar dois times nas diferentes competições disputadas pelo Palmeiras.

Lembram-se do que eu disse, que, nos mais de 50 anos de acompanhamento do futebol, eu não tinha conhecimento de uma única experiência sequer dessa natureza que houvesse dado certo?

A mídia sabia (sabe) e exagerou nos adjetivos para elogiar o sistema, acabando por inflar o ego de Felipão que acreditou - é incrível- na próprio erro que perpetrava, em detrimento do Palmeiras.

Não, não adianta ninguém me dizer que ele estava bem intencionado, pois como dizia meu grande amigo e recém falecido Willy Gonser, um dos maiores nomes do rádio esportivo do Brasil em todos os tempos: "de boas intenções e de bem-intencionados o inferno está cheio".

E, se me permitem a grosseria, estou levantando -sem ofensa ou agressão- o dedo médio da mão direita e baixando todos os outros para dizer: "aqui, oh, que Felipão não acompanha os programas esportivos de rádio e tv , que não lê jornal e nem acompanha as redes sociais". Conte outra, Big Phill.

Além dos 7 x 1, coube agora a Felipão passar a régua, fechar o assunto time duplo e confirmar o "óbvio ululante" (royalties para o escritor Nelson Rodrigues) do prejuízo que se tem com essa estupidez a que a crônica esportiva atual, dita moderna mas incrivelmente demodê, chama, impropriamente, de modernidade, modernismo, atualização ou coisa assim. 

Lembram-se, agora, de tudo o que falei a-n-t-e-c-i-p-a-d-a-m-e-n-t-e a respeito de entrosamento?

Um clube que tem dois times distintos disputando campeonatos iguais em importância e prestígio, sempre terá jogadores se destacando ou se perdendo em cada time que entra em campo e a tendência natural é substituir esses jogadores de acordo com as suas variações de atuação.

Exemplifico.

O Palmeiras tinha uma defesa firme, forte, consistente e bem constituída que sempre esteve entre as melhores de todas as competições disputadas pelo Verdão com Weverton (só é titular porque quando Felipão chegou ele já estava no time) Mayke, Antonio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa.

Por que essa defesa não seguiu sendo a titular? 

Vou responder: simplesmente porque o paraguaio Gomez arrebentou no time B, e conseguiu um ótimo entrosamento com Luan, gerando um grande conflito na cabeça de Felipão.

Aí é que entra o que eu digo, de o técnico achar que, pelo fato do cara ter ido bem no time B, ele tem de  substituir o cara do time A, no caso o Dracena.

Creiam, meus amigos, Dracena  é muito melhor zagueiro do que Gomez, que enterrou o time no  jogo contra o Fla por não ter velocidade suficiente para ao menos acompanhar o ponta que marcava, o colombiano Marlos Moreno. Foi o duelo de uma tartaruga com um puma.

Contra o Boca foi batido algumas vezes em jogadas que requeriam velocidade porque ele consegue ser mais lento do que o veterano jogador que ele próprio colocou no banco, Edu Dracena.

Vocês vão perceber em breve, que Gomez é excelente no desarme e na marcação em espaço de campo reduzido sendo, fundamentalmente, um rebatedor.

Nem de longe sabe sair jogando como Dracena e, da mesma forma, ofensivamente, tem uma presença na área de ataque muito menor do que o veterano que, em meu entendimento, foi o jogador que mais fez falta ao time palmeirense, em razão de sua categoria, experiência e, sobretudo, liderança.


O mesmo caso pode-se afirmar em relação Antonio Carlos que, de fato, falhou no gol de empate do Flamengo por não ter dado cobertura a Gomez, sua obrigação, aliás.

Ocorre porém que todos os que o julgam pelo lance infeliz  se esquecem (até Felipão)dos tantos jogos em que ele cumpriu grandes apresentações e, em muitos casos, fazendo gols.

Ou o Luan tem mais presença ofensiva do que Antonio Carlos no chamado jogo aéreo?

Há outros fatos semelhantes no elenco em outras posições, mas eu creio que exprimi o meu ponto de vista com clareza e exemplifiquei a situação. 

Creio que deu para que todos absorvessem a tese que sempre defendi, mesmo quando tudo dava certo para o Palmeiras, justamente esta:

"quando você tem dois times se alternando, um A e outro B, a tendência do treinador é a de sacar e  substituir quem esteve mal no jogo anterior".

Com isso o entrosamento, principal ingrediente do chamado futebol moderno, mecânico e previsível, verdadeiro "samba de uma nota só" (royalties para Tom Jobim) dos times de hoje em dia, o entrosamento, repito, vai para o espaço e com ele, os resultados. Aconteceu com o Palmeiras!

Um outro aspecto importantíssimo é o psicológico, pois, jogadores existem que quando se sentem inseguros em relação à titularidade, não rendem o que sabem e podem.

Tudo isso fica agravado pela competição crescente no intra-grupo, deteriorando muitíssimo o ambiente, retirando a segurança de atletas que só conseguem render tudo o que sabem e podem quando não se sentem ameaçados de perder a posição.   

=====================================

No que respeita ao jogo contra o Santos o primeiro jogador que eu afastaria seria Weverton. Todo o grande time tem de começar por um grande goleiro, e, sem qualquer dúvida, eu optaria entre Prass ou Jailson, muito melhores.

Na lateral direita manteria Mayke, mas ele está suspenso, tanto e quanto o seu substituto imediato Marcos Rocha. Deve jogar Jean ou, em pior hipótese, Thiago Santos.

No miolo de zaga trocaria Luan por Antonio Carlos ou por Dracena, e, de preferência, usaria a dupla com a qual ganhamos a esmagadora maioria dos jogos.  A tendência é a utilização da velha dupla e eu aprovo integralmente.

Não me oporia, porém, à escalação de Gomes formando dupla com qualquer deles.

Na lateral esquerda voltaria com Vitor Luís ainda que Diogo Barbosa não houvesse sido suspenso.

Na "volância" exploraria Felipe Melo pelo tempo que ele aguentasse (hoje sei porque na Inter de Milão ele jogava só pelo lado esquerdo da defesa e não passava do meio de campo) e depois o substituiria. 

Ainda não se sabe se Melo enfrentará o Santos e, nessa hipótese, pode ser substituído por Thiago Santos

Nas meias, se Hyoran e Guerra não entrarem em campo já me darei por satisfeito. Já chega de falta de força no setor. 

Chega agora a informação que o "morto" Hyoran está fora do jogo. Ótima notícia.

Diante da impossibilidade do aproveitamento de Hyoran o caminho fica aberto para que Scarpa (jogador acima da média) volte ao time.

Na ausência de jogadores mais categorizados para um rodízio, eu funcionaria com Moisés e Bruno Henrique e com o único craque de que dispomos, Dudu.

Ocorre, também, que Moisés (confirmado) está fora do jogo, o que praticamente confirma a entrada de Thiago Santos na equipe ou, em última instância, com a entrada de Lucas Lima que pode sentir-se, de repente, motivado a enfrentar o seu ex-clube.

No ataque colocaria, simplesmente, Gustavo Scarpa no lugar do contundido William, ao lado de  qualquer dos dois centroavantes, Deyverson ou Borja, que, espero, qualquer que seja o escalado, entre com motivação e faça o melhor.

O mais provável time, em meu entendimento, seria este

Prass ou Jailson, mas sei que Felipão manterá Weverton.

Jean na lateral direita ou Thiago Santos. Marcos Rocha está contundido e Mayke suspenso, sabendo-se que ele não jogará, também, contra o Galo Mineiro.

Antonio Carlos e Dracena jamais deveriam ter saído do time, mas é possível que Felipão opte apenas por um dos dois para formar a dupla Gomes. 

Na lateral esquerda Vitor Luís será o titular e, ainda que Diogo Barbosa pudesse jogar, neste momento, optaria por ele. Suspenso, ele também não enfrentará o Galo em BH.

Felipe Melo não esta confirmado mas ele não é de fugir da raia.  Se não jogar, o substituto natural é Thiago Santos, mas também pode ser Jean.

Moisés, contundido, está fora do jogo e seu substituto dependerá dos critérios de escalação de Felipão. 

Bruno Henrique continuará como primeiro volante de transição e o segundo será Scarpa

À frente jogam Dudu mais Borja ou Deyverson.

O importante é que independentemente do time escalado, é que quem entre em campo jogue com raça e compreenda que a vantagem de quatro pontos estabelecida na tábua de classificação tem de ser encarada, não como um fator de risco, como vem colocando a imprensa, mas como elemento motivador que conduza o Verdão ao título.

AVANTI, PALESTRA!

COMENTE COMENTE COMENTE

33 Comentários:

  • Às 2 de novembro de 2018 às 12:44 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    Como assim desânimo????

    Fomos roubados na CdB
    Saímos honradamente do desonrado torneyo paraguayo

    E vamos ser DECA!!!

    DECA!!!!!!!

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 12:44 , Blogger ester abea disse...

    e mais:

    Ninguem, ninguemzinho neste bananístico país tem nosso título:

    DECA!!!!!!!!

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 15:42 , Blogger Libertad disse...

    Amigos,
    Como disse o Alcides, mal planejamento dentro e fora de campo, tamben nunca fui favorável com essa de dois times, hoje com desfalques e contusões não tem nem o A e nem o B, vai sim ter uma mistura um catado desentrosado.
    Sem Maike, Marcos Rocha, não seria hora de um menino da base ao invés do ex jogador Jean.
    Moises fora, F.Mello capengando, será que vai ter que colocar o Tiago Grosso, mais o cozido do Lucas Lima, ou vai de canela de vidro do Guerra.
    E no ataque, sem Willians contundido vai de Scarpa ou com o ridiculo Yohan?Atacante vai com o preguiça do Borja ou o lunatico Deyverson?
    Quer saber? Estamos fudido, se perder para os sardinhas, depois tem a Galinha no Horto, nunca ganharmos lá.
    Vamos torcer, pois somos Palestrinos mas é preocupante, mais uma vez erramos em tudo, como sempre perdemos para nós mesmo.
    Não adianta dinheiro farto, na mão de quem não entende de futebol.
    Preocupante...!
    Alcides, discordo de você, o paraguaio joga Muito, vinha carregando o fraco Luan nas costas, a dupla de zaga tem que ser ele mais Dracena ou A.Carlos.
    Quanto aos goleiro, mas época da contratação eu disse que era fraco, braço de jacaré.
    Amanhã.
    Jailson
    Menino da base
    Dracena
    Gomes
    V.Luiz
    Mello
    B.Henrique
    L.Lima
    Dudu
    Scarpa
    Borja

    Desde que não vem com Jean, Tiago Grosso e Hyoran, já tá bom..
    Nei

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 16:25 , Blogger ester abea disse...

    querido Ney

    acho que o correio atrasou o Calmapax que te mandei, hehehe

    seremos DECA!!!!!

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 17:28 , Blogger Libertad disse...

    Tomara que vc esteja certa amiga Ester.
    Tenho dúvidas se nosso palestra aguentará tantos desaforos dessa péssima administração.
    Como conhecedor de nossa história, sei que não será fácil, o velho filme se repete, mas como bons Palestrinos vamos torcer até no último segundo.
    Nei.

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:31 , Blogger Boca dura disse...

    Não concordo que o Felipão tinha dois times. O que ocorre é que ele fazia algumas alterações mais por ex. Felipe Melo dudu William e Maike quando não estavam contundidos ou suspensos jogaram quase todos os jogos independente do campeonato

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:35 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    COPIO E COLO O TIME DO NEI:
    Jailson
    Jean
    Dracena
    Gomes
    V.Luiz
    Mello
    B.Henrique
    L.Lima
    Dudu
    Scarpa
    Borja

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:37 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    E querem saber ? Esse time acima, com Mike, é o melhor Palmeiras a ser formado em 2018.

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:37 , Blogger Boca dura disse...

    Acredito que perdemos a classificação para o boca devido a falhas de alguns jogadores que não corresponderam. Por ex. Lucas Lima guerra que quando entrou não disse a que veio hioram Diogo barbosa e mais alguns. Porque num jogo grande você precisa contar com pelo menos 12 jogadores

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:39 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Cuca é muito esperto. O que será que ele "prepara" para FM ?

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:39 , Blogger Boca dura disse...

    Justamente o que ocorreu com o boca um jogador que saio do banco resolveu os dois jogos

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:42 , Blogger Boca dura disse...

    Enquanto nós precisamos do banco e os que entraram não corresponderam ex. Lucas LIMA guerra hiorram todos eles e mais alguns entrou e não aconteceu nada

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:43 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Lembrem-se da briga de 2009, entre o santista domingos e o alviverde Diego Souza. Tudo preparado por Mancini.

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:44 , Blogger Boca dura disse...

    Essa pra mim foi a diferença dos dois jogos. Porque pra mim os dois times são do mesmo nível e baixo por sinal

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:47 , Blogger Boca dura disse...

    Acredito que agora e juntar os cacos pra tentar ganhar o brasileiro e repensar pelo menos uns sete o oito jogadores para 2019

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:54 , Blogger Boca dura disse...

    Dispensaria Jean hiorram Mobilete ou borja só um pode ficar um porque o nível dos dois e de mediano pra baixo devolve Marcos Rocha pro patético e muito caro pelo que joga 10milhoes de reais e já com quase trinta anos

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:56 , Blogger Boca dura disse...

    E acho que esses que o gordinho contratou até agora Arthur e Zé Rafael não me convencem

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 18:59 , Blogger Boca dura disse...

    Estamos gastando muito dinheiro com jogador pé de rato. Melhor seria trazer só um mais que resolva desse nível aí já temos bastante no elenco então que se aproveite mais jogadores da base

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 19:48 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Deixo bem claro que mesmo não estando otimista, apoio veementemente Luiz Felipe Scolari. Se alguém deve sair do Palmeiras, nosso campeão deve ser o último a sair, e apagar as luzes. Entretanto, afora alguns jogadores, Matos deve seguir o caminho das Alterosas. O fio de Matos já virou. Quanto às eleições do final do mês, nada obstante minhas divergências em relação ao atual presidente, não há como deixar de apoia-lo junto a Leila Pereira, em benefício da ratazana pantagruélica Mustafá Contursi.

     
  • Às 2 de novembro de 2018 às 20:52 , Blogger FELPPE disse...

    Se você Palmeirense aceita um juiz que tem lado, não reclame nunca mais se os árbitros ajudam o Curica.

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 10:16 , Blogger ester abea disse...

    amigo Boca Dura

    Tia Ester vai mandar Calmapax para vc também(rssss)

    Calma querido...


    Nao entre na da imprensa marrom que afirma que os 4 pontos nao sao nada. Eles finjem que nao percebem que o SPFW joga contra o Globofla, e que um tira pontos do outro.
    E nao acredite que nosso time está mal...Tia Ester(Ney, Tredenski e outros mais rodados) já viram Aragonez, Jaime Boni e Darinta jogar com a linda camisa verde...AKILO é que era time ruim.

    Vamos ser DECA!!!! todos nós vamos ser DECA!!!!

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 10:44 , Anonymous Verdinha disse...

    Não estou confiante na conquista do título. Não duvido nada se o Palmeiras perder pro santos e atletico e ter que ir buscar a liderança contra o fluminense.
    Tô com medo.

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 11:04 , Blogger Libertad disse...

    Fico preocupado..!
    Dentro de uma administração de um clube que tem uma das maiores arrecadações do Brasil, Maravilhoso centro de treinamentos uma arena espetacular, que se diz contar com excelentes profissionais, como pode com um elenco farto e privilegiado em relação aos demais chegar numa fase decisiva do campeonato com tantos problemas de cartões, suspensões e lesões, alguma coisa deve estar errada ou é amadorismo mesmo? Um clube do nosso nível,que tem as nossas pretensões tem que ficar mais ativo a isso, jogadores como Maike e Diogo Barbosa tinham que ser severamente punidos por se envolver de graça numa confusão e estar prejudicando o clube. Eh essa de time A e B, serviu para que? hoje estamos ai com os principais jogadores lesionados ou se arrastando em campo, estamos eliminados de dois dos três torneios e com grande risco do terceiro.
    Cade o Planejamento? É muito preocupante mais três anos sob direção desse incompetente Cara de ovo e do gordinho Picareta.
    Sendo Campeão ou não, temos que rever a fundo esse esquema de contratações, qual é a avaliação e critério, muito dinheiro jogado fora com aquisições e reformas de contatos de jogadores de péssimas qualidades com custo beneficio negativo.
    Essa atual situação, eliminação das duas copas,time se arrastando no brasileiro, pod e se colocar tudo na conta de quem vem fazendo errado desde o inicio do ano, contratação do Machadinho erroneamente, depois traz Scolare mais politicamente do que tecnicamente para salvar as eleições.
    O triste talvez não seja as eliminações, mas sim aguentar esse incompetente por mais três anos.
    Com todo respeito, mas Prass, Dracena e Jean não da mais, Tiago Santos, Hyoram, Arthur, Não tem a minima condição de vestir nossa camisa, e precisa se rever bem quanto a F.Mello, seu custo beneficio, indiscutível qualidade técnica, mas idade e gênio forte não tem atrapalhado.
    Um campeão se faz com detalhes, e o palmeiras como sempre não é atento a eles.
    Nei.

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 12:31 , Anonymous Justo e Franco disse...

    É simples nei, o Palmeiras deveria ter priorizado o campeonato brasileiro e dado uma banana pra libertadores e Copa do Brasil. Por que falo isso, por que o brasileiro estava mais fácil de ganhar. O que o cruzeiro fez: priorizou a copa do Brasil, apesar dos roubos contra o santos e contra nós, mas priorizou, deu tudo de si nesse campeonato por que era o caminho mais fácil pra eles, arriscaram e acertaram, visto que no brasileiro o cruzeiro está mais pra lá do que pra cá e na Libertadores o time não caiu nessa esparrela de "Obsessão,que parece que só o Palmeiras tem essa obsessão. Simples, viu o caminho mais fácil e investiu tudo na copa do Brasil, e olha que o cruzeiro tem um elenco tão qualificado quanto o nosso, em alguns setores até melhor que nós.
    Então era pro Palmeiras ter priorizado o brasileiro é deixado a vida levar na Libertadores e Copa do Brasil, mas quiseram abraçar as três competições e abraçar o mundo. Caiu infantilmente na conversa da imprensa, esta que todo santo dia falava que o Palmeiras tem elenco pra ganhar tudo, e a turma lá acreditou. Bestas.
    Até minha avó Lurdinha de 93 anos sabe que, com esse calendário brasileiro, é humanamente impossível ganhar duas competições jogando quase que simultaneamente. Tá na cara isso. Mas os orgulhosos quiseram pagar pra ver. Tá aí. Todo mundo cansado, esfacelado e exaurido física e psicologicamente, com os nervos em pandarecos.
    Era pra ter focado só no brasileiro. Libertadores e Copa do Brasil se viessem seria lucro.
    Será que a turma lá não pensa que mais um título nacional no nosso currículo aumentamos ainda mais a distância pra curica e Cruzeiro, que tem ambos 10 títulos nacionais. A turma lá não raciocina isso?
    E os caras lá estudam gestão empresarial, gestão integrada, gestão de não sei o que.
    É pra acabar viu.

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 12:45 , Blogger ester abea disse...

    já mandei o Calmapax pro Ney, Verde Insuperável e Boca Dura

    agora mando pro Justo e Franco, hehehe




    gente do céu, vamos ser DECA!!!!

    DECA!!!!

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 12:50 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Com esse elenco, no mínimo, duas competições seriam prioritárias ! No mínimo . Em assim sendo, o Deca é obrigação. PS. Obrigado pelo calmapax, amiga Ester. Mas tenho receio que também precisarei tomar umas aspirinas prevents.

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 12:54 , Anonymous Ed disse...

    Como é bom ter o blog de volta, com os participantes convergindo ao respeito e boa convivência.
    Como é bom ler os comentários de todos aqui, cada qual à sua maneira e característica, com com suporte e embasamento.
    Justo e Franco em mais um comentário visceral e irretocável. Nei Verde e suas críticas à direção do clube. Ester Abea e seu otimismo tocante e acalentador. Verde Insuperável e Boca dura com suas ponderações eloquentes, Verdinha, respeitando, com sua preocupação até de certa forma concebível.
    Isso sem citar as participações dos amigos Cláudio de MG, Alexandre Correia, Marcelo José dentre outros.
    O blog e os participantes estão de parabéns.

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 13:13 , Blogger Boca dura disse...

    Amiga Ester aceito o seu calmapax mas concordo com sua tese sobre essa copa paraguaia prefiro ganhar dos gambás e abutres e até bambis afinal ver a cara de tristeza do Mauro Cesar preimobil e kfuro home másculo quando o time deles perdem não tem preço

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 14:09 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos:

    a. Boca Dura, só de imaginar a imprensa marrom, liderada pelo machao, em desespero com o Palmeiras DECA já estou dando risada. E a copa paraguaya é para quem gosta de coisa falsificada...

    b. hoje, contra as viúvas do Pelé:

    b.1 se perdermos: nao é o fim
    b.2 se empatarmos: bom resultado

    e

    b.3 se ganhamos: é DECA!!!!

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 15:27 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Grande Ester, pela primeira vez ouso discordar de sua magnífica pena: O empate, dentro do Allianz, é péssimo para nós, em todos os sentidos. Se o nojento do balneario ganhar, ficarão no nosso pescoço. Eu exijo a vitória. Se virem !!! Vai ser vexaminoso o curica ganhar um título em 2018, e nos NENHUM !

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 16:55 , Blogger ester abea disse...

    a-h-á!!!!

    E quando meu amigo Verde Insuperável EXIGE a vitória, é certeza absoluta de ganhar hj

    Seremos DECA!!!!

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 19:35 , Blogger Libertad disse...

    Justo e Franco mandou bem no comentário do meio do dia.
    Nei

     
  • Às 3 de novembro de 2018 às 19:50 , Blogger Libertad disse...

    Muito bom primeiro tempo.
    Esquema perfeito com meio de campo bem congestionado.
    Tiago, Bruno, Lima, Dudu, Scarpa, só Borja fixo.
    Nei.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial