Observatório Alviverde

27/10/2018

FLA X PALMEIRAS



Não há como negar que o cansaço foi o maior responsável pelo empate cedido pelo Palmeiras ao Flamengo no jogo de ontem no Maracanã.

Considere-se depois dele os desfalques decorrentes das contusões e dos cartões. Sem um lateral direito especialista, o Verdão teve de improvisar com Luan que, coincidentemente e por azar, também se contundiu na metade do segundo tempo.

Fator relevante, também, foi a necessidade premente de o Palmeiras ter de mexer no time em razão das contusões de Felipe Melo, então o melhor em campo e de Luan que, mesmo improvisado na ala direita, dava conta do recado.  Quando ele saiu sobrevieram o cáos e o gol do Flamengo!

Há que se ressaltar, também (mais uma vez) a falta de visão de Scolari na escalação do time que iniciou o clássico, ressalvados todos os créditos do experiente treinador que acerta tanto, mas que, às vezes, também erra. Já havíamos falado sobre isso, lembram-se?

Felipão, ontem, errou de maneira grotesca ao escalar  Guerra, um jogador, hoje, abaixo do nível de exigência palmeirense, não tanto por questões técnicas, mas por questões físicas.

Em relação a Hyoran, falo por mim, eu não o escalaria, porquanto de há muito ele já não vinha bem, apresentando deficiências de toda a ordem sobretudo as físicas e, não obstante, a falta de confiança.

Felipão até que viu o que relatamos mas pelas circunstâncias decorrentes das saídas prematuras de Luan e de Felipe Melo, acabou deixando Hyoran em campo sem jamais imaginar que a falta de fôlego (ele andava em campo) e de condições físicas desse atleta, levaria o Palmeiras à cessão do empate aos cariocas.

O empate do Flamengo foi uma consequência direta da falta de condição física de  Hyoran, que não conseguiu marcar a saída de bola e, sequer, acompanhar o lateral, o ponta ou quem se deslocasse pela posição, fosse para cercá-lo, desarmá-lo ou para dar cobertura a Gomez.

Em suma, Hyoran não conseguiu ganhar uma única dividida, não acertou um único passe ou deu-se bem em um único lance. Em tempo algum ele conseguiu tocar a bola com autoridade ou representou uma alternativa de e para passes , fosse em deslocamentos, passagens ou "ponto futuro".

Guerra lutou, se esforçou, deu tudo de si mas, como de costume pouco rendeu. A insisência com esse jogador que entra nos jogos e nada realiza ou consegue realizar, acentua e realça  a falha de Felipão.

Scarpa, é elementar, deveria ter entrado de cara visando a recuperar seu ritmo de jogo, considerando-se que pior do que Guerra, por tudo o que já se sabia acerca do retrospecto recente das atuações do venezuelano, seria muito melhor para o Verdão.

A entrada de Willian no lugar de Guerra, aos dez do segundo tempo, de um ponto de vista teórico era excelente, perfeita, levando-se em conta de que o Palmeiras já vencia por 1 x 0  e que o esquema de contra-ataques poderia proporcionar ao Palmeiras mais agressividade no ataque, e, por consequência, outros gols.

Entretanto, a inoperância de Hyoran -o pior em campo- sem condições físicas comprometeu seriamente as atuações de William, de Dudu e até de Borja, que pode ser acusado de tudo, menos de não ter jogado com denodo, brio e esforço.

A ofensividade palmeirense foi comprometida pela péssima atuação de Hyoran, tanto e quanto pode-se afirmar que ele foi responsável direto pelo gol do Fla, por sua falta de combate do lado direito da defesa, em um lance no qual ele não acompanhou a defesa para ajudar no combate.

Àquela altura Luan (que houvera se saído tão bem na improvisação como ala) havia se contundido e deixado o campo por contusão, obrigando Felipão, por absoluta necessidade, a colocar em campo o paraguaio Gómez que, além de canhoto, não é um "sprinter", isto é, não tem velocidade para acompanhar jogdores de maior velocidade como o colombiano que fez o gol, Marlos Moreno.

Felipão não foi feliz na alteração porque só se deu conta do problema que surgira após o Flamengo ter empatado o jogo, quando ordenou que Thiago Santos trocasse de posição com o paraguaio que passou a jogar onde sabe, isto é, dentro da grande área.

Para encerrar eu quero voltar a salientar a necessidade premente do retorno da zaga Antonio Carlos e Dracena que, mais uma vez, demonstrou ser muito melhor, mais experiente e segura do que qualquer outra dupla .

Fique claro que a dupla perfeita não existe mas a menos imperfeita que se pode colocar em campo hoje em dia é essa, desde que com a presença de laterais e volantes competentes para assessorá-la.

Contra o Boca será imprescindível a presença de Antonio Carlos e Dracena, exímios cabeceadores ofensivos, até pela necessidade do placar elástico que o Palmeiras precisa construir em busca da  classificação.
 

COMENTE COMENTE COMENTE

20 Comentários:

  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:15 , Anonymous Anônimo disse...

    Esse hyoran é dose viu.
    Elaine Lara

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:21 , Anonymous Anônimo disse...

    Fora hyoran. Guerra brincando de esconde-esconde.
    Elaine Lara

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:37 , Anonymous Anônimo disse...

    Antônio Carlos não pode tomar um drible daquele. Jogador amarelão em decisão. Aff.
    Elaine Lara

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:39 , Anonymous Ednho disse...

    To com medo que a falta de energia elétrica mude o rumo do jogo. Já vi isso N vezes.

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:41 , Anonymous Edinho disse...

    Esse Felipão não tem jeito mesmo. Guerra em campo é brincadeira. O Scarpa fora de ritmo é melhor q ele.

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:47 , Anonymous Anônimo disse...

    Pode tirar esse Antônio Carlos. Guerra escondidinho, só que não é de carne seca, é de ruindade e amarelisse mesmo. Hyoran anêmico, não tem força pra tocar uma bola. Que ódio.
    Elaine Lara

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:51 , Anonymous Anônimo disse...

    Não é hora de poupar time. Que se dane a libertadores. Joga quarta feira com o time completo também. Esses come dorme ganha muito bem. Agora é hora de usar os melhores. Chega de frescura.
    Elaine Lara

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:54 , Blogger Libertad disse...

    Será que não tem dois moleques da base para por no lugar das amebas Hyoran é Borja.
    Um pouquinho de bola ganha, esse time do flamerda é ruim demais...
    Nei

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:58 , Anonymous Edinho disse...

    Ele é esforçado e lutador mas tem pouca bola. Tiago Santos não consegue passar certo nenhuma bola.

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 19:59 , Anonymous Edinho disse...

    Ter um time competitivo e ganhar um jogo com Hyoran Guerra e Tiago Santos no time só Felipão mesmo.

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 20:01 , Anonymous Edinho disse...

    Ah eu esqueci de colocar o nulo do Borja. Feito o registro.

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 20:03 , Anonymous Anônimo disse...

    A nutricionista do Palmeiras tem que dar mais feijão pro Hyoran. O cara não consegue ter forma pra tocar uma bola, seguir jogada ou dividida. Guerra escondidinho de carne seca. Horrível. Scarpa fora de forma já. Antônio Carlos não passa um minimo de confiança.
    Elaine Lara

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 20:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Felipão errou na escalação. Era pra ter chegado e meter o pé na porta do flamerda com o time titular. Chega de poupar time. Falta sete rodadas pra acabar o campeonato. É pra ir com tudo, na jugular dos adversários. Sem sopa pro azar. Libertadores? Vamos com o time titular também. Brasileiro está mais encaminhado pra ganhar. Eita felipão, por que inventar agora.
    Elaine Lara

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 20:14 , Blogger Libertad disse...

    Fico mne perguntando, quem disse para o Tiago Trombada que ele joga bola.
    Como pode liberar o Veiga e ficar com Hyoran.
    Tem que avisar o Borja que ele está no Maracanã, jogando contra o flamerda.
    Nei

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 20:34 , Blogger Libertad disse...

    Tira essa Merda desse Hyoran, essa praga tá podre.
    Nei

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 21:05 , Blogger ester abea disse...

    Tia Ester nao assistiu, para variar...

    1 a 1

    4 pontos na frente???

    DECAAAAAAA!!!!!!

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 21:15 , Blogger Libertad disse...

    Dava para ter ganhado, mas o resultado foi bom pelas circunstâncias.
    Tem uns caras que não da para estar no elenco, Tiago Trombada, Hyoran, Guerra...
    Antonio Carlos definitivamente não da..
    Nei

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 21:49 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Antônio Carlos não é beque de decisão. Até minha avó Lurdinha de 93 anos sabe disso. O cara treme em jogo decisivo.
    Onde já se viu levar aquela finta insossa do jogador flamenguista? . Discordo de você nei, se me permite. Tiago Santos jogou dentro da proposta tática que felipão o deu.
    Quando Felipe Melo esteve em campo, ele foi bem. Aí o Melo saiu e Tiago teve que se desdobrar. Não comprometeu. Quanto a guerra, concordo plenamente. O Palmeiras jogou com um a menos com ele em campo.
    Felipão parece que acordou da letargia covarde e medrosa de fazer o time ficar jogando ping pong.
    Se o Palmeiras tivesse um armador, não digo nem cerebral tipo Djalminha, Alex, mas um armador insinuante, o time liquidava a fatura hoje. Scarpa poderia ser esse cara, mas não sei ele fora de forma.
    As jogadas morriam no pé do hyoran é impressionante. No mais gostei da postura tática do time, da proposta do felipão (até que enfim hein gaúcho).
    Não poderia exigir mais que isso. Os jogadores estão extenuados. Vamos dar esse desconto de 10% pelo menos.

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 22:10 , Blogger Boca dura disse...

    O resultado foi ótimo sem mais é só esperar pelo Deca e torcer na quarta-feira

     
  • Às 27 de outubro de 2018 às 22:47 , Blogger Jeferson Xavier disse...

    No começo eu achava que o problema eram os técnicos, que não conscientizavam o Antônio Carlos sobre posicionamento e nervosismo. Ele tem bom porte físico e agilidade. Mas tem o defeito de falta de decisão, como diz um amigo, ele é um 'paga-lanche', aquele cara bocó que qualquer 'amiguinho' que pede um lanche, ele paga, mesmo que fique sem para si mesmo. É um entregador de paçoca. TALVEZ algum dia ele se ligue e melhore, mas a minha confiança já foi.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial