Observatório Alviverde

01/01/2020

A POLÍTICA DE APROVEITAMENTO DOS JUNIORES (ao menos até agora) NÃO ESTÁ SENDO BEM CONDUZIDA!


Meus amigos, já em 2020, o Palmeiras procede de maneira diversa em relação aos anos anteriores em termos de reestruturação de elenco.

Nos anos que passaram primeiro anunciou, em seguida contratou e só depois dispensou aqueles jogadores que não interessavam. 

Desta vez, primeiro dispensou e se contratou (o Verdão já deve ter contratado alguns jogadores) simplesmente não os anunciou oficialmente.

Então, apenas o diretor de futebol Anderson Barros e o técnico Vanderlei Luxemburgo tiveram seus nomes anunciados antecipadamente, os jogadores, não!

Em compensação o Palmeiras anuncia -dia a dia- e com muito estardalhaço, a dispensa de vários jogadores, como poucas vezes se viu na história do clube.


Eu, que vivo o Verdão desde a longínqua década de 50, ouso afirmar que, pelo fato de o Palmeiras ter tido no ano passado o maior grupo de jogadores de que se tem notícia sob contrato, este de 2019 para 2020 foi o maior desmanche da história do clube ao qual acrescento a frase "e não sem justa razão"!

Na verdade o Palmeras deveria ter um elenco tecnicamente muito forte, enxuto, formado pelos melhores atletas possíveis e disponíveis no mercado, mas sem o exagero de tantas contratações de jogadores meias-bocas, indo buscar as soluções emergenciais nas categorias de base.

Mas não foi esse o legado do mineiro "goela larga" que agiu muito mais na contramão da lógica, juntando um elenco enorme, recheado de opções em algumas posições, mas absolutamente carente em outras, mormente as de meio de campo e as ofensivas.

Meus amigos, creiam no que vou dizer:

Felipão com toda a sua indigência tático-defensiva conseguiu tirar água de pedra de um  elenco que ele não formou mas cuja competência -ficou provado- não passava da capacitação para chegar onde chegou. Nada mais que isso!

Agora está chegando Luxa (com minha aprovação, assumo) muito mais velho, experiente e curtido pela vida e por muitos fracassos dentro e fora de campo.  Por paradoxal que possa parecer, é exatamente por isso que acredito nele.

É óbvio que com ele no comando, a trajetória palmeirense tanto pode ser resplandecente quanto pode se constituir em um rotundo fracasso. Isso ocorre com qualquer um.


Mas a tendência, pelo histórico, competência e até pelo temperamento de Luxa é o Palmeiras continuar na cumeeira do futebol brasileiro e reencontrar-se com o excelente futebol que já praticou sob o comando dele próprio, o único técnico brasileiro que já dirigiu o Real Madrid.

Neste retorno, Luxemburgo tentará levantar o Palmeiras e tirá-lo do limbo em que se meteu no ano passado, embora por um viés diferente do "mineiro goela larga" que dava as cartas e jogava de mão no comando do futebol palmeirense.

Aliás, jogava  pró e contra,  sempre em consonância com os seus interesses pessoais.


Uma pena -é sempre assim- que ele tenha gastado toda a grana em contratações suicidas, destruindo o poder aquisitivo palmeirense e impedindo que o clube parta para a aquisição dos melhores jogadores disponíveis no mercado.

A devastação promovida nas finanças do clube pelo ex-diretor de futebol palmeirense empreendendo contratações absurdas de jogadores (alguns fracos, outros em fim de carreira e -pasmem- até de contundidos) mediante salários altíssimos e vínculos de extensa duração, leva o Palmeiras a mudar a sua política de aquisições e anunciar o imediato aproveitamento da base. 

Eu, particularmente, sempre recomendei esse aproveitamento, porém em condições racionais e não da forma açodada com que foi adotado. 

Meu plano pressupõe acoplar os destaques dos juniores a um time principal montado à base de jogadores altamente técnicos e experientes. Foi assim com Gabriel Jesus, a última e efetiva revelação palmeirense, vocês se lembram?

Mas o presidente palmeirense, infelizmente, não tem visão futebolística suficiente para enxergar esses detalhes e embarca agora (talvez por necessidade pecuniária) de corpo e alma num empreendimento que, ao menos em meu entendimento, tem tudo para não dar certo.

Menos mal que será gerido pelo próprio LUXA que -certamente- deve ter indicado o novo diretor de futebol.

Esse acerto na cúpula me deixa esperançoso de que, mesmo na condição desordenada com que vinha e vem sendo conduzida essa nova política,  pode contrariar as minhas expectativas e vir a dar certo.

Juniores no time, sim, mas sempre em um time bem formado, bem estruturado e constituído pelos melhores jogadores possíveis em cada posição. 

Fora disso é um exercício de empirismo que um clube estruturado e bem organizado e dirigido por gente competente e em sã consciência, jamais deveria adotar. (AD) 

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)   

COMENTE COMENTE COMENTE


16 Comentários:

  • Às 1 de janeiro de 2020 às 11:49 , Anonymous Ex - Jogador disse...

    Primeiramente Feliz 2020

    De fato contratações feitas ano passado nos levaram a rever essa método (ou interesses ?) de nosso ex diretor de futebol.

    O que me espanta é a facilidade nas aprovações dessas aludidas contratações a peso de ouro. Ninguém questiona os valores pagos e contratos longos ?

    Muito estranho isso..

    Voltando ao campo, concordo com o post.

    Agora com gente entendida e bem intencionada, com a mescla de nossos jovens talentos Luxa pode sim arrumar um time muito bom !

    Acredito que ainda vão pintar reforços pontuais.

    Estaremos na torcida como sempre !

     
  • Às 1 de janeiro de 2020 às 23:48 , Anonymous Marcelo José disse...

    Feliz Ano Novo!
    Assistindo o campeonato inglês, gosto de futebol, vejo o aproveitamento de jogadores cada vez mais jovens, 17 anos , excessão é claro, por exemplo. E além da inglesa outras tomam essa iniciativa.
    O futebol está cada vez mais intenso e gostaria muito que o Palmeiras não ficasse para trás.
    A base é boa, e uma mescla com os melhores o luxa pode fazer. O Chelsea ficou dois anos sem poder contratar e formou um time jovem e categorizado.

     
  • Às 2 de janeiro de 2020 às 09:15 , Blogger Libertad disse...

    O gordo safado fez no Palmeiras igual Lula fez com o Brasil, igualzinho, se investigar descobre !!!!!

    Depois que deram conta da situação (Tardiamente), sabendo que o incapacitado careca está perdido, o casal da patrocinadora, mais Serafim Del Grand assumiram o comando, vende o que da, e não contrata ninguem, afinal ela tem 170 milhões em jogo, derrubar o cabeça de ovo, colocaria em risco a eleição dela em 2021, atitude que tb fortaleceria a oposição, Luxa foi contratado para fazer parte de um pacote, tentar fazer os elhos hóspedes do resort jogar, encaixar esses meninos da base e ser tb um diretor de futebol disfarçado, TD PARA TENTAR SALVAR UMA SITUAÇÃO CALAMITOSA que aconteceu pela ingerência do Cabeça de ovo, que daqui para frente, até a mulher ser eleita, ele vai ser apenas uma vaquinha desepio.
    Planejamento, já não existia, agora vai ser tipo, salvar uma situação.

    Nei


    O Careca está perdido, sem grana e com um rombo de boleiros péssimos de bola com contratos longos e salários de Messi.

    Esse número de jogadores promovidos da base, é mais uma cagada de presidente otario, está fazendo sem planejamento, mais uma medida de quem não tem noção de futebol.

     
  • Às 2 de janeiro de 2020 às 13:56 , Blogger Irineu Curtulo disse...

    Boa tarde! Em relação aos meninos que subiram da base, penso que o campeonato paulista é o momento certo para testá-los. Os que forem aprovados continuam e os demais emprestados para clubes da série B do campeonato brasileiro. Obs.: essa experiência deveria acontecer todos os anos, já que é grande o investimento nas categorias de base. Ter como filosofia a não aquisição de promessas de outras agremiações. Contratações somente na janela do meio do ano, pois a comissão técnica terá todos os dados para que o segundo semestre seja muito bem dirigido, visto que é nesse período que acontecem as decisões dos principais campeonatos. É claro, caso sejam vendidos peças importantes na janela do fim do ano, a reposição deve ser imediata e com alto grau de acerto.

     
  • Às 2 de janeiro de 2020 às 14:26 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Concordo com tudo o que o Nei escreveu. A megalomania do cabelo seboso, somado ao apedeutismo do presidente de dente torto e da dona do patrocínio levou o torcedor ďp Palmeiras a desconfiar do time. Precisa ser muito "barbeiro" no volante do Palmeiras. Com tudo o que o Palmeiras proporciona em termos de estrutura física e financeira, ter que ouvir diretor de futebol dizer que não fará loucuras em contratações isso e mais aquilo. Loucura é meu ovo. Se vira amigão, você e esse presiDENTE torto aí. É muita subserviência, muita incompetência. Vontade de pegar Mattos pelo pescoço.

     
  • Às 2 de janeiro de 2020 às 14:55 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Galiotte é um presidente curatelado. Juridicamente, um incapaz. Não mais responde pela regência de seus atos na vida civil, no âmbito da Sociedade. Não assina qualquer documento sem antes haver competente verificação por parte de seus curadores. Na linguagem do populacho, Galiotte é um fantoche, uma ameba humana, um pária. Ainda não foi afastado do cargo, por ser conveniente sua mantença. Como disse Nei, não interessa para a Madame Leila sua deposição. Isto porque a candidatura da viraga do Lamachia depende da estabilidade presidencial, vez que o incapaz é seu maior apoiador. Galiotte é uma espécie de morto vivo. E assim permanecerá putrefado, até as próximas eleições. As ilicitudes e malfeitos havidos nessa gestão, obra de Mattos, com a chancela do incapaz, serão acobertados com aço espacial, inexpugnavel,tanto que fedem, senão o sonho da Madame não se realizará. Em assim sendo, só nos resta Luxemburgo. Nele foram apostadas todas as fichas. Se não der certo, uma bomba atômica explícita dentro do Clube, com consequências devastadoras. Não ficará pedra sobre pedra.

     
  • Às 2 de janeiro de 2020 às 14:58 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    uma bomba atômica explodirá....

     
  • Às 2 de janeiro de 2020 às 18:16 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Olha Verde, vou dizer uma coisa pra voce, do jeito que está, até eu que era totalmente descrente no luxemburgo, estou acreditando, acredite se quiser, que ele esteja com gana de mostrar que ainda está no páreo dos grandes treinadores, que está com sangue nos olhos, com fome de treinar, com vontade de esfregar na cara de todos os seus detratores da midia e até torcida, eu incluso. Do jeito que está o Palmeiras hoje, torço pra tudo isso, do fundo do coração.

     
  • Às 2 de janeiro de 2020 às 19:19 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Verdade, Justo. Essa diretoria, em especial o presidente, estão tão desacreditados, que se Luxemburgo não der certo, temo pelo PALMEIRAS na série B ainda em 2020. Galiotte não terá condições emocionais de contratar mais um treinador, até as eleições. Aí será o fim, com o time lutando para não cair, com um auxiliar no comando. Portanto, muitas orações para Luxemburgo. Não há outra saída até a volta de Paulo Nobre.

     
  • Às 3 de janeiro de 2020 às 00:11 , Blogger Libertad disse...

    Insuperável, perfeito seu comentário com sábias palavras, resumo perfeito.
    Estamos na mão de um incompetente diplomado , e o futuro é uma incógnita, não creio nessa mulher, ela entrou para o clube de forma errada, e isso me basta.
    Agora ela vai manipular o boneco ventrilico até ser eleita.

    Nei

     
  • Às 3 de janeiro de 2020 às 11:03 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    2020 CAMPEONÍSSIMO para todos nós, em todos os Campeonatos!!!


    agora, sejamos realistas:

    a. somos dirigidos por um fantoche, moço que sempre esteve nas maos da Madame e do gordinho de cabelo sujo
    b. claro que Tia Ester e muitos daki já viram coisa pior, como o sapo corinthiano, o moço que fez o desfalque, e uma série de manés e joao-bobos que achavam o incompetente Hugo Palaia o máximo...

    c. nao ouso falar muita coisa sobre o time. O de 2019 nao deu liga...bando de preguiçosos e anêmicos, tirante um-ou-outro que honrou a camisa que pertenceu a Dudu, Ademir, Pereira, etc.
    c..1 claro que Tia Ester nao acha que devemos nos livrar desses caras na bacia das almas. Vender aos poucos, com calma. Mas Carlos Eduardo, Hyoran e Veiga deveriam sair imediatamente ( o pior é que tem clube interessado nos anêmicos-perebas )

    d. também acho que Valdívia , o terror do SCCP e da imprensa marrom, seria bom, muito bom, otis...

    e. e depois de Valdívia é esperar por Paulo Nobre...mesmo que demore

     
  • Às 3 de janeiro de 2020 às 11:05 , Blogger ester abea disse...

    o problema com o time de 2019 foi o seguinte

    perder ou ganhar é do jogo...até o mais fanático amigo daki concorda

    Mas perder sem raça, sem vontade, com desânimo em campo definitivamente nao é perdoado no Palmeiras

     
  • Às 3 de janeiro de 2020 às 18:16 , Blogger ester abea disse...

    por falar na Copinha, outro torneio insosso com mais de 120 clubes, a coisa é chatinha e bem boba

    que graça pode haver em um Dimensao Saúde, Visao Celeste ou Timon do Maranhao ?

    serve, no máximo, para lapidar um ou outro- que já joga bem. E dar dinheiro para os empresários espertalhoes que contratam os moços desde os 10 anos de idade(só aki). Torneio sem-graça. Pior que ele só o chato do paulistinha atual, campeonato que já foi épico mas agora é palhaçada, com o presidente da FPF aplaudindo de pé os manés do SCCP...palhaçada total.

    Claro que a imprensa marrom se deleita com duas porcarias como essas...para quem se acostuma a produzir muito cocô um pouco mais só agrada...da-lhe imprensinha repugnante.

     
  • Às 3 de janeiro de 2020 às 19:36 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ester, a copinha pode ser inchada e fraca, mas eu estou louco para ganhar. E nada como começar o ano vencendo também o paulistão.

     
  • Às 4 de janeiro de 2020 às 09:47 , Anonymous André vesguinho disse...

    Marrom é o que vc tem na cabeça, véia metelona. Vai procurar macho no PTinder e esqueça o futebol. Vc não sabe nada, bruaca.

     
  • Às 4 de janeiro de 2020 às 09:51 , Anonymous André vesguinho disse...

    Pode preparar que vai mesmo. Serdan vai estourar o cu de picareta que se diz palmeirense.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial