Observatório Alviverde

30/10/2018

ESCALE O TIME DE SUA PREFERÊNCIA PARA ENFRENTAR O BOCA AMANHÃ NO ALLIANZ PARQUE


Prefiro nem lembrar que esta semana o Palmeiras enfrentará o Santos pelo Brasileirão.  

Todo o esforço palmeirense tem de ser direcionado de forma total e exclusiva, para o jogo contra o Boca Júniors, time contra o qual o Palmeiras disputa a sua classificação para as finais da Libertadores/18.

Sobre esse Palmeiras x Boca de amanhã, em pleno Allianz, o maior jogo do Verdão este ano,   não há nem necessidade de que se ressalte sua importância transcendental.  

As duas camisas falam por elas mesmas e garantem que se trata de um dos maiores jogos das Américas e, por extensão, um dos maiores do mundo. 

Em suma, o Palmeiras x Boca de amanhã vem marcado pelo poder de definição e vai conduzir o time vencedor à decisão da Libertadores/18, que, de longe, é o mais importante campeonato das Américas.

Após perder em Buenos Aires por 0 x 2, o Palmeiras, agora, quer dar o troco nos argentinos e mandá-los de volta sem a classificação que ficaria no Brasil.

Se atender as exigências matemáticas do regulamento e superar numericamente o rival pela diferença de dois gols, o Palmeiras leva o jogo para os penais.

Caso estabeleça diferença igual ou superior a três gols, o Verdão classificar-se-á  diretamente  para as finais da competição. É tudo o que a torcida mais vibrante do país está esperando!

Na hipótese de vencer no tempo regulamentar, enfrentará o vencedor de Grêmio e River Plate.

Gaúchos e argentinos fazem o confronto decisivo do grupo oposto nesta 3ª feira à noite em Porto Alegre.

Os gaúchos, que jogam em casa após derrotarem"Las Galinas" no jogo de ida, em plena Buenos Aires, apresentam boa vantagem para a decisão.

Dito isto quero dizer agora que muito me estranha e causa espécie o fato de que não ver ninguém da mídia realçar ou ressaltar que o Campeão da Liberta receberá um passaporte visado para representar o Brasil no Mundial de Clubes e concorrerá ao privilégio de se tornar Campeão do Mundo de 2018. 

Já imaginaram se quem estivesse chegando fossem as galinhas pretas? A mídia não estaria falando em outra coisa que não fosse o MUNDIAL DE CLUBES...

Aliás, meus amigos, en passant eu quero sugerir que passemos a usar o título de  "galinhas pretas" todas as vezes que nos referirmos ao Curica, parafraseando os argentinos que chamam o River de "Las Galinas". 

A propósito do jogo de amanhã, Felipão não tem dado nenhuma pista do time que pode colocar em campo para a decisão.

Sabe-se que Marcos Rocha e Artur, que estavam contundidos, voltaram a treinar ontem o Palmeiras, mas dificilmente estarão aptos para o jogo decisivo de amanhã.

De qualquer forma, como nada é impossível, quem sabe Marcos Rocha, muito melhor apoiador do que Mayke, conquanto menos eficiente como marcador, reforce o time e Artur reforce o banco. Pior do que Guerra, quem desconhece, Mayke não é.

Entre os jovens da base seis deles estão treinando (voltaram a treinar, ontem) com os titulares: Papagaio, Luan, Cândido, Gabriel Furtado, Matheus Rocha e Yan, Acredito que apenas Papagaio deva figurar no banco. 

O time anunciado pela mídia é este:
Waverton, 
Mayke, Luan (se melhorar), Gustavo Gomez e Diego Barbosa.
Felipe Mello, Moisés, Bruno Henrique, Dudu. 
William e Borja.

Cá entre nós, conhecendo Felipão como conheço, não acredito que o time seja, rigorosamente, esse.  Sou convicto de que há e haverá algum elemento surpresa na formação que for a campo.

Fazendo reflexões sobre o time, eu, um primeiro momento, imaginei uma zaga com Antonio Carlos e Dracena.

E pensei assim não só pelo entrosamento (fizeram a maioria dos jogos) como, principalmente por serem altos, bons cabeceadores e armas importantíssimas no jogo aéreo, sobretudo o ofensivo que, especificamente amanhã, será a nossa maior carência.

Num segundo momento, porém, fico imaginando que se o Palmeiras forçar demasiadamente no ataque (terá de fazer isso obrigatoriamente) o Boca colocará em vigor a tática da bola comprida e da velocidade e aí haverá a necessidade de zagueiros mais velozes.

Estou convencido, também, de que o time argentino vai fazer tudo para impedir que o Palmeiras atue pelos lados do campo e, da mesma forma creio que  promoverá marcação  pessoal especial, severa e exageradamente forte sobre Dudu.

Diante disso eu imagino que o Palmeiras teria de ter forçosamente em campo um meia habilidoso que fizesse o time jogar  e que aliviasse um pouco a carga sobre Dudu que, não tenham dúvidas do que digo, será caçado em campo e pode até ser cassado do jogo pelas botinas tradicionalmente traiçoeiras dos violentos jogadores argentinos.

As alternativas, neste caso, são Lucas Lima e Scarpa, mas, de novo, conhecendo Felipão como conheço, tenho certeza de que por questões de hierarquia e tempo de banco, dificilmente ele irá iniciar o jogo com o meia que veio do Fluminense, seguramente, a melhor opção.

Tenho ouvido muito, também, que Scolari pode tentar jogar pelos flancos, a partir do povoamento da área defensiva e imediações com três homens, sejam elas zagueiros, volantes ou com quem saiba jogar de beque, a fim de liberar Mayke e Diogo Barbosa para atuarem como alas e não como laterais de guarnição estritamente defensiva.

Agora, pensando bem, conclua comigo: laterais chegando para cruzar para quem, se a opção for pelos lances predominantemente aéreos? 

Para Borja, que não sabe cabecear? 
Para Bruno Henrique e Moisés, medianos na estatura e neste fundamento? 
Para os baixotes William e Dudu? 
Para Felipe Melo que só atua recuado?

Da mesma forma, Luan, e Gustavo Gomes não são exatamente aqueles jogadores nos quais se possa (ainda) confiar no chamado jogo aéreo ofensivo. 

Para atuar dessa forma, só se fosse para começar com o Deyverson que, para mim, é a melhor alternativa ofensiva de banco, superior a todas as outras por sua ótima presença física, alta mobilidade e capacidade para incendiar -se preciso- o jogo.

É por isto que eu digo: os cruzamentos só encontrariam os bons cabeceadores nas faltas ou nos eventuais córneres e as formações anunciadas como titulares não são favoráveis ao jogo aéreo. 

Em razão de tudo isso eu entraria em campo com um time habilidoso e experiente, e jogaria sempre guarnecido por três marcadores em delta cercando a área fim de não sofrer gols, logo à frente do goleiro.

O time porém, teria de estar disposto a colocar a bola no chão e partir com muita criatividade, usando bastante as jogadas individuais para catimbar, irritar os argentinos e provocar faltas, cartões e até expulsões, tanto e quanto para encontrar mais facilmente o caminho do gol. 

É claro que eu escalaria, também, a zaga artilheira (Antonio Carlos e Dracena) para as eventualidades de cobranças de faltas e de escanteios que (estou certo disto) aconteceriam em profusão. 

Digo isto porque, amanhã, a prioridade será fazer primeiramente a feitura dos gols sem os quais o Palmeiras não passa às finais! Depois, se possível, não tomá-los, mas esse expediente de nada adianta porque o Palmeiras, se não fizer gols, não se classifica!

Eu (mas fique claro que sou eu) colocaria em campo este time:

Prass
Mayke, Antonio Carlos, Dracena e Barbosa.
Melo, Moisés, Bruno Henrique e Scarpa (Lucas Lima)
William e Dudu..

E você?

Qual considera a melhor tática para amanhã?
 Escalaria qual time para a decisão?

COMENTE COMENTE COMENTE
 

21 Comentários:

  • Às 30 de outubro de 2018 às 07:30 , Blogger Jota disse...

    Time: Pras, Mayke, Antônio Carlos, Gustavo Gomez, Vitor Luiz, Felipe Mello, Bruno Henrique, Tiago Santos,Lucas Lima, Dudu e Borja, assim libera o Dudu e o Borja da marcação e o Lucas Lima para armar. Se não der no segundo tempo tira o Tiago e coloca o Willian.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 07:54 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Li esse comentário nas redes sociais. Perfeito:
    "3 jogadores não devem ser titulares na quarta: antonio carlos ....o cara entrega em todos os jogos decisivos...desde o paulista !!! moises....lento ....pesado....parece que joga com um saco de cimento nas costas.....e o sr. hyoran .....que pensa que é o verdadeiro holandes....mais erra 95% dos passes .....isso quando passa ....nos matou de raiva contra os cheirinho !!!" Antônio Carlos falhou em 6 jogadas cruciais este ano. Que não seja escalado para falhar na sétima. Definitivamente, não é jogador para o Palmeiras.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 07:55 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Prass ??? Só se houver disputa de pênaltis.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 09:15 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Wewerton, Mayke, Luan, Gomez e Diego Barbosa.
    Felipe Mello, Bruno Henrique e Lucas Lima
    Scarpa, Borja (Willian) e Dudu.

    (Prass só após o apito final, tendo pênaltis)

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 10:06 , Blogger Libertad disse...

    Na necessidade de fazer no minimo dois gols e não tomar nenhum, pelo fato do time do boca vir com o regulamento debaixo do braço,já entra ganhando de dois a zero, vamos ter que sair da mesmice e atacar, mas atacar desordenado pode ser fatal.
    Eu, eu disse eu, de imediato já tiraria do time os que não estou rendendo.

    Entraria com três zagueiros, Luan Dracena e Gomes, sacava Moises e B. Henrique, e Colocava lucas Lima, pelos lados do campo Dudu e Willians com Deyverson no meio. Consistência atras, habilidade no meio, e velocidade na frente, jogar pelos lados do campo, e da lhe pressão total.
    Caso não funcione, no intervalo, tira um zagueiro, muda o esquema podendo entrar Moises, B. Henrique, Scarpa ou Borja.

    Werverton

    Luan, Dracena e Gomes

    Meike e Diogo Barbosa
    F. Mello e L.Lima

    Dudu Deyverson Willian

    Nei.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 10:18 , Anonymous pássaro verde disse...

    Até parece que felipão vai tirar o Weverton faltando 2 minutos pra acabar o jogo pra colocar o Prass nos pênaltis. Tem gente que vive no mundo da lua, e não adianta nada ficar bravinho, nervosinho comigo.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 10:21 , Anonymous Ed disse...

    Não sou de xingar e nem de entrar em discussão, mas esse pássaro só atormenta os outros.
    Se atenha no seu comentário pássaro. Isso é cafajestagem.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 10:27 , Anonymous Nilton disse...

    Verdade, Ed.
    Mas o que vc pode esperar de um petista, que defende corruptos e ladrões ??

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 11:43 , Anonymous Anônimo disse...

    Pássaro passarinho tu és medíocre.
    Quem assina esse comentário sou eu, Jalin Rhabei.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 14:01 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Weverton
    Myke, Luan, Gomez, Diogo Barbosa
    Felipe Melo, Bruno Henrique, Lucas Lima
    William, Borja,

    3 x 0 nos 90 minutos.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 14:04 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    E Dudu.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 15:01 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Pouparia amanhã Weverton, Dudu, F. Melo e Moises.
    Isso não quer dizer que eles não podem jogar 30, 40 min no 2T, mas só se o time que entrar fizer 1 x 0!
    Isso não significa abandonar a Libertadores, mas sim priorizar o Deca, que está mais próximo...
    Minha escalação:
    Prass
    Maike AC Gomez DB
    Thiago Santos e BH
    Lucas Lima
    Arthur Willian
    Deyverson

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 15:03 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Pouparia tb o Borja!!! Até porque o Deyverson será julgado pela CBF, não é?

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 15:09 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Ou seja, não utilizaria de saída contra o Boca Weverton, Dracena, Luan, Vitor Luis, Felipe Melo, Moises, Dudu e Borja. Os quais seriam a minha base para montar um time descansado contra o Santos.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 15:26 , Anonymous Anônimo disse...

    Esse tal pássaro é comunista, tem o rabo vermelho, ideologia da discórdia, arruma confusão onde não tem, acredita ate nas próprias mentiras, é um asno da cartilha do Lula.
    J.B.Faria.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 17:30 , Anonymous Anônimo disse...

    Weverton
    Maike
    Dracena
    Gomes
    Barbosa

    Mello
    B.Henrique
    L.Lima
    Dudu
    Borja
    Willian

    J.B.Faria

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 21:05 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Meus amigos

    Fico feliz que o nível do blog tenha melhorado ainda mais em face da contribuição inteligente de cada um.

    Pena que ainda haja quem participe da roda de comentários para agredir outros companheiros.

    Este velho escriba tem divergências fortes com outros participantes mas nem por isso os agride ou é agredido.

    Em vez de ofender, por que não argumentam? Em vez de contestar por que
    não discordar com educação?

    Temos, todos nós, as condições necessárias para fazer deste blog um espaço especial na Internet.

    Para tal basta suspender as ofensas e as agressões gratuitas.

    Hoje, por exemplo, eu levantei a tese de começar o jogo de amanhã sem um centroavante especialista e só depoism se necessário, entrar com Deyverson ou com Borja mas ninguém nem notou.

    Eu adoraria obter as avaliações de todos vocês muitos dos quais já provaram que sabem muito de futebol.

    Afinal, da discussão nasce a luz.

    Um abraço a todos pois já estou me encaminhando para a frente da TV onde pretendo "secar" o Grêmio, mesmo sabendo que esse River Plate é sempre uma duríssima carne de pescoço quando enfrenta o Palmeiras.

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 22:13 , Blogger Boca dura disse...

    Não acho que Felipão vai alterar muito a escalação do time tirando hyrom que parece estar com febre amarela ou talvez dengue e o Tonhão zagueiro muito fraco no mais qualquer escalação pode dar certo

     
  • Às 30 de outubro de 2018 às 23:15 , Blogger Duende Verde disse...

    Weverton, Mayke, Luan, Gomes e Diogo Barbosa - Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima - Dudu, Deyverson e Willian. Vamos ganhar por 03 a zero como na semi da Libertadores de 99 contra o River!!!! Anotem!!!

     
  • Às 31 de outubro de 2018 às 00:02 , Blogger Duende Verde disse...

    Imprensinha engolindo a eliminação do Grêmio!!!! Da mesma forma como dão como certa a eliminação do Palmeiras já davam como certa a classificação do Grêmio, só esqueceram que o futebol é o esporte mais louco que existe...iremos classificar!!!

     
  • Às 31 de outubro de 2018 às 00:11 , Blogger STM disse...

    E não é que o River passou pelo Gremio? Time argentino joga melhor fora de casa.
    O Pameiras que se cuide para nao ser humilhado!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial