Observatório Alviverde

21/03/2020

PSICOLOGIA DE UM VENCIDO (augusto dos anjos)


Sem bola, quero falar de poesia!

O poeta da língua portuguesa com quem mais me identifico é o paraibano Augusto dos Anjos, nascido em 1884 em Cruz do Espírito Santo PB e morto em Leopoldina, MG, quarenta anos depois.

Escreveu um único livro de poesias denominado EU, no qual transcreveu alguns dos mais formidáveis sonetos da língua portuguesa em todos os tempos.

Seu estilo sempre foi  único, pessoal e exclusivo, e, por isto,  ninguém ousa definir de maneira enfática  e categórica se ele ele se insere na escola simbolista de Cruz e Souza ou na escola parnasiana de Bilac.

O fato é que ele, Dos Anjos é uno, "exclusivamente único" como ele próprio diria,  ao ponto de ter sua obra classificada por muitos que não o alcançam e entendem, de antipoesia.

Eu, particularmente, o considero muito avançado para o público  de sua época que até o rejeitou e o coloco como um pré-modernista realista do século retrasado, que ousou nos temas e no vocabulário.

O soneto que publico hoje, "Psicologia De Um Vencido", é um protesto que publico porque fala por mim e por meus sentimentos se o assunto é a política ou os próprios políticos.

Idealista incorrigível, nesse campo sempre propugnei por um Brasil líder, forte, autossuficiente, capaz de proporcionar uma qualidade de vida excepcional aos nossos irmãos brasileiros...

No entanto, eu, que transitei por tantos caminhos e descaminhos, me relacionei com políticos do Oiapoque ao Chui, de Contamana ao Cabo Branco, este, coincidentemente, na terra natal de Dos Anjos, e  experimentei todas as ideias e ideologias, de meu tempo útil aos dias de hoje, quero lhes dizer algo muito importante para as novas gerações:

Sou um decepcionado completo com a política e com os políticos, e confesso-lhes a minha decepção com a maldita classe que, pouco a pouco, vai liquidando com o Brasil.

O fato é que sai um entra outro é nada muda. Continua tudo do mesmo jeito nas administrações -permitam-me o trocadilho- de "sujeitos sem predicados", "objetos diretos" de nossas decepções.! Nenhum deles se salva, nenhum!

Em mais de 50 anos de militância na vida e na política, sempre com participação desinteressada, espontânea e bem-intencionada , com N convites envolvendo até pagamentos em espécie de altas somas para eu que me candidatasse, sai ileso das tentações e, definitivamente, desisti.

Lamentavelmente os homens sérios e bem-intencionados que encontrei na política não dariam para que eu os contasse nos dedos de u'a só mão e todos eles deixaram a atividade precocemente por compreenderem que nada podiam fazer num universo de bandalheiras em que vorazes apetites individuais se sobrepõe completamente aos interesses do povo.

Quando vejo pessoas de bem defendendo cafajestes e vendilhões da pátria só me resta mesmo evocar o estro de Dos Anjos e declamar:

  
Psicologia de um vencido
  Augusto dos Anjos

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundíssimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

COMENTE, QUEM QUISER!

13 Comentários:

  • Às 21 de março de 2020 às 12:54 , Anonymous Martelo de Nietzsche disse...

    Blog minion. To fora.

     
  • Às 21 de março de 2020 às 18:26 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. vencido, mas vencido de verdade, inexorávelmente, definitivamente vencido é o pobre povo brasileiro, sempre a mercê dos políticos que lhes devora tudo

    b. o outro lado: a brasileirada fica feliz com a epidemia: vêem uma chance de nao trabalhar e tomar litros, hectalitros de pinga. Povo Macunaímistico
    b.1 nao percebem que acabarao com a fraca, anêmica e combalida economia do país bananeirístico...1, 2 , 3 meses sem nada abrir e o país acaba...mas aki cada um só vê as vantagens que pode tirar da (triste) situaçao. Tanto os políticos quanto o povo

    Sei que vao me criticar: é a molecadinha burra, que considera o BBB fantástico, Anita chique e podre de rica e Faustao o máximo...a esses nada respondo

     
  • Às 21 de março de 2020 às 18:36 , Blogger ester abea disse...

    e tem mais:

    Campo Grande, lugarejo sem qualquer importância e onde o Judas perdeu as Botas, já quer fazer toque de recolher...

    Daki a pouco todas as nossas liberdades individuais, sempre tao incensadas pela turma do (fraquíssimo) Judiciário, irao pela janela. Só poderemos sair de casa quando a turma do Governo quiser

    Tudo pela incompetência ao lidar com o infame bichinho....se sao vencidos pelo mosquito da dengue há mais de 100 anos, desde os tempos de Osvaldo Cruz, como vencerao um bicho que nao se vê???

     
  • Às 21 de março de 2020 às 18:48 , Blogger ester abea disse...

    e Digníssimo Sr. Secretário da Saúde do glorioso Estado de S. Paulo, moço balofo, obeso, realmente um gordao, já mete os pés pelas maos:

    inventou uma tal de autopsia virtual e se atrapalhou todo ao tentar explicar

    Só dependemos de Deus...

    MAS PRECISAMOS LAVAR AS MAOZINHAS

     
  • Às 21 de março de 2020 às 19:04 , Blogger ester abea disse...

    sei que me criticarao:

    a OMS recomenda testar, testar e testar

    nao temos testes

    Será que o Digníssimo Sr. Secretário da Saúde do glorioso Estado de S. Paulo, moço balofo, obeso, realmente um gordao nada tem a ver com isso?????

    precisamos de máscaras...nao encontramos máscaras

    Será que o Digníssimo Sr. Secretário da Saúde do glorioso Estado de S. Paulo, moço balofo, obeso, realmente um gordao nada tem a ver com isso?????

    PQP

     
  • Às 21 de março de 2020 às 23:08 , Blogger Unknown disse...

    O Brasil precisaria ter uns politicos descentes, mas não tem, aí fica nessa pindaiba danada.

     
  • Às 22 de março de 2020 às 10:22 , Anonymous Anti-China disse...

    E os comunistas vermelhos da China nao serão cobrados por isso? Omitiram a doença, mataram o médico que alertou e agora faz o resto do mundo pagar caro com perdas de vida e financeiras.
    Malditos ching ling comedores de ratos. Merda de país.

     
  • Às 22 de março de 2020 às 10:56 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. nao podemos culpar a China, um país que progride a olhos vistos. Tia Ester esteve na China em 2018 e diz: Shangai acaba com S. Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e todas as outras capitais brasileiras, e as reduz ao que sao: imensas favelas. Raras vezes vi tanto progresso.
    a.2 se o infame bicho começou lá nao podemos achar que sao culpados. O Zika começou aki, no xexelento Nordeste e ninguém disse nada. Ninguém falou que somos atrasados, fracos, raquíticos, comedores de lagarto e incapazes.

    b. mas no Carnaval, onde já se conhecia o COVID, podia ficar bem pertinho, né? nao tinha problema, com milhares de espanhois e italianos que já tinham a epidemia correndo solta em seus países. Podia, mesmo que fosse homem com homem e mulher com mulher se agarrando. Permitido e garantido pelo nosso glorioso STF. E quem nao gostar, ameaçam com cadeia.

    c. veja o que é a Globo: tive a pachorra de ver o (fraco) G1 hj, e há 100% de notícias ruins sobre o Brasil e o mundo. Será que é verdade ou estao forçando para tentar se vingar do Bolsonaro?
    c.1 quando Osvaldo Cruz insistiu com o Governo que a vacina salvaria vidas, a imprensa marrom e a oposiçao quase mataram o grande cientista.
    Passou mais de 100 anos e continuamos iguais. Nao mudou nada...bem, mudou que ao invés de Osvaldo Cruz hoje temos
    o Digníssimo Sr. Secretário da Saúde do glorioso Estado de S. Paulo, moço balofo, obeso, realmente um gordao, um mau exemplo físico que nos proteje contra o bichinho...
    Proteja-nos Senhor Deus!

     
  • Às 22 de março de 2020 às 10:57 , Blogger ester abea disse...

    ainda espero as críticas...o analfabetismo funcional no Brasil tem níveis assustadores, alarmantes, arrepiantes

     
  • Às 22 de março de 2020 às 12:32 , Anonymous Anti comunismo disse...

    Falou falou e só escreveu merda, como sempre. Ninguem quer saber se Shangai é evoluida. O assunto é por que os vermelhos comedores de rato e morcego omitiram a doença e sensuraram o médico. Se toca aí, velha(?).

     
  • Às 22 de março de 2020 às 20:44 , Blogger ester abea disse...

    conforme previsto, vaticinado, adivinhado:

    os analfabetos funcionais começaram: S ensuraram do verbo S ensurar....

     
  • Às 22 de março de 2020 às 20:59 , Blogger ester abea disse...

    nao é a toa que até o Alcides entrou em depressao, colocando o depressivo poema do Augusto de Campos...

    com o ensino do país NESSE estado, só podemos ficar deprimidos...

     
  • Às 22 de março de 2020 às 21:45 , Blogger ester abea disse...

    aliás, parece que poucos ficam preocupados com O QUE vai acontecer com a Economia após a parada geral


    parece que a brasileirada está louca para ficar em casa tomando pinga...mas NINGUÉM pensou quem pagará as contas, que continuarao a chegar

    é o modo tosco, primário, primitivo do raciocínio nacional

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial