Observatório Alviverde

14/11/2018

PALMEIRAS 3X0 FLUMINENSE, OUTRO PASSO DADO EM DIREÇÃO AO TÍTULO!



PRIMEIRO TEMPO:

Felipão surpreendeu de novo.

Nem tanto em relação à escalação (devidamente antecipada) mas devido à forma de atuar da equipe.

Todos esperavam um Palmeiras vibrante, aquele da marcação alta que corre muito, marca forte, que asfixia o adversário e logo de cara, abre a contagem, sobretudo nos jogos do Allianz Park.

Entretanto o Palmeiras de hoje esteve diferente e os jogadores passavam a impressão de que haviam ingerido um chá calmante, talvez o "doces sonhos".

O fato é que Felipão colocou em campo um time que atuou de maneira diferente da usual, decorrendo daí alguns problemas -não muitos- vivenciados nas quatro linhas, mesmo jogando contra um dos piores times do Brasileiro.

Na verdade, obrigado a propor o jogo, o Palmeiras jogou com reserva e cautela, sem imprimir o ritmo alucinante do início dos outros jogos.

Scolari resolveu iniciar o jogo sem todos os seus melhores jogadores, e, da mesma forma, parece ter impedido que o time fosse com muita sede ao pote, optando por um jogo muito mais de cautela do que de ousadia.

O lado negativo desse tipo de jogo a que chamo de "jogo de precaução" é a expectativa negativa que inflige à torcida que fica esperando o tempo todo por gols que não saem ou demoram a sair apesar do envolvimento completo ao adversário.

Neste primeiro tempo ocorreu isso e o Palmeiras, preocupado exclusivamente em tocar a bola, efetivamente a tocou, mas, na maioria das vezes, para os lados, com pouca profundidade e com resultados práticos inferiores à rotina da equipe de ameaçando pouco o gol do time carioca.

Outra uma vez, mais uma vez, ocorreu de o time, apesar de se impor completamente pelo entrosamento, sentido de conjunto e toque de bola, não conseguiu chegar ao gol.

O lado positivo foi que, mesmo sem forçar ou se esforçar o Palmeiras mandou e desmandou em campo, esteve o dono absoluto do jogo e achou o gol de abertura com Borja, aos 40 deste 1º tempo.

Acabo de assistir, via TV, aos melhores momentos  e constato que, embora sem forçar  ou se esforçar, o Palmeiras chegou ao gol do FLU cerca de quatro vezes contra apenas uma do adversário e, ainda assim, em um chute longo e fraco defendido com segurança por Weverton.

O Palmeiras, verdade seja dita, embora domine as ações em campo, não realiza um grande jogo.
 
Culpa dos lançamentos longos usados em profusão e sem sucesso, do excesso de bola pelo lado direito, da falta de chegada de Lucas Lima e Thiago Santos ao ataque, do excesso de jogadas pelo lado direito (o gol, ironicamente aconteceu pelo outro lado) e, sobretudo, das ausências de Felipe Melo e, principalmente, daquele que depois de Dudu é, técnicamente o melhor armador do atual elenco, Gustavo Scarpa.

De qualquer forma, reconheço que, nas circunstâncias de um campeonato cujo título é iminente, muito mais importante e relevante do que jogar bonito, é obter os três pontos.

Agora, à quatro rodadas do final do Brasileiro, esses três pontos, se confirmados, vêm a calhar e deixam o Verdão cada vez mais perto da conquista, com a vantagem de não desgastar tanto o elenco.

 Os três pontos isolados de hoje serão agregados a outros até a definição matemática do certame.

MINHA PREVISÃO PARA O SEGUNDO TEMPO:

Domínio amplo e completo do Palmeiras com a ampliação do marcador.

Qualquer coisa diferente do que digo tem nome e se chama zebra.

A diferença entre os times, do ponto de vista técnico, é brutal! Claro que a favor do Palmeiras! (AD)

ETAPA FINAL

MEUS AMIGOS PALMEIRENSES, EU QUERO MAIS!

Sei que "o jogo proposto", tática inevitável do Palmeiras para o confronto contra o FLU, um time muito mais fraco, acabou sendo determinante para que o Palmeiras não houvesse chutado a gol com a frequência costumeira,  

Como tudo, apesar de tudo, vem dando certo para o Verdão, não vou discutir  e, menos ainda, criticar os métodos, os dogmas táticos e as estratégias de Scolari.

Quero deixar claro, porém, que eu, sob qualquer hipótese jamais entraria em campo contra o fragilíssimo FLU disposto a sofrer quando poderia vencer com facilidade.

Escalaria o meu melhor time possível e partiria com tudo pra cima do tricolor carioca, marcando a saída de bola, abafando e sufocando o adversário, a fim de tentar liquidar imediatamente o jogo.

Mas fazer o que se Felipão, há priscas e longínquas datas, imprime em suas tantas conquistas um certo ingrediente masoquista, escalando nos jogos decisivos, sempre, alguns jogadores de categoria inferior de seus elencos e abaixo da categoria dos demais.

Hoje Felipão preteriu Scarpa e preferiu Lucas Lima. Tecnicamente, Lucas Lima fez até um jogo razoável, mas não há como comparar o rendimento de cada um deles no contexto geral da equipe...

Da mesma forma, não se  sabe porquê, Scolari manteve no banco o grande líder da equipe, Felipe Melo, optando pela escalação de Thiago Santos.

Nada contra Thiago, um jogador aguerrido, muito disposto, "grande ladrão de bola", de  excelente preparo físico e,  talvez, o mais completo reserva do Brasil por sua versatilidade, mas cujo futebol rústico o dista, a muitas léguas de distância, da categoria, da produtividade e do poder de decisão de Melo. 

A conclusão a que chego, lembrando o mestre Armando Nogueira que usava bastante a palavra, é que Felipão parece mesmo gostar de ganhar com sofreguidão, isto é ele ganhar sofrendo e gozando a um só tempo,"masoquistamente"  mais com sofrimento do que com folga. 

O time foi outro a partir das entradas de Scarpa e, sobretudo, de Melo. Houvesse  a entrada de ambos ocorrido logo de início (o tempo em que jogaram provou isto) e o Palmeiras teria liquidado co, facilidade e de forma antecipada, a fatura.

Nessa hipótese, Felipão, além de alegrar mais a leal torcida mediante uma apresentação mais técnica, evitaria o dispensável sufoco que o Palmeiras chegou sofreu em alguns momentos do jogo.

Scarpa e Melo -decididamente- foram os jogadores-chave do PAL-FLU, decidindo o clássico na etapa final, em um jogo no qual a maior parte dos jogadores palmeirenses (quem sabe contida pela preleção cautelosa de Felipão) jogou um futebol apenas razoável.

O imenso sofrimento da torcida só foi atenuado bem tarde, aos 37 do 2º tempo quando Felipe Melo, fez, de "sem-pulo" o segundo gol palmeirense que, aquela altura, decidiu, efetivamente, o jogo.

O Palmeiras cristalizou a vitória aos 44 do 2º tempo, em cabeçada do zagueiro Luan, marcando um gol que torna o Palmeiras o time de melhor ataque do Brasileiro com 55 gols marcados e liderança ampla em todos os chamados quesitos de desempate.

O Palmeiras de Felipão alcançou agora 19 jogos sem perder e iguala o recorde do Curica no ano passado. Esse recorde de invencibilidade certamente, será batido pelo Palmeiras domingo que vem em Londrina onde enfrentará o rebaixado Paraná Clube.


FICHA TÉCNICA de PALMEIRAS 3 X 0 FLUMINENSE
Local: Estádio Allianz Parque, em 14/11/18.

TRIO DE ÁRBITROS:
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC) - 
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Helton Nunes (SC)
NOTA 7 (Para o Trio)

Público: 37.430 torcedores Renda: R$ 2.480.931,96

Cartões amarelos:  
Thiago Santos, Lucas Lima, Gustavo Scarpa, Luan e Borja (PALMEIRAS); 
Paulo Ricardo, Digão, Richard e Kayke (FLUMINENSE)
Cartão vermelho: Jadson (dois amarelos) (FLUMINENSE)

GOLS
PALMEIRAS: Borja, aos 40 minutos do primeiro tempo; Felipe Melo, aos 37, e Luan, aos 44 da etapa final

OS TIMES:
FLUMINENSE: 
Júlio César; Igor Julião, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Jadson e Sornoza; Júnior Dutra (Kayke), Luciano (Marcos Júnior) e Cabezas (Everaldo)
Técnico: Marcelo Oliveira

PALMEIRAS: 
Weverton: Tranquilo, sereno e pouco empenhado - NOTA 7 
Mayke - Um dos melhores do time, ótimo para defender e atacar. NOTA 8
Luan - Seguro, bom no jogo aéreo defensivo e ofensivo. Fez um gol. NOTA 7,5.
Gustavo Gómez - Muito firme, seguro, bom no jogo aéreo e na cobertura. NOTA 7,5.
Diogo Barbosa - Excelente atuação. Participou da jogada do gol de Borja. NOTA 7.
Thiago Santos - Não substitui F. Melo mas cumpriu bem sua função tática. NOTA 7.
Bruno Henrique - O mais lúcido do meio de campo até a entrada de Melo. NOTA 7,5.
Lucas Lima - Scarpa deveria ter jogado no lugar dele. Bem enquanto teve fôlego. NOTA 7.
Willian - Machucou-se numa dividida e passou a render menos. NOTA 6.
(Jean) - Substituiu Dudu para que o craque fosse aplaudido no fim do jogo. SEM NOTA
Borja - Convenci-me que é preciso um esquema de jogo especial para ele. NOTA 7,5.

DUAS PERSONAGENS: 
(Gustavo Scarpa),  entrou no lugar de Willian...
(Felipe Melo), entrou no lugar de Lucas Lima... 
Entraram e decidiram. 
NOTA 8,5  PARA OS DOIS

O CRAQUE DO JOGO
Dudu: 
O melhor jogador do Campeonato só poderia ser o craque do jogo. NOTA 9.
Técnico:  Felipão
Discordei de alguns nomes iniciando o jogo, do excesso de cautela e da demora nas alterações, mas não como deixar de reconhecer os méritos de Felipão. NOTA 8.


COMENTE COMENTE COMENTE

37 Comentários:

  • Às 14 de novembro de 2018 às 20:58 , Anonymous Edinho disse...

    Excesso de cautela do Palmeiras. Não gosto disso Se o bambi carioca fizer um gol vai ficar difícil. Time não é vibrante como nos outros jogo pelo menos até agora.

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:05 , Anonymous Eneias disse...

    Palmeirense nunca tá satisfeito. O time tá sem vibração mas já criou três chances contra nenhuma do Flumerdense. Calma gente que o gol é questão de tempo. Nosso time é muito melhor. Meu nome é Eneias...

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:11 , Anonymous Edinho disse...


    Eu to satisfeito sim seu Edinho mas deixe de se preocupar comigo. O time não tá fazendo o jogo que eu esperava. Tô falando que Felipão tá dando mole. Não gosto dessa bola comprida do Palmeiras que acaba sempre nos pés de alguém do Flu

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:16 , Anonymous Anônimo disse...

    Não tá jogando nada esse time. Era pra estar vencendo mas o time todo atrás pra que? Felipão é retranqueiro mesmo.
    Elaine Lara

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:20 , Anonymous Anônimo disse...

    Não pode desperdiçar 3 pontos nessa altura do campeonato. Na NBA a torcida grita 'defense' quando a equipe é atacada. No caso do Palmeiras temos que gritar na orelha do felipão 'ATAQUE' ' ATAQUE'
    Elaine Lara

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:20 , Anonymous Anônimo disse...

    Também acho que o Palmeiras está dando mole. Aquele time vibrante que a gente conhece parece que ficou nos vestiarios.

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:21 , Anonymous Elaney Verde disse...

    Eu fiz o comentário acima.

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:23 , Blogger Libertad disse...

    Estou contigo Edinho, mudou muito o time, e já que não poderia contar com Moises, não podia abrir mão F .Mello, criatividade e consistência caiu muito no meio, essas bolas compridas não para o estilo do Borja.
    L.Lima omisso, e Tiago Santos grosso, tá foda.
    Flumerdence vai gostando do jogo, mais uma burrada do Felipão..
    Nei

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:29 , Anonymous Eneias disse...

    Não falei que o gol era questão de tempo. Taí, Edinho. Felipão sabe o que faz. Verdão quase campeão. Meu nome é Eneias.

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:30 , Blogger Libertad disse...

    Time jogando mal, golzinho caiu do céu.
    O velho tem muita sorte.
    Elaine Nei Lara Verde

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:31 , Anonymous Tolerância Zero disse...

    Isso aí nei verde, elaine e edinho, vão criticando. Toda vez que vocês criticam o Palmeiras vence ou faz gol.
    Bora bora, critica mais.

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:33 , Blogger Libertad disse...

    Tem que por Scarpa é F.Mello.
    Verde Lara Elaine Nei

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:38 , Blogger Libertad disse...

    Poe o Ney e o Edinho no meio, e Enéias de Ponta, Tolerância zero de gandula.
    Elaine Verde.

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:43 , Blogger Libertad disse...

    Segundo tempo, vai entrar o Ademir da Guia, sai L.Lima, entra Oséias, sai Borja, Entra Paulo Nunes, sai Willian.
    NEY ROSA

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:46 , Blogger Libertad disse...

    É meu amigo Alcides, o nosso velho espaço está difícil.
    Feriado amanhã criançada fazendo presença.
    Nei.

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:46 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Este Borja pode até ter marcado o gol, más ele é ridículo de RUIM DE BOLA.

    Inepto.

    Não participa do jogo.

    E o pior é que é NOJENTO. PREGUIÇOSO. MARRENTO. NÃO VIBRA. IRRITANTE.

    Esta Borja (Bosta) tem que sair do Palmeiras em 2019!

    Jogador sem SANGUE não "vinga" no Palmeiras.

    Deyverson (quem diria?) é MUITO MELHOR que este Borja!

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:53 , Anonymous Edinho disse...


    Não sei porque me criticam só porque eu disse que o time não jogou bem. O Alcides falou isto e ninguém reclamou. O Alcides tá certo.

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 21:59 , Anonymous Claudio de MG disse...

    O cretino. Safado. Ordinário do Árbitro veio do intervalo com intenção de fuder com o Palmeiras.
    Anotem: Ele não vai deixar o FluminenC perder este jogo.
    Falta clara no Dudu dentro da meia lua e ele mandou seguir.
    O futebol brasileiro não tem jeito.
    NÃO TEM credibilidade!

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 22:05 , Anonymous Edinho disse...

    Felipão Tem que tirar o morto Lucas Lima. Se não fizer isso vamos acabar entregando o jogo.

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 22:05 , Blogger Libertad disse...

    Time mucho, joga mal, parece os times do Prancheta.
    Tira esse grosso do Tiago Trombada e poe logo F.Mello antes que toma o empate.
    Nei

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 22:27 , Anonymous Edinhp disse...

    Eu não disse que era só sair o morto que o Verdão chegava lá? Chegou. Agora ninguém segura mais o nosso Verdão

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 23:17 , Anonymous Verde Verdão disse...

    Os profetas do apocalipse devem estar com fortes dores de cabeça.
    Outro dia teve um aqui que disse que iria torcer até contra.
    Teve uns experts que diziam fora Dudu.
    Felipão 7 x 1 e outros absurdos passionais e infantis.
    Será que vocês nan vao nunca ter senso de ridículo e pararem de se esconder dizendo que é opinião?
    Liberdade de expressão ok, mas essa sindrome de Hardy Har Har contagia pro mau e pro buraco.
    Sai ziquezira do fogo amigo!!!
    Palmeiras está com uma mão na taça!

     
  • Às 14 de novembro de 2018 às 23:45 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Escreverei um texto longo. Só leia se tiver paciência. Más se tiver, responda minha pergunta no final.

    Hoje à tarde, o péssimo narrador, tendencioso profissional, Gustavo Villani, disse no programa da tarde da Sportv que o SCCP, se não for rebaixado, terá ganho o ano, porque foi campeão estadual.

    De pronta resposta, o também chatinho Petkovic, retrucou:

    Más porque?

    Porque ganhou um estadual?

    Da forma em que ganhou?

    Parabéns, Petkovic!!!

    Isto posto, venho aqui perguntar a meus amigos de longa data:

    Se o SCCP for REBAIXADO PELA SEGUNDA VEZ, nosso ano foi ganho?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    INDEPENDENTEMENTE de sermos, ou não, campeões, o rebaixamento dos LIXOS tornará ganho o nosso ano?

    Pra mim, SIM!

    Ficarei mais feliz, se os imundos forem MAIS UMA VEZ REBAIXADOS, do que se o Palmeiras levantar (e fará) mais uma taça.

    Então: vocês Preferem ver os GAMBÁS REBAIXADOS E HUMILHADOS, ou ver pela DÉCIMA vez o Palmeiras campeão?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 07:30 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Amigo Cláudio, é uma tentação a sua proposta, mas uma taça de DECACAMPEAO BRASILEIRO, QUE NINGUEM TEM E NÃO TERÁ POR MUITOS ANOS, TALVEZ NUNCA, é incomparável !

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 07:41 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    É um lugar comum, mas o Palmeiras está com o jeito e a sorte de Campeão. Para mim, foi impecável. FM e SCARPA são primorosos. Preocupa-me o Willian, que caiu demais. Respeitando opiniões contrárias, sou mais Borja. Daivdison enerva o time adversário, mas enlouquece o nosso time. Destemperado. Para mim, pega a malinha junto com Moisés, Prass, Guerra, Jean (alto salário). JAILSON ? Mais um ano, como fizeram com Prass. Querem saber minha contratação mais desejada para 2019 ? KENO. SIM, KENO. Que falta KENO faz !!

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 07:53 , Anonymous pássaro verde disse...

    Difícil nesse blog é aturar os personagens de uma pessoa só escrevendo. E o pior que acha que engana os outros. Patético.

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 08:09 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    agora o montao de Calmapax que enviei para os amigos daki só servirá para acalmar a ansiedade do DECA...

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 08:11 , Blogger ester abea disse...

    aliás Tia Ester já está fazendo as faixas...

    cada amigo receberá a sua

    mas como nao conheço as medidas do pessoal daki, vou fazer em tamanho único

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 09:44 , Blogger Libertad disse...

    Minha preocupação é que o Senhor Luiz esta dando muita sopa para o azar, não consigo entender tal critério, eliminados de dois torneios, sevara necessidade de salvar o ano, tamanho o investimento, a cinco jogos do final do campeonato, estando numa liderança que ainda pode ser ameaçada, pois somos o time caçado, que não pode ser campeão, inimigo da mídia e inimigo da dona do futebol no Brasil (rede de esgoto), e o homem ainda vem com essas de deixar boleiro felizes, rodando o elenco, tem mais é que escalar o que tem de melhor, ontem levamos foi muita sorte, se levasse um gol, com certeza iria ser muitíssimo difícil virar.
    Justamente no setor de equilibro, sabendo não poder contar com Moises, que o anêmico L. Lima não consegue ter a mesma desenvoltura do titular ainda vem com Tiago Caminhão, deixando Mello no banco, essas duas alterações, mais as atuação pifas de Willian e do sonolento Borja quebraram o time, o que nos salvou, foi a boa fase do Dudu, e os dois laterais que apoiaram muito bem, e o homão acordou, deve ter lido nosso blog no intervalo, fez entrar o Obvio, Scarpa e Mello, é muito sofrimento, numa dessa toma um gol, não consegue virar, a diferença cai para dois pontos, os restantes dos jogos passam a pesar mais, sabemos que esse time não sabe jogar com pressão, e lavai mais um campeonato para o lixo.
    Moises já se estourou, Willian esta se arrastando,esta no limite, Borja no mundo da lua, na atual situação, jamais pode abrir mão de F.Mello e Scarpa.
    Nei

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 14:17 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Verdade, Nei. O time é bom, o melhor do Brasil, mas mostrou não suportar pressão. Em sendo assim, não podemos facilitar. Isto porque tem dezenas de vagabundos jornaleiros, times enciumados, juízes flexibilizados, Mídias manipuladoras, que nos detestam e querem nosso fim.

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 16:56 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    para variar concordo com meu amigo Verde Insuperável...o que tem de membros da imprensa marrom(ou Folha, o que dá na mesma) que detestam o Palmeiras é impressionante

    CONTUDO

    com, sem ou apesar da imprensa marrom-RGT-STJD-STJ-Receita Federal-PT e outros, seremos DECA!!!!

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 16:58 , Blogger ester abea disse...

    e mais:

    se tudo for como Tia Ester imagina, remeterei as faixas de DECA para meus amigos daki bem antes do jogo com o Vitória...

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 17:29 , Blogger Boca dura disse...

    É inacreditável como a imprensa desmerece nosso título os queridinhos deles gambás e abutres caindo pelas tabelas e eles dizendo um monte de baboseiras dizendo que o Palmeiras vai ganhar só o brasileiro

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 17:33 , Blogger Boca dura disse...

    Como se tivesse existido algum outro time que já ganhou alguma vez o brasileiro e libertadores

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 17:36 , Blogger Boca dura disse...

    Só o Santos ganhou mais quando a libertadores era disputada por quatro times

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 17:39 , Blogger Boca dura disse...

    Aliás quando se trata do palmeiras a imprensa imunda sempre faz questão de lembrar que a taça Brasil e o Robertão eram disputados por meia dúzia de clubes só pra desmerecer nossas conquistas

     
  • Às 15 de novembro de 2018 às 21:36 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Sabiam que o "brasileirinho" de 1971, vencido pelos galináceos contou com apenas ONZE CLUBES?
    KKKK KKKK!
    Será que os dois atleticanos gordos da ESPmerda, do programinhas das 13 horas, sabem disso?
    Kkkkkk
    A imprensa esportiva do Brasil é PIOR QUE o Datafolha.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial