Observatório Alviverde

08/08/2021

O PORTUGUÊS, ONTEM, ENTREGOU O OURO PARA O FORTALEZA!

 

Meus amigos do OAV, quero começar dizendo que não estou exercendo a minha prerrogativa de criticar com o objetivo de tirar Abel Ferreira do comando técnico do Palmeiras.

Embora eu não esteja satisfeito com o resultado de ontem, tanto e quanto com as circunstâncias que o ocasionaram, isto é, a maneira com que o Palmeiras perdeu, quero, na postagem de hoje, apenas advertir o português.

Como se sabe, ele está há muito tempo à frente do time, realiza boa campanha  no Brasileiro e tem razoáveis perspectivas de chegar às semifinais da Libertadores, com alguns títulos conquistados, mas boa parte deles -lamentavelmente- desperdiçados.

Entrando objetivamente na questão, quero apontar o erro básico Abel, do qual decorrem todos os outros: a indefinição do time-base.

Partindo do erro palmar do português, aquele de nunca definir um time principal, de mexer constantemente na escalação ainda que não se faça necessário ou até por aspectos de somenos importância, principalmente as tais "poupanças" de jogadores exigidas pelos teóricos da mídia. 

Ontem ocorreu com Marcos Rocha e Deyverson que, ninguém sabe porquê, de repente foram sacados do time principal sob a alegação de necessidade de descanso, embora tenham ficado uma semana sem atuar.

O fato é que esse time do Palmeiras, muito mexido, perde o entrosamento, perde a consistência e deixa de render em campo aquilo que sabe e pode.

Essa falta de estabilidade na definição de quem joga e na escalação do time titular (sou capaz de apostar que não é opção tática) gera nervosismo e desconfiança nos atletas, cria um ambiente de expectativas desnecessário mesmo em jogos que nada decidem e, ao mesmo tempo, coloca um jogador contra o outro em face do ambiente de rivalidade e disputa que passa a dominar as relações entre eles.

Ontem contra o Fortaleza, o Palmeiras (em muitos momentos) até mostrou um futebol de boa qualidade, embora com um buraco tático entre o meio de campo à grande área defensiva e, sobretudo pelos flancos inibindo um apoio mais consistente dos laterais. 

Em razão das mudanças necessárias, (volta de Luan ao miolo de zaga) e das desnecessárias, opção por Mayke que até não jogou mal, mas não passa de um mediano inferior a Marcos Rocha e da saída de Deyverson que hoje, quer queiram ou não muitos, é o melhor atacante entre todos de que o time dispõe e das alterações sem método ou critério de promovidas por Abel foi que o Palmeiras fracassou.

Outro equívoco, é bom realçar, é que o português entrou em campo com um meio de campo, ao que me lembre, inédito e se não foi assim, essa formação foi vista pouquíssimas vezes: Patrick, Zé Rafael, Rafael Veiga e Scarpa, coincidentemente todos jogadores de chegada excelentes do meio de campo pra frente e apenas razoáveis na marcação. 

O que faltou, mesmo, foi a presença de um volante de contenção que atuasse do meio de campo pra trás, garantindo o primeiro combate, cobrindo o avanço dos meias e o apoio dos laterais, principalmente de Maike. Esse marcador que substituísse Danilo à altura, foi o que mais fez falta ao Verdão. 

Aí lembrei-me de Felipe Melo, aquele que a mídia quer ver fora do time e a torcida já começa a criticar pedindo-lhe a cabeça nem seu porquê ... 

No entanto, dos pontos de vista técnico, tático e psicológico, Melo sempre foi o melhor do time. Que falta, ontem, fez o veterano Felipe, atualmente ainda insubstituível! 

Encerrando, quero dizer que, ao menos em minha avaliação, Abel anda dividindo para  reinar.  Só isso justifica a entrada de tantos jogadores diferentes e a opção por  tantas escalações diferentes. A história ensina que times assim, muito alterados e constantemente mexidos, dificilmente ganham os campeonatos.

Por que quando o time "pega no breu" e está entrosado, unido e ajustado, o portuga, do nada e sem a menor necessidade, altera a escalação e o Palmeiras vai a campo com um time diferente?

Outro aspecto com o qual não concordo é essa mania do português em não escalar os novos contratados o mais rapidamente para jogar (aconteceu de novo, ontem, com o uruguaio Piquerez), ainda que Renan esteja atuando improvisado. 

Da mesma forma não consigo entender a formalidade de Abel, tanto e quanto em sua obsessão por não não mudar o time no intervalo do jogo, quando, muitas vezes, se faz necessário, perdendo ele, com tal atitude, minutos preciosos para mudar o rumo ou o ritmo de um jogo.

Em suma, até pela boa campanha desempenhada pelo Palmeiras nas competições das quais vem participando e pela importância dos seus próximos compromissos contra os Bambis pela Libertadores temos -todos- de diminuir o tom das críticas e dar todo o apoio e confiança a Abel.

Ontem, porém, não há como esconder que o português entregou o ouro para o Fortaleza. 

Escalou mal e mexeu pior ainda!

COMENTE COMENTE COMENTE

10 Comentários:

  • Às 8 de agosto de 2021 às 11:14 , Blogger ester abea disse...

    É óbvio, evidente e mesmo flufenâmico que Tia Ester, a caminho da roça, nao viu a testilha de hontem.
    Só soube do horroroso resultado, perdendo 3 importantissimos pontos em casa.

    Para me manter informada sobre o futurístico futuro da SEP na disputa, li a nota divulgada pelo Instituto Esterístico de Altos Estudos Palmeirenses, que diz :

    "a doída e doida derrota de hontem tem importante importância para a SEP. Por Kausa dela, teremos que ganhar, vencer, derrotar o CAM em seu campo no proximo jogo. Como hoje em dia, no dia de hoje, jogar em casa ou fora pouko difere, devido a falta de torcida, a façanha nao é assim tao difícil. O peor mesmo foi a diminuiçao da moral para o jogo contra o SPFW. É melhor que o luso use seus melhores truques(tricks) para vencer AMBAS as contendas".
    A nota foi divulgada em tom indignado pelo Porta Voz do famoso Instituto em sua sede de Genebra, Confederaçao Helvetica. A traduçao foi para 92 línguas, incluindo persa, mandarim e aramaico moderno, mas excluindo Espanhol, dada a pouka relevancia do 2o colocado no futebol das Olimpíadas. A nota NAO foi transmitida para a sede da Rua Palestra Italia s/n a fim de nao irritar os nossos adeptos mais violentos.

     
  • Às 8 de agosto de 2021 às 13:03 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Dureza né Alcides. Dei uma sumida do blog mas voltei pra dizer o que eu já disse trocentas vezes:
    O PALMEIRAS PRECISA DE UM DEFINIDOR.
    Viu o gol que Luis Adriano, visivelmente pesado, perdeu ontem?
    Não venham falar que o goleiro defendeu a queima roupa e etc.
    Viu a furada que o deyverson deu ontem com o gol semi vazio?
    Um fazedor de gols categorizado faria aqueles dois lances.
    Mas não, essa diretoria de m.... insiste nesse deyverson, deixou hulk, que até gol de falta faz além de assistências, ir para o galo mineiro e está fazendo pouco caso com Diego Costa, fazedor de gols categorizado que já foi artilheiro de campeonato inglês e espanhol.
    Pouca coisa né, campeonatinhos mixurucas que até o Zé das couve se consagra.
    Booooa PALMEIRAS,insista mesmo em deyverson que fura uma bola e deem sopa ao azar perdendo atacantes categorizados e assumidamente palmeirenses,casos de hulk e Diego Costa.
    Booooa PALMEIRAS, isso aí.
    E o Abel também viu, que pé no saco essa frescura de ficar mexendo no time. Puta que pariu, desculpe o palavreado, mas é irritante isso. Entra técnico e sai técnico e é a mesma ladainha. Depois vem nas entrevistas com aquele ar professoral, cheio de si, que inclusive já encheu o saco também viu.
    Vamos ver terça o andar da carruagem.

     
  • Às 8 de agosto de 2021 às 16:03 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Alcides, na postagem anterior, fiz uns 5 comentários sobre o jogo. Que não foram publicados.

     
  • Às 8 de agosto de 2021 às 18:18 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Hulk, jogador que a diretoria achou CARÍSSIMO, decidindo mais uma vez pro galo e o galo assumindo a liderança.
    Booooooooa Palmeiras, vamos insistir com deyverson, Luis Adriano.
    Bando de idiotas.

     
  • Às 8 de agosto de 2021 às 22:03 , Blogger ester abea disse...

    o poeta dizia todo dia que "o portugues é pai de amplos mares". Era um bordao, que o fazia vender livros, embora 95% dos lusofonos (lá e cá) sejam analfabetos


    O nosso luso vai ter que ganhar do SPFW e do CAM. Terá que mostrar que seu grande conterraneo está certo

     
  • Às 8 de agosto de 2021 às 22:21 , Blogger ester abea disse...

    E o CRF apanhou de goleada em casa...apesar da mídia a favor(e do VAR que sempre ajuda) , TODOS apanham num Campeonato longo

    Pena que perderam para um compadre, clube igualmente Fundador do Clube dos Cafajestes

    É o tipo do jogo que Tia Ester queria que OS 2 (DOIS) PERDESSEM.

     
  • Às 9 de agosto de 2021 às 12:19 , Blogger ester abea disse...

    o peor é que o Justo tem razao

    Para a SEP nao deveria existir "caro". Devia existir "craque". ou nao.

    Deixar craques da pelota irem para um rival deveria ser punido com forca na Praça da Sé, como dizia o amado tio M. , corinthiano nao fanático(mas que nunca aliciou a Tia ESter).

    De minha parte sigo na roça, longe da bagunça cinza de S. Paulo e perto de passarinhos, arvores e grama. Provavelmente vejo o jogo de amanha, mas está meio difícil arranjar UTI cardiologica móvel aki no interior brabo. Sem UTI cardiologica , nao me arrisco a ver o Abel...

     
  • Às 9 de agosto de 2021 às 19:25 , Blogger MestredosMagos disse...

    Qual o regulamento da Libertadores em relação à gols fora de casa?

    Estou vendo a porca torcer o rabo.

     
  • Às 9 de agosto de 2021 às 19:25 , Anonymous alcides drummond, o editor disse...

    Ao Insuperável

    Seus comentários não apareceram na caixa de entrada.Lamento que sua opinião não tenha sido manifestada e que tenhamos passado em branco. Tente reescrevê-las que eu tentarei saber porque as originais não foram publicadas, embora considere que seja difícil. Aliás, desde que colocamos no ar o filtro das mensagens so cortei mesmo dois ou três comentários s todos do mesmo engraçadinho! Espero que compreenda que o fato não ocorreu por qualquer censura de minha parte. Saudações alviverde (AD)

     
  • Às 9 de agosto de 2021 às 22:45 , Blogger ester abea disse...

    E agora o mandatário fará uma parada de 7 de setembro em agosto. Isso foi o suficiente para a imprensa marrom vir a crer que a democrática democracia está ameaçada. Ruirá talqual viaductos brasileiros. E se o home kiser voto no papel, coloca-se o mesmo talqual Judas carioca. E ainda mais se brigar com um dos 7 Magnificos Togados. Isso nao é tolerado, acinte contra os Poderes.
    Só mesmo no país das bananas...

    A imprensa marrom, em seu tom de indignada idignaçao acha que o povo vai se enfurecer, tomar as armas e atakar a feiosa e mal conservada Brasilia para vingar a Globo.
    Tia Ester diz: vai nada...sai dessa jacaré. O povo quer pinga, samba e férias ad aeternum, garantida pela Bolsa-sei-la-o que e pelo auxilio auxiliar do auxilio.
    Esse é o povo que a Globo ensinou com seus professores Hulk, Faustao, Anita e os bobos do BBB...o feitiço virou kontra o feiticeiro. Dizem, afirmam que brasileiro é preguiçoso. Nao generalizo, claro. Uns 45% sao acidiosos...35% sao torporosos...uns 15% apenas melancolicos...e os outros 5% estao nos USA(a maioria ilegalmente)

    Mas o que isso tem a ver kom a SEP, idosa e sabida Tia Ester?
    Ora sobrinho desavisado: a imprensa marrom, liderada pela Globo, ODEIA o Palmeiras.
    Só isso já é motivo para DETESTARMOS o povo do cocô.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial