Observatório Alviverde

13/05/2019

EXISTE ATUALMENTE NO BRASIL ALGUM TÉCNICO MELHOR DO QUE FELIPÃO?


Quando, há alguns dias, eu implorava por paciência aos setores mais exaltados e impulsivos da torcida palmeirense, eu sabia bem o que estava falando.

Gente negativista havia aos borbotões no seio de nossa comunidade, descontente ao extremo, que reivindicava irresponsavelmente (pasmem)  até a demissão de Felipão!

Não, meus amigos, eu não podia concordar com isto e por isto protestei! 

Em sã consciência, não se demite impunemente um  treinador da estatura moral e profissional de Felipão, da qualidade de Felipão. do carisma de Felipão e, sobretudo, do imensurável poder de liderança de Felipão. Essas demissões, via de regra, redundam em lamentos, ranger de dentes e arrependimentos.

Acima de tudo quando esse treinador, embora com um sistema de jogo tido por muitos  como obsoleto, assume um grupo, contrata apenas um jogador, alcança resultados expressivos e começa a bater recordes de times historicamente muito mais técnicos, capazes e expressivos do que o atual por ele dirigido. Algo tem esse cara que os outros não têm, concordam?  

Pode-se, sim, contestá-lo, criticá-lo e até, em determinadas atitudes e situações, chamá-lo de teimoso e obstinado em algumas teorias, escolhas táticas e preferências individuais (tantas vezes fizemos isso) mas de burro, gagá ou de ultrapassado, nunca!

Numa análise mais profunda acerca da realidade atual do futebol brasileiro explodido e destruído pela mídia de meu tempo e enterrado pela atual, há de se reconhecer que Scolari simplesmente adota as táticas mais pertinentes para os parâmetros atuais do futebol.

Como jogar ofensivamente sem se expor? Como fazer gols com facilidade em times que só jogam retrancados (todos), posicionados em espera para reagir em contra-ataques e pegar o adversário ousado defensivamente desprevenido?

Antigamente, quando o futebol brasileiro esbanjava talentos e tinha atacantes que demoliam as defesas retrancadas, era possível jogar assim. 

Porém, hoje, época em que já não existem tantos talentos disponíveis, sobretudo atacantes, qualquer treinador que queira ganhar títulos no Brasil tem de armar uma defesa forte -quase inexpugnável- e tratar de achar um gol ou dois gols para vencer.

Os poucos atacantes que surgem no "ludopédio tupiniquim" os empresários tratam logo de levar para o exterior, sobretudo para a Europa, ávidos pelo lucro imediato e facilitados pela necessidade de faturamento de clubes em estados pré-falimentares. 

A pobreza atual de atacantes reduziu o futebol brasileiro ao pouco, ao quase nada, em que está, tanto e quanto a extinção dos estaduais que revelavam, todos os anos, dezenas de candidatos a craque e muitos craques. 

Esse crime da extinção dos estaduais foi liderado e icentivado por jornalistas estúpidos que atiraram contra o próprio pé, ávidos por fazer "turismo de trabalho" um dia em Recife, outro no Rio, em Goiânia, outro, ainda, em Porto Alegre e assim sucessivamente por todas as grandes cidades brasileiras... 

Agora eles lamentam que não existe mais uma eficiente e suficiente renovação de jogadores no futebol e que o mercado de trabalho deles próprios que existia em todo o interior (mormente de São Paulo, Minas e cidades do Sul), em razão disso, também já não existe mais.  

Eles só não dizem nunca que eles próprios destruíram os clubes do interior e, a um só tempo, suicidaram-se profissionalmente.

Em razão do empobrecimento e do fechamento dos clubes do interior, o futebol de hoje transformou-se naquilo que meu velho e saudoso pai chamava de "sempre quella" quando se referia a algo monótono e repetitivo. 

Hoje, exceção feita ao técnico do Santos que é argentino, os times se copiam taticamente e pode-se afirmar, sem medo de incorrer em erro, que jogam -todos- na retranca.

Mas não foi (não é) assim que Carile levou (tem levado) o Curica à vários títulos? Não foi assim que recentemente Cuca e Felipão levaram o Palmeiras a títulos nacionais em 2016 e 2018?

A diferença é que quando o técnico curicano faz uso da retranca e ganha sem jogar bem a mídia diz que o que importa são o resultado e os títulos.

Mas se a retranca é usada por Felipão a mídia diz que o título não tem valor porque o Palmeiras é um time feio que não jogou nada e não é capaz de dar espetáculo.

Ora, quem quiser espetáculo que vá assistir ao futebol "freestyle", modalidade em que você verá do início ao fim aos lances mais refinados e às apresentações de atletas acrobáticos com a bola nos pés. Emoção que é bom, "neca de pitibiriba", pois você só irá encontrá-la no velho "association-football".

A minha mensagem de hoje é de otimismo e de conclamação à torcida para que feche com Scolari e com o time visando à conquista dos vários títulos em disputa.

Vejam que estamos dentro de todas as competições mais importantes do continente e - o que é mais importante-, na condição de favoritos em cada uma delas.

Sexta-feira passada assisti a u'a mesa redonda na TV Argentina (Na Fox de lá) e em duas mesas distintas com quatro analistas, TODOS admitiram que o Palmeiras estava "un escalón encima de los demás", isto é num nível acima de todos os outros que os argentinos poderiam enfrentar nesta Libertadores.

Quando é que vamos ouvir isto em quaisquer das mesas redondas, quadradas, triangulares ou nas poltronas de um estúdio de TV no Brasil? NUNCA!

Infelizmente muitos palmeirenses se deixam levar pela onda de críticas e negativismos da maior parte da mídia, acreditando no que ouvem e sem perceber, aderem ao tsunami de desalento, derrotismo vigente na imprensa, carregado de muito ódio, inveja e rancor! 

É preciso dar um basta nisso e passar a torcer pelo sucesso do grupo que aí está, comandado por um treinador que merece nosso mais amplo respeito e irrestrita consideração.

Quando o Palmeiras ganhou (na marra) aquela Copa do Brasil em 2012, derrotando o Coritiba, Felipão em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros parecia um torcedor comum festejando a vitória palmeirense, cantando durante todo o desfile e sem cessar o hino palmeirense.

Sabem por que não nos salvamos (havia tempo para tal) e fomos para a segunda divisão naquele ano? 

Simplesmente porque os "jênios" com jota de jeca da diretoria resolveram chamar outro "jênio", o inexperiente "Jilson" Kleina para tirar o Palmeiras do buraco!

Simplesmente impediram que Felipão conquistada a Copa do Brasil com um dos times mais fracos de nossa história, passasse a se dedicar então exclusivamente ao Brasileiro e salvasse o time da degola.

Sob a mesma e ignóbil alegação de hoje em dia daqueles que até sábado antes do jogo contra o Galo Mineiro pediam-lhe a cabeça, já diziam naquela época: é um monotático, um chato, excessivamente exigente, demodê, gagá e superado!

Para os oportunistas de plantão e para aqueles palmeirenses que continuam pensando assim à espreita de uma nova chance de derrubar Scolari eu pergunto: 

"Existe, atualmente, no Brasil algum técnico melhor do que Felipão"?

COMENTE COMENTE COMENTE 

26 Comentários:

  • Às 13 de maio de 2019 às 10:33 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos:

    a. deixe-me discordar do Camisa 10, pela 1a vez:
    o termo "implorar" deve, na minha opiniao, ser reservado ao que pedimos a Deus.
    Pedimos e imploramos ao Pai Celestial por Sabedoria.

    b. com relaçao a "tenicos"":

    é óbvio, evidente e mesmo flufenâmico que uma das armas da imprensa marrom é desestabilizar o Palmeiras.
    Uma das táticas é influenciar nossa passional torcida que nada está bom...
    Assim, Felipao(ou Luxa, ou Brandao...) nao servem. Que ridículo!
    E como diz a bela cançao: "some are quick to take the bait"

    Acreditam na imprensa marrom, que detesta a SEP

    Para a imprensa marrom , a SEP deve ter Gilson Kleina, Bonamigo, Valentim, Dorival. Chegaram a dizer que Valentim é bom por que é "bonito"....que ridículo!
    Querem que a SEP se ferre!

    c. todo mundo sabe que a manutençao de um tecnico, mesmo mais ou menos capaz, é um dos segredos para que o time vá bem. Quanto mais um muito capaz como Big Phil...

    d. Ora bolas!

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 10:47 , Blogger ester abea disse...

    de resto, o nosso Camisa 10 falou muito bem

    a. elogiam Carile e outros retranqueiros. Mas quando é Felipao(ou mesmo Cuca) no Palmeiras, fazem piada e falam mal

    Por que?

    Por que sao a imprensa do cocô, aquela imprensa usada para limpar algo nojento. Seus jornais nao servem para NADA. Ou melhor, servem para limpar escarradeira, e algo pior...
    Seus programas de TV sao um cano de esgoto em nossas bocas.
    Acho que vou vomitar!

    b. a imprensa marrom, liderada pela RGT- outro cano de esgoto em nossas bocas, DETESTA o Palmeiras.
    A Folha, jornal sediado no baixo meretrício, nao aplaude nada que seja do Palmeiras. Para os gayzinhos da redaçao, só o SPFW (e de certa forma o SCCP) valem.
    E usam as taticas imundas da imprensa marrom para tentar nos desmerecer...

    c. Ora bolas!

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 11:21 , Blogger Libertad disse...

    Grande amigo Cláudio, que bom ter de volta seus comentários, engrandece o espaço, opinião de quem entende, boa para conclusões.

    Também tive a mesma impressão, achei Zé Rafael, um tanto lento, mas na tv não se percebe que esta gordo, mas não é de se negar que teve uma boa performance, no esquema de ontem, inclusive deu uma nova dinâmica ao nosso meio, fez o time jogar diferente, ontem vimos um jeito diferente do time jogar, acredito que ele em forma, o time pode crescer e melhorar mais, sair daquela mesmice da casquinha e do lateral.

    Alcides!
    Felipão deixando de ser teimoso, ranzinza, se torna sim um dos melhores técnicos em actividade, em controle de vestiário, não tem igual, arma muito bem seus time defensivamente, mas a de rever pois tem momentos que tem que jogar, variar os esquemas, fazer esse elenco impor sua qualidade, lógico que temos excelentes números, mas também tivemos um lado muito triste e negativo em jogos importantes, quando tivemos que jogar, reverter resultados, como nas finais dos últimos paulistas, copa do Brasil e libertadores, o time foi um desastre contra gambas, marias e boca.
    Ontem mesmo jogando fora de casa, ele fugiu de suas características, que ate surpreendeu o galo, jogou para ganhar, não ficou na dependência da casquinha do Deyverson, nem da lateral do M. Rocha, fizemos dois gols com bolas trabalhadas.
    Esse é o Palmeiras que queremos.
    Acredito que com a volta de Willian, Goulart e Scarpa, vamos melhorar muito.
    A defesa esta muito bem constituída, M. Rocha e Gustavo Gomes jogando muito, e bem entrosados com Luan e D. Barbosa.
    Gostaria muito de ver Scarpa jogando de meia de frente para o gol, com Dudu de um lado e Goulart de centro avante, e por que não, a partir do meio do ano Keno pelo lado direito. Ai sim...!!!!!
    Weverton
    M.Rocha
    Luan
    G. Gomes
    D.Barbosa
    F. Mello
    B. Henrique ***
    Scarpa
    Keno
    Goulart
    Dudu

    *** B. Henrique, ontem jogou muito bem, mas gostaria de ver um volante mais leve, mais rápido fazendo dupla com F. Mello, liberando o mais para jogar.

    Agora Felipão,chega dessa de dois times, mudar muito, espero que o jogo contra o CSA tenha servido de lição, era para sermos lideres com dois pontos a frente.

    Hã: Caçamba para os hospedes, para as preguiças/ruindades que contaminam o grupo: Juninho, Fabiano, Guerra, Jean, Hyoran e Borja.
    Nei.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 11:53 , Blogger ester abea disse...

    queridos amigos e Ney:

    amigo Ney Verde: brilhante comentário

    aliás, querido Ney, permita-me dizer uma coisinha?


    você, ótimo moço e representante da enorme torcida pé vermelha que temos é um dos grandes palmeirenses deste espaço

    mas permita Tia Ester, velhinha e que viu muito Palmeiras- como você, dar um pitaco:

    se você nao se deixar levar pelo passionalismo, será talvez o comentarista que mais entende do nosso time no campo. É só comentar como o fez acima, e tudo- a luz da razao- se aclara

    Beijos Esterísticos!

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 12:19 , Anonymous MestredosMagos disse...

    BOLA TRABALHADA (by Nei)

    Ontem teve. Não vinha tendo.

    Minha crítica ao Felipão é em relação a momentos em que precisamos fazer o resultado.

    Jogar esperando ele sabe, é campeão indiscutível, tem o vestiário, tudo ok.

    Mas o resultado do Paulista mostra o que quero dizer.

    Melhor campanha, melhor isso, melhor aquilo, mas precisava de uma vitória simples para ir a final. E tinha muito mais opção de ataque do que ontem por exemplo.

    Esse é o calcanhar de Aquiles.

    Mas da minha parte que vá. Não vou esquentar a cabeça com isso. Já estou condicionado de que o que vier é lucro.

    Queria muito que o Palmeiras chegasse ao mundial.

    Vou esperar.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 12:57 , Blogger ester abea disse...

    aliás, para os amigos que levam o torneyo paraguayo a sério:

    a. hj, as 21 hs haverá o sorteio da 2a fase. Num torneio razoável, o 1o(nós) pegaria o pior time...mas esse é feito como bebida paraguaya. La garantia soy yo

    b. Tia Ester assistiu com pasmo o termo "parto humanizado"

    sei, sei. Puro marketing. Quer dizer que se nao tiver esse nome é o que? parto porcado??? cavalado???

    eta pessoal que aceita sem pensar o que a TV mandar

    ORA BOLAS!!!

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 13:12 , Blogger ester abea disse...

    a. aliás, começamos bem

    teremos agora

    SFC(Pacaembu, neutro)

    Botafogo(fora)

    Chapecoense(fora)

    A. Paranaense (casa)

    Acho o jogo com o SFC bem difícil. Jogaremos contra eles e a imprensa

    Chapecoense é outro que come a grama para ganhar da gente. Timinho nojento, ainda que se respeite a horrível tragédia que sofreram.

    Botafogo e CAP sao fregueses

    2 empates(SFC e Chapecoense) e 6 pontinhos (BFR e CAP) iriam bem

    b. e Tia Ester continua brava com a burrice do tal parto humanizado. Ele nao existia quando Ney, Verde Insuperável, Boca e mesmo o Camisa 10 vieram ao mundo. E nosso parto foi o que?

    quanta burrice de quem inventou isso


    Ora bolas

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 13:40 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Querida Ester.

    Entendo a sua discordância, mas, data vênia, a palavra implorar tem dois sentidos:
    primeiro: clamar, pedir
    segundo: pedir, postular, rogar

    Para que fique mais claro, recorro ao mais completo e correto de todos os dicionários da língua portuguesa, o Caldas Aulette que confirma o que eu digo nesta publicação:

    SIC

    im.plo.rar)

    v.

    1. Pedir com súplica; SUPLICAR; ROGAR [td. ] [tdi. + a : Imploraram à rainha mais um minuto de prazer.] [tr. + por : O casal implorou pelo filho preso.]

    2. Pedir a ajuda de; INVOCAR [td. : implorar a divina Providência.]

    [F.: Do lat. implorare. Hom./Par.: imploráveis (fl.), imploráveis (pl. de implorável [a2g.]).]

    Entendo a sua observação porque até um samba existe, da autoria de Germano Augusto / J. Da Silva Gaspar / Kid Pepe, cantado pelo inolvidável Moreira da Silva, que dizia assim:

    "Implorar só a Deus
    Mesmo assim,
    às vezes não sou atendido
    Eu amei e não venci
    Fui um bôbo,
    Hoje estou arrependido

    Foi-se meu sonho azulado
    Minha ilusão mais querida
    Perdi o meu bem amado
    Minha esperança na vida

    refrão

    Passei a vida implorando
    Àquela infeliz amizade
    Tudo na vida se passa
    Loucuras da mocidade

    refrão

    Hoje no mundo sozinho
    Relembrando meu passado
    Nâo tenho mais um carinho
    Na vida tudo acabado

    refrão

    Fui um louco eu bem sei
    Implorei tua beleza
    Pelo seu amor fiquei
    Contemplando a Natureza

    Esse magnífico samba lhe dá u'a dimensão exata dos empregos dessa palavra de duplo significado.

    Abs e discorde à vontade. Adoro esse tipo de observação e lhe imploro e exorto que faça em relação aos meus textos toda a vez que entender que eu esteja errado. abs e saudações clorofiláticas do (AD)

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 13:50 , Blogger Libertad disse...

    Boa analise Mestre, é bem isso que me preocupa.
    Abraços.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 13:58 , Blogger ester abea disse...

    Alcides, querido


    a. sim, que bonita aula. Entendi, o termo tem 2 significados

    b. obrigada por permitir discordar(embora raramente). Como afirmei quando vc. estava bravo com os frequentadores, vc é um homem superior

    c. sobre o Palmeiras: fosse o toneyo paraguayo razoável, estaríamos enfrentando o EMELEC...ou o poderoso Godoy Cruz. Mas é made in Paraguay.
    Ora bolas!

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 14:04 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Ao Ney

    Ney, você deve ter sentido que quando argumenta tecnicamente e sem usar xingamentos e palavrões todos gostam de seus comentários sempre com muito conteúdo e embasamento.

    Sei que, vez ou outra, a gente sente necessidade de xingar. Faça-o de forma comedida e na oportunidade (Eu mesmo, às vezes, faço assim) e vc não será contestado com veemência por ninguém, ao mesmo tempo em que mantém o nível de NOSSO espaço.

    Voltando ao seu comentário:

    "Felipão deixando de ser teimoso, ranzinza, se torna sim um dos melhores técnicos em actividade, em controle de vestiário, não tem igual, arma muito bem seus time defensivamente, mas a de rever pois tem momentos que tem que jogar, variar os esquemas, fazer esse elenco impor sua qualidade"
    COMO DISCORDAR DO QUE VC DISSE?

    "... lógico que temos excelentes números, mas também tivemos um lado muito triste e negativo em jogos importantes, quando tivemos que jogar, reverter resultados, como nas finais dos últimos paulistas, copa do Brasil e libertadores, o time foi um desastre contra gambas, marias e boca.
    CARO NEI
    DISCORDO DE VOCÊ PQ FOMOS ROUBADOS NO PAULISTINHA NO ANO PASSADO E NESTE.EU ESTOU ERRADO?

    NEI
    FOMOS ROUBADOS CONTRA O CRUZEIRO NA COPA DO BRASIL. REPARE QUE NAS COMPETIÇÕES ELIMINATÓRIAS É QUE SOMOS SEMPRE MAIS PREJUDICADOS PORQUE NÃO TEM COMO RECUPERAR. HÁ ANOS É ASSIM!

    NEI
    FOMOS ROUBADOS CONTRA O CRUZEIRO EM PLENO ALLIANZ POR UM ÁRBITRO DO MATO GROSSO COLOCADO SOB ENCOMENDA.

    NEI
    DOU-LHE ALGUMA RAZÃO NA SEMIFINAL DA LIBERTADORES NO PRIMEIRO JOGO CONTRA O BOCA. MAS QUEM GANHA DELES (FILHOTES DA CONMEBOL) UMA ESPÉCIE DE CURICA DAS AMÉRICAS.

    NEI
    CONCORDO COM VOCÊ E DISCORDO DE FELIPÃO EM MUITOS ASPECTOS COMO JOGAR COM TIMES ALTERNATIVOS SEM NECESSIDADE, MANTER JOGADORES SEM NÍVEL NO ELENCO, RECUAR TOTALMENTE O TIME QUANDO FAZ O PRIMEIRO GOL MESMO EM TIMES MUITO FRACOS E NÃO MUDAR NUNCA DE ESQUEMA MESMO QUE A NECESSIDADE E OS RESULTADOS EXIJAM.

    NEI
    ESSAS SÃO OBSERVAÇÕES MINHAS A RESPEITO DE SEU TRABALHO, MAS NÃO SIGNIFICA QUE EU ESTEJA QUERENDO INTERFERIR EM SUAS POSTAGENS. FIQUE CLARO QUE VC POSTA COMO QUISER E SERÁ SEMPRE BEM-VINDO NESTE ESPAÇO. (AD)

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 14:36 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    Felipe Melo, o melhor do jogo de ontem e a vários outros, pelo empenho, dedicação, sobriedade nos passes e cobrança dos companheiros em campo.
    Felipe Melo, um verdadeiro pitbull.
    Felipe Melo é animal.
    Felipe Melo é o cara, raça sem igual.
    Vou dar uma sugestão ao corpo médico do verdão: quem sabe fazer uma transfusão sanguínea do Melo para o Lucas Lima não dê resultado!!!

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 16:55 , Blogger Boca dura disse...

    Fernando acredito que não iria funcionar bem não essa questão de postura tá no DNA e essa atitude o Lucas Lima acho difícil que possa mudar, talvez quem sabe nascendo novamente.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 20:22 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ouso dizer: Depois de Valdivia, e junto de Dudu, Felipe Mello compõe a trinca dos melhores jogadores do Verdão nos últimos 10 anos.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 20:24 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mas eu reputo Felipe Mello ainda melhor que os dois retro nomeados, vencendo em um quesito: Regularidade.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 20:27 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Para mim o craque não é um mero cometa, com brilhos esporádicos intermitentes. O craque é aquele que mantém uma elevada média de atuações, joga quase sempre muito bem, e das outra vezes, bem. Esse craque existe no Palmeiras: atende pelo nome de Felipe Mello. Cláudio analisou com a maestria proveniente de quem entende do riscado.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 20:28 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O Divino, se não tivesse aquela excepcional regularidade, não seria esse monstro sagrado da nossa História.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 20:30 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Por esse mesmo motivo FELIPÃO é insuperável. Sempre está conquistando um troféu para seu Panteão.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 20:34 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    I love you Mr. Mello !

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 20:40 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ester está certa. Se o Libertadores fosse um torneio sério, o PALMEIRAS pegaria o último colocado da fase de grupos. Mas sempre soubemos que não é. Entretanto, 99,9% dos palestrinos querem ganha-la. Principalmente agora que ficou muito na moda. Sabem por quê? Por causa dos cervídeos e maloqueiros, que a ganharam e a mídia nefasta, canalha e sem vergonha, para puxar o saco e prejudicar o PALMEIRAS, desvalorizando nossas conquistas no Brasileirão, só sabem falar do torneio cucaracha. Por isso, PRECISAMOS VENCER ESSE TORNEIO, PARA ENFIAR-LHES NA GUELA, OU EM OUTRO LUGAR QUE LHES SEJA MAIS PRAZEROSO.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 20:43 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Tenho informações de que até o próprio Felipão, almoça, janta, ceia e dorme LIBERTADORES. UMA FIXAÇÃO IMPREGNADA NOS CORAÇÕES E ALMAS ESMERALDINOS.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 20:44 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Daqui a pouco, na Fox, teremos o sorteio. Vamos ver se terá bolinhas pesadas.

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 22:33 , Blogger ester abea disse...

    Godoy Cruz?????


    Huuuuuuraaaaah!!!!!!!


    Como falou meu amigo Verde Insuperável, a Libertadores nao é séria. Mas pelo menos esta noite nao teve bolinha gelada!

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 22:47 , Blogger ester abea disse...

    mas deixe-me pegar no pé:

    a tal Sulamericana, que os gambas jogarao é chamada oficialmente de SUDamericana

    Um desrespeito imenso ao Brasil, país que tem mais Mundiais, maior economia, maior numero de habitantes, etc, etc.
    do que todos os SUDamericanos cucarachas e cuencos JUNTOS

    Ora bolas!

     
  • Às 13 de maio de 2019 às 22:50 , Blogger ester abea disse...

    como acreditar em torneyos made in Paraguay, e ainda por cima com tudo em Espanhol???

    lembremos: a Espanha nunca deu nada ao mundo, exceto matadores de índios como Cortes, Balboa, etc. Um país terrivel.

    E temos que falar Espanhol por que a tal Comebola mandou?????

    Ora bolas!!!

     
  • Às 14 de maio de 2019 às 00:44 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    terão...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial