Observatório Alviverde

11/01/2009

JOTA JUNIOR, VILARON E A TRANSMISSÃO DO SPORTV

Galvão Bueno parece ter feito escola na TV Brasileira, entre os seus erros e acertos como narrador de TV. Ultimamente, muito mais erros !

Antigamente quando se dizia que um narrador houvera feito escola, a afirmação era positiva e uma homenagem ao precursor de um estilo de transmissão de futebol.

Foi assim que tivemos as escolas de Edson Leite, Pedro Luiz, Geraldo José de Almeida, Jorge Cury, Fiori Giglioti, e, mais recentemente, Osmar Santos.

Galvão Bueno, velho e desgastado, sentindo o peso dos anos, parou, por absoluta necessidade profissional, de narrar futebol e criou a função de narrador-comentarista.

A escola de Galvão Bueno tem fiéis seguidores, começando pelo fraquíssimo Cleber Machado chegando ao ótimo Jota Júnior, ressalvada a sua posição marcantemente anti-palmeiras que, hoje, ainda bem, não aflorou, no relato de Palmeiras X Ferroviária pela Copa São Paulo.

Jota, no cômputo geral do jogo, não deve ter narrado mais do que quinze minutos.

O resto foi um festival de comentários pertinentes e impertinentes, não apenas da parte dele como do comentarista Vilaron e dos repórteres Garmendia e M.Aurélio

Não vou criticar, açodadamente, precipitadamente, os protagonistas, mas critico a situação criada pelo excesso de conversa-fiada nas transmissões do Sportv, um vício cronificado nesse canal.

Quem sabe, os profissionais estejam cumprindo apenas as orientações dos produtores cariocas, tão vaidosos e auto-suficientes quanto sem o "feeling" suficiente para saber o que o público quer ver.

O Sportv, aliás, parece uma arca-de-noé. Tem bichos de todas espécies, sobretudo quando se fala em narradores. Bichos feios, por sinal, ruins de serviço. O Jota é uma das excessões.

Porém, convenhamos, ficar ouvindo o Jota abdicar da transmissão e conversar com o Vilaron o tempo todo coisas que nada têm a ver com o jogo a que se assiste, é demais... Constrange, aborrece, irrita...

Ficar ouvindo os dois repórteres chamando o tempo todo: JOTA, jota, JOTA, jota, JOTA, jota, desesesperados para entrar no papo, é dose pra mamute. Os caras não têm a noção da boa medida e não conseguem resistir ao impulso de falar, ainda que o que falem nada tenha ver com o jogo exibido.

Em razão da tagarelice exagerada, importuna, inoportuna, abusiva que dominou a transmissão de hoje, Jota cometeu dois pecados gravíssimos para um locutor de sua experiência e categoria: perdeu a narração dos dois primeiros gols do Palmeiras.

Quase perde um terceiro, na bola que bateu na trave da AFE, ainda no primeiro tempo.

Que não se diga que Jota não vibrou nos gols do Palmeiras. Ele cultiva, por estilo, um gol mais curto, a la Pedro Luiz Paoliello. Como NÃO é de costume, hoje ele gritou de forma vibrante os gols do Palmeiras, conforme determina o figurino da boa locução esportiva.

Tirante a essas situações, do ponto de vista técnico a equipe do Sportv foi bem e, pela primeira vez, Jota não deixou transparecer facciosismo ou má vontade na narração de um jogo do Palmeiras.

Jota cometeu um erro de português que eu consideraria grave vindo de outros narradores iletrados. Sou convicto de que, da parte dele, que quase não erra, foi um descuido ou um erro de dicção e não de desconhecimento do vernáculo. Explico:

Quando em um daqueles sonolentos papos furados em detrimento da identificação de quem está com a bola, um dos repórteres sugeriu que, em razão do sol quente e do excesso de luminosidade, os componentes do trio de árbitros usassem óculos escuros, Jota respondeu de pronto: -"Não é uma MAL observação"!

Conquanto S-O-N-O-L-E-N-T-A, a jornada foi boa e o quarteto Jota, Vilaron, Garmêndia e Marco Aurélio recebe de minha parte uma nota 6 que poderia ter sido 8 ou mais, tivessemos tido narração de jogo e não papo-furado hoje em Araraquara.

REGISTRO FINAL:
No final do bate-papo esportivo que substituiu a narração de Palmeiras X AFE, Jota mostrou o seu grande conhecimento do futebol do passado e fez uma menção muito bonita ao Palmeiras citando grandes craques que defenderam Ferroviária e Palmeiras. Falou no goleiro Rosan, em Dudu e em outros jogadores.

Hoje não há restrições de qualquer ordem ao trabalho do Jota !

As restrições devem ser feitas à filosofia BURRISSIMA do Sportv que continua irritando os telespectadores com a forma universalmente rejeitada de muito comentário e pouca narração.

ESSA GENTE NÃO SABE, OU, SE SABE, FINGE NÃO SABER QUE NÓS QUEREMOS SABER MESMO É COM QUEM ESTÁ A BOLA E NÃO DE PIADINHAS,ESTATÍSTICAS, HISTÓRINHAS, E OUTROS QUETAIS QUE NADA TEM A VER COM O JOGO TRANSMITIDO.







6 Comentários:

  • Às 12 de janeiro de 2009 às 11:37 , Anonymous Anônimo disse...

    Esmeraldino

    Sobre o tema imprenssa, não tem o que acrescentar.

    E sobre o time na copinha, minha opinião é que temos até alguns valores, mas nosso time não tem tática alguma em campo.

    Teremos vida curta nesse torneio, infelizmente.

    Porra, eu me pergunto: PORQUE SERÁ QUE O PALMEIRAS NÃO TREINA POSICIONAMENTO ?? E É NÍTIDO QUE ISSO VEM DA BASE, VEM DEBAIXO. NÃO ADIANTA TRAZER JOGADORES DE POTENCIAL SEM TREINAMENTO TÁTICO.

    A meu ver, isso é muito claro em campo.

    Em tempo, perdemos o atacante Beto, que parecia ser um bom jogador, mas que não teve chances aqui e chegou em seu novo time polonês com status de "grande revelação jovem do futebol brasileiro".

    FALAR O QUÊ ???

    Um abraço, do Mestre dos Magos.

     
  • Às 12 de janeiro de 2009 às 14:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 12 de janeiro de 2009 às 14:30 , Blogger Alcides Drummond disse...

    Prezadíssimo Alceu

    Eu não removi seu comentário.

    Eu apenas tomei a liberdade de transferir o seu comentário para o tópico anterior que fala sobre a Copinha. Peço a todos os que participarem que verifiquem bem o blog pois, às vezes, há duas ou mais janelas para os comentários. Aproveitando que entrei no blog, obrigado a todos que têm participado. Obrigado Mestre dos Magos que tem sido um habitué deste espaço com as suas teses sempre de grande valia e relevância para o nosso verdão. Peço a todos que divulguem este espaço que, se Deus quiser e com a ajuda dos amigos será um dos mais importantes da mídia palestrina.
    Saudações clorofiláticas do Esmeraldino

     
  • Às 12 de janeiro de 2009 às 17:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Não assisti a transmissão do Sportv ontem. Porém como toda transmissão da Sportv, acredito que tenha sido comentário em cima de comentário e narração que é bom NADA!!
    Gosto do trabalho do canal mas às vezes eles focalizam coisas que não dizem respeito ao jogo.

     
  • Às 12 de janeiro de 2009 às 17:58 , Anonymous Anônimo disse...

    Essa tchurminha do sportv é chata demais e o pior é que não da pra mudar o canal. A espn e muito pior e ontem nem tava transmitindo o nosso jogo e sim o jogo do Cruzeiro

     
  • Às 13 de janeiro de 2009 às 00:14 , Anonymous Anônimo disse...

    Tô de saco cheio com esses caras do Sportv que passam o jogo todo falando abobrinhas. Narração de jogo que é bão, neca de pitibiriba. Desisti de ver o jogo aos 15 do segundo tempo sufocado pelas tantas bobagens que os caras falaram e que não tinham nada a ver com o jogo. Naum aguentei e
    fui ver o Faustão. Arrrrrre-égua

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial