Observatório Alviverde

09/01/2020

COPA SÃO PAULO: APÓS A DERROTA PARA A AFE VOCÊ AINDA ACREDITA NO VERDINHO?



O Palmeiras perdeu para a Ferroviária ontem em Araraquara, em jogo que serviu apenas para a definição do posicionamento dos dois primeiros do grupo, haja vista que Verdão e AFE já estavam classificados.

A derrota palmeirense, em meu entendimento, decorreu, em primeiro lugar, do fato de o Palmeiras ter enfrentado um time bem postado, com sistema tático definido, entrosamento, , com uma zaga quase perfeita e organização de jogo, que marcou um gol aos 25 minutos  e fechou-se na defesa a fim de manter a vantagem. Conseguiu manter!

Em segundo lugar pela baixa estatura do time palmeirense do meio de campo para a frente. 

Os dois gigantescos becões da Ferroviária conseguiram se impor em noventa por cento dos lances disputados contra os franzinos atacantes palmeirenses em uma noite em que a força prevaleceu sobre o jeito e sobre a habilidade.

Nos noventa por cento do jogo, em que houve preponderância palmeirense, o Verdão abusou de perder lances de gol antecipadamente desenhados por precipitação, afobação, nervosismo, mas, principalmente por falha na hora do arremate!  Nos demais lances sucumbiram diante da ótima zaga ferroviária!

 
Não, o jogo não foi como disse Maurício Noriega na TV, que abordou um suposto domínio do time violeta. Tanto é verdade que, a Ferrinha, em mais de cem minutos de bola rolando, chegou apenas quatro vezes com perigo ao gol palmeirense, desperdiçando duas bolas, chutando uma na trave e construindo o gol. O aproveitamento dos interioranos, sim, é que foi maior!

Discordamos, então, do analista do Sportv que, outra vez, abordou muito mais a Ferroviária do que o Palmeiras, evidenciando, sob esse aspecto, despreparo e uma completa falta de visão e para o exercício da função e má vontade para com o clube.

Do jeito que colocou (é hábito dele em jogos do Palmeiras), parecia que o Palmeiras era a Ferroviária e que a Ferroviária era o Palmeiras. Será que só ele não consegue perceber essa faceta recorrente em sua carreira?

Irritado pela obsessão de Nori em enaltecer o time dominado, naturalmente a AFE, fiz questão de contar: foram cinco intervenções do dele fazendo supor que havia um único time em campo, a Ferrinha.

Coadjuvado por uma provincianíssima repórter (imagino que de Araraquara) que só fornecia notícias da AFE, foram necessárias cinco intervenções de Noriega para que então ele ao menos mencionasse na transmissão de Odiney Robeiro a palavra Palmeiras.

E aí quando o blog critica essa performances, o profissional diz aos amigos que está sendo injustiçado, perseguido, que o blogueiro é velho e frustrado e outras adjetivações mais agressivas de desculpa que não conseguem encobrir a realidade dos fatos.

Opinião, sei, antes mesmo dele nascer, que cada qual tem a sua e que, em razão disso deve-se respeitar tudo o que dizem as outras pessoas. 

Respeito-o, muitíssimo, e o tenho na condição de diferenciado, mas a minha indagação é esta: quando será que ele irá reconhecer na TV , ao menos uma vez, que o Palmeiras jogou bem, ainda que seja um time alternativo ou de categorias de base?

Entra ano, sai ano, entra jogo, sai jogo, começam e terminam torneios, campeonatos e as  temporadas, mas as opiniões de Noriega, em se tratando de Palmeiras, são sempre as mesmas, verdadeiros clichês de outras já emitidas e que se resumem nesta frase:

 "o Palmeiras ainda que esmague os adversários e consiga as vitórias nunca terá jogado um futebol convincente", ao menos para ele, embora não tenha sido o caso de ontem. Ele precisa acabar com isso e atribuir a importância que o clube merece em seus comentários!

Um profissional tão inteligente, ultra capacitado, de excelente voz, ótima dicção, dotado de ótimo poder de improviso e de tantas boas ideias acaba estupidamente se aculturando e se nivelando -desnecessariamente- ao sistema, tornando um "mané vai com a turma" quando trabalha em jogos do Palmeiras. 

Será que somente ele não consegue perceber aquilo que toda a torcida alviverde sabe de cor e salteado já há tanto tempo?


Voltando ao jogo quero dizer o seguinte:

Num único aspecto a Ferroviária (dominada e subjugada técnicamente em mais de 70% do jogo) esteve superior ao Palmeiras: na tática.

Ainda assim porque o time abriu o marcador bem cedo e concentrou-se de corpo e alma na defesa procurando beliscar nos contra-ataques. Defensivamente funcionou. Ofensivamente só em dois ou três lances.

No mais, justamente ao contrário do que disse o analista do Sportv muito mais deu Palmeiras do que a AFE que só se impôs (parcial e intermitentemente) em poucos lapsos do jogo.

A derrota, porém, não me abala. Espero que não abale, também, a garotada, posto que era a última derrota que o time poderia sofrer na competição sem ser desclassificado. 

Se serve como consolo, ao menos ajuda a tirar o "olho gordo" dos adversários.

O que não pode é o time perder daqui para a frente, já contra o Sertãozinho no próximo final de semana e de lá até a final. 

Será que vai dar para ser campeão?

COMENTE COMENTE COMENTE
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)  

26 Comentários:

  • Às 9 de janeiro de 2020 às 06:50 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Vou repetir o que escrevi num post anterior: alguns jogadores da Copa SP poderão jogar a série C do Brasileiro. Parabéns diretoria, acabou com tudo, times base não precisam ser campeões mas apresentar esperanças de jogadores, esse time da copinha de 2020, esquece.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 08:15 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mais uma asnice de GALIOTTE. A base promovida deveria, antes, disputar a copa São Paulo. Nunca vi uma administração pior. Continuaremos "sem Copinha".

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 08:18 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    De fato, o nanismo prepondera na Base do Palmeiras, faz tempo. Sempre temos um ataque de anões. Será castigo ? Ou incompetência na seleção ? Ou azar ?

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 08:22 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Jogador baixo é até feio. Não impõe. Exceto os extra classes. Mas, pensando, depois de ver o alto deividison jogar, sou capaz até de buscar jogador no circo.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 08:47 , Anonymous Anônimo disse...

    Kkkkkkkk

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 10:06 , Blogger De Rossi disse...

    Esse time desfalcado dos meninos que subiram para o profissional ao meu ver não tem chances de ser campeão.
    Com relação aos profissionais, observando a movimentação até agora feita no mercado da bola, também acho que o Palmeiras não lutará por nada esse ano a não ser o campeonato Paulista que entra mesmo castrado como favorito e a Copa do Brasil se tiver sorte de resto na Libertadores não devemos ir longe e no Brasileirão no máximo lutar por vaga na próxima Libertadores. Essas são minhas reais expectativas com relação a temporada 2020, espero de coração estar enganado.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 10:41 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Em profunda análise, cheguei à conclusão de que deveremos TORCER MUITO para outros times se reforçarem.
    Sabem por quê ?
    Justamente para tirarem pontos do Flamengo, e nos ajudar a suplantá-lo.
    Da forma que foi em 2019, com todos os times perebentos no Brasileirão, exceto Flamengo, Santos e Palmeiras, que ganhavam de quase todos, O TIME DOS MALOQUEIROS ASSASSINOS VAI DEITAR E ROLAR NOVAMENTE.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 11:38 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Tudo isso nada mais é que o "efeito Mattos". Deixaram esse pantagruélico palrador fazer o que quisesse e deu no que deu. Gastança como se não houvesse o amanhã, ingerência do kojak, arrogância da patrocinadora e de boa parte da torcida e agora estamos aí, sem contratações, subindo jovens do sub 20 na base do desespero. Ter que ouvir dirigente falar em contenção de gastos e "sem fazer loucuras" num clube que até ontem tava cagando dinheiro (desculpe o palavrório, mas é essa a palavra) é demais pra minha paciência, que já está no lençol freático com esses idiotas e do idiota cabelo seboso que saiu.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 12:26 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    embora com pouco tempo, na roça, Tia Ester dá alguns pitacos Esterísticos:

    a. diferente da maioria e de meu amigo Verde Insuperável, nao ligo para a tal Copinha e menos ainda para o paulistinha. Torneio que começa Épico e termina no Irajá como o paulistinha nao serve para a grandeza do Palmeiras. E a Copinha é só, somente só para revelar uns caras, muitos deles bons jogadores. Como título nada vale. E a imensa maioria que fez parte da fracassada geraçao de 1982 veio da Copinha.
    a.1 os de 1982 foram incensados, idolatrados, aplaudidos por uma imprensa marrom, suja, nojenta, liderada incontestávelmente pela RGT.
    Mas me respondam: ganharam o que???? aplausos???? ora, os palhaços do circo também recebem aplausos. Ora bolas.
    Cadê os títulos??? Sao uns fracassados nos títulos.

    b. Justo querido. Você é um bom comentarista, uma revelaçao. Entendo sua irritaçao com o bobo do presidente e seu amigo cabelo sujo. Mas eu vi o presidente ser um dos da curriola musgambística e o diretor ser o incompetente Hugo Palaia. Aí sim dava até calaquente, como dizia minha amada mamae.

    c. jogador pequeno: começou essa palhaçada com o gordo, ridículo e mal amado Galvao chamando Romário de "baixinho". Claro que a brasileirada burrinha nao percebeu que Galvao tem um físico de joquei de elefante, sendo um anti-atleta, fracote, gordo, mal conformado fisicamente, sendo um mau exemplo (bem diferente de um certo machao musculoso). Mas para a brasileirada o que a Globo fala é lei, mesmo com o Criança Esperança - se é verdade, se é mentira certo muito verdadeiro , nas palavras do grande Jorge Ben.

    d. como sempre nosso Camisa 10 percebeu COMO a imprensa marrom detesta o Palmeiras...do sub infantil até os veteranos. O que o Palmeiras fizer está errado, para a imprensa do cocô. Torcem contra. Descaradamente.
    d.1 nao é a toa que o que escrevem serve para limpar escarradeira. Ou coisa pior.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 12:53 , Blogger ester abea disse...

    aliás, sobre tipos físicos

    Meu professor de Psiquiatria comentava sobre os Tipos de Krishmer:


    picnico: sao os gordinhos classicos, redondinhos. Tipo classico : o chato do Jo Soares, que pode fazer regime a vontade que nao melhora

    picnico/atletico: gordinhos, mas fortes

    leptossomico: altos, magros, mas praticamente sem musculos visíveis. Tipo Classico: o Magrao jogador (grosso demais)

    atletico: fortes, musculosos, possantes, incríveis, capazes. Tipo clássico : o machao da imprensa, que poderia facilmente derrotar qualquer lutador de MMA no muque

    displásico: nao se encaixam nos tipos fisicos anteriores, sao meio gordos, meio fracotes, mal proporcionados. Tipo clássico: Galvao Bueno.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 13:49 , Anonymous Pergunto, Logo Existo disse...

    Ester, quem seria esse machão da imprensa? É o trá-trá? É o Ki-fure? É o tubo de conexão? Quem, quem, quem, enigmática Ester?

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 16:04 , Blogger Irineu Curtulo disse...

    Boa tarde! Em relação aos garotos que subiram para o profissional - o que seria lógico em temporadas passadas, mas... - e não disputam a copinha, o fato é que se participassem da mesma teriam que estar concentrados com o elenco da base, o que denotaria férias pós-copinha, consequentemente, ficariam um mês de defasagem em relação ao grupo profissional.
    Todos os meninos que subiram são extremamente talentosos e realmente mereceram essa oportunidade - sou a favor do empréstimo dos garotos da base apenas aqueles que não se destacaram e possuem contratos longos.
    Temos um elenco competente, uma comissão técnica vencedora, o que a diretoria realiza nessa temporada é exatamente o que seria o correto em temporadas passadas, mas a incompetência do presidente e a sede de gastar do diretor de futebol nos obrigaram a agir da maneira correta - elenco forte, garotos promovidos e contratações pontuais.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 17:26 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Tem aqueles tipos eunucos, viris e com uma benga descomunal.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 17:46 , Blogger ester abea disse...

    querido Pergunto, certamente amigo do Descartes

    claro, evidente, óbvio e mesmo flufenâmico que o MACHAO só poderia ser o moço dos músculos possantes, da virilidade incrível, de um peitoral magnífico e bíceps impressionantes...quem, quem, quem? Akele que abriu seu caminho jornalístico na base do muque descomunal, deixando redaçoes e mais redaçoes admiradas, embasbacadas, embaraçadas ao ver tamanha masculinidade

    Claro que o MACHAO é o Q Fure, musculatura de ferro em 1,48 m de pura força (há quem jure que sao 4,48 m).

    Quanto ao Tra-tra, sabemos que ele é másculo e agreste, mas nao consegue ter a montanha de hormonio masculino que seu amigo querido reuniu...Tra-tra é mais um coadjuvante chatinho, embora seja capaz de bater em 1, 2 , 38, 56 lutadores de MMA...já para seu amigo, Tra-tra dardeja olhares intensos, admirados, calientes. E tem uma resposta similar, porém com mais hormonio masculino, vindas do possante MACHAO.

    Quanto ao cano de esgoto é apenas um repetidor de dados, talqual um computador desajustado...um bobo que se diz palmeirense, mas é de palmeirense nada tem

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 18:00 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Sem contar o Mauro Bettingay que é palmeirense de merda.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 18:17 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    PVC saindo da Fox. Uma pena. Meu favorito comentarista, melhor do Brasil disparado.

     
  • Às 9 de janeiro de 2020 às 21:17 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Não postei o comentário das 18:17 horas. Todos conhecem minhas opiniões desabonadoras em face do PVC. Não tolero nem ouvir sua voz com aquela dicção horrorosa.

     
  • Às 10 de janeiro de 2020 às 01:19 , Anonymous Juliano disse...

    Estou em férias em Itapema SC, há 5 dias.
    Camisas do Grêmio são maioria.
    Depois as do nosso Palmeiras.
    Inter, cheirinho e curica a seguir em numeros equiparados.
    Bambi e Vasco uma apenas cada um.

     
  • Às 10 de janeiro de 2020 às 11:04 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    Já no Nordestao quente, onde Tia Ester vai a situaçao de camisas é esta:

    1. FlaVAR (especialmente após o Torneyo Paraguayo e antes da brochada)
    2. Palmeiras
    3. SPFW empatado com o CSA(o SPFW nao ganha nem cuspe á distância)
    4. timecos locais como Confiança, etc. etc.
    5. Ixpó, Santa Cruz

    O NE é um lugar xexelento, especialmente porcarias como Recife e engana trouxas como Maceió...
    pra gostar de Maceió precisa ser um brasileiro preguiçoso que acha que férias é ficar o dia todo na areia e no sol africano, com muita cachaça, por 30 dias sem descanso...

     
  • Às 10 de janeiro de 2020 às 15:36 , Blogger ester abea disse...

    claro Salvatore querido

    pseudo machoes como vc nao gostam de mulher, né. Mulher nao serve pra nada na tua idade, né

    e gostam de uma praia, com bastante areia no bum-bum, onde se enchem de pinga por dias e dias. Afinal sao as férias do açougue que vc trabalha, tem que aproveitar ná

    e porque vossa senhoria nada fala do Palmeiras? nao entende de futebol, né

     
  • Às 10 de janeiro de 2020 às 19:55 , Blogger MestredosMagos disse...

    Clone.

     
  • Às 10 de janeiro de 2020 às 22:09 , Blogger STM disse...

    Pessoal,
    Vamos cair na real. Nosso Palmeiras nao vai ganhar nada este ano...
    Mas, tambem nao faremos feio, nem seremos rebaixados.
    Vamos reduzir as expectativas, deixar as ilusoes e ser realistas.
    Cuidem da sua familia, do trabalho, da saude...
    Deixe o Palmeiras em quinto plano.
    Sofreremos menos.
    Abraços e feliz 2020 a todos.

     
  • Às 11 de janeiro de 2020 às 16:48 , Blogger MestredosMagos disse...

    Hoje é o que resta.

     
  • Às 11 de janeiro de 2020 às 18:53 , Anonymous Jura disse...

    KCT
    Que pessimismo .
    Deixa correr

     
  • Às 11 de janeiro de 2020 às 19:59 , Anonymous Marcelo José disse...

    É com muito pesar que a Sociedade Esportiva Palmeiras informa o falecimento de Valdir Joaquim de Morais e manifesta condolências aos amigos e familiares do eterno goleiro do Verdão ➤ http://bit.ly/2FFwFGz

    Obrigado por tudo, ídolo!

     
  • Às 11 de janeiro de 2020 às 20:46 , Blogger De Rossi disse...

    Meus sentimentos à família e amigos .
    Descanse em paz, grande lenda do nosso Verdão Professor Valdir Joaquim de Morais.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial