Observatório Alviverde

22/11/2021

ABEL ERROU FEIO NO PLANEJAMENTO! TORÇAMOS, TODOS, PARA QUE ACERTE NA HORA DE AGIR!

 

Bastante irritado com  tudo o que vejo ocorrendo em nosso Palmeiras, ainda mais às vésperas da decisão da Libertadores, deixei, propositadamente, para hoje, as minhas observações a respeito das bobagens perpetradas ultimamente por Abel Ferreira no comando do time. 

Eu pretendia, e assim o fiz, escrever com a cabeça, não com o fígado, num momento em que via (ainda vejo) tanta estupidez, mediocridade e confusão na condução e administração de um time de futebol profissional.

Antes de mais nada quero deixar bem claro que estou defendendo e sugerindo posições diametralmente opostas àquelas de Abel, convicto de que, ainda que o título venha (tomara que venha, torço para que venha), as posições do treinador na preparação do time não foram e nem são as mais bem adequadas ao momento que vivemos.

Sei que aqueles que não tomaram e nem tomarão nenhuma posição antes do desfecho da Libertadores, ficarão à espreita do resultado para, em caso de conquista de título, colocarem-me abaixo dos cães raivosos. Faz parte!

A esses quero dizer que não me incomodarão, porquanto estou convicto de que as minhas posições são amparadas pela lógica, pela razão, pelo bom senso e pela experiência. Coincidentemente, sei que me apoia, também, a maior parte da torcida!

Direto ao assunto quero começar afirmando o seguinte: "Como está sendo parvo o nosso treinador naquilo que ele chama impropriamente de planejamento(?)!"

Trata-se de um caso muito claro de vocação para a pequenez, para a subserviência, para a submissão e para o "negacionismo" de nosso passado glorioso, mediante a entrega desnecessária de resultados que poderiam ter sido computados em nosso favor. 

Não, não estou falando ou criticando de maneira oportunística apenas agora, num momento em que a nossa viola virou cacos (seria muito fácil), mas, tenho apontado tudo isso muito antes do desfecho dos fatos, embasados por nossa militância de  mais de meio século no mundo do futebol.

Embora os problemas do tal planejamento (?), palavra imprópria para tudo o que se vê ou se tem visto ultimamente no time do Palmeiras, estejam ocorrendo agora, têm muito a ver com bobagens recentes perpetradas por Abel Ferreira e sua "troupe lusitana"!  

Exemplificando...

Sempre dissemos neste espaço da necessidade da definição e manutenção de um time principal, do qual se soubesse de cor a escalação e que jogasse junto a maior parte dos jogos. 

Quando Abel parou de considerar que seu time não tinha titulares e passou, na prática, a admitir que os tinha, mantendo um time base com escalações que se repetiram, o Verdão ressurgiu no segundo turno do Brasileirão. Ganhou seis  jogos em sequência, com ótimas exibições enchendo a torcida de esperança na conquista dos "impossíveis" Brasileiro/Libertadores 21.

Entretanto, a partir daí, recomeçou a velha política interna de reescalar esse e aquele atleta, alguns bem fracos como o decorativo Luís Adriano, o esforçado chileno Kuscevic e Jorge, aquele lateral esquerdo enfeitador (ao menos até hoje) totalmente improdutivo.

Outro erro crasso, foi aquele de não mudar radicalmente o sistema tático mesmo quando necessário, de teimar em improvisar jogadores em determinadas posições como o baixote Rôni (sempre jogou pelos lados do campo) para atuar de centroavante  e assim sucessivamente. O resultado, todos sabem e concluíram, foi desastroso!

Aí eu começo a repetir tudo o que eu e tantos frequentadores deste espaço já dissemos há muito tempo e que, agora, mais do que nunca,  começa a fazer falta na hora da decisão da Libertadores/21:

O time precisa de um centroavante (preferentemente alto) para ter oportunidades de fazer gols de procedência aérea, num futebol cada vez mais difícil e sem espaços, em que o arsenal ofensivo dos times não pode se limitar exclusivamente à aproximação dos laterais e à finalização dos meias, como tem ocorrido no Palmeiras.

Sempre dissemos que há um buraco, um rombo, uma abissal fenda do lado direito da defesa palmeirense, sobrecarregando Marcos Rocha, Gomez ou quem quer que atue por ali, sobretudo quando o time leva o contra-ataque. 

Falta (há anos) um volante de contenção naquela faixa, justamente o ponto forte do Flamengo com Michael, Arrascaeta e Bruno Henrique. Abel sempre cobre aquele setor recuando um atacante e, com isto, enfraquece o ataque palmeirense que já tem tantas limitações.

O curioso é que o setor, ninguém sabe porquê, continua desprotegido e tem sido por aí que nossos adversários têm "deitado e rolado" e nos imposto as maiores derrotas!

Aliás, a derrota de ontem para o aguerrido porém mediano time do Fortaleza (outra vez, mais uma vez) foi consequência, sim, do planejamento do português, um planejamento -repito- falho, anti profissional, desprovido de lógica e até anti histórico.

Com três rodadas de antecedência em relação à decisão, ninguém sabe porquê, o português resolveu "aliviar para os bambis". 

Colocou em campo um time B desentrosado e sem vida quando toda a torcida palmeirense esperava que entrasse em campo se não com o melhor time possível, mas com um time teoricamente capaz de enterrar o nosso maior  inimigo nas profundíssimas entranhas da segunda divisão.

Também foi parvo e errou, o português, na hora em que teve em mãos a perspectiva de tentar consertar seu próprio erro da escalação do time misto contra o SPFC. 

Ao efetuar as alterações para tentar reverter o resultado, recolocando em campo os seus melhores jogadores, em vez de por todos em campo logo no início do 2º tempo, colocou-os apenas aos 22 minutos do 2º tempo.  Como ele gosta de imitar Felipão...

Então os titulares que poderiam ter jogado 50 minutos (tempo do 2º tempo mais os acréscimos), Abel os colocou -estupidamente- apenas na metade da etapa final, por volta de 22 minutos. Todos, então, só puderam atuar 25 minutos e até menos do que isso. Pode?

Quanto ao jogo em Fortaleza (é impossível acreditar) aí ele colocou em campo o time principal sob  a alegação de que faria uma espécie de treino com experiências. 

Se mal pergunto me perdoem, mas experiências públicas por que e para quê? Para colocar em risco o elenco? 

Será que Abel  não sabe que os times nordestinos dão a vida quando enfrentam os grandes paulistas? Ainda mais na condição do Fortaleza que corre atrás de uma vaga na Libertadores/22! Só ele parecia desconhecer que era um jogo de altíssimo risco. Foi!

Vejam que, até quando eu tive a pachorra de contar, o Fortaleza havia feito mais de 20 faltas contra 8 do Palmeiras, isto é, muito mais que o dobro!

Agora está chegando o jogo contra o Galo (amanhã) no qual o Palmeiras, certamente se apresentará com sua formação mais humilde possível. Ao menos é a expectativa daqueles que raciocinam com lógica e bom-senso!

Entretanto, com o português fazendo tanta coisa errada, (o futebol é assim) de repente ele acaba mantendo o time principal que jamais deveria ter se arriscado tanto quanto se arriscou sábado em Fortaleza, a apenas uma semana do jogo do ano.

Aliás, quero dizer de uma forma bem clara, que a mim não me importaria se o Palmeiras, de fato, entrasse em campo contra o Galo com todos os titulares. 

A restrição fica por conta da perspectiva de contusões, visto que já estamos na semana do jogo do ano e que vai determinar os novos rumos do Palmeiras dentro e fora do campo.

No ensejo do encerramento desta postagem quero colocar algo importante que -espero- possa ocorrer na decisão de sábado. 

O Palmeiras tem jogado só atrás, muito atrás, sempre recuado, à base do contra-ataque e do erro do adversário. 

Entendo, porém, que esse tipo de tática não se pode praticar (é temerário e arriscado) contra equipes do porte e categoria do Flamengo carregadas de personagens e de jogadores individualmente desequilibrantes e decisivos.

Gostaria (na medida do possível) que o Palmeiras, ao menos de início e para impedir que o Fla goste do jogo e se imponha de imediato em campo como fez contra os Bambis, realizasse a marcação total, chegando sempre junto por toda a extensão do campo.

Seria algo diferente com a possibilidade de dificultar as coisas para o time carioca que sempre tem problemas quando enfrenta adversários que o encaram de frente e jogam exatamente assim.

E você que nos lê, acha que Abel está certo?

Quais, em seu entendimento, as perspectivas de o Palmeiras ser Campeão da América?

COMENTE COMENTE COMENTE

5 Comentários:

  • Às 22 de novembro de 2021 às 09:03 , Anonymous Falei Tá Falado disse...

    Abel disse que tem um plano. Seria o Plano Marshall? O Plano Real, do grande FHC? Ou o Plano Collor que arruinou a economia? Ou um simples plano de saúde?
    Abel tem plano nenhum.
    É mais uma balela, diz-que-diz, mixórdia, falácia, tergiversação desse treinador inventador de moda.

     
  • Às 22 de novembro de 2021 às 12:57 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    Dos planos citados pelo falei acima, faltou o grande Plano Cavalo, que colocou em ordeira ordem a fraka economia argentina

    Infelizmente, talqual no Mundial do ano passado, Abel parece nao ter , saber ou possuir qualquer plano.
    Tudo é feito no valo-való, como falava minha amada mamae(que hj mora no Céu).
    Aliás, quem inventou as idéias de plano, planejamento, gestao e outras baboseiras e pataquadas(outro termo da mamae) foi o querido Profexô. Sim, este moço decidiu usar esses termos para dar a seu trabalho um ar de importância, seriedade, capacidade. Mas a verdade nua e crua é que plano é a bola ir para o travessão e entrar, talqual disse Murici, moço grosseiro mas que entende do riscado.

    Contudo

    Havemos de entender, compreender, que no mínimo é preciso uma logística. Deve-se saber ONDE, AONDE o time vai fikar, EM QUE lugar usará os titulares, QUE jogos sao importantes e que jogos não o sao, etc.

    Nesse ponto o gênio de genial inteligência foi o grande Osvaldo Brandao, que dizia todo dia: jogo em casa é ganhar, e fora é empatar.

    Com isso Brandao foi campeoníssimo sem precisar fazer as falkatruas que tornaram Telê tao tristemente infame.
    Simples, prático e dir-se-ia flufenâmico

    O gaúcho sabia tudo...e nosso luso português, nada

     
  • Às 22 de novembro de 2021 às 19:11 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Em verdade vos digo: Quem diz ter plano, na realidade não o tem. Isto porque quem tem jamais diz que tem. Ao bradar tenho plano "n" vezes após a vergonhosa derrota para os cervideos, Abel tentou justificar seus erros com desculpa juvenil. Melhor e mais cerebral se os tivesse assumido. Daí vem minha preocupação. Nunca confiei muito em pessoas parlapatonas. Abel é uma delas. Fala pelos cotovelos. Muitas vezes sem consistência. Embora com demonstração de cultura incomum a um treinador. Espero estar errado. Pois ele efetivamente parece ter sorte. Muita sorte. É no que eu mais confio.

     
  • Às 22 de novembro de 2021 às 19:12 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Alcides, excepcional essa sua postagem. Parece que voltou aos velhos tempos. Afiadissimo !!!!

     
  • Às 22 de novembro de 2021 às 21:39 , Anonymous Sou do Nortao Brabo, sra ESTER ABEA disse...

    Só faltou o Nortão Brabo.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial