Observatório Alviverde

09/05/2021

O MAIS IMPORTANTE NÃO SERÁ A CLASSIFICAÇÃO, MAS A MANUTENÇÃO DA DIGNIDADE!

Muito mais do que qualquer perspectiva de classificação no jogo desta tarde contra a Ponte Preta, o mais importante para o Palmeiras é, apenas e tão somente, manter a dignidade.

Dignidade, pra mim é só isto: entrar em campo em Campinas e dar tudo de si pra derrotar a Ponte, ainda que na qualidade de "concorrente-dependente", isto é, aquele que não depende só de si para se classificar mas depende em tudo de seu maior concorrente e rival, o Corinthians. 

Fique bem claro -antes de qualquer outro aspecto- que o Verdão só poderá se classificar para as semifinais do Paulistinha se o Corinthians vencer ou empatar com o Novorizontino e esta é a primeira e insubstituível premissa!

Se o Curica perder, aspecto que considero tendente e mais provável, o Palmeiras pode golear a Ponte pelo maior placar e diferença possíveis e não se classificará.

Claro, que isso de o Curica amainar e afrouxar para classificar o Novorizontino, se vier a ocorrer (possivelmente ocorrerá) não acontecerá, é evidente, de uma forma tão visível tipo sofre um ou mais gols logo de cara e daí em diante passa a brincar de jogar bola para o tempo passar ... 

O nosso maior adversário tudo fará no sentido de coonestar uma perda proposital e estará de olho, o tempo todo, no andamento do jogo do Verdão em Campinas, posto que se o Palmeiras estiver perdendo e o resultado de não for largo, o time de Mancini - aí sim- tentará fechar a fase de classificação com uma vitória.

Mas há um detalhe: quando constato que o Corinthians pode e vai jogar, logo mais, para perder não censuro ou critico o maior adversário mas tenho de entender como estratégia pelo título.

Reconheço que fez a melhor campanha da fase classificatória e, em razão disso, se quiser, pode, perfeitamente, dar-se ao luxo de não vencer para não classificar seu concorrente mais letal e maior concorrente, o Palmeiras.

Na realidade, eles fizeram por merecer ter as melhores perspectivas de ficar com o título de 2021 e temos de reconhecer que horas há, embora raras em que perder ajuda mais do que vencer e, ao menos para eles, esta é uma delas!

Aliás quero dizer que, na perspectiva de o Palmeiras vencer e se classificar aproveitando a vitória corintiana, mudarei alguns de meus conceitos sobre os bastidores do futebol e passarei a crer e a proclamar que nem tudo está perdido. 

No entanto, acho difícil que ocorra, embora difícil não seja sinônimo de impossível.

Fiquemos, pois,  na expectativa do desfecho dos acontecimentos,  posto que tudo poderá acontecer, até a classificação do Verdão, caso o Curica cumpra a sua missão no campeonato com ética, dignidade e respeito.

Se empatar ou derrotar o Novorizontino o Palmeiras se classifica mediante uma vitória por qualquer placar pois passa para 21 pontos contra 20 ou19 do time do interior.

Se houver igualdade (NH perde e o Palmeiras empata) o Palmeiras pode se classificar pelo maior saldo de gols desde que o time de Novorizonte perca por dois ou mais gols de diferença.

Se o Corinthians vencer ou empatar com o Novorizontino, cabe ao Palmeiras apenas fazer sua parte e bater a Ponte para avançar.

No entanto, o Palmeiras tem a possibilidade de se classificar até com um empate, desde que o Novorizontino perca do Corinthians por dois ou mais gols de diferença. Por exemplo, se o Verdão fica no 1 a 1 com a Ponte, e o Timão faz 3 a 1, a equipe alviverde passa, já que nesse momento o saldo de gols, segundo critério de desempate, está 6 a 5 para o time do interior.

Se o Novorizontino perder por um gol de diferença do Corinthians, o Palmeiras pode, também, avançar com um empate, desde que faça ao menos dois gols a mais que seu rival na última rodada. 

Exemplifico: se o Curíntia vence por 2 a 1 e o Verdão faz 3 a 1, a equipe alviverde passa, já que o Novorizontino leva a vantagem nos gols marcados (16 a 15), terceiro critério de desempate, aliás.

Mas se o número de pontos, saldo de gols e gols marcados ficarem iguais, o Palmeiras precisa que seu rival interiorano leve pelo menos mais três cartões amarelos. Neste momento, o alviverde tem 17 cartões amarelos, contra 19 da equipe do interior. .

Se persistir a igualdade, o menor número de cartões vermelhos é o último critério, ficando claro que neste ítem o Novorizontino leva vantagem porque não recebeu nenhum e o Palmeiras, um.

Se esse hipotético empate em tudo (entendo como impossível) viesse a ocorrer a vaga seria decidida via sorteio na FPF.

O que você espera em relação às decisões de hoje no Grupo C ?

Dependente total do Curica, vc acha mesmo que o Palmeiras tem chances de se classificar?

Eu não acho, mas...

Tomara que eu esteja errado!

COMENTE COMENTE COMENTE

Salve o Dia das Mães:

No Dia das Mães de 2012 eu publicava esta homenagem que hoje repito à todas as mamães:

PARA A MINHA MÃE, PARA A SUA MÃE, PARA AS MÃES DE TODOS OS PALMEIRENSES, EIS O POEMA “MÃE”, DA AUTORIA DE UM POETA ALAGOANO CUJO NOME É CORRÊA JÚNIOR.

 💚

MÃE

“Nome sagrado, que a gente

Mal em palavras traduz;

que, com três letras somente,

é maior, mais refulgente

do que o céu cheio de luz!

💚

Nome que sempre é o mais doce

entre os que a gente aprendeu.

Mais pequenino que fosse,

ele é que ao mundo nos trouxe,

ele é que a vida nos deu.

💛

Nome de mãe – o primeiro

que nesta vida se diz.

Vale mais que o mundo inteiro

Nome puro e verdadeiro:

dos nomes o mais feliz!”

 💙

QUE DEUS PROTEJA E CONCEDA VIDA LONGA ÀS NOSSAS MÃES, A TODAS AS MÃES DO MUNDO E QUE AMPARE TODAS AQUELAS QUE JÁ SE FORAM! (AD)

3 Comentários:

  • Às 9 de maio de 2021 às 09:01 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Da mesma forma que um uma das pontas da Tríplice Coroa de 2020 foi o Paulistão, se desclassificarmos hoje à tarde, sairemos pela portas dos fundos do Paulistão. Não me venha galiotte falar de "paulistinha" que estará a merecer um sonoro tapa na calva brilhante !
    Isto porque essa conversa de pré temporada, é para boi dormir. De uma hipocrisia que, por si só é só por si, retira de mim o conceito 100 % que eu tinha de Abel. Ele entrou para ganhar, com convicção, todos os prelios. E se hoje estamos na situação de dependência do mediano curica, é por nossa irreprochavel culpa. Estou com Alcides, neste aspecto, e afirmo: Se eu fosse o curica, abria as pernas para o NH, e levava até as bolas. O Palmeiras merece, por sua soberba e arrogância.

     
  • Às 9 de maio de 2021 às 09:07 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Deixo claro, mesmo porque considero o Paulistão tão importante hoje como a Copa da Brasil, até mais, quando a final é feita pelos grandes, que vou torcer enlouqiecidamente pelo Palmeiras. E serei adepto do curica desde criancinha. Mas, advirto: Historicamente, nessas horas, não fazemos a nossa parte. Seria o maior vexame da década, com respingos fortes sobre Abel, os maloqueiros vencerem, e nós perdermos. Aí será caso de demissão imediata da portuguesada. Os Palmeirenses de verdade não irão tolerar.

     
  • Às 9 de maio de 2021 às 10:57 , Blogger ester abea disse...

    Concordo de maneira total, completa e mesmo flufenâmica com meu querido amigo Alcides

    Para o Palmeiras, independente do que acontece no outro jogo, trata-se de vencer.
    Mostrar dignidade

    Quanto ao SCCP, diggo o seguinte:

    nao podemos controllar o que o time da Marginal sem número fizer. Nao estará sob nossa alçada, alcance.
    Nada espero da digna dignidade de um clube que fundou o Clube dos Cafajestes( junto com SPFW, SCI, CRF sendo o Ixpó observador, e portanto café com leite). O Ixpó sonhava em ter esse eskisito "título" em sua folha corrida, digo curriculo, mas nem isso permitiram, devido a fraca fraqueza do time "du Ricifi".

    DIGRESSAO ESTERÍSTICA

    Aliás, por falar "nu Ricifi", Tia Ester foi destratada hontem no horrível Aeroporto Gilberto Freire. Nao respeitaram seus 103 aninhos...
    Conheço quase 300 (TREZENTOS) Aeroportos no mundo todo, de Hong-Kong a San Francisco, de London City Airport a Venecia Marco Polo ou Geneve. E nunca vi nada tao fraco, pobre, confuso. Uma bagunça...
    Trata-se de uma metáfora do Estado que o sedia, com todo respeito ao nosso amigo palmeirense do Recife, moço inteligente e que sabe se comportar como um gentleman

    É um aeroporto tao, tao fraco, que outro dia a imprensa registrou seu fechamento pela presença de uma cobra na pista. Sim, um ofídio rastejava em meio aos Airbus e Boeings, impedindo o funcionamento do descomunal Aeroporto, porta de entrada da America Latina. Os bombeiros tiveram que retirar o bicho, antes que entrasse em alguma aeronave...e criasse um novo filme de terror, dakele em que os horriveis bichos invadem um 777.
    Sei que Gilberto Freire escreveu coisas razoáveis sobre o dia-a-dia dos residentes na Repúblika Bananeira. E imagino o homem, em outra dimensao, cheio de raiva ao ver a "homenagem" que lhe fizeram...

    DE TODO MODO

    Nao confio no SCCP
    Acho que jogarao para perder
    Mas nunca se sabe...

    Agora: NÓS temos que jogar para ganhar. Pouko importa o que o SCCP faça.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial