Observatório Alviverde

18/01/2009

ESCREVI NO BLOG DA CLOROFILA E DEIXEI ESTE RECADO À TANIA. LENDO, RESOLVI COLOCÁ-LO COMO UM TEMA A SER DEBATIDO ANTES DO INÍCIO DO PAULISTÃO.

O planejamento existente no Palmeiras não é, filosoficamente, um mau planejamento. Ele visa a renovar, arejar e oxigenar o elenco na medida em que contrata jogadores novos, sem vícios, em início de carreira.
Esses atletas estão sempre dispostos a mostrar serviço e dão tudo de sí para agarrar a oportunidade de se consagrar em um clube da magnitude e da grandeza da SE Palmeiras.
Esse planejamento só é ruim, na medida em que enriquece o investidor e empobrece o clube. Vejam o que eu disse no Blog da Tânia Dainesi, blog esse que eu recomendo não só pelo fato da Tânia ser uma grande palmeirense, mas, sobretudo, por ser uma das cabeças mais esclarecidas da nova mídia palestrina.
Leiam e opinem !

..........................................................................................................................................................................

Tânia,

O planejamento existente no Palmeiras é o da Traffic.

Nós, o Palmeiras, estamos com preguiça de pensar, de planejar e fizemos um “transfert” para a Traffic, que faz isso por nós.

A Traffic está “usando” o Palmeiras, embora, neste momento, seja um mal necessário.

Só que a nossa omissão é tanta que estamos perdendo o rumo das coisas.

Pode-se dizer, sem medo de errar que, a rigor, Jota Hawila e Luxa são, respectivamente, de fato, o presidente e diretor de futebol do Palmeiras.

O Luxa é, muito mais, empregado da Traffic do que do Palmeiras. Ele só vai querer o que a Traffic quiser e o que for bom para a Traffic.

A Trafic exige jogadores novos porque é a fórmula da empresa ganhar mais dinheiro.

A filosofia em sí é a mais correta no futebol de hoje fosse exercida pelo clube e não pelo atravessador.

Só não podemos deixar a torcida e a imprensa perceberem que se trata do velho e surrado “bom e barato”.

Se o Palmeiras fizesse o que a Traffic está fazendo, a nossa torcida, incitada pela imprensa inimiga, estaria em pé de guerra, dizendo que estamos “fazendo apostas”.

Já os outros clubes podem “apostar” a vontade e ninguém fala nada. Só elogiam.

Luxa sabe que só com os novos fica muito difícil ganhar títulos e passa a incumbência de contratar os jogadores experientes e os repatriados (que não têm mercado) ao Palmeiras que vai acabar ficando com esses micos na mão ao final desse flagrante jogo de interesses.

Isso é péssimo para o clube que precisa ter condições de entrar no mercado de compra e venda de atletas até como fórmula de sobrevivência.

Luxa vai sair do Palmeiras muito mais rico do que já o é, independentemente da conquista de títulos.

Sou convicto de que Luxa tem parceria com a Traffic e interesses em compra e venda de atletas.

Só assim se explica a saída do regularíssimo Wendell para o Santos e o não aproveitamento de Jorge Preá, este sequer, testado no time de cima, ambos, coincidentemente, jogadores de propriedade da SE Palmeiras.

* E a venda de Valdívia, forçada por Luxa segundo o próprio jogador, não teria ocorrido para dar lugar a algum outro atleta da Traffic ? Ou para tornar Diego Souza (eleito suspeitissimamente o melhor do Brasil) a estrela da companhia?

Ou alguém acredita que, em condições normais, o Professor, gabola e vaidoso, teria continuado no clube depois da agressão que sofreu por parte do pessoal da mancha ?

Infelizmente o Palmeiras, neste momento, precisa de Luxa e da Traffic, mas, no futuro, tem de se livrar desse poder paralelo asfixiante, envolvente, avassalador que engessa o clube e o torna um joguete em mãos alienígenas.

Isso é muito ruim mas todos temos consciência que “ruim com a Traffic, muito pior sem ela”.

Só não sabemos quando o clube poderá voltar a respirar sozinho e a pensar por sua própria cabeça.

Saudações clorofiláticas !

*frases em adendo.

10 Comentários:

  • Às 18 de janeiro de 2009 às 14:31 , Anonymous Anônimo disse...

    Caro Esmeraldino, parabéns pela iniciativa de continuar a tão necessária e imprescindível "OBSERVAÇÃO"! Pela sua qualidade, este blog tem tudo para se tornar mais uma referência necessária na Mídia Palestrina.
    Agora que eu saí de um longo inverno hibernativo provocado pelo fim do OV (rsrsrs) a primavera de críticas e análises da imprensinha começa a dar seus primeiros sinais de vida com o OAV (rsrsrs).

     
  • Às 18 de janeiro de 2009 às 14:43 , Blogger Daniel disse...

    Meu primeiro comentário (este aí de cima) saiu como anônimo porque eu "bati cabeça" na hora de postar. Mas, "vamu que vamu", porque quem fica parado é poste e este 2.009 vai ser um ano importantíssimo para a Sociedade Esportiva Palmeiras.

     
  • Às 18 de janeiro de 2009 às 15:16 , Anonymous Anônimo disse...

    Daniel e demais bloguistas palmeirenses.
    Na aba direita do blog, em cima, há uma orientação sobre COMO POSTAR. Vou ver se consigo melhorar a chamada, pois acho que não está bem visível. Daniel, você é muito bem-vindo e continue postando. Lembro a todos que na postagem abaixo, há uma entrevista concedida em Cali, Colômbia, pelo nosso novo contratado,Armero, que vale a pena acompanhar.

     
  • Às 18 de janeiro de 2009 às 16:58 , Blogger Pinho disse...

    Sucesso com o blog!

    precisamos de observadores como você.

    saudações alviverdes.

     
  • Às 18 de janeiro de 2009 às 22:01 , Blogger Anderson Nascimento disse...

    Bom esse tema é muito polemico, so no palmeiras alias!
    Todos os times grandes tem parcerias e investidores isso é normal hj!
    A unica diferença é que temos uma parceria as claras e nao escondemos a ninguem!! Ela trouxe muitos jogadores bons e ruins!
    Nao sou contra a Traffic e nem a diretoria inclusive Toninho Cecilio que muitos xingam!!!
    Essa é a melhor Diretoria de todos os tempos temos bons jogadores e vai ficar melhor!!! Essa diretoria pensa grande igual nosso palmeiras é!!
    Os frutos vão vir as frutas podres já sairam!!!

     
  • Às 18 de janeiro de 2009 às 22:01 , Blogger Anderson Nascimento disse...

    http://centralviverde.blogspot.com/

     
  • Às 19 de janeiro de 2009 às 10:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Quando eu comecei a gostar do palmeiras eu morava em são paulo entre a decada de 50 e a decada de 60 o Palmeiras era um clube espetacular que tinha respeito e muita organização. se voce pegar os times da academia vai ver que o plantel era tudo organizado e só tinha jogador de primeira linha.
    O Palmeiras daquela época começava com um pequeno grande goleiro chamado Valdir, tinha o maior lateral direito da história, o Djalma Santos, tinha o Geraldo Escoto que anulava o Garrincha, tinha um baixinho chamado Zequinha que tinha vindo de Pernambuco, tinha Julinho Botelkho que foi muito mais jogador do que Garrincha, tinha Vavá e só tinha cobra criada.
    Hoje dá nojo de ver essa politiqueira que tem lá com firmas em vez do clube tomando conta de tudo e com esse mercenário chamado Luxemburgo que a torcida imagina que é o único treinador do mundo que pode ganhar titulo com o Verdão porque o Verdão que ganhava tudo no meu tempo parece que perdeu o geito de ser campeão. Eu sou contra esse treinador que jogou a gente na segunda divisão e fico torcendo pra que ele vai embora do Palmeiras porque ele não tem apego a nada neste mundo só pensa em dinheiro. Tem vez que eu fico pensando em torcer contra porque esse sujeitinho tá fazendo do nosso Verdão uma loja de compras e de vendas de jogadores, nada mais. Só que a bola começa a rolar eu não aguento e torço sempre pra gente ganhar. Sei que a situação do Palmeiras não é boa e que porisso temos que engolir o Luxa e essa firma de ganhadores de dinheiro mas eu espero que um dia o Verdão possa levantar sacudir a poeira e dar a voltas por cima se livrando desses aproveitadores.E dou um recado para a nossa torcida que pare de imaginar que só o Luxa pode ser campeão com o Palmeiras porque o Filipão e até o Murtosa ganharam tíutlos com a nossa camisa e se somos o campeão da libertadores e campeão dos campeões nos devemos aos dois.

     
  • Às 19 de janeiro de 2009 às 11:28 , Anonymous Anônimo disse...

    Esmeraldino

    Bom dia.

    Ao que me parece algo me diz que algumas coisas mudarão.

    A compra dos 20% do Keirrison pelo Palmeiras, com recursos próprios já muda de figura a negociação com a Trafic.

    O Palmeiras passou a ser dono do Keirrison também e isso implica em multa rescisória, caso ele saia antes dos 4 anos de contrato.

    É bem diferente do modelo de contrato com o Henrique quando não éramos donos de nada e não tínhamos o que fazer, a não ser absorver os 20% sobre o lucro da venda.

    Nunca fui a favor de pagar salário para mercadoria dos outros e tão pouco desvalorizar nosso patrimônio, no caso de Wendell por exemplo e nem tão pouco perder David de graça, o que custará delongas brigas judiciais.

    Com o atual modelo, me custa acreditar que não poderíamos ter contratado Sandro Silva por exemplo e me dói acreditar que perdemos o Thiago Neves de graça, que andou com sua BMW BRANCA desfilando nas praias cariócas com nossas luvas adiantadas.

    O Desportivo Brasil, time da Trafic é um projeto ambicioso e pra mim tem o claro objetivo de se tornar um grande clube no Brasil a médio prazo. Disputou inclusive a Copinha e não tenho dúvidas que muitos jogadores de times considerados pequenos, como o Avaí, serão raptados pela Trafic.

    Se a Trafic de repente tiver a sórte de ter um cometa Haley, como foi a geração de Robinho, Diego e Companhia, eles podem até (pásmen) atingir seus objetivos antes do tempo.

    Não é delírio e sim uma constatação que pode vir a ser confirmada.

    Para isso, ficam de olho no final dos contratos de jovens jogadores e dão o bóte, sem chance de defesa ao clube de origem.

    O Palmeiras deveria ter um departamento de futebol profissionalizado a fim de agir de forma legal e firmar contrato com jovens promessas, sem a interferência de terceiros.

    Não há nada de errado nisso, mas é errado se tornar refém desse tipo de gente.

    O modelo atual de futebol nos faz ter obrigatóriamente informação sobre TODOS os contratos vigentes do futebol brasileiro e porque não dizer mundial.

    A Trafic está de olho em Fred .

    A Turbo Sports idem.

    E nós????

    É questão de racionalidade entrar no rolo e adquirir pelo menos 20% dos direitos de Fred, nem que custe 3,4,5 milhões de reais.

    Sendo assim, teríamos a multa rescisória, o que no mínimo pagaria os salários e custos que serão pagos ao jogador durante a vigência do contrato.

    O Palmeiras terá 15 milhões da Sansung, 8 ou 9 milhões da Adidas e mais as cotas de TV da Globo.

    Isto somado dá aproximadamente quase 40 milhões de reais no ano.

    Vale a pena ou não entrar na briga por parte dos direitos de Fred???

    Se é que ele vem mesmo para o Brasil,o que acho difícil.

    O modelo atual é ruim e isso é fato.

    Mas me parece começar a mudar com esse negócio do Keirrison e isso é preciso.

    Vamos ver no que vai dar mais adiante.

    Ah, e queria fazer uma obervação minha, pelo pouco de experiência que tenho em relação a você Alcides e tantos outros que aqui frequentam.

    "TIMES JOVENS GANHAM JOGOS, TIMES EXPERIENTES GANHAM CAMPEONATOS"

    Ainda falta ao Palmeiras mais experiência e principalmente um camisa 10.

    Saudações.

     
  • Às 19 de janeiro de 2009 às 15:07 , Anonymous Anônimo disse...

    Concordo com o Anderson e em parte com o Mestre dos Magos. No Cruz de Savoia (agora sem acento) tinha um texto se perguntando o que aconteceria se o Musgambá tivesse sido derrotado quando a Parmalat entrou. Pra mim, sem medo de errar, seríamos muito maiores, disputando o lugar do corintians em torcida, já que em história somos muito maiores, e o bambi seria muito menor, já que muito do seu crescimento deveu-se em muito aos nossos erros.
    Como disse o Anderson, nossa diretoria melhorou bastante mas precisará de muito tempo para limparmos a sujeira que ficou da administração anterior, cuja única coisa boa foi a criação do Palmeiras-B as que já se desvirtuou e perdeu a função de ser.
    E um passo importante pra isso é que o Beluzzo ganhe, assim, na minha opinião, o Mustafá virará uma espécie de Maluf. Alguém ainda forte mas incapaz de ganhar.
    Se o Frizzo ganhar, aí o retrocesso será de 20 anos.
    Quanto aos comentários do Mestre dos Magos não acho que teríamos conseguido montar sozinhos o time. Não investimos nada e ainda ganhamos parte do dinheiro da venda do Henrique. E ainda ganhamos o Paulista o que acabou com a fila. A fila anterior começou assim. Quando nos demos conta, começávamos a perder títulos justamente por não aguentarmos a pressão pela falta dos mesmos. Vide as ferroviárias, bragantinos e XV de Jaús da vida. A perda do basileiro foi - além do campeonato estar com cartas marcadas - resultado de uma pane geral (técnico, jogadores, diretoria, traffic, STJs..) e o que mais doeu é que foi justamente quando colocamos a mão no título que nos perdemos. Mas realmente precisamos estar mais presentes nas contratações. Ter uma parte dos direitos dos jogadores comprados me parece uma boa solução. E a cesta de jogadores também. Que fim ela levou?

     
  • Às 21 de janeiro de 2009 às 13:27 , Anonymous Anônimo disse...

    Grande Esmeraldino!
    Muito obrigada por suas gentis palavras.

    O post que você deixou lá no Blog, merecia virar tema a ser discutido amplamente por toda a mídia palestrina. Como eu já te disse, ele resume perfeitamente o que estamos sentindo e vivendo no momento atual.
    Está mais do que escancarado que o Luxemburgo é funcionário da Traffic, ainda que seja o Palmeiras quem lhe pague o "gordo" salário.
    O comentário do Alceu está bastante correto. Desde quando é só Luxemburgo quem pode nos dar um título? E se é só ele, por que não nos deu o Brasileiro?
    Perdemos o Brasileiro por nossa incompetência dentro das quatro linhas. Mesmo os bambis tendo sido ajudados por apito rosa, STJD, não foi esse o motivo de terem nos arrancado das mãos o tão cobiçado título. Fomos goleados por Fluminense, Flamengo; perdemos em casa para um Grêmio sem sete titulares, não conseguimos marcar um gol sequer no Botafogo e perdemos um jogo que teria nos tirado da Pré-Libertadores e seus incômodos 4000 metros de altitude.
    É fácil para Luxemburgo jogar a culpa nas costas dos jogadores que sairam. Fizeram corpo-mole, diz ele. Mas, e as culpas do técnico? Onde estão?
    O que dizer da insistência com Jéci e Gladstone que tantos pontos nos custaram? E as escalações erradas? As substituições equivocadas? Que tal o banco sofrível que tínhamos à disposição, graças às negociatas de Mr. Money?
    E é aí que fica exposto o grande 'pecado' da nossa diretoria. Entregou o comando do Palmeiras à Traffic e ao seu funcionário. Ainda que para os moldes do futebol atual, essa parceria seja necessária, não é preciso que sejam eles a gerir o Palmeiras. Não vou concordar nunca com isso! Que as culpas caiam sobre todos os ombros que as merecem.
    O Mestre dos Magos(que nick mais lindo!) fala sobre os 20% dos direitos do K9, que o Palmeiras teria adquirido. O papo não é bem esse. A Traffic terá 100% dos direitos do atleta, porque fará a devolução da quantia gasta pelo Palmeiras.
    Pelo menos é que foi publicado em vários sites.O Palmeiras precisa ter atletas com os quais ganhe dinheiro também. Não podemos ficar reféns de patrocinadores, sejam eles quais forem.
    Como bem disse o Esmeraldino, é preciso que o Palmeiras encontre a maneira de respirar sozinho e caminhar com as próprias pernas. Caso contrário, as perspectivas não nos serão muito favoráveis.

    Abraços a todos
    Tânia "Clorofila" Dainesi

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial