Observatório Alviverde

11/01/2019

DOIS ASSUNTOS MUITO IMPORTANTES! COPA SÃO PAULO DE JRS E FOXSPORTS!

Assunto número 1.

COPA SÃO PAULO DE JUNIORES:

ATENÇÃO: PALMEIRAS DERROTOU O VITÓRIA, 3 X 0, ONTEM EM CAPIVARI.

GOSTEI MUITO DO RESULTADO, CONQUISTADO COM PACIÊNCIA, ESFORÇO E, ACIMA DE TUDO. COM DISCRIÇÃO! 

TUDO ESTÁ CORRENDO MELHOR DO QUE EU PENSAVA PORQUE O TIME ESTÁ SENDO OBRIGADO A CORRER, A SE ESFORÇAR E EM MOMENTO ALGUM TEM SE ACOMODADO EM CAMPO.

O VERDINHO, AGORA, ENFRENTARÁ O GALVEZ(AC) DE QUEM GANHOU NA ABERTURA DA FASE CLASSIFICATÓRIA (GRUPO 13) POR 2 X 0.

O JOGO ESTÁ MARCADO PARA AS 19.30H NA ARENA CAPIVARI E TERÁ A COBERTURA DO SPORTV. 

COMENTE COMENTE COMENTE 


Assunto número 2.


FOX SPORTS RÁDIO UM ARREMEDO LASTIMÁVEL DE PROGRAMA ESPORTIVO NA TV



Ontem, na Fox Sports, os "analistas" de (ao menos) dois programas daqueles "tipo" rádio em TV que dominam essa rede televisiva, desfilavam análises estéreis e "bostejos"(royalties para o saudoso Loureiro Jr) sobre um assunto desprovido de qualquer importância, resumidos nesta pergunta:

"Qual seria o melhor time do Brasil neste momento, o Palmeiras ou o Flamengo".

A tese em discussão -furadíssima e completamente desprovida de lógica ou razão- era aquela segundo a qual, com as contratações de Arrascaeta e Gabygol o Fla teria passado a ter, no tempo correspondente a um simples estalar de dedos, um time superior ao Palmeiras, atual Campeão Brasileiro. 

É muita bobagem, muita asneira de uma produção inepta, incoerente e falida que, por absoluta falta de criatividade, coloca em pauta um assunto inócuo, desprovido de qualquer significado prático.

Além de interessar -apenas- às duas torcidas envolvidas, são horas de desperdício de um tempo  televisivo em que poderiam discorrer sobre algo mais útil e agradável!

Mas esperar o que de "cronistas", a maior parte deles parciais, para os quais, com raríssimas exceções, a neutralidade,  o pressuposto número um da ética profissional, não tem a menor importância e não passa de um simples detalhe?

Ontem os telespectadores da Fox foram obrigados pela produção acomodada e preguiçosa que parece estar em férias, a tomar um porre da fictícia comparação.

Computando-se  os vários programas da Fox, pode-se dizer que dezenas de profissionais emitiram à exaustão as suas opiniões, calcadas, claro, em achismos, opiniões prontas, investimentos financeiros, valor do passe de jogadores e, principalmente, pelas simpatias e antipatias que nutrem pelos times colocados em foco para a tal verificação. 

O que nenhum deles disse nessas "análises" óbvias, em que na maior parte das vezes um analista repetia o outro, é que o futebol tem seus mistérios e idiossincrasias que, na maior parte das vezes, são insondáveis, imperscrutáveis, indefiníveis e desprovidos de lógica!

Todos os analistas de obviedades envolvidos argumentaram tomando como exemplo o futebol do exterior (já virou vício) e o valor das contratações dos times envolvidos, conseguindo, num átimo, transformar o Flamengo no maior time do futebol brasileiro, quando a temporada oficial sequer começou.

Mas esperar o que de mesas de comentaristas notória, flagrante e visivelmente anti-palmeirenses, com raríssima exceções? 

Nem é preciso dizer que, ressalvadas as opiniões do Osvaldo Pascoal e Felipe Facincani, não dava para assimilar as demais.  Não dava e, apesar de minha insistência, não deu, mesmo!

A esmagadora maioria das opiniões a mim me soava como a manifestação da inveja e da frustração de jornalistas que usam um veículo de comunicação da magnitude e importância da TV, como forma de dar vazão às suas tendências clubísticas e às suas notórias vocações para chefe-de-torcida.

No afã de defender, ajudar e, sobretudo, servir os times para os quais torcem, se esquecem que a ética profissional e todo o respeito dela decorrente, tem o seu ponto de partida e principal arrimo na imparcialidade profissional.

Aliás, se esses indivíduos não sabem, todo o cronista (o esportivo, inclusive) exerce, ainda que saiba ou não, quer deseje ou não, quer queira ou não, um papel idêntico ao do magistrado, seja na simples exposição dos fatos, tanto e quanto na emissão de suas opiniões sobre os mesmos. 

O que se tem visto e deduzido dos programas da FOX é que são poucos os analistas isentos em relação ao conteúdo que divulgam, conquanto, do ponto de vista da informação em si, não haja nada a criticar . 

Outro dia eu disse, em relação ao Fox Sports Rádio que, tirante o apresentador Benjamim, os dois únicos cronistas autênticos que fazem parte do "cast", são, repito, Pascoal e Facincani.

Os demais com uma ou outra exceção entre aqueles que mostram menos a cara na telinha, se apresentam vestindo simbolicamente, a camisa de seus times de coração por baixo da camisa do dia-a-dia.

Em razão disto, não há como acreditar no desagradável e antipaticíssimo Sormani, aquele que detesta o Palmeiras de tal forma, que emudece quando qualquer assunto em pauta é o Verdão.

Na verdade, ele só faz uso da palavra no decorrer do noticiário alviverde se for para depreciar, desvalorizar e denegrir a imagem do time.

E o tal "Flavinho Portuga", aquele que é epidermicamente alérgico ao Palmeiras e que faz questão de demonstrar em pleno ar que odeia o clube, quem haverá de ligar importância aos seus bostejos? 

Ele é o Bozo do FSR e se fosse transferido para outro programa ou departamento faria com que o nível do programa se elevasse instantaneamente. O programa torna-se melhor, muito melhor mesmo e completamente despoluído, nas raras vezes em que ele não aparece. 

Quanto ao chefe-de-torcida Mano, ressalvadas -reconheço- algumas opiniões com lucidez nos breves momentos em que ele se despe da camisa do Curica, se livra da ideologia corintiana e passa a agir como um profissional a serviço do Jornalismo FC, evidencia de uma forma bem clara e explícita que tornou-se cronista exclusivamente para defender as cores do clube para o qual torce.

Dito isso tudo o que ninguém (nem o Pascoal ou o Facincani) disse é que esta não é a primeira vez que o Flamengo tenta conseguir o time dos sonhos mediante estratosféricos investimentos.

Ninguém realçou ou comentou, por exemplo, que o Flamengo investiu, acho que em 1995, uma fortuna em uma única tacada, para ter Edmundo, Romário e Sávio, o então chamado "ataque dos sonhos" mas que virou o "ataque dos pesadelos"!

Agora, o mais importante e o que nenhum cronista (ao menos entre os que li, vi e ouvi) disse:

1) O futebol não é um esporte em que as contratações caras, per si, resolvam todos os problemas. Se assim fosse os times que investem mais contratariam o melhor de cada posição e ponto final. É claro que contratar os melhores ajuda, mas não se trata da solução única ou final.

2) O futebol é um esporte coletivo e requer sincronismo perfeito entre as peças naquilo que se chama de conjunto. Por isso é que é conhecido como "association", isto é, como gregário e associativo. O estrelismo e a vaidade, próprio dos jogadores mais badalados têm, malgrado os altíssimos investimentos, deixado a desejar para a maioria dos clubes investidores

3) Elencos caros e repletos de estrelas dão trabalho e exigem lideranças capacitadas, sem o que, simplesmente, não funcionam. Estão lembrados do Palmeiras de Róger Machado? E Róger, eu sei disso, até que era dotado de alguma liderança.

4) Agora, o pulo do gato: Futebol é casamento de características e exige sempre jogadores trabalhadores e menos refinados que, como solda, possam ligar os compartimentos. Nem sempre é o craque que resolve. Às vezes um jogador dotado de uma característica resolve o problema de um time, ainda que não seja um craque.

5) Foram inúmeras as vezes em que times, com quase um craque para cada posição, foram batidos em decisões e perderam para outros que tinham apenas um ou outro bom jogador mas possuíam um incrível jogo de conjunto.

Encerrando:

O futebol, acima de tudo, repito, é casamento de características e sentido de conjunto. Sem isso você pode ter um time com Méssi, Cristiano Ronaldo e Neymar juntos mas não vai ganhar nada. Fosse assim e a Argentina, com Messi, já teria sido campeã do Mundo.

Vou comprovar a tese e apresentar o exemplo final que diz respeito à primeira conquista em âmbito nacional do time do Criciúma, a Copa do Brasil em 94. O Criciúma, então, estava na Série B, sob o comando de Felipão.

O Tigre catarinense era um time que não tinha craques, talvez apenas um, Jairo Renzi,  mas eliminou entre outros times o Goiás, o Galo Mineiro e derrotou o Grêmio nas finais, ficando com o título. 

Fui a Internet buscar a escalação daquele Criciúma. Vejam se há, nesse time, algum craque além do artilheiro Renzi?

Alexandre; Sarandi (Jairo Santos), Vilmar, Altair (Wilsão) e Itá
Roberto Cavalo,  Gélson e Grizzo;
Zé Roberto (Vanderlei) e Jairo Lenzi. 

Moral da História: Embora as individualidades ajudem "demaaais" elas não garantem a conquista dos títulos. 

COMENTE COMENTE COMENTE 

10 Comentários:

  • Às 11 de janeiro de 2019 08:39 , Anonymous Anônimo disse...

    Será que os parvos, os biltres e os energumenos da mídia pedirão o flair play financeiro?
    Sim, por que o Flamengo fez contratações bombásticas, gastou um oceano de dinheiro em três contratações e não vi ninguém da mídia falar em flair play financeira.
    Mas quando o Palmeiras e o seu gordinho palrador contrata juquinhas, zezinhos e joãozinhos, aí eles aparecem indignados, pedindo flair play financeiro.
    Será que o presidente do galinho de Minas não vai dar xiliques desta vez?
    Ordinários de uma figa, hipócritas.
    Elaine Lara

     
  • Às 11 de janeiro de 2019 08:42 , Anonymous Pedrao disse...

    Rapaz esse é o mesmo blog ? Será que alguém hackeou o site ? Grande artigo Alcides, FSR é definitivamente um programa nível neto. Mas infelizmente nao vejo muito diferente a depreciação dele e de alguns torcedores Palmeirenses que fazem a mesma depreciação com mais da metade do elenco sempre.

     
  • Às 11 de janeiro de 2019 09:40 , Blogger Boca dura disse...

    O Palmeiras prejudicado de novo na copinha não bastasse as convocações pra seleção caça níquel da corrupta cbf o péssimo campo de Capivari, agora marca nosso jogo pra hoje sendo que jogamos na quarta feira cadê o tempo mínimo de descanso recomendado pela fifa.

     
  • Às 11 de janeiro de 2019 11:24 , Blogger Libertad disse...

    Só vejo reclamações, palmeiras se fode aqui e acola, fumo, mais fumo e mais fumo...! Imprensa fala o que quer difama, desmoraliza, blá, blá, blá...! Vocês se esqueceram que o presidente é o Cara de Ovo, o bobo da corte, Pau mandado da D. Leila, esperneou com o roubo do paulistinha, contratou empresa investigadora, agora já abriu as pernas.., Palmeiras é uma zona sem respeito, prevalece em pé, e ganha alguma coisa, porque tem muito dinheiro e os adversários são ridículos, com um financeiro de clube médio, tipo botafogo, cruzeiro, santos, já estaríamos na serie D. É muita lambança com dinheiro fácil e incompetência administrativa, Esse Cara de Ovo é o bobo da corte dos presidentes, e o Palmeiras dos clubes, são tantas as humilhações que esses panacas espoe o clube que somente nós para aguentar. Veja, percebam, escutam se essa imprensa maldita fazem isso com os bambis...
    Nei

     
  • Às 11 de janeiro de 2019 14:17 , Anonymous Josi disse...

    Vai tomar um gardenal Nei.

     
  • Às 11 de janeiro de 2019 14:49 , Anonymous Verdinha disse...

    Verde Insuperável, Cláudio de MG, Nei Verde e que tais acabaram com esse espaço. ACABARAM!!!
    Prova disso é este texto ridículo desse Nei Verde. Anos e anos com esses caras enchendo a paciência, arrotando arrogância e ofendendo os outros que espantaram os que de verdade comentavam. Sem ego, com a alma.
    Esse já foi um blog!!!

     
  • Às 11 de janeiro de 2019 15:32 , Blogger Boca dura disse...

    E o que voce queria que ele fizesse com respeito ao paulistinha, acredito que fez o certo deixou nas mãos do Felipão, e ele Felipão já falou que vai disputar pra ganhar. Agora esperar alguma reação diferente da imprensa ou dos adversários ja e acreditar em papai Noel, serão sempre a favor de qualquer time menos do palmeiras isso nunca jamais em tempo algum, quem é mais velho já viu e os mais novos já perceberam como a banda toca sempre em favor de gambá abutres e tricoletes nessa ordem. Ganhando não acredito em comemoração alguma da torcida e muito menos dos jogadores e diretoria.

     
  • Às 11 de janeiro de 2019 18:15 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 12 de janeiro de 2019 12:03 , Blogger Boca dura disse...

    Aproveitando o texto do Alcides sobre tv o Bahia já roeu a corda e assinou com a grobosta no Premier e aberta so ficou athetico e Palmeiras. O presidente disse que não aceita nada menos que gambás e abutres, tomara realmente que não abra mão de nada.

     
  • Às 12 de janeiro de 2019 16:19 , Blogger Ester Abea disse...

    amigos queridos:

    a. Santantonio! Somos Campeoes em 2015, 2016 e em 2018 DECA!!!
    Ninguém ganhou mais que a gente, ora bolas
    E mesmo assim tem gente brigando neste espaço. Como pode?????

    b. concordo com o querido Boca Dura...

    b.1 nao dá pra achar que o time é ruim. Pra quem já viu Benazzi e Jaime Boni, o time atual é dream team
    b.2 a SEP nao deve recuar nada com relaçao a nojenta RGT. Se recuar é falta de culhoes...

    c. entre Verde Insuperável e Verdinha prefiro 1000 vezes o primeiro...nao tem comparaçao

    d. o post do Camisa 10 Alcides fala sobre a nojenta, imunda e repulsiva imprensa do cocô. Sao os que detestam o Palmeiras e gostam de gambás e boiolas.
    Esses caras sempre ficarao contentes com o Palmeiras fraco, e o que é ruim é apregoado como bom. Daí aplaudirem Kleina, Paulo Bonamigo, RM, EB e outras excrescências, e acharem que Dudu e Felipe Mello sao fracos

    e. nao acho que o SPFW está tudo isso. As contrataçoes tem papel mais psicológico que o resto...

    f. e o Globofla menos ainda. Embora Gabigol seja um bom reforço, o tal Arrascaeta é só um bom jogador, longe do craque que pintam. O Camisa 10 lembrou bem do ataque Romário, Edmundo e Sávio, tido como demolidor mas que deu chabu...
    Mas a imprensinha tem um prazer insano de tentar denegrir a SEP

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial