Observatório Alviverde

08/01/2009

CLEBER VALE MESMO 8 MILHÕES DE DÓLARES ?

Cada cabeça, cada sentença ! Nossos avós diziam isso, definindo que cada pessoa tem a sua forma de ver e reagir diante dos fatos ! Cléber por 8 milhões de dolares só não é uma unanimidade entre os palmeirenses porque alguns diretores, uns poucos torcedores mais conservadores e EU achamos que NÃO! Certamente que 95% de nossa apaixonada torcida, ou, até, mais do que isso, pensam que Cléber vale, sim, um investimento de 8 milhões de dólares ou quase 20 milhões de reais !
Cléber é mau jogador ? Claro que não ! Trata-se de ótimo jogador, embora não seja um craque. Então, por que razão não compartilhamos com a idéia dos demais palmeirenses e transformamos em 100%, em unanimidade, essa idéia de repatriação de um atleta que mostrou técnica, força, raça e disposição, como de há muito não se via da parte de atacantes que vestiram a nossa camisa ?
Afinal ele foi o atacante que decidiu o Paulistão do ano passado contra a Ponte Preta, com duas atuações espetaculares, assinalando gols decisivos, fora o empenho, a raça, o entusiasmo e o respeito que devotou a nossa camisa, recebendo da torcida o cognome de Gladiador.
Respeitando o pensamento de TODOS os comentaristas do blog e da maioria esmagadora de nossa torcida, EU, particularmente, sustento que não pagaria, definitivamente, 20 milhões de reais nem por Cléber nem por nenhum jogador em atividade, quer no Brasil quer no exterior, por várias razões:
Em primeiro lugar pela situação financeira de dificuldades por que passa o Palmeiras, que não permite esse tipo de investimento, uma verdadeira loucura. Em segundo lugar pela realidade do mercado. O preço solicitado pelo atleta é preço a ser pago do exterior para o Brasil e não do Brasil para o exterior. Em terceiro lugar porque o Palmeiras tem de adotar uma política de equilíbrio nas contratações, calcada em investimentos que se transformem em lucros e não, apenas, em soluções paleativas e temporárias. Cléber já declarou que quer encerrar a carreira no Brasil e que não deseja mais atuar no exterior. Nessas circunstãncias como reaver o alto capital investido ao término do contrato ?
Em quarto lugar porque um investimento dessa magnitude, vem sempre acompanhado de um salário milionário, sempre além das possibilidades financeiras do clube. Em quinto lugar pela própria Lei Pelé, que libera o jogador sem ônus, em detrimento do clube, assim que termina o vínculo entre ambos. Pensem: Vinte milhões por dois anos de contrato equivalem a 800 mil reais por mes só para a liberação de Kleber, se o contrato acompanhar a praxe: dois anos de duração. Some-se a isso um salário entre 150 e 200 mil reais entre luvas e ordenados (no barato) e totalizaremos 1 milhão de reais POR MES para que Cléber vista a nossa camisa. Em termos práticos, o investimento em Cléber custaria ao Palmeiras duas rendas e meia dos oito jogos que o time realiza mensalmente, com casa cheia. Pagaríamos a ele o dobro da pequena fortuna que se paga a cada trinta dias ao Luxa. E se Cléber vier a se contundir, como é que ficam as coisas ? Quem paga a conta e o prejuízo ?
Em sexto lugar porque temos de nos mirar nos exemplos de outras equipes que têm tido resultados técnicos e financeiros muito melhores do que os nossos, sem a necessidade de apelar para investimentos de tamanho vulto. Sobretudo quando o negócio é definitivo, daqueles que dificilmente evoluem para outros negócios. Esse é o caso de Cléber que já antecipou que não sai mais do Brasil, ainda que seja para atuar na Europa. Haveria, então, outro clube brasileiro disposto a fazer loucura e investir nele, mais velho e desgastado, ele que, basicamente, é um jogador de força ? Investiríamos 20 milhões para, daqui a dois anos, Cléber exigir salários ainda maiores ? Ou para, tranquilamente, esperar o vencimento do compromisso e mudar novamente de clube?
Não quero nem entrar profundamente em aspectos técnicos, como o fato dele ser fominha, pouco dado ao jogo coletivo, de ser baixote, de finalizar mal e principalmente, de ser um centralizador de jogo e um "carimbador de bola".
Explico: O Palmeiras não consegue atacar sem que a bola passe pelos pés de Cléber para ele carimbá-la. Aí ele que fica de costas para o beque, oferece o corpo para proteger a bola, demora para sequenciar o lance e faz outras filigranas que só servem para brecar o ataque, tornar o time lento, sem fluidez, sem rapidez e sem a objetividade ofensiva exigida pelo futebol de hoje.

E você, o que pensa ? Concorda ? Discorda ? Ou Cléber é tudo isso que dizem ?
Cléber vale mesmo US$ 8 MILHÕES ? Vale QUASE tanto ou quanto Valdívia ?
Então, por que não ficamos com Valdívia ?
Opine com sinceridade e dê a sua opinião sem se preocupar com a opinião deste blogueiro !


PS - Quero deixar claro que em circunstâncias de mercado racionais não sou contra a continuidade de Cléber em nosso elenco. Eu o considero, repito, muito bom jogador, mas, longe de ser grande craque ou, até, menos, o matador com que sonhamos desde a saída de Vagner Love.

17 Comentários:

  • Às 8 de janeiro de 2009 às 23:06 , Blogger Anderson Nascimento disse...

    Caro amigo acho que vamos formar a melhor dupla de ataque do brasil!!! K30 e K9
    abraços!!

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 00:31 , Anonymous Anônimo disse...

    Amigos esse comentário do kleber é valido pois 8 milhões de dollár é muito dinheiro pois qual esforço fizemos para manter o mago, esse sim um idolo de tal calibre a se comparar com Marcos e foi embora como parece escapar entre os dedos sem poder fazer nada

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 01:36 , Anonymous Anônimo disse...

    Eu acho que vale....tipo assim....voce paga U$$8 milhões e pede um troco de U$$6 milhões.
    Parece-me justo.

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 07:46 , Anonymous Anônimo disse...

    Pagar 8 milhões de dollár não dá, mas e aquele comentário de investidores italianos?
    O salário ainda dá...

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 08:46 , Anonymous Anônimo disse...

    Argumentação correta, caro Esmeraldino.
    Eu acho o Cléber um bom jogador, mas dispor de oito milhões de dólares por um jogador que não sabe finalizar em gol, é muita coisa. Bem lembrado pelo Marcelo Moreira, o Valdívia era muito mais produtivo, estava em nossas mãos e saiu por esse valor aproximadamente, para arrumar o caixa, e agora a gente vai gastar o mesmo dinheiro e desarrumar o caixa por um jogador que não tem a mesma qualidade?
    Gostaria que ele ficasse, pois mostrou muita raça e disposição, mas não desta forma, com toda essa grana envolvida, ele tem que jogar "nas Arábias".
    Abraços a todos os Palmeirenses participantes desse blog.

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 11:59 , Blogger Chico Palestrino disse...

    Esmeraldino, na Europa certamente ele vale mais, no Lestre Europeu muito mais ainda, no Brasil ninguém e nem o Palmeiras tem dinheiro para bancá-lo, ao contrário do seu salário que é o teto do clube. Kéber bancado pelo grupo italiano e rapassado ao Palmeiras a troco dos salários é um ótimo negócio, mesmo porque agora ele vai ter um companheiro de área capacitado e matador de fato e verdadeiro, seja o Keirrison ou mesmo o Brandão, ou até os dois, há quem diga ainda que pode chegar mais alguém.

    Chico Palestrino.
    Saudações Palestrinas!

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 13:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Se fosse no meu tempo quando tinha o passe eu aprovava um investimento como esse porque o jogador se tonava um patrimonio do clube mas hoje em dia, com a essa tal lei pelé pagar um troco desses mesmo por um bom jogadorcomo o Kleber é jogar contra o patrimonio, é fazer gol contra, é irresponsabilidade. Eu não aprovo a recontratação do Kleber pelo preço muito alto pedido pelos russos e só concordo com essa contratação se o negócio for feito por um milhão de dólares no máximo que mesmo assim é muita grana. Os bambis eu li agora na internet não recontrataram o Rodrigo pelo mesmo motivo que é o alto preço e disseram que só aceitam o jogador por empréstimo e ainda falam que no vão mudar a política de contratações. Eu não gostaria de dizer isso porque sei que a bambizada não tá fazendo nada de diferente mas sou obrigado a dizer que tá dando uma lição na gente de como se deve administrar um clube de futebol.
    Meus parabéns à Band que fez uma matéria muito bonita e especial sobre a preparação do Palmeiras em Atibaia. Gostei do Luxa que nas entrelinhas deu uma cutucda na imprensa dizendo que as contratações do Palmeiras que investiu em jogadores mais novos e mais rápidos foi muito melhor do que as contratações dos outros times.

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 14:41 , Anonymous Anônimo disse...

    Jogador bom mas contratação cara. Com este dinheiro todo dava pra trazer uns 5 ou 6 atacantes razoáveis e bem mais novos dos clubes paulistas ou de times que jogaram na série B, gastando praticamente a mesma coisa com salários. O problema é que pra variar, com a saída do Alex ficamos sem nenhum atacante. Agora é aguentar.
    Mas se for verdade este investimento dos italianos, aí vale a pena. De resto, contratação tem que ser pro clube ganhar dinheiro depois.
    Pra trazer jogador "velho", só se vier de graça e o Verdão arcando com os salários. De fato, se for pra gastar um milhão por mês com ele entre salário e transferência, era melhor ter trazido o Ronalducho mesmo, pois aí pelo menos estaríamos tendo a exposição internacional da gambazada.

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 14:45 , Anonymous Anônimo disse...

    O Cléber é raçudo e gladiador, mas está longe do craque de oito milhões de dólares. Não vale. Se vier pelo salário tudo bem, no mais, boa viagem.

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 16:07 , Anonymous Anônimo disse...

    Esmeraldino, excelente texto. Expressa o que penso e vou mais longe, independente do dinheiro, se será nosso ou de investidor, sou mais Germán Gustavo Herrera. Idade por idade, 25 anos cada. Raça por raça, mesma coisa. Força por força, quase igual. Só que Herrera ganha em quesitos básicos e extremamente necessários para ostentar a posição do ataque de um time que disputa a Libertadores. Herrera tem bagagem e experiência em competições sulamericanas e leva vantagem também na estatura com seus 1,81m contra 1,73m do boi tucura. E para finalizar, o custo benefício de Herrera dentro e fora de campo é extremamente vantajoso. Não é espalhatafoso e nem faz barbeiragem dentro de campo como socos e ponta pés que deixam Kléber fora de campo por muitos jogos e causam extremo prejuízo ao clube. Fisicamente, ambos suportam a carga de pancada, mas ao contrario de Kléber, Herrera sabe se defender sem ser BÉQUE DE FAZENDA. Em termos salarias, Herrera com certeza absoluta é muito mais viável que Kléber e por fim, se Kléber com sua brutalidade disfarçada de raça, fez algum sucesso no futebol ucranicano, EU APOSTO TODAS AS FICHAS QUE HERRERA LÁ SERIA O MAIOR ÍDOLO DA UCRÂNIA. E pra finalizar, táticamente falando, o Herrera é muito mais cumpridor de suas atribuições do que Kléber. 8 milhões por 2 milhões de dólares???? Kléber vale 4 Herreras ???? Ainda acredito que existem melhores atacantes por aí e que fazendo uma força, poderiam vir também por empréstimo. Não canso de repetir, indico o DENIS MARQUES por exemplo. Mas tem mais gente, como Falcão Garcia, Lucas Barrios (revelação oferecida pela Turbo Sports), Enfim, é só procurar e negociar. Em tempos da suposta de crise, parcelar não está descartado.

    Um abraço Alcides de seu leitor Mestre dos Magos.

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 16:31 , Anonymous Anônimo disse...

    Amigo Esmeraldino,creio que para o futebol brasileiro o preço do Kléber é muito alto mesmo e os clubes daqui se espantam mesmo mas em valores europeus é disso para cima

    O Kléber é um jogador que venceu na Ucrania pais localizado obviamente na europa

    Então não tem como negociar muito

    O negocio lá é grana alta e mais ainda nesses paises do leste europeu onde os caras são administrados por magnatas e donos de verdadeiros impérios

    Abraços a voce amigo Esmeraldino e VIVA O VERDE MAIS BONITO DO MUNDO!

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 17:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Gostei muito do que disse o anonimo e digo mais que Herrera pode ser o cara, com todas as vantgens mencionadas e outra adicional que seria uma monumental rasteira nos gambas.

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 20:23 , Anonymous Anônimo disse...

    Caro Marechal

    Não vamos analisar se Kleber não sabe dominar a bola,não tem o chute perfeito dos grandes "matadores".Mas,tudo o que ´gostariamos de ver no Palmeiras valente e temido,o Kleber mostrou.O futebol hoje se perde nas análises equivocadas sobre Finanças,po elementos que muitas vezes nem das suas próprias entendem.A parte técnica então é onde alguns iluminados,se pretendendo geniais,falam as maiores bobagens.É bom lembrarmos que Kleber,após a saídas de Valdívia,tornou-se na verdade um solitário atacante,visto que seu parceiro de ataque wescondia-se atrás dos volantes.Não existe dinheiro que pague o enfrentamento proporcionado pelo Kleber ante a todos os zagueiros brasileiros,acostumados a marcarem atacantes "medrosos",enganadores e sem "sangue na veia".Loucuras no futebol de hoje,ainda podem ser feitas.Eu ainda sou um apaixonado pelo futebol,porque se um dia ela,a paixão acabar,acaba-se o futebol.Kleber não é definitivamente um craque.Nisso não precisa ser gênio para concluir tal assertiva.Ganhasse eu a Megasena eu contrataria o Kleber para o Palmeiras para lá encerrar sua carreira.Sem pestanejar!Minha admiração pelo Kleber é sua incrível disposição para justificar o seu salário.Profissional.O mais profissional que eu já vi nos últimos anos no Palmeiras.Ele não se diz palmeirense,mas,acredito que seja(sua família todinha é palmeirense).O Kleber não gostaria de ir para a Europa.Ele quer ficar no Brasil.Pena que o Palmeiras não tenha tido os 8 milhões de dólares.Ele não daria o retorno através dele próprio.Mas daria retorno,se a seu lado estivesse um jovem jogador que seja corajoso como ele é(quase impossível).Pena que Keirrison não seja nosso.É bom lembrar que Keirrison tem sido artilheiro de TODOS os campeonatos que disputou em sua ainda curta carreira.Com oito milhões de dólares(que antes da alta do dólar eram apenas quatro,é bom lembrarmos disso),em dez anos de Palmeiras,ele poderia encher de bolas na pequena área,pelo menos 5 centroavantes goleadores.Cada um desses atacantes a 10 milhões de Euros...Como não haveria retorno?Ou será que alguns palmeirenses imaginam que o Palmeiras não dura mais dez anos?

    Resumindo.KLeber vale os 8 milhões de dólares,hoje.Na Europa ele valeria muito mais.

    Forte abraço a todos!

     
  • Às 9 de janeiro de 2009 às 23:33 , Anonymous Anônimo disse...

    GOSTO MUITO DO FUTEBOL E DA GARRA DO CLÉBER. É UM JOGADOR QUE DIVIDE TODAS E NÃO TEM MEDO DE CARA FEIA, E COMO COMENTOU O PALMEIRENSE VERDADEIRO, SERIA DE GRANDE VALIA PARA A DISPUTA DA LIBERTADORES, AINDA MAIS POR JÁ ESTAR ACOSTUMADO A JOGAR NO NOSSO TIME.
    COMO PALMEIRENSE, QUERO QUE FIQUE, PORÉM NÃO ACHO QUE VALHA OS 8 MILHÕES DE DÓLARES, COMO O POST SUGERIU.

     
  • Às 10 de janeiro de 2009 às 00:09 , Anonymous Anônimo disse...

    AHAHAAHAHA acabei de ver no globoesporte.com que além do Kleber estar sem visto para a Ucrania, os italianos ja teriam depositado a gran pro Dinamo......CHUUUUPA IMPRENSINHA MALEDETAAA!!

     
  • Às 10 de janeiro de 2009 às 23:38 , Anonymous Anônimo disse...

    MEUS AMIGOS DO OBSERVATÓRIO ALVIVERDE

    Recomendo a todos que visitem o blog do Anderson Nascimento. O Anderson é muito bem informado e tem antecipado muitas notícias do Verdão. Ademais, trata-se de um blog sério e muito bem escrito e elaborado.
    Eis o endereço do blog do Anderson:

    http://centralviverde.blogspot.com/

    Saudações clorofiláticas !

     
  • Às 11 de janeiro de 2009 às 13:10 , Anonymous Anônimo disse...

    VOLTA GIOINO !!!!

    DEUS PERDOA, GIOINO NÃO !

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial